O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 04, 2007

O VALE DA SOMBRA DA MORTE É UMA DAS VEREDAS DA JUSTIÇA DE DEUS

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Salmo 23

Deus conduz a verdes pastos; conduz as águas tranqüilas;

E também conduz às veredas do Vale da Sombra da Morte. Essa é uma das passagens pelas quais o pastor faz a "ovelha" caminhar.

Veja o que diz a ovelha: "não temerei mal algum"

É preciso confiar no pastor, naquele que O guia. Para isso mesmo o texto está escrito deste
modo. Se você confia em Deus, tanto nas verdes pastagens quanto nas águas tranqüilas e
também no vale da sombra da morte, não temerá mal algum.

Deus sabe todas as coisas.
Desvio inesperado 2: A mesa rodeada

Que tipos de inimigos você teve em sua vida? Como reagiu aos que tentaram prejudicar você ou os que lhe são caros? Você seguiu as palavras de Cristo em Mateus 5:44 (Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem),
ou de Paulo em Romanos 12:18-21?

Reposta -> Pessoal, de cada pessoa.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda (Salmo 23:5)

No Salmo 23:5, Davi nos mostra uma forma interessante de lidar com os inimigos. Ele confunde a presença deles olhando para o que Deus está fazendo por ele. E Deus está lá, preparando um banquete para ele.

Na cultura de Davi, a cultura hebraica, quando um convidado honrado ia a um banquete, o anfitrião ungia com óleo a cabeça do convidado no momento em que ele devia entrar no salão de festas. Tratava-se de uma mistura de óleo de oliva e perfume. Então, o convidado se assentava diante de muito mais comida do que ele podia comer.

Como estes três itens (mesa, óleo e cálice) no Salmo 23:5 podem nos ajudar a lembrar como Deus provê para nós, mesmo quando estamos no vale da sombra da morte?

Resposta: Essas três coisas não podem ser conseguidas pela ovelha, porque ela está sem condições de prover para si mesma.

Como Paulo nos lembra: "A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12). Nossos inimigos incluem aqueles que vemos e aqueles que não vemos. Gostemos ou não, estamos cercados. Mas quando estamos com o Pastor, nenhum inimigo, visível ou invisível, pode roubar o que Ele proveu para nós.

Pense como o Pastor o tratou quando você esteve cercado por inimigos. Nessas ocasiões, o que pode capacitar você a dar graças mesmo em meio às dificuldades ?
Uma promessa certa para a jornada
"Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre" (Sl 23:6).

Quando estamos no vale ou cercados pelos inimigos, às vezes somos tentados a acreditar que fomos deixados sozinhos. Nem sempre sentimos que Deus esteja fazendo muito por nós; para começar, achamos que, se tivéssemos ajuda, não estaríamos nessa situação. Mas Davi não achava isso.
8. No verso 6, apesar de suas provações, de que duas coisas Davi disse que estava certo? Veja também Ef 1:4; 2Pe 1:10; Hb 11:13-15.

Algumas traduções dizem que a bondade e o amor infalíveis (compromisso de Deus mediante aliança) "me seguirão todos os dias de minha vida". Mas o verbo original é muito mais forte, e o texto devia dizer que a bondade e o amor infalíveis me perseguirão todos os dias de minha vida. (De fato, essa forma verbal é a mesma usada em versos como Gênesis 14:14, Josué 10:19 e I Samuel 25:29, onde a idéia de "perseguição" é muito clara.)
9. Que quadro vem à sua mente quando imagina a bondade e o amor incansáveis lhe "perseguindo"? O que Davi queria nos dizer sobre Deus ao descrevê-Lo dessa maneira?

Não importa quão profundo seja o vale ou quão persistentes sejam os inimigos, a certeza da bondade e do amor infalíveis de Deus e a certeza de Sua direção até o fim de nossa jornada são inquestionáveis. Se esses pensamentos puderam sustentar Jesus no Calvário, também nós devemos encontrar ânimo neles.

No entanto, existem ocasiões em que as pessoas estão cheias de perguntas. Geralmente, como Davi, o melhor caminho para tratar essas preocupações não é com uma descrição teológica do que Deus pode fazer.

Ao contrário, como Davi mostra no verso 6, é através de uma afirmação, compartilhando uma convicção pessoal, da verdade sobre Deus.
Respostas sugestivas: Pergunta 8: Da bondade e da misericórdia de Deus e de habitar na Sua casa. Pergunta 9: Um amor que não abandona.
Que evidência de Deus você conhece que pode ilustrar a certeza de Sua bondade e Seu amor indefectível em nos procurar? Que evidências você pode acrescentar às da Bíblia? Como você pode compartilhar essas evidências com os que estão em dúvida sobre a certeza do cuidado de Deus? Como a cruz é o maior exemplo desta "perseguição"?
O fogo do Ouvires - Lição da Escola Sabatina 2007
4o. Trimestre - p.7 e 8 - Apontamentos e considerações
A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial