O que há de interessante neste dia

segunda-feira, maio 29, 2006

AMOR NOS RELACIONAMENTOS

INSTRUÇÃO

PARA A CÉLULA
Olhando só para o umbigo

A criança nos primeiros anos de vida, se concentra bastante em descobrir o seu próprio corpo. Às vezes, o umbigo é uma atração e tanto. Ela fica maravilhada com aquela parte do seu corpo.Também nós, adultos, pensamos só em nossos problemas. É como se estivéssemos concentrados no umbigo. Há muita gente ao nosso redor que precisa de uma atenção da nossa parte. Jesus chamou-as de "campos brancos para a colheita".Será que estamos esquecendo do mundo não alcançado? Lembre-se de que o único caminho para a célula crescer é trazer as pessoas para Jesus e também para a comunhão cristã entre nós."Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: "A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita." Mateus 9:36-38."Levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa." João 4:35.


EDIFICAÇÃO


O AMOR NOS RELACIONAMENTOS

I Corintios 13:1-13


Introdução

Seria bom se nos perguntássemos o que é o amor? É o apóstolo João quem nos responde: " E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor e quem permanecer em amor, permanece em Deus, e Deus nele." I João 4:16Ao encerrarmos a série de estudos sobre a família, queremos refletir desta vez sobre o amor nos relacionamentos. Para sabermos o que é o amor, temos que saber quem é Deus, já que Ele é amor. E sem conhecermos a Cristo, jamais conheceremos a Deus, uma vez que foi ele quem nos revelou Deus; o Pai. Jesus deixou isto muito claro ao dizer: " E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou." João 12:45Em certa ocasião Jesus dizia aos discípulos que iria adiante deles preparar-lhes um lugar. Eles não precisariam ficar tristes porque os levaria para o mesmo lugar onde estivesse. Concluiu dizendo: "Agora que vocês me conhecem, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e o têm visto. Filipe disse a Jesus: "Mostre-nos o Pai, e assim não precisaremos de mais nada." Jesus respondeu: - "Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também ao Pai. Por que é que você diz: " mostre-nos o Pai?" Será que você não vê que eu estou no Pa e que o Pai está em mim?" João 14:7-10Se quisermos entender o amor de Deus, temos que conhecê-lo no Filho Jesus Cristo. Paulo e Sóstenes mandaram a 1ª carta aos Corintios e diziam que aquela era a igreja de Deus naquela cidade. Eles tiveram uma experiência com Cristo e portanto conheciam o amor de Deus.

I. O que o amor não é

Verso de 1-3. O apóstolo Paulo era muito observador. Notava ele que nos cultos pagãos havia barulho com objetos de metal, especialmente nos cultos a Dionísio e Cibele. Eram os chamados sonoros; ou que retinem. Porém, o amor estava longe daquilo tudo.O amor não é ter dom de profecia, conhecer mistérios, ciência e fé que transporte até montes. Isto não é amor.Ser caridoso ao ponto de distribuir todos os meus bens aos pobres, e até oferecer o meu corpo para ser queimado, sem amor, nada disso me aproveitaria.Quando em Atenas, Paulo observou um famoso monumento chamado: "O túmulo do índio." Este indivíduo ateou fogo nele mesmo em praça pública a fim de se tornar imortal através desta inscrição. " De acordo com o costume dos índios, Zarmano tornou-se imortal e jaz aqui." Este foi apenas um ato de soberba que de nada valeu. O amor é bem diferente daquilo que se pratica por orgulho, soberba ou apenas vaidade para aparecer. Mas o que é realmente o amor? É Deus se expressando através de nós em nossos relacionamentos. E para que Deus se expresse por meio de nós, temos que conhecer ao senhor Jesus que nô-lo revelou.

II. O que o amor é

Já vimos que o amor é Deus. E quem nos explicou Deus foi Jesus. Já estamos no caminho certo por conhecermos a Jesus. Então vejamos como Deus que é amor se expressa. São quinze maneiras mencionadas por Paulo em sua carta aos Corintios.Vamos adiantar logo que amar exige muito de nós e dá trabalho. Deus nos amou. Demos e damos muito trabalho para ele.Versos 4-7:"(1)Quem ama é paciente e (2) bondoso. (3) Quem ama não é ciumento, (4) nem orgulhoso, (5) nem vaidoso. (6) quem ama não é grosseiro (7) nem egoísta; (8) não fica irritado, (9) nem guarda mágoas. (10) Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, (11) mas se alegra quando alguém faz o que é certo. (12)Quem ama nunca desiste, (13) porém suporta tudo com fé, (14) esperança, e (15) paciência."(Linguagem de Hoje).UFA!!! Quem já está maduro espiritualmente para tanto? É claro que cada um de nós possui uma idade espiritual e Deus nos aceita como crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé. Porém, Paulo nos aconselha assim: "Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança." V. 11.Cada um de nós está dentro de uma realidade espiritual, mas a sugestão é que cresçamos tendo como alvo supremo os 15 itens mencionados. É provável que em alguns destes, estejamos bem e em outros não. As minhas atitudes de criança espiritual dificultam os meus relacionamentos especialmente dentro de casa, no trabalho, etc.

Conclusão:

Todos nós trazemos para dentro de casa uma linguagem de costumes herdados dos pais, dos parentes, dos amigos e da comunidade na qual fomos criados ou ainda vivemos. Alguns conceitos podem ser cristãos, bíblicos e maravilhosos. Outros, nada têm a ver com Deus e sua palavra. Em face disso, cada um de nós deve confrontar-se com a sua realidade e procurar melhorar os seus relacionamentos que são fundamentais para o bem-estar da família, igreja e sociedade.O que vejo agora é uma imagem imperfeita num espelho embaçado. Mas depois conhecerei perfeitamente como sou conhecido por Deus. "Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor." V.13


Discussão em grupo

Na relação dos 15 itens, tenho alguma dificuldade?

Compartilhando 2 a 2

Sou bom em quais?

http://www.ibr.org.br/estudos.php

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial