O que há de interessante neste dia

segunda-feira, agosto 16, 2004

Comunhão

Estar casado é: viver com uma esposa que é jovem, pensa
que é adulta, e nunca esqueceu que foi uma adolescente.



Sábado, 14 de Julho.

Nosos grupo de oração de casais organizou um churrasco na casa de um casal membro de nosso grupo. A esposa do irmão passara por cirurgia e estava se recuperando. Fizemos um churrasco, vários casais participando.

A conversa girou em torno de várias coisas. É época de eleição. E se puseram a falar de política, do último escandâlo que aconteceu nesta semana na cidade, com roubo de licitações, etc. Eu escutava aquilo tudo e procurava refletir na palavra de Deus.

Comunhão é você se doar para algumas coisas que podem parecer difícieis. Você precisa participar e não quebrar seu vínculo com Cristo.

Comemos o churrasco. E, no meio da tarde, nossa líder se pôs a falar de nosso grupo de EBD Diurna.

Ela é da EBD Diurna. É minha colega, professora de uma turma de três anos. O grupo de casais que lidera já existe a um ano. Quando ela foi convidada com seu marido para ser a liderança daquele grupo, eu resolvi acompanhar os dois. Já conhecia os dois da EBD Diurna a uns quatro meses. Eu praticamente estava desde o início do grupo que ela dirigia.

Ela fazia isto de vez em quando. Eu sempre torcia o nariz. É minha líder de grupo de casais. Assim como o que ela diz em nosso grupo não levo para o meu grupo de EBD Diurna, assim também gostaria que ela não levasse coisas da EBD para o Grupo de Casais.

Ela se pôs a falar da nossa liderança de EBD. Uma tia, da qual sou o secretário, da qual sou quase braço direito. Disse que ela podia fazer isto e aquilo, podia ser mais segura, podia ter mais firmeza, podia não ser tão inconstante.

Eu olhava minha colega professora. Não era a primeira vez que ela fazia aquilo. Devemos respeitar nossos líderes, porque Deus os institui. Ela tem mais tempo de igreja do que eu. Faz parte do Ministério de Casais a mais tempo do que eu. É membro da EBD Diurna a mais tempo do que eu. Eu demonstro amor a ela a muito tempo. E a seu marido.

Eu abri a boca e disse que nossa líder da EBD é uma grande líder. Que ela mostra a intimidade dela a nós porque confia em nós. E disse que devíamos fazer isto também com outros irmãos e irmãs.

O tiro não surtiu nem efeito. Todas as mulheres do grupo comentaram.

Ela é minha líder e tenho que respeitá-la. Mas acho triste perceber que, no quesito crescimento espiritual, ainda faltam coisas a acrescentar em sua vida. Provérbios 6:18-20 diz que Deus abomina fofoca.

Se você está na EBD, ou em qualquer ministério, ore por seu grupo e não faça comentários fora dele. Se você faz parte de dois grupos, não comente acerca de um em outro. E como temos pessoas na igreja que fazem parte de ministérios a anos e não crescem espiritualmente...

Domingo de manhã.

Minha líder do grupo de casais aparece para a EBD Diurna com uma camisa do candidato a vereador que a igreja está apoiando, e com o qual seu marido anda trabalhando.

Eu torci o nariz. Procurei não olhar para ela. EBD Diurna não é local de propaganda política. Eu estava com uma camisa do Smilingüido, que os outros professores chamam de 'farda', porque sempre a utilizo em alguns domingos. Eu estava querendo dizer à nossa líder que uma camisa como aquela não edificava em nada às crianças. Eu estava querendo ir até minha colega
professora e dizer alguma coisa.

Eu me controlei e trabalhei naquele domigo com as crianças. Não disse uma palavra a ela. É minha líder de grupo de casais. E ela tem seus problemas em sua vida e em casa.

E eu preciso também amá-la.

Ela é líder de casais e não consegue se calar e ouvir nossa líder de EBD às vezes. E faz o que não se deve fazer algumas vezes.

Eu cheguei a brincar com ela no final da EBD, porque ela sempre demora a devolver sua caixa de trabalho com as crianças todos os domingos. É sempre a última.

Sabe o que é amor?? Amor é você amar e não achar que a pessoa é perfeita. Mas ver seus erros e saber que, como você, as pessoas que estão à sua volta também aceitaram a Cristo.

E que você deve amá-las.

Ela é minha líder de grupo de casais, mas ainda precisa de mais comunhão e de mais intimidade espiritual. Para ela e seu marido. Os dois são gente simples, mas isto não significa não ter crescimento espiritual. São mais antigos que muitos dos casais que lideram no grupo de Casais. Ela é mais antiga que eu na EBD Diurna. Já devia saber como se vestir, como se comportar, como agir, e como se portar na igreja com as crianças.

Mas muitas vezes nós chegamos marcados do mundo na igreja e de nossos pecados.

Assim como nossa líder de EBD pode ter falhas, esta minha outra amiga tem as
suas. Eu tenho as minhas. E conheço muito bem isto.

Antes de você apontar o dedo para todas as pessoas que quer chamar a atenção na igreja, olhe primeiro para dentro de você. A Palavra nos diz que com a medida que julgarmos, seremos julgardos. Como medirmos, seremos medidos.

E quando você tem um dedo apontado na direção de alguém, a outros três apontados para você.

Isto é para falar sobre Comunhão. Para dizer que, apesar de estarmos na igreja, você pode ter nascido nela, mas não fazer parte da comunhão do corpo de Cristo. Você pode ter chegado ontem, e ter mais comunhão de alguém que já está a mais tempo que você.

E isto vem de Cristo. Não de você mesmo, do pastor ou de seres humanos.

Mas de Deus.

Ouvi de uma colega neste domingo que há na igreja muitas pessoas querendo ajudar. Sim, todas as igrejas estão cheias. Mas quantas Deus pode realmente usar? Sem que o lado humano fale tão alto? Sem que o coração clame pelo mundo, não por Deus?

Há tantas pessoas dedicadas a tantos ministérios.

E há um número contado nos dedos de pessoas, em todas as igrejas, que verdadeiramente seguem a comunhão e o que Cristo verdadeiramente ordenou.

Que possamos refletir nisto, mais do que em nossas atitudes e gestos. E entender que, acima de todas as ordens estabelecidas, há uma ordem suprema, de Deus, na qual o homem só entra por um caminho, estreiro e apertado.

E este é o caminho de Cristo.

Que possamos refletir no que é verdadeiramente ter comunhão em Cristo nesta semana. Porque todos temos falhas, porque precisamos amar verdadeiramente. Porque precisamos entender de uma vez por todas que nada em nós é bom e nos capacita por merecer a salvação.

Talvez você tenha algo a dizer sobres seus líderes. Talvez você veja coisas que não lhe agrade. Mas Deus não te pede, ele ordena!, que você obedeça sua liderança, que você demonstre e ofereça também a ela a misericórdia e graça que Cristo teve por sua vida miserável e pecadora que estava no mundo.

E agora esta na igreja.


Que possamos ver em nós o mal que não desejamos aos outros.


Boa semana a todos.


Fui

By
Manoel Leonardo

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial