O que há de interessante neste dia

segunda-feira, outubro 08, 2007

UM PORTO SEGURO

E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.

E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. Atos 18:9-11

E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto. Atos 18:18


Não há coisa mais alegre para um coração interessado nas coisas de Deus, de falar dos caminhos de Deus, do que encontrar pousada e pessoas interessadas neste ensino por um período considerável de tempo.

Paulo permaneceu muito tempo em Corinto. Mais tempo que suas peregrinações anteriores. Encontrou um lugar para falar da palavra de Deus, depois que se retirou da sinagoga, achando repouso na casa de Tício (Atos 18:7).

O que fazemos depois de passar um prolongado tempo falando acerca de Deus para pessoas em um local determinado? Ora, podemos agradecer a Deus de vários modos.

Paulo, depois de sair de Corinto, fez um voto. Votou a Deus por livre e espontânea vontade.

Salmo 37:30 nos diz: "A boca do justo fala a sabedoria; a sua língua fala de juízo".

A coisa mais alegre que possamos viver no que diz respeito à Palavra de Deus é ter um local onde repousar e falar de Deus a outras pessoas. É ter uma casa que se abre para ouvir livremente a palavra do evangelho sobre Cristo.

Quão feliz era Tício, que possibilitou à Paulo essa possibilidade.

Mas quão feliz também era o apóstolo naquele momento de sua vida. Perseguido de cidade em cidade, preso, apedrejado, sofrendo injúrias de judeus e de gentios. Que finalmente encontra pessoas interessadas em ouvir suas palavras, em dar-lhe acolhida, em permitir que ele realizasse a obra de Deus para a qual tinha sido chamado.

Achar um Porto Seguro nesse mundo para cristãos pode ser algo difícil no começo. Algo duro, algo que é vivenciado em meio a inúmeros sofrimentos. Temos o exemplo de Paulo quanto a esse quesito. Hoje, temos inúmeras igrejas em que é possível adentrar e comungar junto com outros irmãos acerca da Palavra de Deus e sobre Jesus. Isso não foi conseguido de modo fácil. Inúmeras pessoas Brasil afora deram suas vidas por essa liberdade, com empenho, com serviço; e até mesmo sacrificaram suas vidas, batalharam dia e noite, passando talvez fome, frio e perseguições.

O Porto Seguro que é sua igreja passou por esse batismo de fogo. Enfrentou problemas de variadas formas. E se fortaleceu na Rocha com o tempo, porque as pessoas que começaram a obra não perderam seu foco inicial.

Tomar um voto nesse momento para Paulo poderia significar um modo de agradecer a Deus pelo descanso momentâneo das inúmeras lutas inicias do serviço a Deus. Nós precisamos ter em nossas vidas um Porto Seguro. Ele fará toda a diferença na nossa caminhada com Deus.

Fazemos de nosso Porto Seguro a nossa casa.

Também devemos fazer da igreja o nosso Porto Seguro.

Ela é o local onde adoramos a Deus. É o local onde, junto com outros irmãos, nos reunimos em torno de um único propósito: adentrar à presença de Deus, junto com os seus anjos, para adorá-Lo, louvá-Lo, engrandecê-Lo.

A igreja física é a haste neste mundo que mantemos firme nos propósitos de Deus. Ela é formada de pessoas, formada de vidas. Vidas que glorificam a Deus. A alegria de fundar uma igreja para Deus deve transbordar em nossos corações. Estamos possibilitando a outras almas um contato com Deus, uma comunhão com o Senhor. O melhor que uma igreja recém-criada pode transmitir a outras pessoas é exatamente formar uma nova igreja, para outras pessoas. Como foi ótimo para nós, queremos que seja também excelente para outros.

Ser um missionário como Paulo é um grande privilégio. Levar a palavra de Deus a outras pessoas é uma das tarefas mais maravilhosas que podemos alcançar. Estamos relembrando e revivendo Felipe, Paulo, Timóteo, João. O valor de suas vidas para Deus permanece através de nós, através de cada missionário levando o evangelho a novas comunidades sociais.

Esse amor também deve permanecer nos cuidados da igreja com suas ovelhas, nos momentos de comunhão, de oração, na intercessão diária e semanal de uns para com os outros. Não vivemos a Deus somente a cada fim de semana. Vivenciamos a Deus à cada dia, individualmente, em nosso contato pessoal com Ele através da oração e da prática das boas obras, boas obras realizadas para Deus com o intuito de engradecê-Lo e louvá-Lo.

Mudança de vida traz mudança de hábitos.

Quantos de nossos missionários podem tomar um voto e agradecer a Deus pelo qeu já fizemos até este momento?

Eu tive uma alegria muito grande algumas semanas atrás.

A pequena jóia que estou edificando em casa, a qual estuda a palavra de Deus desde os cinco anos, que lê maravilhosamente bem agora aos dez anos porque desde os cinco iniciou treino de leitura com a Bíblia, que sabe inúmeros versículos, que sente prazer em falar de Deus, em estar em um momento de reflexão com Deus, prestou um testemunho à igreja, batizando-se nas águas.

Meu filho já aceitou a Cristo há muito tempo.

Mas é maravilhoso poder ver que após estes anos, ele finalmente entendeu a necessidade de prestar um testemunho a outras vidas sobre Cristo.

É gratificante ver uma obra iniciada atingir uma maturidade para tomar suas próprias decisões e caminhar com os próprios pés. A alegria de Deus é maior que a nossa, com toda a certeza. Poder admirar com os próprios olhos as obras de Deus na vida de outros deve nos encher de alegria e de regozijo.

Como um bom pai, fiquei feliz por meu filho, que me levou às lágrimas após seu batismo. É gratificante saber que fizemos o nosso melhor para Deus, falamos, ensinamos, demonstramos, rasgamos o nosso coração, enfim, para que Ele possa ser reconhecido e amado por outras pessoas.


Tomamos votos em reconhecimento a Deus por sua benevolência e amor para com as obras que realizamos em Seu nome. Sejamos conscientes de nossas conquistas no hoje. Sejamos cristãos inteligentes que vêem o que já realizamos até o momento.

Como a mão de Deus é maravihosa sobre as nossas vidas!
Como somos afortunados!!
Como Deus nos enche de alegria, de seu amor, de seu santo espírito!!

Devemos dilatar nossos corações assim a cada momento que paramos para refletir sobre o que Deus já realizou em nossas andanças, em nossa caminhada, até este exato momento.


Novas igrejas são como nossas crianças, que criamos e edificamos nos caminhos do Senhor. Quando elas crescem e vão começando a andar por si mesmas, deixam de ser "filhas" e "filhos" e se tornam pessoas "maduras" e "inteligentes".

Toda filial de uma igreja deve crescer para se tornar uma nova igreja, que se mantêm sozinha, que arca consigo mesma, que adquire a sabedoria de caminhar com seus próprios pés, formar uma família e criar novos "filhos" e "filhas".

As igrejas de Deus no mundo também testificam sobre o casamento. O pai e a mãe criam "filhos". E como é maravilhoso vê-los crescer e andarem com os próprios pés, dando os próprios passos!!

Amados, a alegria de Paulo se completa em nós a cada nova "filial" de igreja que se torna estável, madura, adulta. Que passa a ensinar as crianças, os adolescentes, os jovens e os casais. Veja como a obra de Deus através das igrejas é completa e abrange toda a vida de um ser humano.

Em um ano e meio Paulo esteve em Corinto, falando à crianças, a adolescentes, a jovens, a casais. Uma igreja é uma igreja que abrange a todos indistintamente.

Quão maravilhosos são os pés dos que anunciam as boas novas. Romanos 10:15


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial