O que há de interessante neste dia

segunda-feira, novembro 28, 2005

ESCOLA DOMINICAL - I

Doutrinas

Crianças – perguntas são importantes. Exemplo dado em sala de aula de criança que fez uma pergunta: “Tem brinquedo no céu, tia?”

Não responder errado - Você deve perguntar a si mesmo por quê? Porque a criança faz esta pergunta? Temos a mania de dizer não as crianças. De dizer não às pessoas. Isto pode frustá-la e não percebemos o mal que causamos.


No caso citado, a criança achava brinquedo em sua vida uma coisa muito importante. E divertida. Geralmente, passamos a imagem de que o céu é um lugar muito bom. Para ela, no céu deveria então haver muitos brinquedos, porque, naquele momento de sua vida, brinquedo era uma coisa muito boa.

A resposta dada pela tia foi a seguinte: “No céu tem um rio enorme. Deve ser gostoso brincar nas margens desse rio. Nadar por ele.” Segundo a tia, a criança hoje diz que “O rio do céu deve ser maravilhoso!”
Por que nunca se deve responder algo de pronto? Porque é necessário saber porque a pessoa faz a pergunta. Ela tem uma dúvida. A resposta para ela deve ter um significado. Sempre somos levados a dizer não. Isso, como já dito, frustra as pessoas. Devemos ter cuidados com as nossas respostas.


Gênesis 1:4.

A idéia que se tem da Bíblia é que ela não oferece nada que ensinar nas escolas. Não é verdade. Podemos vinculá-la na matemática, em ciências, enfim, em várias disciplinas.
Matemática – a construção da arca de Noé é o melhor exemplo da engenharia de Deus. Sua estrutura está ali descrita, anos antes de os homens começarem a usar a curvatura que a mesma possuía.

Genealogia da Palavra – A professora deu um exemplo de um homem que tinha profundo conhecimento da genealogia da Palavra. Sabia tudo sobre a Bíblia. Mas ele tinha um problema. Não conseguia acreditar que Cristo era o criador. Conhecido tudo da Bíblia, para ele, a melhor literatura. Mas ele não acreditava em Jesus.

Teólogo – Figo. É a única fruta que Jesus amaldiçoou. Na verdade, o nome do fruto proibido pode não ser maçã ou qualquer outra fruta, mas conhecimento do bem do mal. A árvore não era árvore do conhecimento do bem e do mal? O fruto era conhecimento do bem e do mal.

Por que Deus colocou a árvore?

Resposta - O amor é um ato de liberdade. O amor. O amor é um ato de escolha. Só que é mais fácil o homem dizer que Deus o colocou em uma situação constrangedora. Porque Deus é amor e amor é um ato de escolha. Nós ainda éramos pecadores, e Ele nos escolheu para amar.

Se você se espelha no homem não haverá salvação. Espelhe-se em Cristo. O homem não pode se salvar sozinho. Ele não pode pagar sua dívida, nem deixar o depósito.

O exemplo dado em sala de aula foi o seguinte: Escolheu-se alguém para ser a mãe, e dois filhos, um homem e uma mulher. A professora chegou-se à que representava a mãe e disse: “Seu filho gasta muito. Sua filha, mais ainda. Você paga a dívida deles?” A professora deu uma soma para cada um, um devia 5 mil, a outra 6 mil. A mãe tinha dez mil. A mãe disse: “Pago.” Aí, a professora disse de novo. “Você pagou a primeira dívida, mas seus filhos não se corrigiram e continuam gastando. E agora? Você paga a dívida deles? “ A mãe não tinha mais recursos e disse “Não.” A professora diz: “Ai, você os deixaria cada um entregue à sua sorte, certo?”. A mãe respondeu: “É verdade.”
“E pode até ficar desgostosa com os dois. Pagar a primeira dívida já foi um sacrifício! Geralmente, quando algo mexe com dinheiro, com o nosso bolso, ficamos muito irritados. Esta mãe, com certeza, após pagar a dívida, deve ter dado um ralho danado nos seus dois filhos. Porém, o ralho não adiantou de muito.”
“Seus dois filhos continuaram pecando.”

Foi o contrário o que Jesus fez por todos nós. Ele pagou a dívida e deixou ainda um depósito para a vida eterna. É como se ele tivesse chegado com o dono da loja em que você devia aquela fortuna, pagado a sua dívida e deixado um depósito com o dobro do valor para que você pudesse gastar. E pediria ao dono que não lhe disesse nada.

Fazer o bem, para nós, deveria ser uma obrigação, devido a isto. Mas, como pecamos, ainda somos aprovados no fogo.

Cristo pagou a primeira dívida morrendo na cruz, e deixou um depósito eterno de ressureição.
Salvação é isto - o ato de Cristo, o que Ele fez, não só na cruz, mas na sua ressureição.

Sim, você está salvo eternamente. Não, você não pode pecar tanto. Você passará por um julgamento, e será medido por Deus. As suas obras passarão pelo fogo. A obra será aprovada no fogo. Elas são medidas por Deus.

Leia Efésios 2:8.

Temos que cumprir a lei para permancer nela e sermos aprovados no fogo.

Salvo – só pela misericórdia de Deus. E a misericórdia absoluta.



Muitas pessoas falam na justiça de Deus. “Quero a justiça de Deus”. Devemos tomar cuidado com isso.
Se Deus aplicar sua justiça, todos nós estaríamos no inferno. Todos pecamos. As referências estão citadas na apostila Doutrinas da primeira aula. Devemos pedir Sua misericórdia e Sua graça. Assim, recebo os privilégios que me cabem. Isto disvincula você de qualquer pessoa. A misericórdia de Deus. E sua graça.

Pela graça e misericórdia de Cristo somos salvos.

Porque Cristo me amou, e me resgatou. Me buscou.

Nós estamos condenados, só nos resta o inferno. Mas o ato de misericórdia
de Jesus nos redimiu. É Cristo e mais as obras? Cristo mais o Sabá? Não. É Cristo e só Cristo.



O que é precisa para salvar alguém?

Os requisitos são: Não ter pecado. Ser um modelo do caráter de Deus aos homens. Ser perfeito e aceitável a Deus. Ser humano. Estar disposto a ser substituto para morrer no lugar do pecador. Completar o pagamento e ressuscitar.

Houveram muitos santos. Mas somente Cristo preencheu todos estes requistos. Por quê?

Resposta: Porque Jesus tinha a eternidade dentro de si. Enquanto ser humano, ele era homem, e mantinha nele a própria eternidade. Porque ainda que ele tivesse pecado e não tivesse a eternidade, nós estaríamos perdidos.
Houveram muitos santos. Nenhum deles pôde fazer o resgate, porque se originaram de Adão e Eva, isto também foi dito. Jesus pôde nos resgatar porque na eternidade, Ele é único.

Somente Cristo pode nos salvar. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém alcança o Pai, se não por Ele.





Pecado

Achamos que pecado é so aquilo que é visível.
Há pecados que não vemos. E Deus sabe.

A história de Acã ilustra bem o fato. Os israelitas iam tomar a cidade de Ai. Acã escondeu um tesouro. Os israelitas foram repelidos de Ai. Ao consultarem o SENHOR, Deus disse a eles o que Acã fizera. Ele pecara.

Exemplos em sala – Uma colega de outra denominação mantinha um caso ilícito com um pastor. Pediu conselhos, segundo a professora. Somente ela sabia daquilo. Ninguém mais. Pediu o auxílio. “O que fazer?”
A professora disse que o conselho dado, entre outras coisas foi este: “... posso lhe ajudar em oração, orando por você, te oferecer as referências bíblicas sobre o assunto.”

O cuidado – O irmão à sua volta pode estar sofrendo por causa do seu pecado. Confesse a Deus. A natureza geme por causa do pecado. Existem moscas, ratos e espinhos. Mas a pior erva daninha é a malícia. É um praga. Você arranca, arranca, e ela volta!!!


Não se põe Cristo no cabide. Os olhos do SENHOR estão em todo lugar.


A criança deve entender isto. E nós também.



O que é o pecado?

Resposta: Pecado é errar o alvo de Deus.
O pecado acontece todas as vezes que erro o alvo de Deus.

Todos temos pecados. Mental. De Coração. De Ato.

Pergunta de criança: “Tia, tem pecado que é mais sério?”

Exemplo – “Se alguém me ligar, diz que não estou.”
Você está ensinando ao seu filho ou filha para mentir.
O que é pior: A mentira ou matar? Qual a diferença entre os pecados?

Se você falta no trabalho, você mente? O ônibus furou o pneu. Você, na verdade, chegou tarde porque dormiu muito.



Quero misericórdia, não justiça! Se Deus for justo, porque pequei, mereceria o inferno. Geralmente, queremos um privilégio. Justiça é dar o exato, a medida perfeita. E o que nos cabe, porque pecamos, é o inferno.


Misericórdia – o privilégio que nos cabe.


A Bíblia afirma que, quando prometemos algo a alguém, devemos cumprir. Mesmo com o nosso dano próprio. Se Deus as cumpre, nós devemos cumprir.


Romanos 1:22-32 (o vérsículo se estende mais na apostila).
Gente infiél nos contratos – que não cumpre a sua parte.
Sem afeição natural – A morte hoje, se tornou tão banal. Não há afeição natural. Pais para com filhos, filhos para com os pais. Parentes para com os parentes.
Concuspicências – São os desejos do seu coração. A imundícia.
Murmuradores – que ficam a murmurar. Reclamam de tudo.
Detratores – Que falam mal dos outros. De alguém.


Louvor - Louvor não é só cantar. Louvor significa elogiar. Quando dizemos que iremos louvar a Deus, iremos elogiá-lo. Muitos pensam que louvor é só música. Não é verdade. Posso orar e fazer um louvor a Deus muito grande. O louvor compete a todo o ser humano. É mais que a música.


O que devemos aprender e é difícil:

Você deve aceitar que é totalmente dependente da graça de Deus.
Devemos crer que é de graça. De graça somos salvos. Por Cristo.

Salvação = Resgate.

Quem fez o resgate foi Jesus Cristo.



CRIANÇAS


Degraus



1. Sou pecador
2. Quem me ama?
3. Cristo morreu por mim
4. Eu o aceitei!
5. Tenho a vida eterna!


POR QUE TRABALHAR COM CRIANÇAS O EVANGELHO É IMPORTANTE

A – É UMA ORDEM

Marcos 16:15 Mateus 18:14 Dt 6:7; 31:12
Marcos 10:14 Êxodo 12:26,27 Ef 6:4
João 21:15 II Reis 23:2 Esdras 10:1
Ii Crônicas 20:13 Salmos 78:1-8


B – A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder.
Salmos 51:5; Rm 5:12; Salmos 58:3; Mat. 18:14

C – A Bíblia mostra claramente que uma criança pode ser salva.


1 – Crianças foram incluídas entres os ‘santos’ de Éfeso (Ef 1:1; 6:1)

2 – Jesus falou: ...destes pequeninos que crêem em mim (Mateus 18:6)
.
Só se obtém perfeito louvor de uma criança. Por quê? Quando já é adulto ou adulta, ele sente orgulho do que faz! O verdadeiro louvor brota de uma criança!

3 – O adulto precisa se tornar uma criança para ser salvo: evidência que a criança está na idade ideal para tomar uma decisão ao lado de Cristo.

D – Presente de Deus aos pequeninos.

1 – “Perfeito louvor” Mat. 21:16
2 – Revala “segredos” Mat. 11:25

Uma criança descobre coisas que um adulto nunca saberá!


E – Advertências. Bíblicas.

- Com o ‘coração’ se crê. Rm 10:10.
- O crescimento vem após o nascer. I Co 2:14
- É o poder de Deus que aperfeiçoa. Fp 1:6 e João 10:28

Exemplos: 2 Tm 3:14,15
Fp 1:6; João 10:28

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial