O que há de interessante neste dia

terça-feira, agosto 28, 2007

JÓ - CONVIVENDO COM AS PERDAS



VERSO PARA MEMORIZAR: "Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?" (Jó 2:10).

Leitura da semana: Jó 1:1–2:10

A natureza do livro de Jó, semelhante à que é chamada de "literatura de sabedoria" e os nomes dos personagens na história sugerem um ambiente edomita. O mais perto que podemos chegar na Bíblia a um nome semelhante ao de Jó é um rei edomita, Jobabe (Gn 36:33).

Não nos é dado o nome da esposa de Jó. De fato, não é dita muita coisa sobre ela. Em toda a Bíblia, ela é citada em um único verso, e é com base nessa citação – pronunciada em meio a dor e a tragédia tão grande que a maioria nem pode imaginar – que ela tenha sido lembrada. No entanto, ela pode ter sido a esposa modelo em todos os sentidos, cuidando da casa, ministrando ao seu marido enfermo, levando comida para ele em meio às cinzas, cuidando de suas feridas etc. Mas esses bons atos não estão registrados; a ênfase está no marido e em seu sofrimento, e ela só aparece aconselhando-o a fazer o que Satanás queria.

Tanto o marido como a esposa, como casal, sofriam com suas perdas; cada um, entretanto, reagiu de modo diferente. Não somos chamados para julgá-los, mas a aprender e ter cuidado.

Prévia da semana: A história de Jó e sua mulher revela a realidade da tragédia e do sofrimento aqui na Terra.


Segunda 27 de Agosto de 2007

"Lembrai-vos da mulher de Jó"

2. Leia as calamidades que aconteceram a este casal (
Jó 1:1–2:8). Ponha-se no lugar da mulher de Jó. O que deve ter se passado na mente dessa pobre mulher?

Embora a história de Jó se concentre em seus sofrimentos, não devemos nos esquecer de sua mulher. Foram seus servos, também, que foram destruídos; foi a propriedade de que ela se beneficiava que foi destruída; e foram seus filhos, frutos de seu ventre, que de repente foram mortos. Então, por cima de tudo, foi seu marido, com quem ela se tornara "uma só carne (
Gn 2:24), que de repente foi derrubado com repugnantes feridas e furúnculos. Tudo o que Jó sofreu, ela também sofreu, talvez ainda mais. Deveríamos entender facilmente sua angústia. Da forma como a Bíblia apresenta a história, porém, ela recebeu uma só linha de todos os 42 capítulos. Obviamente, houve muito mais por trás das cenas do que é revelado aqui.

3. O que está implícito na pergunta dela sobre o caráter de Jó?
Jó 2:9

Em Jó 1:1, "Jó aparece como sendo Tam vyahsar, que é traduzido como íntegro e reto. É interessante que na pergunta "Ainda conservas a tua integridade?" (Jó 2:9), a palavra íntegro também significa sem falha em Jó 1:1, que em hebraico também significa completo ou perfeito (veja também Gn 6:9; 25:27; Sl 37:37; 64:4). É a mesma palavra que Deus usou para descrever Jó uma vez em Jó 1:8 e duas vezes em Jó 2:3 ("íntegro e reto"). Assim, exatamente como Jó foi descrito quatro vezes, esse era o ponto específico sobre seu caráter que ela agora estava questionando. Como você pode ainda ser tão "correto" diante de Deus, enquanto essas coisas todas nos acontecem? Novamente, não devemos nos esquecer de que esse casal passou junto por essas calamidades; o que aconteceu a Jó não foi muito diferente do que aconteceu a ela.

Respostas sugestivas: Pergunta 2: Em um só dia, Jó perdeu gado, servos, camelos e filhos. "Meu marido sofre demais." Pergunta 3: Jó era íntegro, mesmo em meio à perda.

A idéia aqui é de que essas coisas não deveriam acontecer a nós se formos "íntegros" diante de Deus. O que está errado com esse tipo de pensamento? Ao mesmo tempo, como a integridade traz benefícios à nossa vida mesmo agora?


Terça 28 de Agosto de 2007

As seduções de Satanás

4. Que paralelos você vê entre a história da queda e a história
de Jó e sua mulher?
Jó 2:9; Gn 3:1-13

Existem várias semelhanças entre a história de Adão e a história de Jó. Primeiro, ambos os homens eram "íntegros" e "retos", pelo menos em suas respectivas esferas. Segundo, ambos enfrentaram provas que se referiam a assuntos literalmente cósmicos. Terceiro, as mulheres dos dois foram vitimadas por Satanás, embora de maneiras diferentes. Quarto, nos dois casos, Satanás usou as mulheres como instrumentos de tentação contra seus maridos.

5. Leia novamente as acusações de Satanás contra Jó (
Jó 1:7-11; 2:3-5). De que modo a esposa de Jó, talvez inconscientemente, foi usada por Satanás contra seu marido?


Certamente, a esposa de Jó não sabia mais do que seu marido sobre o drama cósmico que se desdobrava por trás das cenas. Satanás a estava enganando, usando para seus fins. Satanás se aproveitou de Eva em meio à felicidade e bem-aventurança do Éden; em contraste, ele se aproveitou da esposa de Jó em meio à desgraça e sofrimento. Nosso inimigo cruel usará tudo o que puder, e quem puder, em todas as circunstâncias que puder, a fim de nos levar ao pecado e para longe de Deus. Devemos notar também que Adão, sem pecado e na felicidade e perfeição do Éden, sucumbiu aos enganos; Jó, um ser caído que vivia em meio a terrível dor e sofrimento, não sucumbiu. Que testemunho sobre a integridade de Jó!


Respostas sugestivas: Pergunta 4: Em ambos os casos, Satanás trabalhava para desmoralizar Deus e usou para isso uma mulher. Pergunta 5: A mulher de Jó foi mais um instrumento para levar Jó a perder a fé.



Pergunte a si mesmo o que pode fazer para nunca se colocar em uma posição em que seja o tentador de alguém, mesmo inconscientemente, para fazer a coisa errada?


Estudos da Escola Sabatina 2007
Link de acesso para o estudo completo desta semana:
http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2007/frlic932007.html


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial