O que há de interessante neste dia

segunda-feira, agosto 20, 2007

UM CORAÇÃO MAL E OBSTINADO

Eis que amanhã por este tempo farei chover saraiva mui grave, qual nunca houve no Egito, desde o dia em que foi fundado até agora.

Agora, pois, envia, recolhe o teu gado, e tudo o que tens no campo;
todo o homem e animal, que for achado no campo, e não for recolhido à casa, a saraiva cairá sobre eles, e morrerão. Êxodo 9: 18-19

O quanto um coração ruim pode ser irredutível?

O quanto um homem pode ser orgulhoso??

Vejamos por um momento as pragas que o SENHOR fez cair sobre o Egito.

A primeira delas foi transformar água em sangue. Todos os peixes morreram (Êxodo 7:14-25).

A segunda trouxe rãs sobre todo o Egito (Êxodo 8:1-15). E aqui conhecemos um pouco o coração mau de Faraó. Se você têm sobre si uma praga por que fazer esperar até o dia seguinte para que as mesmas sejam removidas?? (Êxodo 8:10)

Faraó fez seu povo sofrer até o dia seguinte. Ele tinha poder. Seu país era riquíssimo, havia ouro, prata, animais, enormes colheitas e muito peixe.

Os peixes de foram. Em seguida, o mau cheiro tomou conta de todo o Egito, porque as rãs morreram mas ficaram sobre a terra (Êxodo 8:14). Nesse altura dos acontecimentos, todos os estrageiros com certeza começaram a abandonar o Egito. Não haviam mais peixes, e o Nilo começou a ser abandonado. O mau cheiro das ruas perdurou por um bom tempo, afastando as pessoas de suas casas e da próprio país.

A riqueza do Egito começou a ser deteriorada.

A terceira praga atacou as pessoas, mas as moscas fizeram estragos. E a morte dos animais foi mais um forte golpe sobre a economia egípcia (Êxodo 9:1-5). Não haveria mais leite, nem animais para arar a terra, cuidar do plantio.

Faraó em sua obstinação estava deixando sua nação mais e mais pobre.

O SENHOR mais uma vez fere a nação em seguida, enviando tumores sobre
seus corpos (Êxodo 9:8-10).

Vejam que Deus varia as pragas do povo para a terra do Egito. A esta altura, uma pessoa mais misericordiosa e sensata temeria por seu povo. Mas Faraó não queria perder seus status diante de Moisés.

E eis que vieram as pedras e uma advertência de Deus: "recolhe o teu gado".

A notícia deixou em alarme todos os conselheiros de Faraó que já temiam e muito a Moisés e ao SENHOR (Êxodo 9:20). A preocupação com os animais por boa parte dos conselheiros foi enorme. Porém, eles não viram o detalhe mencionado a seguir:

(O linho e a cevada foram destruídos, pois a cevada já havia amadurecido e o linho estava em flor. Todavia, o trigo e o centeio nada sofreram, pois só amadurecem mais tarde). Êxodo 9:31-32 NVI

O Egito não teria mais linho para roupas e alimentos. Não teria mais bebida fermentada sendo feita sobre o Egito. Tudo isso teria que ser importado, bem como animais, bem como peixes.

A situação econômica do Egito para o futuro era péssima. Tudo o que havia fora destruído. Haveria falta de leite, falta de roupas, falta de bebida.

Mas Faráo tinha um país rico e podia comprar tudo isso fora do Egito.

Já os donos de fazendas, animais, os pescadores egípcios estavam em maus lençóis. Vejam o quanto a abstinação pode custar caro a outras vidas. Todos os conselheiros, após a praga das pedras, se dirigiram a Faraó e pediram medidas contra Moisés e a saída
dos escravos (Êxodo 10:7). Contudo, Faraó não deu ouvidos a seus conselheiros.


E os gafanhotos destruíram todo o trigo e todo centeio (Êxodo 10:12-20).

Agora, não haveria pão e nem mesmo alimento para que o Egito sobrevivesse. A economia da terra fora toda destruída.

A praga das trevas era até menor que a perda de toda a economia. Mas o estado de trevas nem sequer sensibilizou o coração negro de Faraó (Êxodo 10:21-29).

Porém, há pessoas que com dinheiro conseguem comprar de tudo. Imaginem uma super-potência como os Estados Unidos atingida por uma praga agrícola. Tendo-se dinheiro, é possível trazer tudo de fora.

Enquanto há vida, como dizem alguns, há esperança.

Os egípcios em sua cultura davam muito valor à vida. Tinham deuses para tudo: deuses para a agricultura, deuses para a morte e deuses para a vida. A maior riqueza da cultura egípcia era possuir uma vida neste mundo. Seus vários deuses davam sentido de que a vida nesse mundo era importante, prazerosa, boa. E os egípcios esperavam e ansiavam viver após sua morte.

A morte neste mundo era algo horrendo para uma cultura como a dos egípcios. O sentido espiritual de todas as suas crenças e deuses tinham relação com a morte.

Deus, por fim, mata o primeiro filho de cada homem e cada animal!!!

Vejam que as Escrituras nesse ponto são claras em afirmar: morreu o primeiro filho de cada homem e de cada animal (Êxodo 12:29-30).

Sem vida, o que pode fazer o homem?

O clamor fez-se subir em todo o Egito. A morte feria as crenças egípcias de um modo ímpar e os escravos foram expulsos levando consigo todo ouro, prata e roupas que
haviam (Êxodo 12:35).
Um coração osbtinado perde tudo o que tem. Perde inclusive tudo o que julga possuir.
De que vale a terra se ela não produz por um ano?
De que valem os animais se todos eles morrem?
De que vale a roupa se não há comida?
De que vale a vida diante da morte??
O SENHOR fez isto um ÚNICA vez. Toda uma nação foi destruída diante daqueles que Deus escolheu. Hoje, temos um EXEMPLO deixado a muitos e muitos séculos atrás do mal que pode causar um coração obstinado.
Agradeçamos hoje a Deus por termos o necessário em nossas vidas.
A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial