O que há de interessante neste dia

quarta-feira, dezembro 14, 2005

O QUE É A VERDADE?

Estais pois firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade,
e vestida a couraça da justiça. Efésios 6:14

Considere algumas das respostas possíveis para a pergunta feita acima:

1) A verdade é lógica
2) A verdade é o que funciona
3) A verdade é relativa
4) A verdade é o que se pode observar
5) A verdade é o que a minha religião ou meu sacerdote me diz

Pode-se talvez ainda acrescentar a esta lista que a verdade é entendimento com a ausência de conflitos. Aquilo que você consegue discernir e executar sem sofrer qualquer tipo de intervenção externa.



Mas qual o conceito bíblico de verdade?

Deus é a verdade

De sorte que aquele que se bendisse na terra será bendito no
Deus da verdade; e aquele que jura na terra, jurará pelo Deus
da verdade; porque já estão esquecidas as angústias passadas,
e estão encobertas diante dos meus olhos. Isaías 65:16

O caminho de Deus é a verdade

Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem
ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos. Salmo 43:3

A palavra de Deus é a verdade

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17


Jesus é a verdade

Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém
vem ao Pai senão por mim. João 14:6


A vida cristã não é só um conceito, uma posição filosófica ou uma declaração racional e lógica.

Para o cristão, a verdade é uma Pessoa: Jesus Cristo, em quem é revelada "toda a plenitude de Deus" (Efésios 3:19) e da Sua verdade.

A verdade que existe em Jesus é uma verdade salvadora, redentora: requer a morte para o pecado e a vida de justiça, integridade moral, coerência espiritual e fidelidade às expectativas de Deus em todas as relações.

A verdade não envolve só o que cremos, mas também o que fazemos. Amar a Deus é importante, mas tenho que aprender a amar o meu próximo e aceitá-lo como ele é.

Um compromisso com Cristo pode armar a cada um de nós com a verdade em um mundo de pecado e de engano. Satanás é muito hábil em mascarar verdades em meio a mentiras. E esta mescla de mentiras e verdades pode nos confundir e nos afastar de Deus.

(...)

Como você responderia à pergunta: O que é a verdade? O que o conhecimento da verdade pode fazer por você?

Estudos da Escola Sabatina - 2005 - p. 88

A paz de Cristo.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial