O que há de interessante neste dia

quarta-feira, maio 03, 2006

VOCÊ QUER SER HERÓI?

Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.
Agora, pois, rogo-te perdoa o meu pecado; e volta comigo, para que adore ao SENHOR.
Porém Samuel disse a Saul: Não voltarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do SENHOR, já te rejeitou o SENHOR, para que não sejas rei sobre Israel.
E virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela orla da capa, e a rasgou.
Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. I Samuel 15:24-28



O Espírito Santo é entregue a cada um de nós para que possamos agir em obediência à Palavra de Deus. Na passagem acima, Deus havia ordenado através de Samuel que o rei Saul derrotasse por completo os amalequitas e matasse a seu rei, não deixando que nada restasse.

Mas Saul tomou para si despojos. E ainda trouxe o rei Agague vivo.

"Dentre todos os que haviam sido vencidos pela espada de Israel, Agague era o mais criminoso e implacável; ele foi o que havia odiado e procurado destruir o povo de Deus, e cuja influência fora mais forte para promover a idolatria." Patriarcas e Profetas, pág. 632.


A atitude de Saul nesta passagem pode ser comparada a de determinados heróis que nós possuímos em grande conta. Se você ligar sua tv, irá encontrar várias seriados, desenhos, que sempre mostram um combate entre uma força que sempre parece defender o bem e uma força que sempre parece defender o mal.

Na verdade, os seres humanos simplesmente dão mostras de que tentam resolver as coisas à sua maneira, a arrevelia de Deus. Muito poucos estão prontos a serem obedientes a Deus em tudo, e em todos os assuntos concernentes à sua vida. Alguns heróis que temos simplesmente dão mostras de fazer a mesma coisa que Adão e Eva fizeram no Éden: virar as costas para Deus e seguir os seus próprios caminhos.

Você quer ser um herói? Toda criança sonha ser um herói um dia.

Mas há heróis que podem ser uma coisa boa ou uma coisa muito ruim.

Por exemplo: Em Manaus temos o costume de chamar paraense de ladrão. Alguém com certeza foi um "herói" de uma causa, mas roubou alguma coisa para ser esse "herói". Assim sendo, ficou sendo chamado de ladrão.

E o povo, generalizando, passou a alcunha a todos os paraenses. Paraense é sinônimo de ladrão na cidade de Manaus.

No papel de "herói" muitos querem defender causas, tomar as rédeas de situações e corrigir o que acham estar errado. A exemplo de Saul, muitos esquecem de Deus neste caminho. E acabam fazendo sua própria vontade,
não a vontade de Deus.

Cada herói descrito por Deus na Bíblia tinha uma parte boa e uma parte ruim. A parte boa era quase sempre a mesma: Eles se dispuseram a ouvir a voz de Deus e a seguir os Seus caminhos. Eles se arrependeram de seus atos, eles procuraram saber o que Deus desejava que eles fizessem. E foram obedientes a Deus.

Essa é a parte boa de cada um dos heróis da Bíblia.

A parte má é a carne de cada um deles. E cada um deles teve muitos pecados. E isso você pode ler muito bem nas Escrituras.

Mas a obediência deles a Deus é o que fez a diferença em suas vidas.

Você quer ser um herói pra Deus? Siga o exemplo de todos os outros: Obedeça a Deus.

"Quando foi chamado ao trono, Saul tinha uma opinião humilde de suas aptidões, e estava disposto a ser instruído. Era deficiente em conhecimentos e experiência, e tinha graves defeitos de caráter. Mas o Senhor concedeu-lhe o Espírito Santo como guia e auxiliador, e o colocou em uma posição em que poderia desenvolver as qualidades indispensáveis a um governador de Israel. Houvesse ele se conservado humilde, procurando constantemente ser guiado pela sabedoria divina, e ter-se-ia habilitado a desempenhar os deveres de seu elevado cargo, com êxito e honra. Sob a influência da graça divina, toda boa qualidade estaria a ganhar força, enquanto as más tendências teriam perdido o seu poder. Tal é a obra que o Senhor Se propõe fazer por todos os que se consagram a Ele. Há muitos a quem chamou para desempenhar cargos em Sua obra, porque possuem um espírito humilde e dócil. Em Sua providência Ele os coloca onde podem aprender dEle. Revelar-lhes-á seus defeitos de caráter, e a todos os que Lhe buscam o auxílio Ele dará força para corrigir seus erros.

Mas Saul atreveu-se em sua exaltação, e desonrou a Deus pela incredulidade e desobediência. Embora quando a princípio chamado ao trono fosse humilde e não tivesse confiança em si mesmo, o êxito tornou-o confiante em si próprio. Mesmo a primeira vitória de seu reino suscitara aquele orgulho de coração que foi o seu maior perigo. O valor e a habilidade militar ostentados no livramento de Jabes-Gileade, despertaram o entusiasmo da nação inteira. O povo honrou a seu rei, esquecendo-se de que ele não era senão o agente pelo qual Deus operara; e, posto que a princípio Saul atribuísse a glória a Deus, tomou mais tarde a honra para si. Perdeu de vista sua dependência de Deus, e em seu coração afastou-se do Senhor. Assim se preparou o caminho para o seu pecado de arrogância e sacrifício em Gilgal. A mesma cega confiança levou-o a rejeitar a reprovação de Samuel. Saul reconhecia que Samuel era um profeta enviado de Deus; portanto deveria ter aceitado a reprovação, ainda que não pudesse ver que havia pecado. Se ele estivesse disposto a ver e confessar o seu erro, esta amarga experiência se teria demonstrado uma salvaguarda para o futuro." Patriarcas e Profetas, pág. 633.

Quantos de nós não caem na mesma armadilha de Saul?
Quantos de nós não querem ser importantes para o mundo? Para a igreja? Para o pastor?
Quantos de nós verdadeiramente não abandonamos a Deus quando agimos dessa maneira?


A obediência é a marca daqueles que são selados pelo Espírito Santo.

A irreverência nos leva a tomar atitudes erradas e a conduzir outros irmãos e irmãs por caminhos tortuosos. Que possamos estar aptos para aprender de Deus. E nos colocar inteiramente voltados a seus caminhos.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial