O que há de interessante neste dia

segunda-feira, setembro 12, 2005

EXEMPLOS DE SERVIR E SERVIÇO EQUIVOCADO

Sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos
irmãos, a Mim o fizestes. Mateus 25:40

O Novo Testamento está cheio de exemplos de homens e mulheres, meninos e meninas,
que serviram aos outros em nome de Jesus. Alguns exemplos famosos incluem André,
que levou seu irmão Simão a Jesus (veja João 1:40-42), e Dorcas, que fazia roupas para
os necessitadas (veja Atos 9:36-39).

Você pode achar interessante e educativo escolher um livro da Bíblia e ler todo ele, procurando
exemplos de serviço.

Quando servimos aos outros em nome de Jesus, não estamos apenas seguindo o exemplo de
nosso Senhor. Estamos dando testemunho de Sua presença transformadora em nossa vida. Não
mais somos egoístas e interesseiros. Ao contrário, encontramos alegria em servir aos outros.
Existe um poder no serviço desinteressado aos outros que nenhuma força no mundo pode negar.
Novamente, para seres pecaminosos, egoístas por natureza, isso nem sempre é fácil. É fundamental
a submissão diária ao Senhor.

Também é importante conservar a cruz diante dos olhos, pois aqui está o maior exemplo de
serviço desinteressado aos outros em todo o Universo. Ao contemplarmos dia a dia o grande sacrifício
feito em nosso favor, o imaculado Filho de Deus, Aquele por quem os mundos foram feitos (veja
Hebreus 1:2), tomando sobre Si mesmo os pecados do mundo, nosso coração será quebrantado.
Em comparação com a cruz, nada do que Cristo nos peça será demais; diante da cruz, nosso
serviço aos outros será o mínimo que poderemos fazer ao Deus que nos disse: "Sempre que o fizestes
a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes" (Mateus 25:40).



Serviço equivocado (Lucas 10:38-42)

Precisamos ser cuidadosos para não permitir que o serviço em nome de Jesus prejudique nosso
relacionamento com Ele.

Realmente, precisamos manter o nosso relacionamento com Jesus como o centro, o fundamento do
desejo de servir aos outros. De outra forma, numerosas coisas podem acontecer. Por exemplo, pode-
mos pensar que nossas boas obras são coisas que fazemos para acrescentar à nossa salvação, que
acrescentam méritos para sermos aceitos por Deus.

Ao mesmo tempo, é possível, como seguidores de Jesus, tornar-nos tão preocupados com o serviço
aos outros que não reservamos tempo para Ele. Um exemplo clássico de serviço equivocado é visto
quando Jesus visitou a casa de Marta. Ela é um modelo de devoção. Cria que Jesus era o Cristo, o
Filho de Deus (veja João 11:27). Estava disposta a manter-se confiante, mesmo quando não via o
caminho (veja João 11:21 e 22). Mas, certa ocasião, quando Jesus visitava a casa de Marta, em
Betânia, ela permitiu que o serviço atrapalhasse o seu relacionamento com Jesus.

Como a preocupação de Marta em "servir a Jesus" a afetou pessoalmente e, em resultado, afetou o
seu relacionamento com o Mestre? Lucas 10:38-42

Marta estava inquieta. O verbo usado no grego é forte. Encontramos esse mesmo verbo em Filipenses 4:6 onde
Paulo aconselha os crentes a não estarem ansiosos. Encontramos uma variação da palavra, como substantivo,
em I Pedro 5:7, onde Pedro aconselha os crentes a lançarem toda a ansiedade, todos os seus cuidados, sobre
o Senhor. Mas Marta alimentava todos os cuidados. Estava ansiosa. Em sua mente, havia uma divisão e distra-
ção. Ela estava cheia de tumulto interior.

Marta também estava agitada. O verbo grego traz a idéia de atividade externa. Marta não estava apenas cheia de
tumulto interior. Ela também estava externamente agitada. Seu serviço a Jesus estava equivocado. Como resul-
tado, seu relacionamento com Jesus estava prejudicado. Em vez de se assentar aos Seus pés e experimentar
comunhão íntima com Ele, ela se aproximou com estas palavras: "Senhor, não Te importas de que minha irmã
tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me" (Lucas 10:40 e 41).

Estudo Adicional

Outro perigo que os cristãos enfrentam quando servem aos outros em nome de Jesus é o espírito de
competição. Podemos cair facilmente na armadilha de comparar-nos com os outros ou medir nosso
serviço contra o deles. Pense nas seguintes passagens bíblicas que tratam do assunto da competição
no serviço aos outros: Lucas 9:49 e 50; I Coríntios 1:11-13.

Que lições podemos aprender do ensino de Jesus e da atitude do apóstolo Paulo?

Nota: O ensino de Jesus registrado em Mateus 25:31-46 sugere que o serviço aos outros é um indicador
importante da nossa experiência cristã. Essa separação das ovelhas e dos cabritos sugere que os que não
estiverem envolvidos em atos de serviço aos outros serão mandados para o castigo eterno. Como você
explica esta passagem no contexto da salvação pela graça e mediante a fé? Os atos de serviço são
necessários para a salvação? É necessário dizer que devemos alimentar os famintos, vestir os nus e
cuidar dos doentes se esperamos entrar no reino do Céu?

Perguntas para Consideração

1. Um amigo lhe diz que gostaria de encontrar maneiras de servir aos outros em nome de Jesus, mais
sente que está sobrecarregado de atividades. Que conselho você lhe daria?

2. O que vocês podem fazer para revelar aos outros o espírito de cuidado e serviço que deve ser a marca
registrada de todos os que prefessam seguir a Jesus Cristo?

3. Como podemos evitar a armadilha de crer que nosso serviço aos outros de certa maneira conquista
méritos diante de Deus, e que as boas obras podem adicionar algo à nossa salvação?

4. Que exemplo contemporâneo de serviço aos outros foi mais inspirador para você, e por quê? Comente.


Estudos da Escola Sabatina 2005
pp. 84-86











0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial