O que há de interessante neste dia

sexta-feira, outubro 29, 2004

DÍZIMO

O que é o Dízimo?

Significa a décima-parte de alguma coisa ou dez porcento.

Malaquias 3:6-11

O primeiro dizimista da Bíblia foi Abrão. Gênesis 14:18-21

Referências sobre o dízimo:
Gênesis 14:18-21; Levítico 27:30-32; Números 18:20-29; Deuteronômio 14:22-29

Por que temos que dar o Dízimo?

Porque Deus é o dono de tudo. Salmo 24:1-2; Salmo 50:9-12

Deus é que faz prosperar tudo o que temos. Tudo o que recebemos vem do SENHOR.

Tem coisas em nossas vidas que não sabemos porque acontecem. Mas em tudo, ganhamos uma lição, tiramos uma experiência. Até de humildade.


Como se deve dar o Dízimo

Dízimo se tira do bruto. Se você recebe R$ 300,00, deve retornar a Deus R$ 30,00. Com todos os descontos que vem no seu contra-cheque, do líquido que receber, você deve tirar o bruto do seu salário, os dez porcento. Deus lhe deu o salário. E com tudo o que ele tinha, descontos e vantagens.

Dízimo é coisa pessoal de cada um. Não uma obrigação.

Como dar o Dízimo se você tem um Comércio?

Se você é trabalhador, deve tirar o dízimo de seus salário, daquilo que recebe. Se tem um comércio, o modo de dar seu dízimo é diferente.

Você deve oferecer a Deus dez porcento do seu líquido bruto de vendas. Aquilo que conseguiu vender no mês, o valor correspondente a todas as vendas que você efetuou, o bruto do total de vendas, dez porcento deve ser separado como dízimo para Deus.


Modos de Dar o Dízimo

Não podemos enganar a Deus. Ele sempre nos pede aquilo que lhe devemos. Deus deseja que O
honramos com louvores, hinos e cânticos. Para isto nós fomos criados. O dízimo é uma das formas de louvar a Deus. E sempre retornamos o dízimo a Ele. De uma maneira ou de outra.

Existem somente três maneiras de retornar o dízimo, que podemos chamar de 3P.

Por Péia (ou Com Dor) - a farmácia sempre aumenta todos os meses? Aquela dívida de última hora apareceu e estragou todo o seu orçamento do mês? Alguém caiu doente ou você
caiu doente e precisou gastar muito mais do que tinha? Quando seus gastos aumentam, Deus
está retirando o dízimo na péia ou, como dizemos, por dor. Se você tiver uma doença qualquer
e precisar ser operado, não reclame. Você nunca teve fidelidade para com Deus em retornar a
Ele o que Lhe era devido.

Se Deus resolvesse deixar você cinco minutos sem ar, cinco minutos sem o ar que você respira
e do qual você precisa todos os dias e nem sequer agradece por Ele lhe fornecer, será que você
sobreviveria? O que será que aconteceria??

Quando não damos o dízimo por dar, damos o dízimo pela dor.

Por Pena - Você acabou de receber aquele aumento. O contra-cheque engordou. Ou recebeu
um dinheiro inesperado que vai livrar você de algumas dívidas e você vai poder comprar aque-
le carro ou aquela camisa que tanto deseja a algum tempo. Mas aí percebe que precisa dar o dízimo do dinheiro. Ai pensa: 'Poxa! Vou ter que dar cem agora, quando antes dava cinqüenta?
Tá bom! Vou dar, SENHOR!'

Bem, você não está dando de coração aberto. Esta dando com pena. Esta é outra forma de dar
o dízimo.

Por Prazer - Esta é uma classe de poucos, que poderia ser de muitos. É a pessoa que dá com amor, sem estar olhando no valor que está depositando dentro do envelope. Ela retorna a Deus com prazer aquilo que conseguiu ganhar no mês, agradecendo a Ele a fidelidade e o amor demonstrado em sua vida. Ela não o faz esperando receber de Deus nada em troca, mas como
uma forma de louvor realmente, tendo o prazer de dar a Ele aquilo que está destinado.


Bênção do Dízimo

Malaquias 3:11

Fazer prova de Deus não é encostá-lo na parede. Não é colocar o SENHOR e desafiá-lo dizendo:
'Tá aqui, Deus! Tô sendo dizimista! Vê-la o que vai fazer comigo!' ou 'Como é que isso pode acon-
tecer comigo, Deus? Não sou dizimista? Não te sirvo? Cadê a tua promessa em minha vida?'

Você precisa ter fé, e fazer um compromisso com Deus. E ter em mente que as bênçãos espiri-
tuais que Ele te dá são maiores e melhores que as bênçãos materiais que Ele pode te oferecer.

Somo carnais e muitas vezes não vemos aquilo que Deus pode estar fazendo por nós, espiri-
tualmente. E uma bênção espiritual é maior e melhor que qualquer bênção carnal.

Deus repreende o devorador. Não devemos dar o dízimo esperando receber ou por querer
o que Deus dá e oferece, mas por obediência e devoção a Ele. Isto é ter confiança em Deus.

Deus faz prosperar o salário em suas mãos, ainda sendo pouco, embora você não perceba. A
prova é reconhecer que o meu amor a Ele é um compromisso, não como uma troca (estou
dando e tenho o direito de receber), mas por obediência e amor a Ele. Isso é fazer uma prova.
Dar e esperar Deus abençoar o gesto que fiz.

Ser dizimista é algo importante na vida de um cristão, porque também pode expressar um
testemunho. Não de maneira errada, sempre falando de prosperidade, mas da maneira
correta, da maneira que agrada a Deus e da maneira que honra a seu nome. Nos dias de
hoje é comum muitas pessoas fazerem marketing de dízimo e ensinando e aplicando formas
erradas de fazê-lo.

Não há prosperidade maior do que servir a Deus em fidelidade e verdadeira adoração. E ter
a confiança na fé de que Ele, que é eterno, sempre estará nos protegendo e nos abençoando.


Bom fim de semana!








0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial