O que há de interessante neste dia

segunda-feira, outubro 22, 2007

RESPEITO AOS PAIS

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Êxodo 20:12

O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.
E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.
E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto. Êxodo 21: 15-17

Êxodo 20:12 é considerado por muitos o primeiro mandamento com uma promessa no Antigo Testamento.

Ter dias prolongados neste mundo para Deus estava intimamente relacionado com a honra que conseguíssemos transferir a nossos pais através de nossas vidas.

No capítulo 21 há duas outras leis ligadas aos pais. A quebra dessas duas leis seria punida com a morte daqueles que a cometessem. Olhando os dias de hoje, talvez seja inconmensurável a distância que o pecado levou o homem dos parâmetros traçados por Deus milhares de anos atrás.

O que anda muito em voga nos dias de hoje em algumas comunidades evangélicas é atribuir a outra pessoa a responsabilidade pelo modo como são tratados. Esposas se esquivam de auxiliarem e obedecerem a seus maridos porque os mesmos não se comprometem mais com Deus nas igrejas. Filhos creditam aos pais a culpa por terem se tornado agressivos, arredios e mesquinhos quando cresceram.

A cultura em voga é a mesma dos tempos de Adão e Eva. Adão culpou a Eva por comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Eva culpou a serpente por tê-la enganado.
Ninguém assume realmente a culpa pelos seus atos.

Sempre fazemos uma transferência de responsabilidade para a terceira pessoa. Isso é tão mais fácil que até usamos o fato de Jesus Cristo ter morrido por nós como desculpa para tais atos.

Compromisso se assume primeiro reconhecendo que se está errado.

O segundo passo, é fazer alguma coisa a respeito para tentar corrigir o problema. Se isso não é mais possível, faz-se o que se sabe fazer de melhor nas nossas igrejas: orar a Deus e pedir a Ele que resolva o que não podemos mais resolver ou conserte o que não podemos mais consertar.

A situação de Adão e Eva era exatamente essa. Eles não tinham como consertar o mal que haviam causado. Se tivessem no entanto reconhecido o erro diante de Deus, sem transferência de responsabilidade para terceiros, possivelmente a história haveria de ter sido diferente.

Você hoje que já tem filhos crescidos, conhecendo a verdade acerca da criação de Deus e daquilo que Deus espera de bons pais, não tem como voltar atrás e corrigir os erros que cometeu com eles. O que pode fazer é orar a Deus, reconhecer suas falhas e tentar eliminar as sementes de amargura, ódio e dor que possa ter semeado na vida de seus filhos. A vida deles já está presente na terra, sendo vivida. A vida de toda criança é herança para Deus neste mundo:

No temor do SENHOR há firme confiança e ele será
um refúgio para seus filhos. Provérbios 14:26


A herança de Deus deveria conhecer suas leis, deveria amá-Lo desde pequeno, deveria defender sua causa na terra e pregar o evangelho no mundo. Deveria andar em sinceridade e ter um coração limpo e amável para com todos e ter temos a Deus.

O melhor que poderíamos ter feito por nossos filhos é ter ensinado a eles que Deus é bom. Ter incutido em suas vidas que Deus é misericordioso, apesar do mal e das coisas ruins desse mundo. Ter mostrado que somos amigos de nossos filhos, que torcemos por eles, que desejamos a vitória deles e que fizemos o nosso melhor para que eles pudessem ser pessoas sadias e corretas neste mundo.

No entanto, muitos andam em ignorância anos e anos de suas vidas, e trasmitem a seus filhos todo o egoísmo e egocentrismo que possuem, minando as boas coisas que poderiam ser realizadas para Deus ao longo de sua caminhada neste mundo. E fazem isto também contra si próprios, desconhecendo também a bênção derivada de criar filhos para o Senhor:

A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória
dos filhos são seus pais. Provérbios 17:6

Uma vida longa e abençoada chega a ver o fruto da vida de sua prole. Pode vê-la crescer saudável e viçosa, para defender também os mesmos caminhos e interesses de vida.

Como é maravilhoso ver crentes com cinco, seis gerações de vida no mundo. Temos talvez poucas famílias que chegam a ter cinco, seis gerações de familiares cristãos em nosso Brasil.

O crisol dos males deste mundo com certeza seria melhor suportado se dêssemos aos nossos filhos as ferramentas da palavra de Deus para norteá-los em suas vidas. Em vez de gritos, de surras, de palavrões e tratamentos indecorosos com a prole que cresce em um mundo que ensinamos desde cedo a nossos filhos que é ruim e que é mal, deveríamos incutir em suas vidas que Deus é bom, que há uma esperança de vida eterna, que a passagem por este mundo é penosa mas passageira, conduzindo a um Deus de amor e à vida eterna longe de todos os males desse mundo.

Ah, se fôssemos bons pais!!!

Encheríamos a vida de nossas crianças de esperança e de amor. Ensinaríamos que amar ao próximo é bom, que esperar coisas boas com paciência também é bom. Que todo o sofrimento nesse mundo passa e que podemos esperar sempre um amanhã mais feliz com um sorriso em nossos lábios.

Você beijou seus filhos hoje?
Você os abraçou antes de sair de casa?

Diga ainda hoje que ama a seus filhos.

Fale do amor de Deus por eles.

Diga em alto e bom som: "Filho, Jesus te ama!"

Nunca é tarde para começar algo bom na vida de seus filhos.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial