O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 25, 2007

As últimas palavras de Jesus

ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Mateus 25:1-12



Jesus estava em Jerusalém, quase na hora da morte. De acordo com o Evangelho de Mateus, a última hora de ensino de Jesus antes da Páscoa foi usada contando parábolas aos discípulos, inclusive a das dez virgens e a da ovelha e os bodes. Essas histórias estão relacionadas à maneira de vivermos enquanto aguardamos que Jesus venha. Assim, seu valor para hoje – com os sinais da vinda de Jesus em breve ao nosso redor – nunca foi mais importante.


Na parábola das dez virgens (
Mt 25:1-12), muitos comentaristas assinalam que o azeite é símbolo do Espírito Santo. Ellen White concorda, mas também diz que esse azeite é símbolo do caráter e que é algo que ninguém pode adquirir por nós.


4. Leia a parábola (Mt 25:1-12). Como muda o significado da história, dependendo de você ver o azeite como símbolo do Espírito Santo ou o caráter? Quais são as implicações dessa história para você se o azeite representar o Espírito Santo ou um caráter semelhante ao de Cristo?

Resposta sugestiva: O Espírito Santo é algo que recebemos de Deus, enquanto o caráter é desenvolvido em nós. De qualquer forma, o caráter não pode ser desenvolvido a não ser pela presença do Espírito em nós.


5. Leia a parábola dos cabritos e das ovelhas em Mateus 25:31-46. Que critério é usado para separar as ovelhas dos cabritos?

Resposta sugestiva: O critério das obras. Embora sejamos salvos pela graça de Deus mediante a fé, o caráter dos crentes é aperfeiçoado, resultando na prática de boas obras.

Note que o rei separa as ovelhas e os cabritos a partir das obras, do caráter. Embora, aqui, Jesus não estivesse ensinando salvação pelas obras, podemos ver como é importante o desenvolvimento do caráter no plano de salvação e como os que são verdadeiramente salvos por Cristo refletirão essa salvação em sua vida e caráter.



Dizem que "caráter é o que a pessoa é no escuro". Que tipo de pessoa você é quando ninguém está vendo? O que essa resposta diz sobre as mudanças que você precisa fazer?

Estudos da Escola Sabatina - 4. Trimestre
O fogo do Ourives - terça-feira 23/10/2007
- p. 27

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial