O que há de interessante neste dia

segunda-feira, setembro 24, 2007

TRÊS TIPOS DE "DEIXARÁ"

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à
sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24


Existem três separações que precisam ocorrer na vida de um homem e na vida de uma mulher para que os dois possam ser "uma só carne".

Separação geográfica

Homem e mulher devem abandonar seus lares. Eles precisam abandonar a casa dos pais, precisam construir seu próprio lar seu próprio ninho. Isso é necessário para que os dois criem a sua própria intimidade e seus limites dentro do casamento.

Se você continua vivendo com seus pais, com seus irmãos, ou aceita viver com os irmãos, pais e irmãs de seu marido ou de sua esposa, terá muitos problemas. Primeiro, que todos os parentes irão meter o "garfo" na sua vida. Vão dar opiniões, vão tomar partidos, ora pelo marido, ora pela esposa. Isso é ruim e cria inimizades. Faz mal ao relacionamento de ambos.

O ditado aqui é aplicado: Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher.

Com a distância geográfica, sua "casa" passa a ser respeitada. E você passa a respeitar a casa de seus pais e de seus outros familiares. Pedir licença na casa de sua mãe é sinal de respeito. Aquela não é a sua "casa". É a casa de sua mãe.

É difícil isso ser assim quando a distância é pequena. Na casa da sogra, como sua esposa pode receber seus amigos e amigas? Na casa de sua esposa, como se sentir à vontade com seus parentes e amigos?? A casa de um alguém é seu domínio. Sobre ele você manda e desmanda. Agora: Como exercer tal direito morando na casa com outras pessoas??

A distância geográfica mantêm o casal livre de fofocas e de comentários ruins dentro da própria intimidade da família. Por exemplo: a irmã de seu marido não chegará no trabalho contando como acha insuportável a esposa dele, porque "ela não lava a louça, não passa a roupa, fica lá dormindo o dia inteiro!". Esses "casos" não são engraçados. É muito ruim ouvir tais palavras. Trata-se da intimidade de um casal. E que bem farão a quem os ouve???

Já diz o ditado: mulher que casa, quer uma casa. Ou: Quem casa, quer casa.

Ordene-se e afasta-se de seus familiares, parentes e amigos. É o melhor para todo e qualquer casal.

Outra coisa importante são os filhos. Cada tia, mãe, irmã, parente irá querer ditar como você deve criar seus filhos se vocês morarem juntos. Na sua própria casa, você pode instruir seus filhos no Senhor, pode dar atenção devida a cada um deles e seus filhos não recebem uma má influência de qualquer outra pessoa, somente dos pais e das mães (e olha que isso já pode ser ruim em certos casais!!!).


Separação sentimental

Você agora têm sua própria família. Deixou de ser a "filhinha do papai". Deixou de ser o "filhinho da mamãe". Precisa sair de casa e virar homem. Porque se continuar debaixo do mesmo teto, os dois sofrerão!!

Lembra do comentário do partidarismo?? Pois é aqui que ele se encaixa como uma luva!!! Cada casal que se forma precisa estabelecer seus limites. Os dois aprenderão a descobrir o que é permitido e o que não é permitido fazer dentro da relação. Sua esposa pode odiar o banheiro molhado depois do seu banho. Seu marido pode odiar ver coisas espalhadas pela casa, como suas calcinhas caídas em todo lugar (eu particularmente detesto isso!!!). Vocês precisam aprender a viverem juntos e isso fica seriamente comprometido com a presença de outros "estranhos" no ninho!!

Sem falar que a fofoca rolará solta se vocês estiverem com outras pessoas. E em vez do marido conversar com a esposa, se abre com a mãe, o irmão ou a irmã, que tomará as dores e passará a andar magoada com a esposa. E vice-versa com o marido.

E o que dizer dos filhos?? Não há coisa mais lamentosa do que saber que o filho ama mais a "vovó" ou a "titia" do que a mamãe e o papai que deveriam ser o alvo principal do amor!!!

Bons pais cativam seus filhos. E esse filhos passam a ter seus pais como heróis. Aqueles que são capazes de resolver todos os problemas. Afaste-se para o seu próprio lar!! Faça seus filhos amarem os próprios pais!!! Não há bênção maior para um casal do que uma família vivendo unida debaixo do mesmo teto uma vida sadia e correta, seguindo o "deixará" ordenado por Deus!!!


Separação financeira

Todo o casal precisa a viver sozinho.

Todo o casal necessita ter seu próprio sustento financeiro. Não podem depender de pai e depender de mãe. E não há coisa pior para um casal do que ser "dependente" do alheio. Porque no momento em que a fonte seca e agora?? Como manter o casamento? Como viver juntos?

Casais maduros se sustentam. Trabalham juntos. Unem forças para viver de modo sadio e debaixo do mesmo teto. Essa é uma maturidade que se apresenta no casamento. É preciso que marido e mulher aprendam a conviver e administrar as próprias finanças. Já dizia Jesus que ninguém constrói uma casa, ou seja, se casa, sem antes calcular quanto vai gastar na empreitada!!!

O modo correto de se casar para um homem é: Arrume um emprego, construa uma casa, longe de seus pais, compre seu carro e depois pense em arrumar uma boa mulher para se casar (e boa nos dois sentidos!!!). Nenhum homem, maduro, deve adentrar em um casamento sem estar financeiramente preparado. Porque, homens, eis uma verdade: Casamento custa caro!!! Mulheres custam caro!! Elas querem e querem e querem... E você deve dar, dar e dar!!! É esse também o sentido da sua vida. Você só é completo com uma esposa, com uma mulher ao seu lado. Você precisa mantê-la, segura, estável e protegida. A esposa é um tesouro e que vem de Deus.

Com diz Provérbios: "A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente". Provérbios 19:14

Eis aqui outro segredo: Bons pais deixam heranças a seus filhos. Bons pais, constroem suas vidas e preparam o futuro de sua prole. Educam seus filhos, preparam um suporte financeiro que seja possível para o início de vida da prole e ensinam a pescar o peixe. Seu filho só é adulto se você ensina-o a caminhar sozinho. Do contrário ele é ainda uma criança, dependente de você, que vem correndo a todo sinal de fogo e queda que sofre!!

Bons pais não se metem no casamento dos filhos. O filho corre, ele empurram o filho de volta pra briga. Bons pais mantêm os filhos casados e brigando. Ele quer sair, você empurra ele de volta pra relação!!

Amados, casamento requer duas pessoas, duas almas. O casamento é uma instituição deixada por Deus. Um presente ao homem. Imagine Adão sozinho no Paraíso. Vários animais aos pares. Macho e fêmea. E ele só. Sem ninguém. O único da sua espécie.

E imagine a exclamação de alívio de Adão. Há uma exclamação ali, veja a exclamação de alegria de Adão ao dizer: "Agora sim! Essa é ossos dos meus ossos e carne da minha carne!" Gênesis 2:23


VÁRIAS COISAS QUE UMA ESPOSA PODE FAZER EM CASA

-> Orar pela família

-> Cuidar dos filhos

-> Cuidar da casa

-> Cuidar e dar mais atenção ao marido quando chega do trabalho.Não vai estar cansada, não vai estar estressada. Vai estar calma e vai estar quieta

-> E tem tempo livre para: participar mais na igreja; ir a grupos de oração; participar de eventos da igreja em tempo integral, cuidar dos deveres da escola do filho em casa

-> Enfim, uma MÃE não morre em casa. Antes, deve frutificar

-> Isso é o que eu chamo de VIDA DE PRINCESA E RAINHA


-> O lado ruim do trabalho feminino? Stress, cansaço ao final do dia, possivelmente levando a uma conduta errada em casa (algumas costumam descontar frustrações do trabalho em casa), enfim, várias coisas negativas

Parafraseando agora um versículo de Paulo: Quem emprega sua esposa faz bem, quem a mantêm em casa, faz melhor ainda


Siga estes três princípios.

Construa um casamento feliz.

Faça o seu melhor para Deus.

A paz de Cristo.


Baseado nas aulas de Seminários da Igreja Tabernáculo Batista
Disciplina: Novo Testamento 1 (NT 1) - Da criação a Abraão

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial