O que há de interessante neste dia

segunda-feira, julho 30, 2007

CENTRO DE MACUMBA

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Êxodo 20:3-6

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição
sobre a muralha; aguardarei para ver o que o
SENHOR me dirá e que resposta terei à minha queixa. Habacuque 2:1 (Bíblia NVI)



As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus,
porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos
filhos para sempre, para que cumpramos
todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29



Sábado à noite.

Levei meu filho para brincar na lan house próximo de casa. A segunda casa depois da minha à direita estava movimentada. Na frente, uma tremenda bandeira negra do clube Vasco da Gama. No interior, a cantoria de macumba. Já fazem mais ou menos seis meses que isso está assim na rua de nossa casa.

Minha esposa trata do aluguel de quatro casas na rua de nossa casa, do lado esquerdo. As casas são de propriedade de seu tio. Ela cuida das contas do lugar, do recebimento de aluguéis e entre outras coisas. Os critérios passa esse alocação são variados, desde ser uma família pequena, passar no SERASA, ter crédito suficiente no contra-cheque para arcar com a dívida mensal e a conta de água e de luz. Os cuidados são importantes antes de efetuar a alocação.

No começo deste ano, alocou-se uma casa para um casal que acabara de receber o primeiro filho. Passado um mês, a mãe da moça veio morar com o casal. Nos surpreendemos com o cheiro forte que invadiu nossa casa nas semanas seguintes. Cheiro de despachos de macumbá. A mãe da moça faz isso dentro da casa. Minha esposa ficou horrorrizada.

Esconder intencionalmente uma verdade é ser desonesto.

O contrato passa ainda pelos seis primeiros meses de aprovação. O vizinho mais próximo mudou-se a menos de três semanas. Um casal evangélico no domingo mudou-se para a casa que ficou vaga. Mais oração talvez ajude a aliviar o fardo dessas duas situações próximas de nossa intimidade.



Apesar de todos os cuidados, é impossível prever o coração humano. É impossível evitar que o livre-arbítrio de outras vidas, de suas decisões, afetem os nossos relacionamentos e vidas.


Sabemos que nossas orações ajudam a todos os que estão próximos a nós.
Mas também sabemos que do mesmo modo como nós ajudamos os próximos, essas
coisas atrapalham a vida dos mais próximos.

Essas coisas trazem a zombaria e a maldição de Deus. Trazem a zombaria para dentro de nossas vidas. Da mesma forma que o bem nos advém de lembrarmos de Deus em nossos caminhos, o mau também nos advém de estarmos próximos de pessoas que lidam e atuam com o mau.

Não deixo de sentir pena das almas envolvidas nestas práticas. Em minhas orações diárias em todos esse tempo, tenho evitado tocar nesse assunto e tentado lembrar que, para tudo, Deus tem um propósito. Embora não possamos ver, Deus têm um propósito.

Esse é somente um dos males deste ano. Que também contêm as incontáveis
bênçãos de Deus. A cada dia agradeço a Deus pelos coisas boas e pelas coisas más, porque de algum modo as más têm seu sentido para Deus.

Embora soframos e não possamos ver o porquê. Embora possamos nos debater tentando pedir o auxílio a Deus para que afaste esse fardo, somos seres humanos. Há coisas que fogem ao nosso entendimento. Como a morte de dezenas de pessoas no acidente aéreo em 17 de Julho passado, terça-feira. Uma fatalidade sem precedentes na avião brasileira. Nós não podemos ver. Não podemos prever os enxergar.


Mas Deus têm propósito.

Oração: Pai de misericórdia e graça, que você possa trazer luz à vidas entregues à escuridão. Que possa nos proteger da proximidade à estas vidas. Que possa nos guardar enquanto tentamos realizar um trabalho que honre e louvo ao Teu nome. Alarga Senhor as nossas fronteiras, permiti-nos caminhar com segurança e com passos firmes mesmo em meio às densas trevas que se avizinham de nós. Conforte nossos corações e nossas almas cansadas de cada luta diária e livra-nos, conforme a oração de Teu filho amado, de todo o mau. Em nome de Jesus, Amém.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial