O que há de interessante neste dia

sexta-feira, maio 26, 2006

O ESPÍRITO E A PALAVRA

Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus. Efésios 6:17

A Palavra de Deus aqui é chamada de espada do Espírito. Foi o Espírito que inspirou a revelação escrita, visto que "homens [santos]falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo" (II Pedro 1:21).


Este é um pensamento que todos os cristãos devem manter sempre diante de si. Deus nos promete Seu Espírito Santo, mas também nos dá advertências.


Que dom o Espírito concede para nos proteger contra os erros que Satanás lança contra a igreja? I Coríntios 12:10; I Timóteo 4:1; I João 3:24-4:1


O fato é que existem muitos e variados espíritos que ensinam todo tipo de doutrinas.


Mesmo na igreja cristã, crenças estranhas, para não mencionar práticas estranhas,são promovidos por pessoas que elegam ter sido inspiradas pelo Espírito Santo. Embora, em alguns casos, os enganos e falsificações sejam tão óbvios que é espantoso que alguém caia de amores por eles, em outros, os enganos podem ser bastante sutis, promovidos por pessoas que podem ser amáveis, gentis e atésinceras.


Como, então, alguém pode provar os espíritos, se são de Deus ou não?


Qual é a grande prova para determinar a solidez de determinados ensinos, se são ou não inspirados pelo Espírito? Como podemos ser protegidos senão nos alimentamos pela Palavra ? Salmo 119:105; Isaías 8:20; Lucas 10:26;Lucas 16:29-31; Atos 17:11; II Timóteo 3:15-17


João Calvino adverte: "Devemos aplicar-nos zelosamente a ler e a ouvir as Escrituras, se é que realmente queremos obter qualquer ganho ou benefíciodo Espírito de Deus... Mas para que sob a Sua bandeira o espírito de Satanás não penetre sorrateiramente, Ele quer que O reconheçamos em Sua própria imagem,que estampou nas Escrituras. Ele é o autor das Escrituras: Ele não pode variar nem diferir de si mesmo. Conseqüentemente, Ele deve permanecer para sempre damesma maneira como no passado Se revelou ali." - João Calvino, Institutos da Religião Cristã I, 9:2.

(...)


"A própria obra do Espírito Santo no coração deve ser provada pelaPalavra de Deus. O Espírito que inspirou as Escrituras, leva sempreás Escrituras." - Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, livro 1, pág. 43.

1. Como classe, examinem cuidadosamente sua resposta à pergunta anterior. Quais são alguns dos enganos espirituais que as pessoas enfrentaram? O que vocêsaprenderam para serem úteis aos outros?

2. Tome duas pessoas: uma tem Teologia muito boa mas é má, desagradável, vingativa e crítica; a outra, embora seja teologicamente suspeira, é amável, perdoadora e generosa. Qual delas está revelando mais do Espírito Santo em sua vida? Esteja preparado para defender sua resposta.


3. Como a igreja deve responder a alguém que, agindo de forma estranha, alega estar agindo sob a direção do Espírito Santo?


Estudos da Escola Sabatina

2o. Trimestre de 2005O Espírito Santo - pág. 62 e trechos da página 65.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial