O que há de interessante neste dia

segunda-feira, novembro 12, 2007

O EXEMPLO DE ISAQUE

E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo
ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.
E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.
Então cavaram outro poço, e também porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Sitna.
E partiu dali, e cavou outro poço, e não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra.
Depois subiu dali a Berseba. Gênesis 26:12-23




Isaque era próspero. Todos podiam ver que o que ele tocava se
tornava ouro e prosperava.

Isso levava as pessoas a terem inveja de Isaque.

Isaque nunca reagia às pessoas. Ele sempre agia.

Os filisteus fecharam seus poços. Ele não reagiu com palavras ásperas. Isaque aprendera bem as coisas de seu pai Abrãao. Isaque orava e falava com Deus. Ele mandou reabrir os poços. O expusaram do seu lugar de trabalho mais de uma vez. Ele não brigou pela possa da terra, não discutiu. Agiu, pegou seu povo, sua esposa e mudou de lugar.

Isaque orava e agia. Não brigou com as pessoas, não respondeu a inveja delas. Podia ter todo o direito de ir até a uma delegacia, dar parte por roubo, por agressão, como muitos fazem nos dias de hoje. Não. Isaque só orava e agia. Ele trabalhava, e continuava de onde havia parado.

Depois de entulharem os poços, passaram a roubar os poços que ele abria. Contenderam com ele duas vezes. Ele se mudou duas vezes de lugar. No terceiro, ninguém contendeu com ele e ele deu um nome ao poço.

Após todos os anos, vendo o procedimento de Isaque, como se comportava, o rei Abilemeque foi até ele e pediu uma aliança em Gerar. O homem era um poço de mansidão e paciência. Era temente a Deus, não discutia, trabalhava e orava. Isaque venceu Abimeleque e os filisteus no cansaço. Perseguiram-no por toda a sua vida. E por toda a vida, ele fez o que aprendera com Abraão seu pai: foi calmo, manso, adorava e tinha fé em Deus.

É fácil ser como Isaque?

Não. É extremamente difícil. Extremamente penoso. Você fica se perguntando quantas e quantas vezes os filisteus chamaram Isaque e seus homens de tolo, de "leso". De quanta fé era necessária à Isaque para sair de um lugar a outro, recomeçar novamente todo o trabalho, ver se iriam novamente contender com ele ou não e aguardar pela prosperidade da terra e daquilo que havia plantado.


Algumas pessoas reagem demais. E agem de menos.

Isaque tinha um procedimento que fora aprendido de seus bons pais, Abrãao e Sara, e em tudo tentava se alinhar à este bom procedimento, lembrado de Deus em seus caminhos e no seus dia à dia. A vida para Isaque apesar disso não fora fácil, não fora livre de sofrimentos.

O melhor que podemos aprender com Isaque é ter fé e ser uma pessoa de oração. De evitar discussões, brigas. Tentar ao máximo fazer o melhor tendo em vista que Deus também nos observa e nos avalia o peso e o testemunho.

Seminários 2007 - Igreja tabernáculo batista
Texto retirado das aulas da disciplina Velho Testamento 2
Professora: Ana Azevedo


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial