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quarta-feira, novembro 30, 2005

ESCOLA DOMINICAL - III

Amizade

Confiança, amor, fidelidade – entre amigos.

Revista Eclezio – pastores gays. Um tema polêmico foi abordado pela revista recentemente, defendendo pastores homossexuais na igreja, e organizando versículos na Bíblia, se referindo ao assunto.

Quanto a este tema, um dos textos mais empregados pelos homossexuais é a relação entre Jônatas e Davi, falando da amizade entre os dois.

‘E a sua alma se apegou a alma de Jônatas’ – Isto se refere a amizade entre os dois.

Se a criança for menina, o pai não chega nem perto.

Homossexualismo – É anti-bíblico. Deus condenou Sodoma e Gomorra. Queriam manter relações sexuais com os anjos de Deus. Leia Romanos 1:22-32.


Você pode ter crianças com esta tendência, mas pode quebrá-la.

Por que crianças não contam aos pais quando sofrem atos danosos, como assédio sexual, agressões de qualquer tipo??

Resposta – Porque se trata de um ato de horror. Para a maioria das crianças, contar é reviver, é remachucar, retrabalhar o ato. A criança se omite.

Ensino sexual – não é tratado aqui. A professora deixa o motivo bem claro: o ato da aprendizagem do sexo é natural. A criança vai aprendê-lo no decorrer de sua vida. Está fora, porque é natural.
Não se pode tratar deste assunto, porque as crianças evoluem de maneira diferente. São almas diferentes, maturidades alcançadas de modos diferentes. A tudo isto a criança esta exposta. Uma criança é uma caixa de surpresas.

Pergunta de criança:
‘Jesus era Deus. Jesus era judeu. Então, Deus é só judeu?’

Por quê? – Você deve tentar descobrir, sempre, por que a criança pergunta as coisas. No caso, a história que a criança ouviu mostrava Jesus se submentendo às leis judaicas, e dizia que ele era judeu e se submeteu a seus preceitos.


O que é pecado?

Regras quebradas ou um ato de separação de Deus?

Resposta – O mais acertado seria dizer que Pecado é errar o alvo de Deus.

Em nenhum momento foi dito que pecado era quebrar um regra.

Pecado nem sempre é quebrar uma regra. Pecado é quando eu erro o caminho que Deus traçou.

Exemplo – Daniel quebrou uma legislação babilônica, ao não se ajoelhar diante de imagens, o que a lei determinava. No caso, aqui, ele quebrou a regra que diz que devemos nos subtemeter às leis do lugar em que nos estabelecemos. Mas ele não quebrou um princípio de Deus, ligado a adoração judaica. Deus é Deus, não existe outro além Dele.


Existem coisas que a Bíblia não diz se é certo ou errado.


Risco de impor regras – No momento em que não há uma regra, eu transgrido.
Falta o princípio para não quebrar a regra
.

Exemplo:

Roupas – seja decente; que você ao vestir não ofenda o outro; e não sirva de pedra de tropeço ao outro.

A Bíblia diz: Procurai a Deus e o crescimento espiritual de seu próximo.

Quando uma mulher põe uma roupa chamativa, quebra dois princípios: o crescimento espiritual do irmão, que a desejará, e portanto pecará com pensamentos a respeito dela, e o pecado de se afastar de Deus.

Como a aprendizagem pode ser melhorada?

Resposta – Não se põe regras. Mostram-se os princípios. Não importa onde esteja, ele vai sempre cumprir o valor.

Nós fomos educados com regras. Nos auto-policiamos.

É o princípio que prevalece, não as regras.

“Roupa é questão de gosto. O problema que seja de quem olhe.”

Tem uma pessoa ali na esquina que gosta de matar. Ele vai dizer que gosta de matar,e o problema é de quem morre.

O princípio nos dois casos, é o mesmo.



Se você se cala, torna-se cumplíce.

Êxodo 23

‘Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para não te tornares testemunha falsa.’

Muitos dizem: “Como não admito algo? Corto. Mas isto é ser grosseiro. Então a Bíblia é grossa...”

‘Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito.’

Daniel era a minoria, e não se ajoelhou perante ídolos. Temos a tendência de seguir a maioria.

‘A voz do povo é a voz de Deus’ – isto é anti-bíblico!!! A maioria não é o que prevalece.

Isto é um exemplo de firmeza de caráter.

‘Nem com o pobre serás parcial na sua demanda.
Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho reconduzirás.
Se vires prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo.’

Teatro em sala (com dois integrantes da sala de aula):

Dois rapazes discutem entre si. Todos vêem a cena. Um, diz não ter o celular. E esconde atrás de si. O outro afirma que ele tomou-lhe o celular. A professora se põe entre os dois. Ela pergunta se o outro tem o celular, e ele diz que não, mas mente. E ele insiste em dizer que não o tem. Não o tem. E não o tem... : ) : )

Você já viu crianças fazendo isto, certo??

Com os maiores, a reconciliação funciona??

A partir dos 6 anos, a tática pode não mais funcionar...
“Não abraço! Não abraço! Não abraço!!!” A criança olha para todos os lados, mas não para a outra criança.

Outros, batem o pé e gritam: “Não aceito, não aceito e não aceito!!” A ação é idêntica...

Há filhos que você pode colocar de castigo ajoelhado. Ele ficará ajoelhado lá o dia inteiro e a noite toda e não dirá nada!!! É obstinado. A tática a aplicar deverá ser outra.


Como o aluno aprende?

Resposta: Ele aprende através das suas experiências.


Conversando com outras crianças; brincando; vendo um filme; Tem coisa que a criança aprende naturalmente. Sexo é uma delas...

Se a criança tiver o princípio de que falar a verdade é o único meio de ter confiança, falará a verdade.

“Não devo mentir, porque preciso que outras pessoas acreditem na minha pessoa.”

É comum as crianças mentirem em uma briga.

“Eu gostaria que vocês dissessem a verdade; é errado bater; se eu não te bater e você mentir, perderá mais. Se você falar a verdade, eu não te batendo, ganhará mais. Terá o meu respeito e a minha confiança.”

Para crianças – ensine-as a falar a verdade. Dizer a verdade.

Existe algo entre crianças que nós devemos tomar muito cuidado. O ato entre a agressão e a reação. Muitas vezes elas reagem de maneira a dar uma resposta a um ato que nós já causamos antes...

‘Colega não é saco de pancada e você não é mãe do mundo...’- frase de educador para mãe de criança, que bateu em outra...

Devemos respeitar o próximo como a nós mesmos.


Domínio próprio – É o princípio da não-reação. ‘Se alguém te forçar a caminhar uma milha, vai com ele duas...’

Devemos nos dominar, sempre. E ensinar isto as crianças.

Você tem que se auto-controlar.


Qual são as melhores experiências para o aluno?

Resposta – Nenhuma experiência é a melhor.

A experiência parece demonstrar que somente as experiências diretas são realmente boas.

Resposta de uma mãe a um filho, que bateu em um colega: ‘Meu filho, você bateu nele. Isto é natural no ser humano. Mas a Bíblia nos ensina que devemos ter domínio próprio, por isto você será castigado...’



Pergunta de criança:

‘É verdade que quando chove é Jesus que chora?’

‘Porque Jesus chora tanto?‘

No Amazonas, deve chorar pra caramba...

Por que a criança perguntou isto: Sua tia chamou-a para comer. Ele se recusou. Foi comer com medo da chuva. A tia contou-lhe uma historinha falando de que ele foi desobediente, e chovia porque Jesus estava chorando, porque ele fez algo errado.

Não se deve ensinar uma criança assim, com fenômenos da natureza. Porque, quando ele crescer, e aprender com os estudos sobre o fenômeno, saberá que a tia mentiu, e se afastará de Deus.

Diga a verdade: A desobediência é um ato que desagrada a Deus. Todas as vezes que desobedeço, desgradado a Deus. Quando peco, firo a Jesus. Mas Ele nos perdoa, porque se sacrificou por nós.

Explique o fenômeno natural. E que toda vez que você desobedece uma autoridade, desobedece um princípio de Deus.

A tia da criança, no caso, estava ensinando um temor – se você desobedecer, há uma consequência. A criança passará a ter medo de chuva.

A professora falou de patrões e empregados desobedientes. Deu exemplo de empregados que nunca obedecem seus patrões, dizendo que eles são assim porque se formaram desde criança nesta condição, sendo desobedientes, não respeitando a autoridade que os digiria. Nada a respeito lhes foi ensinado.




Livros para ajudar na edução de crianças em desenvolvimento:

Limites para os Filhos. (infelizmente, ela não lembrava os autores ou autor da obra...)



A paz de Cristo.

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