O que há de interessante neste dia

quinta-feira, novembro 29, 2007

RAIVA É UM SENTIMENTO

Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade,
mas os sábios desviam a ira. Eclesiastes 29:22

O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem
poderá enfrentar a inveja? Eclesiastes 27:4


Quando pela terceira vez fui à oficina onde meu carro está sendo concertado e o mecânico disse-me que ainda não estaria pronto e faltavam ainda peças, eu senti mais que frustação, senti raiva.

Por duas vezes ouvi que o carro estaria pronto. Na primeira, sábado, ele tentaria de tudo. Na segunda, disse-me que ainda faltavam algumas coisas. Nesta terceira vez, o mecânico disse-me que ainda não comprara todas as peças.

Você se pergunta porque no sábado não foi dito que peças não tinham sido encontradas e que as coisas poderiam demorar mais? Por que mentir e negar a informação da falta de peças?

Trata-se de um hábito humano dizer o que as pessoas querem ouvir. Fala-se o que o outro deseja escutar e não se pensa muito em dizer a verdade. No comércio chama-se a isso de técnica para não perder o cliente.

Quem aplica uma palestra também pode fazer o mesmo. Dizer aquilo que as pessoas querem ouvir e contar com o apoio delas para aquilo que se diz, que se fala, de cima do púlpito.

Qual a diferença entre as duas atitudes? Não se mente da mesma forma?

Na verdade, se mente de modo natural. Como se a mentira fosse algo natural ao ser humano. A mentira é anti-natural, perverte e leva as pessoas a sentirem ódio porque esconde a malícia de idéias e atos do outro.

Se o nosso sucesso repousa em Deus, por que temeríamos estar de corações abertos e de vidas abertas diante dos homens?

Abra as páginas de internet de sites de futebol, por exemplo. A Placar em seu site ostenta sempre uma enquete de jogadores que fazem obras sociais (http://placar.abril.com.br/maisclubes/noticias/102007/102007_485683.shtml). Pense por um minuto na afirmação de Jesus:

Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão
esquerda o que faz a tua direita; Mateus 6:3

Tudo se torna vaidade quando vem à público.

E leva os seres humanos a sentirem inveja uns dos outros.

Dos males, esse é o único que os seres humanos não conseguem realmente enfrentar. Tudo se corrói com a inveja, perde a perspectiva, o valor e até o interesse. O mau é maior porque as pessoas, que deveriam se espelhar em Jesus, sua humildade, seu caráter seu modo de viver, passam a se comparar com outros seres humanos, carnais, mortais e a desejar ser melhor do que eles a cada dia. Em vez de buscar ser mais iguais a Deus se olha para o outro para se medir e se comparar a cada dia: 'Estou melhor do que ele nisto; Graças a Deus, nunca vou passar por isso!'

Nosso coração é mau.

Quando minha cunhada pediu o carro emprestado por um dia, nós o liberamos. Quando pediu por mais três dias, dissemos não. Minha cunhada deixou se comparecer a nossa casa por quase três semanas, irritada com a resposta negativa. Ao retornar, minha esposa a questionou pelo procedimento. Presbiteriana, minha cunhada respondeu ao bifes que nos tornamos 'mais metidos' por causa do carro. Na verdade, até os cristãos têm o hábito de colocar a culpa em outros seres humanos e a não se orientarem pela palavra de Deus.

Muitas vezes, esquecemos de agradecer a Deus por estarmos vivos, com saúde ou
sem saúde. Nossas falhas de caráter assumem todo o relevo de nossas vidas quando não nos orientamos pela padrão, que é Cristo.

Esta semana você se assemelhou mais a Cristo ou se mediu por outras
pessoas?



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial