O que há de interessante neste dia

sábado, dezembro 03, 2005

ESCOLA DOMINICAL - VI

Esta é a última aula do curso de Seminários da disciplina EBD.
Após esta aula, segue-se uma prova de tudo o que foi apresentado. A seguir, caso você confirme que deseja fazer parte do ministério, inicia o programa de estágios na EBD (à noite ou pela manhã).
As anotações foram colhidas durante a aula, e espero que possam servir de referência para seus estudos para o ministério.
Brevemente, os links estarão disponívieis para visualização rápida na página principal.

Abraço em Cristo.



DISCIPLINA

Canção.

Alô? Alô?
Aqui estamos nós
Alô? Alô?
Pra ouvir de Cristo a vós
Quietinhos vamos ficar
(..)
E a Bíblia estudar.


‘O SENHOR está em seu santo templo. Cale-se diante dele.’ – Na Bíblia.


Devemos fazer com que percebam que a Palavra de Deus é um momento em que se deve calar e ouvir. -> Ensinar isto é muito difícil.



LIVROS:

Sem Padecer no Paraíso sob a Tirania dos Filhos

Limite sem Travessuras

A Professora não citou os autores.


Construtivismo – Foi muito utilizado em certa década nos Estados Unidos (Modismo). E está sendo utilizado em alguns lugares agora no Brasil. Trata-se de deixar a criança fazer as coisas sozinha. Ela quebra alguma coisa. Deixa-se a criança à vontade, até que ela resolva consertar o que quebrou. A professora deu um exemplo dizendo que isto não é bem por aí, porque se fosse, o mundo hoje estaria melhor e não pior.


Alguns pais dizem:

É caro! -> Justamente porque Satanás não quer que você invista, compre. (Se a coisa é Modismo...)

Filhos – São nossos. A vida deles é cobrada dos pais.

Desenhos animados – Assista primeiro. Antes de liberar para seus filhos. Brincamos com mensagens, mas elas existem. Estão em músicas, em frases. E Existem. Devemos prestar atenção naquilo que é aconselhável para o crescimento de nossas crianças, ou não.

Você não deve permitir que certas coisas entrem em sua casa. A casa é minha. Entra o que eu quero. Se você pegasse seus discos evangélicose fosse a outra casa, a pessoa permitiria? Então, da mesma forma, se ela se ofende com isto, não permita que ela traga algo do mundo para a sua casa. Se você não permite.

Exemplo: A professora tem um amigo que não vai a sua casa, porque diz que ela não tem bebida. Ela não tem bebida e não a compra para satisfazê-lo, porque pensa na educação de seus filhos. Se ele for à casa dela, ela não permitirá que ele entre com bebida.

Se você vem a minha casa, não tem bebida. Se vou à sua casa, tem bebida e eu não digo nada. Não posso me impor na sua casa. Devemos preservar o nosso lado.

As crianças falam muita coisa porque escutam falar...


Disciplina – É em primeiro plano sua. Depois do aluno.

Se entro na sala de aula, não sei como começar a aula, o que ensinar, as coisas acontecem rápido. Um já bateu no outro, já subiu na mesa...



CRIANÇAS DA ESCOLA DOMINICAL

São crianças que muitos não são filhos ou filhas de membros, muitos são trazidos por amigos, e outras trazem os pais...



Gato – A criança faz uma coisa e ela nunca aparece; e outro toma na cabeça. Você tira uma criança da sala e as coisas continuam acontecendo.


‘Eu sei que é você e vou te pegar; o outro é burro de ir na sua corda, mas sei que foi você.’ – Esse é o pior, o pernicioso; a professora deu um exemplo de um garoto que levou um ano todo para o pegar... e retirou da sala.


Cinco minutos do lado de fora - Às vezes, é suficiente para voltar comportado. Porque eles não gostam de ser separados.

Repreensões

Dando aula e olhando bem sério para chamar a atenção. Às vezes, nem olhando, nem falando eles se tocam.

Está na maior bagunça, nem presta atenção. Aí a professora pergunta: “Sim, o que você acha disto?” Para os maiores é a morte, porque pagam mico...

Chamar pelo nome – assimilar a voz e o rosto. Olhar em linha reta.


“Mas nem tava falando!” – Ele estava abrindo a boca e vai dizer que não falou. Depois dos 13 anos, o cinimos impera.

Diz-se que, nesta idade, é como se a criança voltasse aquela fase em que você diz: “Menino, não põe o dedo na tomada!” E ele põe...


Crianças que ajudam na ESCOLA DOMINICAL – O pior castigo para elas é não participar, se fazem algo errado. ‘Você não vai ajudar hoje. Vá assistir o culto” -> e fica sentado no culto à noite; para eles é o castigo mais cruel.




CONCEITO DE DISCIPLINA


1. Luiz Antonio Sacconi, autor do minidicionário da Língua Portuguesa, define como “treinamento da mente para desenvolver o autocontrole, o caráter, a eficiência e o senso de obediência e de hierarquia. Resultado desse treinamento: aucontrole.”

2. Bill Gothard, fundador do Basic Youth Conflicts Seminar (Curso Conflitos da Vida), diz que disciplina ou domínio próprio é “obediência instantânea às primeiras sugestões do Espírito Santo” (Gl 5:22-25)

3. Elizabeth Elliot, viúva de Jim Elliot, morto pelos índios Aucas no Equador, nos anos 50, autora de Discipline, The Glad Surrender, diz que “é a soma de dependência, responsabilidade e obediência; é a resposta integral do crente a Deus; é um sim de todo coração à Sua chamada; é colocar-se à Sua disposição para ouvir e dizer sim a qualquer coisa que Ele pedir.” É reconhecer e aceitar o domínio de Deus nas nossas vidas, dizendo sim.

4. Gordon MacDonald, presidente da Inter-Varsity Christian Fellowship, autor de Ponha Ordem no seu Mundo Interior (Editora Betânia), afirma: “Estou descobrindo lenta e às vezes penosamente, que colocar em ordem esse mundo interior onde Cristo quer viver é uma tarefa para a vida toda, e é uma luta diária. Existe algo aqui dentro – que a Bíblia chama de pecado – que opõe resistência à presença dele e à ordem que resulta dessa presença. Esse algo prefere a desordem, dentro da qual se podem ocultar intenções e valores errados, os quais podem ser chamados à superfície nos momentos em que nos achamos desatentos.”













1 – Disciplina Pessoal


1. No Espírito

O propósito do Homem – Is 43:7 – Ef 1:12
O Desejo de Deus - Rm 8:29

Se o homem erra o alvo, é porque não está obedecendo ao alvo de Deus.


a) Palavra de Deus – 2 Tm 3:16,17; Sl 1:2; 119:47,97; Js 1:8
“Disciplina no encontro com Deus, nos faz adquirir mais amor por Ele e Sua palavra”.


b) Oração – Tg 5:16; 1 Ts 5:17
Levar a vida com Deus à sério – Mt 15:18; Lm 2:19 Sl 66:18
Ser específico – Tg 4:3

Observar a vontade de Deus – Mt 26:39

Crente Macaco – Só vive de Igreja em Igreja
Crente Seis Horas - ‘Cês ora por mim? Cês ora por mim?
Crente Pena – Qualquer vento da vida o leva
Crente Boi – O boi rumina; mastiga, mastiga, até tirar a essência da Palavra de Deus.

Seja um Crente Boi!!!

Seja específico na sua Oração -> Quantas vezes você já não encontrou gente dizendo: “Vamos orar pela vontade de Deus.” Grande coisa! Vou orar primeiro para que você saiba o que você quer...

‘SENHOR, tenho aqui hoje o Joaquim na minha aula. Faça com que ele se comporte!!” -> Seja específico.

c) Obediência

Ensinar a criança – ‘Paizinho, obrigado pelo sol, pela chuva (misericórdia, sem usar a palavra...)

2. No Corpo

a) Templo do Espírito Santo - 1 Co 6:19,20
b) Glorificar a Deus – 1 Co 10:31; Hb 12:14; 1 Pe 1:16
c) Vencer Maus Hábitos – Dn 1:8; 1 Co 6:13b; 2 Co 10:5; 1 Tm 2:9
Refeição – Jejum
Descanso
Exercício
Vestuário
Vida Sexual


Descanso – para alguns evangélicos, é um grande problema. Muitos, são realmente verdadeiras formiguinhas. Não conseguem ficar parados. A professora deu o exemplo dela mesma. Posso dar o meu também; é muito difícil conseguir ficar deitado em uma cama sem fazer nada;

A vida sexual entre você e sua esposa é sua. A Bíblia não diz que sexo é pecado. A Bíblia diz que é pecado sexo fora do casamento.

O vestuário interfere até em você como pessoa.

Nosso corpo é o tempo do Espírito Santo – use roupas adequadas. “O futuro de vocês será esta largura e esta profundidade” -> a cena é a barriga para baixo, enorme, e a bunda para trás, também enorme...

Hoje, a sexualidade começa aos 08 anos.










3. Tempo – Ef 5:16

a) Sintomas de desorganização (Gordon MacDonald)

· Minha escrivaninha, minha mesa, minha pia na cozinha, meu armário ou qualquer que seja o local onde trabalho, está sempre cheio de papéis e coisas avulsas
· Meu carro está sujo por dentro e fora e não tenho feito manutenção regularmente
· Começo a sentir um declínio em minha imagem pessoal
· Começo a ter uma série de compromissos esquecidos ou desmarcados na última hora, esqueço-me de retornar as ligações telefônicas, ultrapasso o último prazo para pagar as contas ou entregar tarefas
· Começo a investir minhas energias em tarefas aborrecidas, para ter a sensação de ter feito algo, mas adio decisões importantes
· Pessoas desorganizadas sabem que seu trabalho é de baixa qualidade; por isso não gostam de receber elogios

Quantas vezes o patrão não pede a seu empregado o trabalho que ele deveria fazer. Quando ele o procura, perguntando pelo trabalho do dia, não feito, o empregado diz que estava fazendo uma outra coisa o dia inteiro, que nada tinha a ver com o trabalho que deveria ter feito... Isto é um sintoma de desorganização. A pessoa tinha uma lista de tarefas diárias para cumprir e, em vez de cumpri-la, passou seu dia desperdiçando seu tempo com algo aborrecido...


· Crentes desorganizados raramente mantém um bom nível de comunhão com Deus
· A qualidade das relações pessoais começa a cair. Não tenho tempo para conversas significativas com meus entes queridos, fico irritado porque não quero que outros notem que não fiz algo
· Em suma, quando somos desorganizados, não gostamos de nós mesmos, não gostamos do serviço que fazemos, nem de outras coisas que fazem parte de nosso mundo.






b) Leis sobre o Descontrole – Desperdício do tempo

Lei No. 1 – Quando não controlo o tempo, tenho a tendência de aplicá-lo em áreas nas quais sou mais deficiente. Ou seja: em vez de fazer aquilo em que sou bom, gasto tempo e energia fazendo coisas que outros poderiam fazer se eu lhes delegasse e lhes desse uma chance para me ajudarem

Lei No. 2 – Quando não controlo o tempo, posso deixar que as pessoas mais dominadoras do meu círculo de amizades assumam o controle dele. Ou seja, já que eu não tenho agenda para organizar o uso do meu tempo, estou à mercê de pessoas mais dominadoras que me impõem suas prioridades.

Lei No. 3 – Quando não controlo o tempo, perco-o para todas as emergências. Ou seja, como disse Charles Hummel: “Somos governados pela tirania do urgente”. Frequentemente estamos cercados por eventos que berram por nossa imediata atenção.

Lei No. 4 – Quando não controlo o tempo, acabo aplicando-o em atividades que buscam o reconhecimento público. Ou seja, geralmente empregamos nosso tempo não agendando em coisas que nos trazem os mais imediatos e grandes elogios.


c) O Exemplo de Jesus

Alvos – Sua missão

Limites – Seus direitos como Filho: observou limites, mas sempre achou tempo para ficar na presença de Seu Pai antes de todas as grandes decisões. “Agendar” tempo com Deus é imprescindível para receber sabedoria e força.

Prioridade – treinar os doze.

Jesus podia dizer um NÃO bem firme, se a solicitação de tempo não combinasse com Sua missão, não estivesse dentro dos Seus limites ou não cooperasse no treinamente dos Seus apóstolos.

FILHOS – São prioridade.

Exemplo:


A criança fez algo errado. A professora pergunta:

“O que você fez?” A criança fica calada.

“O que você fez, meu anjo?” Séria e calada.

“Eu posso fazer o mesmo com você?”

A criança berra e diz: “Você não vai me morder,vai, tia?”


Possessão:

Geralmente, a professora não diz estas coisas. Mais eis um dos fatos que presenciou. Ela estava com outros trabalhando em uma comunidade pobre e se ausentou por momentos. Quanto retornou à escola, o circo estava montando. Uma das crianças sumira. Os professores são treinados para não causar situações de alarme, e permaneciam todos em seus postos, em oração constante. Somos treinados para não divulgar. Orar e esperar em Deus. Quando a professora perguntou pelo garoto, o irmão que estava na porta foi lançado longe. A criança, bem pequena, empurrou a porta com uma força enorme, e correu para fora, rumo a BR que ficava na frente da escola. A professora, apesar de pequena, correu em seu encalço e conseguiu alcançá-lo. Agarrou-o e se pôs a orar. Por fim, cansou-se e passou-o a outro irmão, maior, para que este a segurasse.

A professora disse que o rapaz que segurava o garoto pequeno era enorme. Mas que ele teve dores no corpo devido as esforço que fez para segurar o garoto, no dia seguinte.
Ele era filho de pais que lidavam com macumba. E parece ter sido oferecido em algo.

A criança se converteu. Tempos mais tarde, o fato ajudou os irmãos a ganhar uma escola na comunidade, quando pediram um local para novo trabalho. A diretora ficou muito feliz ao saber que eles haviam cuidado do garoto, e cedeu o local sem problemas.



“Eu ajudei galhos quebrados a cair por descuido...” Frase dita na sala.


“MÃE É BICHO BESTA!” – A mãe cai na conversa do filho. Fica até tarde na mesa, fazendo a tarefa dele. Está ensinando o filho a ser irresponsável...
Mais fácil é fazê-lo assumir a responsabilidade – “Diga a professora que você brincou até tarde e não fez a tarefa. Isto ensina-os que a responsabilidade das tarefas é deles.




Para Refletir
Gordon MacDonald, Ponha Ordem no seu Mundo Interior – Ed. Betânia


1. O Seu mundo interior só estará em ordem quando você estiver firmemente convencido de que o mundo interior, espiritual, deve reger o exterior, o da atividade

2. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque não tenho receio de ficar na presença de Cristo sozinho, em silêncio

3. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque comecei a praticar a disciplina de ver as pessoas e acontecimentos através da perspectiva de Cristo, para que minhas orações sejam o reflexo do meu desejo de estar em harmonia com as promessas e os propósitos do Senhor para tudo

4. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque absorvo os ensinos de Cristo e esses se refletem em minhas ações e atitudes

5. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque entendo que sou mordomo de Cristo e não o dono de meus objetivos, de minha função na vida e de minha identidade

6. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque já tomei a firme deliberação de encarar o tempo com uma dádiva de Deus, que merece ser aplicado com critério

7. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque já comecei a reparar os problemas de desperdício de tempo e a aplicar minhas horas mais produtivas de acordo com minhas habilidades, minhas limitações e prioridades



A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial