O que há de interessante neste dia

terça-feira, agosto 17, 2004

Raízes de amargura

(De um estudo do site http://www.ibr.org.br/) - outra Igreja Batista

Você deve ter passado por isto antes.

A pessoa chega, te faz uma crítica. Quer falar algo errado com você. Como se quisesse descontar
alguma coisa que você tenha feito. Como se o seu pecado estivesse ali evidente. Estas pessoas aparecem de repente ao seu lado. Parecem ter palavras sempre ruins para dizer.

Muitas pessoas foram traumatizadas desde a infância ou durante sua juventude. Foram alvos de apelidos, de críticas, escárnios, zombarias quanto ao seu corpo físico, um defeito, uma orelha muito grande, um pé muito grande.

Isto deixou marcas em cada uma delas. A emoção foi afetada e o indivíduo se torna inseguro, tímido, nervoso, ansioso, etc. Quando o lado emocional da criança é ferido, ela se torna um adulto desajustado. A Bíblia fala em raiz de amargura.

A raiz de amargura é um sentimento de frustração provocado em nós por alguém
geralmente da família. Muitas vezes estas feridas nos são causadas por pessoas que não têm a intenção de fazê-lo. Mas num momento de ira muita coisa pode ser dita em prejuízo para a vida toda. A amargura faz brotar um sentimento de fracasso, incapacidade ou uma pessoa que só vive para criticar tudo e todos; é um pessimista.

É como se houvesse um inimigo brigando dentro de nós. Quem causou tais feridas em nós, nem sabia, mas foi instrumento de Satanás. O diabo tenta nos ferir desde a infância a fim de que a nossa vida não tenha expressão para Deus no futuro. Ele tenta nos anular por meio de complexos e amarguras que existem e simplesmente brotam. As pessoas amarguradas preferem ignorar os seus problemas e jogar a culpa em todo o mundo.

Temos que possuir a terra por dentro de nós.

Seu problema é você mesmo.

Os inimigos externos podem ser vencidos na autoridade do nome de Jesus, porém os internos, ou amarguras, têm que ser confrontados por nós mesmos. Você terá que consertar aquilo que foi feito no passado.

O homem é um ser trino:

"Eu sou um espírito; possuo alma e habito em um corpo".

O meu espírito foi recriado em Cristo Jesus. A minha alma precisa de restauração, e o meu corpo de disciplina. Com o meu espírito eu contacto a Deus, com a miinha alma o mundo do intelecto e com o meu corpo o mundo da matéria. Com a minha alma tenho consciência de mim mesmo. (1Coríntios 2.10 e Hebreus 4.12)

O Espírito Santo recria o nosso espírito, mas você não mudou de personalidade.
O seu corpo permanece o mesmo depois da salvação. Aquilo que sabia antes, sabe agora. Se era extrovertido, continua. Se era tímido, a mesma coisa. As amarguras também estão lá e precisam ser arrancadas. Jesus Cristo veio curar-nos completamente; corpo, alma e espírito. Geralmente quando se fala em doenças pensa-se só no corpo. Mas existem as enfermidades da alma. Estas não são patológicas. Os laboratórios não as descobrem. "Ele (Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças" (Mateus 8.17).

Não podemos exagerar colocando toda a culpa no diabo.
Os escritórios de psicanálise estão cheios, mas só a palavra de Deus tem todas as respostas. Temos que trabalhar a terra das emoções, a terra da mente e a terra da vontade. A alma toda furada e esburacada precisa de conserto. Restauramos o que é bom. A personalidade de cada um de nós veio de Deus e é ele mesmo que há de restaurá-la pela sua palavra. Amém.


Bom dia a todos.


0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial