O que há de interessante neste dia

quinta-feira, junho 24, 2004

Sobre Disciplina

Dia desses, sai com minha irmã em um sábado para ajudá-la a comprar algumas
coisas para sua casa, que estava em reformas. Também resolvi procurar por algo
que faltava para o banheiro de casa. Nos colocamos a caminho até uma loja de
materiais de construção das proximidades. Já havíamos passado por uma delas e
nos dirigíamos a outra quando minha irmã tocou em um assunto interessante.

- Não sei por que cada um acha que deve agir desse ou daquele modo. Não concordo
com isto. Não entendo porque as pessoas gostam de ditar como temos que ser e como
temos que agir. Afinal, por que uns permitem que as pessoas se vistam como bem
entendem e outras não???

Tentei retirar as dúvidas de minha irmã como pude. A questão tem a ver com o cresci-
mento espiritual de cada um e com a disciplina que cada igreja admoesta a seus mem-
bros.

- Ora, as pessoas são diferentes. Uma igreja usa uma coisa chamada disciplina para que
as pessoas possam andar mais na presença de Deus. A disciplina é utilizada para que as
pessoas tenham normas de conduta. E por que as pessoas precisam ter normas de conduta?
Ora, sabemos que pecado é tudo aquilo que fere a Deus. Se eu percebo que o que faço é
pecado, tenho que evitar fazer isto. Por isto algumas igrejas dizem às mulheres para
usarem saias largas. Porque algumas mulheres que são membros desta igreja podem se tor-
nar indecorosas se se vestirem de modo inadequado, exalando um ar de sensualidade que
pode conduzir irmãos a terem pensamentos pecaminosos com cada uma delas, ou elas mesmas
pecarem imaginando estas coisas.

Prossegui tentando me fazer entender melhor.

- As igrejas são diferentes no quesito disciplina. Cada uma aplica a sua. Elas tentam co-
nhecer quem são seus membros. O que os fazem pecar. O que deve ser evitado para que a sua
comunhão com Deus aumente mais e mais a cada dia. Para uma igrejas algo pode ser permitido,
para outras não. Somos pessoas diferentes. Temos dons diferentes. Devemos evitar errar o
alvo de Deus, porque errar o alvo de Deus é pecado. Por isso, disciplina na vida de um
cristão é importante. Por exemplo, na minha igreja os jovens podem se vestir como quiserem.
Por causa desta liberdade, outras igrejas nos taxam de sermos libertinos, de sermos por de-
mais permissivos. A disciplina que aplicamos na igreja tem um outro sentido, algumas vezes.
O grupo de casais do qual faço parte gosta de jogar bola. Algumas vezes, o pastor nos libera
o campo para o futebol. Mas, com o passar do tempo, alguns irmãos começam a chamar palavrão,
começam a se comportar de maneira inadequada. O futebol visa promover entretenimento e comu-
nhão entre irmãos, para que eles passem a se conhecer melhor, a viver em família. Quando isto
acontece, o futebol já não é uma coisa boa. Daí o pastor diz que é melhor parar, porque não
está promovendo o crescimento espiritual de ninguém nem o fim desejado.


- É por isto que disciplina é importante. A disciplina nos ajuda a evitar o pecado. Devemos
acertar o alvo que Deus deseja. Minha bermuda jeans pode ser bem aceita na minha igreja. Mas
se me dirigisse a uma outra igreja desta cidade, diferente da minha, e entrasse porta aden-
tro com minha bermuda, eu poderia causar escândalo entre os membros e até fazer o pastor me
olhar com a cara amarrada. A liberdade que temos é diante de Deus. A disciplina nos ensina
a usar esta liberdade para nosso crescimento espiritual e o do nosso próximo.


E onde nós podemos aprender sobre disciplina?


Na fonte de alimento constante que Deus nos entregou. A Bíblia.




By
MLM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial