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segunda-feira, novembro 08, 2004

O exemplo das Crianças - I

I. Os Filhos de Samuel e os de Eli - Contrastes

A Bíblia não explica por que os filhos de Eli se tornaram o que foram. O sacerdote pode tê-los ignorado ou deixado de castigá-los. Mas a culpa não cai só sobre seus ombros. As crianças no mundo bíblico não eram criadas só por pais, mas também pela família e por toda a comunidade. Irmãos, tias e tios e outros parentes cuidavam deles, os ensinavam e disciplinavam, e agiam como modelos de vida. Os vizinhos instruíam as crianças nas habilidades vitais e até as disciplinavam, se as vissem fazendo coisas que não deviam. Assim, não foi só Eli que falhou com seus filhos, mas toda a comunidade em torno do tabernáculo em Siló falhou com seus filhos. Hoje, a congregação tem um papel vital em criar as crianças, especialmente os filhos de pais solteiros ou órfãos.


II. Davi: As Aparências Enganam

Os soldados antigos tinham que prover sua própria comida ou saqueá-la da zona rural. Aqui, Jessé envia provisões para seus filhos enquanto estavam no acampamento.
Os filisteus originalmente vindos das ilhas do Mar Egeu, queriam aqui empregar o conceito grego em que um campeão representando cada lado combateria. O exército cujo campeão fosse derrotado iria então render-se à outra força. Naturalmente, Saul estava pessoalmente relutante em aceitar o desafio de Golias, e esperava encontrar outra pessoa capaz de enfrentar o gigante. Davi estava pelo menos na adolescência, visto que foi considerado apto para casar-se com a filha do rei. Ele não era uma criança.


III. Os Meninos e as Ursas

O incidente em II Reis 2:23 e 24 horroriza os leitores modernos, que não entendem a vida do mundo antigo. Primeiro, o mundo bíblico enfatizava que as crianças deviam respeitar os adultos. Este era um valor fundamental. Segundo, o fato de que 42 meninos podiam ajuntar-se em um lugar, quando normalmente deviam estar trabalhando em casa, indica que a ordem social começava a romper-se. Os jovens não tinham o tempo livre que têm hoje. Além disso, o grupo estava insultando um importante líder religioso, o porta-voz de Deus e de sua religião. Os meninos não eram pequenas crianças brincando juntas, mas representavam naquela época o que é hoje uma gangue moderna. Seu comportamento ameaçava destruir a influência de Eliseu em um tempo de crise. Assim, ele precisou tomar medidas enérgicas.



Trabalho


Texto-chave: I Samuel 3:11-13

Objetivos:

1. Ilustrar como até mesmo as escolhas da vida de uma criança podem torná-las
diferentes tanto de seus pais (Eli, Samuel) como de seus irmãos (Davi).

2. Mostrar como podem ser importantes as primeiras influências familiares (a serva da
esposa de Naamã).

3. Mostrar que as escolhas individuais são mais importantes que as influências familiares.


Esboço:

I. Os Filhos de Samuel e os Filhos de Eli

A. Estes dois pais tiveram filhos maus, considerando
que eles mesmos eram bons, por um padrão humano de
bondade.

B. Eli foi castigado por causo do comportamente de seus
filhos, enquanto Samuel não foi.


II. Davi

A. Davi era menor que seu irmão (Eliabe), seu rei (Saul),
e seu inimigo (Golias)

B. Seu tamanho não era importante para o sucesso.


III. Os Meninos e as Ursas

A. Os meninos que escarneceram de Eliseu nunca haviam
aprendido respeito.

B. Um ato de correção severa durou toda a vida.


IV. A Serva da Esposa de Naamã

A. Esta pequena serva foi fiel, exatamente como José,
quando feito escravo injustamente.

B. Ela amava seu senhor e cria que Deus o podia curar.

C. Ela usou sua pequena influência para praticar o
bem que podia.

V. Josias

A. Josias foi fiel sob as mesmas circunstâncias que
levaram muitos reis judeus a esquecer a Deus.

B. Ele usou sua influência para fazer grande bem.


Sumário

As escolhas de uma pessoa não são o único fator, mas é o mais importante para
determinar que tipo de pessoa nos tornamos.



Comentários

A infância era breve e difícil no mundo bíblico. Se conseguissem sobreviver em seus primeiros anos, as crianças logo começavam a ajudar nas tarefas do lar. As meninas aprendiam a cozinhar, a tecer lã e outras tarefas domésticas. Tanto elas como os meninos cuidavam dos animais e trabalhavam no campo. Os adultos ensinavam os meninas a arte da cerâmica, trabalhos em madeira, ou qualquer arte que a família pudesse praticar. A cultura bíblica considerava os meninos como adultos aos 13 anos, e as meninas poderiam casar-se nessa idade.


Estudos da Escola Sabatina
Ano 2000

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