O que há de interessante neste dia

quarta-feira, agosto 29, 2007

QUANDO O TRABALHO "DISVIRTUA"

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:7-8
Há umas duas semanas, em uma comunidade de batistas no Orkut que participo um jovem rapaz postou uma mensagem dizendo que a partir daquele momento era universitário e queria ser tratado com respeito. Logo em seguida, ele teceu inúmeros elogios ao seu curso. E em seguida, falou mal de dois outros cursos superiores: o curso de Direito e o curso de Comunicação, que forma os repórteres. Do primeiro, disse que só haveria maus advogados. Do segundo, disse que repórter só escreve mensagem ruim e que queria distância dos dois cursos.

Minha resposta ao seu post foi bem teológica. Porque o mais engraçado é que precisamos EXATAMENTE dessas duas áreas para sermos cristãos voltados ao serviço do Senhor: Precisamos entender muito das LEIS DE DEUS encontradas na Bíblia; precisamos saber COMUNICAR essas leis a outras pessoas, fazê-la presente em suas vidas, e só podemos fazer isso nos expressando bem para sermos entendidos pelos ouvintes.

O erro de meu colega de comunidade em sua alegria era muito grande de meu ponto de vista. Ele estava falando de outras duas áreas muito importantes para os evangélicos.
Mas seu segundo maior erro era imaginar que a área que escolhera era
melhor que essas outras duas!!!

E dei um exemplo contundente ao meu jovem amigo: eu trabalho na área em que ele faz agora faculdade a dez anos. É a área de Processamento de Dados.

A maioria das pessoas nesta área é egoísta, mesquinha, com tendência a ser melhor que os outros, impaciente com erros pequenos de outros colegas e dada a vícios e desvios de caráter e de personalidade.

O resumo da ópera é: a área de informática é uma péssima área para você escolher para você como pessoa, se você deseja crescer espiritualmente como cristão. Quanto mais você souber, mas cheio de si irá ficar, exigirá dos outros mais respeito por "saber mais", terá dificuldades de perdoar as "pequenas falhas" de seus colegas (esquecer um pequeno detalhe em informática, para programadores e desenvolvedores, é quase ser chamado de "burro" pelos outros).

Geralmente, elogiamos as pessoas por seus cabelos brancos. Também elogiamos as pessoas quando conquistam profundo conhecimento sobre determinadas áreas. Um médico é mais reconhecido por seus pacientes com o passar dos anos. Um engenheiro ganha mais experiência ao aprender novas técnicas para a criação de prédios, lajes e pontes.

Na área de informática, saber mais pode levar a um desvio de caráter, um aumento de seu ego, um vislumbre de que você é "o cara".

A paciência deveria ser a marca registrada das pessoas mais velhas e daquelas que possuem mais conhecimento.

Na área de processamento de dados, a paciência é mostrada somente para algumas pessoas que "merecem" de você tal coisa. Uma pessoa da sua área, no entanto, pode ouvir coisas e ser chamada de "incompetente" senão sabe fazer algo que você sabe facilmente a resposta, mas não vai perder seu tempo dizendo a você "porque você já deveria saber!! Afinal, você estudou pra isso tanto quanto eu!!!"

A primeira coisa que dizemos àqueles que se convertem a Cristo é que devem esquecer o seu "eu" e começar a deixar que Cristo controle suas vidas.

Muitas das pessoas que trabalham na área de Processamento de Dados, no Brasil, pouquíssimas na área de desenvolvimento de TI, na criação de aplicativos e manutenção de aplicativos, os chamados "programadores"ou "desenvolvedores" tem uma visão vazia de vida, têm vícios enormes com pornografia, dizem vários palavrões, são mal-educados, sentem prazer em ofender e chamar pessoas que trabalham na mesma área de "incompetentes" e "burros" e possuem uma vida espiritual em nível de bebê, mesmo!! Nem sequer podemos chamar de crianças!!!

Nessa área, eu mesmo passei por todos esses passos. Ainda luto para me libertar de certos vícios que se tornam com o passar dos anos práticas comuns de trabalho. Essa área ainda carece e muito de pessoas que possam dar mais exemplos positivos do que negativos. Trata-se de uma área que necessita de trabalho de equipe, concentração,foco em atividades de curto e longo prazo, pessoas empenhadas para levar à cabo um projeto e implementá-lo a contento de modo real em uma empresa, orgão ou entidade social.

Dito essa última parte, parece que estamos falando de que seria uma excelente área para cristãos, não é?

Pois eles são poucos. Em Manaus, posso citar que conto em uma das mãos os cristãos que trabalham na mesma área que eu conheci ao longo do caminho, e preciso de várias mãos e pés para contar os que não são cristãos, que conheci e trabalham nesta área. Incluindo aqueles que se dizem "crentes" mas não passam nem perto do sentido do termo ou da própria palavra.

Desenvolvedores costumam escrever muito código. Por força do hábito, é sempre comum ver gente sair e entrar e chefes diretos pedirem que o projeto continue andando. E aqui vem a parte boa. Os que assumem o projeto ou deletam (apagam) tudo aquilo que já foi criado anteriormente ou utilizam parte do código para compor o novo trabalho. Dois desenvolvedores quase sempre nunca pensam do mesmo modo. Seus modos de desenvolver podem ser distintos. Um código de aplicação pode nunca ser igual a um outro, no mínimo semelhante. Cada desenvolvedor emprega seus conhecimentos sobre a aplicação que desenvolve. Cada um pode ter aprendido uma técnica de programação diferente ou usar um modo de descrever um mesmo algoritmo de modo diferente.

Com toda a arrogância do mundo, você pode conhecer pessoas sempre aptas para dizem que "sabem mais" e que seu jeito de fazer a coisas "é melhor que o seu", "melhor que o meu", "melhor até que o de Deus".

Lembra do comentário sobre o costume egípcio dos hieroglifos apagados de gente que caía em desegraça?? Vou relembrar pra você, porque aqui também se aplica:

Havia um costume entre os reis egípcios.

Quando alguém caia em desgraça, costumava-se apagar os hieroglifos que faziam referência à pessoa em postes e nas entradas de templos e de locais importantes. Os escultores levavam algum tempo retirando as marcas feitas na pedra sobre a pessoa, eliminando-a da existência histórica do país.

Por incrível que pareça este costume parece continuar se perpetuando entre os grupos sociais humanos. No nosso dia-à-dia. E tudo isso bem diante de nossos olhos.

Poucos desenvolvedores falam mais de uma "língua". Entenda-se por "lingua" uma linguagem de programação em que pode escrever algoritmos para o desenvolvimento de programas que um computador entenda e possa manipular informações. As mais comuns nos dias de hoje são Vb.Net, Java, Delphi e Visual Basic.

Felizmente, no Brasil dos últimos cinco anos isso tem mudado.

Até isso favorecia discussões entre colegas de profissão certos anos atrás. Você entrava em uma conferência. Participava de um debate, conhecia outras pessoas da mesma área. Dali a pouco uma falava de Delphi, o outro rebatia que Visual Basic era melhor e alguns que só conheciam o Clipper ficavam ouvindo de longe meio aéreos (estou falando de Manaus a quase sete anos atrás, pessoal). Quem usava Cobol se escondia e sentava no fundo nem querendo se misturar. E em vez de uma conferência para reunir pessoas que trabalhavam na mesma área e expandir seus horizontes tínhamos um show de horrores em que ou você entrava no time A, B, C ou D ou ficava de camper sentado sozinho, vendo a banda passar: "Se eles vierem falar comigo, eu minto!".

Estou falando de pessoas, pessoal!! Gente. Seres humanos.

Nas aulas que prestei neste começo desta década, instrui a jovem classe de linguagens de programação em curso no SENAC local a aprender o maior número de linguagens que pudessem. Nenhuma delas é a melhor. Criam-se linguagens de programação para resolver problemas específicos. É sempre bom saber mais de uma delas. Você fica com mais opções de trabalho, têm uma visão melhor de mundo se for como dizem "poliglota".

Jesus ao enviar o Espírito Santo fez seus discípulos poliglotas. Para difundir o evangelho em outras culturas é necessário saber mais de uma língua.

Um outro detalhe é que nesta área criamos as coisas. Criamos ferramentas que outras pessoas irão usar. Essas ferramentas facilitam a vida de muita gente. Um computador é uma máquina de calcular gigante. Nós prestamos um auxílio na empresa aquem deseja utilizar um computador para realizar uma tarefa.

Deus criou um mundo perfeito.

Nossas aplicações para um computador não são perfeitas. Ele só funciona se tiver energia, só funciona se tiver tudo no lugar, se houver uma boa comunicação com outros computadores e com a base de dados. Isso deveria fazer de nós pessoas mais humildes diante da obra de Deus.
Já imaginou acordar e descobrir que o sol não está lá por causa deum travamento no giro rotacional do universo??? Já imaginou se Deus resolvesse "reescrever" o código do nosso sistema solar e arrumar de um outro modo os planetas??? Imagine se a terra virasse Júpiter, então!!!
No entanto, há vários seres humanos imperfeitos com o rei na barriga porque o aplicativo deles "é demais". Nem a Microsoft escapa de bugs, mas há pessoas que se acham demais...

Graças a Deus por Ele ter completado toda sua obra!!!

Todo ser humano tem sempre duas vidas: uma que ele sempre vive, e sempre a leva consigo; e uma que ele gostaria de levar e de viver e sempre a leva consigo;

As duas vidas estão em seu coração. Uma o ser humano quer ter realmente e muitas vezes não pode. A outra é a que ele realmente vive e não consegue conciliar.

Cada profissão é honrada, porque Paulo afirma que todo o trabalho que executemos é honrado por Deus (1 Coríntios 3:8) e Provérbios nos diz que no trabalho há sempre proveito (Provérbios 14:23).

A mesma Escritura nos diz: O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado. Provérbios 14:21

As palavras que digo podem até serem usadas contra mim mesmo. O mais importante é dizer a verdade é concordar com o Senhor nosso Deus e perceber os nosso erros.

Pense um pouco a respeito do seu trabalho. Com ele você presta um serviço à comunidade, com ele você se alimenta e alimenta seus entes queridos, com ele você pode tocar e conhecer pessoas e criar inúmeros relacionamentos sociais, além de gerar bens, serviços que atendam necessidades humanas.
Cada coisa aqui citada é em si muito negativa.

E então? Vamos tornar o nosso trabalho mais positivo? Vamos tentar fazer do nosso dia-à-dia de batente, de labuta, algo também maravilhoso aos olhos do Senhor Nosso Deus??
As palavras podem ser ditas, mas nada acontece sem uma decisão sua.

Tome-a hoje. Em nome de Jesus.

Amém.
A paz de Cristo.

1 Comentários:

  • Gostei muito de seu comentário e enviei a outros. Vocêé cerebral, parabéns.

    Que a Paz do Senhor Jesus Cristo, que excede a todo entendimento, esteja contigo.

    Ana Paula (Rio de Janeiro-RJ) ana.morana@yahoo.com.br

    Por Blogger Ana, Às segunda-feira, outubro 08, 2007 10:31:00 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial