O que há de interessante neste dia

segunda-feira, dezembro 03, 2007

O PREÇO DA SUA VIDA

Falou mais o SENHOR a Moisés dizendo:
Quando fizeres a contagem dos filhos de Israel, conforme a sua soma, cada um deles dará ao SENHOR o resgate da sua alma, quando os contares; para que não haja entre eles praga alguma, quando os contares.
Todo aquele que passar pelo arrolamento dará isto: a metade de um siclo, segundo o siclo do santuário (este siclo é de vinte geras); a metade de um siclo é a oferta ao SENHOR.
Qualquer que passar pelo arrolamento, de vinte anos para cima, dará a oferta alçada ao SENHOR.
O rico não dará mais, e o pobre não dará menos da metade do siclo, quando derem a oferta alçada ao SENHOR, para fazer expiação por vossas almas.
E tomarás o dinheiro das expiações dos filhos de Israel, e o darás ao serviço da tenda da congregação; e será para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas.
Êxodo 30:11-16


A metade de um ciclo. Esse era o preço da vida de cada uma das pessoas do povo de Israel.

Um ciclo era o peso padrão do santuário, e valia 12 gramas.

Cada israelita deveria entregar por sua vida 6 gramas de prata. Os ricos não pagariam mais, os pobres não pagariam menos.

Ao dar ofertas na casa de Deus, devemos nos lembrar dessas palavras ditas a Moisés em Êxodo.

Para que servem as ofertas trazidas à presença de Deus?

Resposta: Para fazer expiação por vossas almas e usado para o serviço da tenda da congregação.

Por que precisamos fazer isso?

Resposta: para memória aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiação por vossas almas.


Quando levamos nossas ofertas e dízimos à casa de Deus, estamos fazendo lembrança daqueles que antes O adoraram e estamos mantendo a casa de Deus, a igreja, aberta, funcionando, levando a Palavra de Deus a outras almas que, como as nossas, reconhecem e respeitam o valor que Deus possui em suas vidas.

Se você ler os capítulos de Êxodo de 25 a 31 descobrirá que Deus entregou a Moisés instruções precisas: Deus deu as medidas de tudo o que deveria haver dentro de sua casa, como deveriam ser criados e organizados, como o templo deveria ser construído com todas as medidas corretas: altura, largura e cumprimento.

Pela leitura, reconhecemos um Deus organizado. Um Deus que, inclusive, se preocupa com o ambiente de seu lar. Deus criou dois perfumes: um azeite para ungir e incenso para queimar.

Quando você vai à casa de alguém não repara na disposição dos móveis, no cheiro do ambiente, na organização? Pois bem, o SENHOR nosso Deus também preza pela organização.
As coisas cheiram bem se são bem cuidadas, bem organizadas. Se ficamos muito tempo em um ambiente organizado e que cheira bem, nós passamos a exalar o cheiro desse ambiente.

O azeite na casa do SENHOR impregnava o ambiente. O incenso também rescindia no mais interior de sua casa. Moisés e Arão se sentiam bem. A casa de Deus deve ter essa conotação em nossas vidas. Deve ser um lugar agradável, um lugar onde gostamos de estar, que ansiamos em reencontrar a cada semana.

Fazer expiação por nossas almas é lembrar de nós a cada instante. É a isso que Deus se compromete se nos comprometemos a prezar o lugar de Sua habitação. Deus está no meio de nós através de igreja. Ali é sua casa, seu local de habitação.

Lembrar disso deveria nos fazer ter mais compromisso com o local que freqüentamos. É um ambiente que pertence a Deus. Também é nossa responsabilidade individual preservá-lo, mantê-lo.

Reflexão

Essa semana pergunte a si mesmo: O que tenho feito para manter a casa de Deus como um ambiente saudável para outras pessoas? Tenho trabalhado para que Deus possa fazer expiação por minha vida??



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial