O que há de interessante neste dia

quinta-feira, agosto 09, 2007

A LIBERDADE DOS LARES BRASILEIROS

A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR
vem a esposa prudente. Provérbios 19:14


Durante as década de 50 e 60 ainda perduraram no país casamentos arranjados, em que os filhos eram orientados pelos pais a como casar e os casamentos eram feitos por classes sociais.

O número de casamentos arranjados no Brasil era alto.

As mulheres eram educadas para aprender a amar seus futuros maridos. Bem poucas casaram-se por amor.

Isso afetou a geração do final dos anos 60, dos anos 70 e dos anos 80. Não foi só o desenvolvimento que trouxe mais liberdade aos brasileiros. Foi uma mudança de pensamento silenciosa, em que as mulheres obrigadas a casamentos arranjados educaram seus filhos para uma liberdade que elas nunca possuíram em suas vidas familiares.

Os filhos ganharam mais liberdade não porque tínhamos desenvolvimento. Se você olhar para nossa história econômica vai perceber que vivemos graves problemas financeiros nas décadas de 70 e de 80. A liberdade resultante entre os jovens em plena ditadura militar foi uma revolta silenciosa de famílias criadas por um regime de escravidão domiciliar imposto nas décadas de 50 e 60 e que era tradicional dos brasileiros no século XVIII.

A mudança de postura permitiu os vários excessos. A libertinagem e o novo modo de pensar fez os jovens dos anos 70 e 80 péssimos pais e grandes solteirões. Poucos se salvaram para uma vida sadia e a maioria deles de casas cristãs evangélicas e pouquíssimas famílias abastadas e com fortes tradições em seu seio.

Os cristãos não ensinam seus filhos a casar por dinheiro. Eles mostram os prós e os contras de um casamento errado, fora do âmbito espiritual. A principal diferença é que os lares cristãos são mais abertos e mais sociáveis. É fácil "se abrir", é fácil conversar sobre temas difíceis, é fácil tentar "dizer a verdade". Pais cristãos ensinam seus filhos a serem acima de tudo amigos da famílias, amigos uns dos outros.

Se em seu lar isso não é assim, saiba que você precisa fazer um esforço e um trabalho diário para torná-lo assim. A sua meta deve ser levar outras almas a Cristo. E nós começamos isso dentro de nossa própria casa, dentro de nosso próprio lar.

Começamos com a nossa própria família.

A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial