O que há de interessante neste dia

segunda-feira, agosto 13, 2007

A LEI MORAL DE DEUS


Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos,
nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Isaias 55:8


Conforme o livro de Êxodo 20:1-17


-> Amarás o SENHOR, o teu Deus, acima de todas as coisas
-> Não farás para ti imagens de nenhuma coisa que exista debaixo dos céus nem acima da terra. Não te prostrarás a estas imagens, nem a elas prestarás qualquer forma de culto
-> Honrarás a teu pai e a tua mãe durante todos os dias de tua vida na terra, para que vá bem em tudo que fizeres e para que vivas muito tempo na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá
-> Guardarás o sábado do SENHOR como um dia santo.Trabalharás seis dias e no sétimo dia, descansarás, porque em seis dias, o SENHOR, o teu Deus, criou os céus e tudo o que há na terra, e no sétimo dia descansou. Não farás nenhum trabalho no sétimo dia, nem tu, nem teus filhos, nem teus servos, nem nenhum dos animais que possuires. Também guardarás os dias santos, os dias das festas instituídas pelo SENHOR, oteu Deus.
-> Não roubarás
-> Não matarás
-> Não adulterarás. Não te deitarás com a tua cunhada, com alguém que seja da tua família, tua irmã, tua mãe; não te deitarás com nenhuma mulher parenta de tua esposa; não te deitarás com outro homem sendo tu um homem; não te deitarás com outra mulher sendo tu uma mulher; honrarás a teu casamento, porque escrito está: "Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois serão uma só carne" (Gn 2:24)
-> Não levantarás um falso testemunho contra o teu próximo
-> Não cobiçaras as coisas do teu próximo; não cobiçarás sua mulher, sua casa, seus servos, seus animais, nada do que o teu próximo possua

A que toda a lei se resume: Deuteronömio 6:4

-> Ouve, ó Israel!! O SENHOR, o teu Deus, é o único Deus. Amarás, pois, o SENHOR o teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma e de todo o teu entedimento.

E:

-> Amarás ao teu próximo como a ti mesmo

-> O que muitos cristãos são levados a pensar quando se convertem: é fácil cumprir a lei moral de Deus; no Novo testamento, isso é até repetido: é fácil cumprir esta lei moral

-> Os fatos: nenhum ser humano na face da terra, desde que esta lei foi instituída por Deus, entregue por Deus a Moisés, conseguiu cumpri-la à contento, conseguiu em toda a sua vida não "pecar" em nenhum desses princípios. A prova disso é a lei do divórcio, instituída pelo
próprio Moisés e que fere o mandamento de Não adulterarás. Algo simples, que Jesus explicou milhares de anos depois: se você se divorcia, expõe sua ex-esposa ao adultério.


-> Por que ninguém a cumpriu totalmente: Gurdando o zelo de uma lei física e moral, com costumes, todos se entregaram a maldades graves. Foram assassinos, egoístas, julgadores severos, sem misericórdia. O erro principal estava nos corações humanos, que assumiam saber o que Deus desejava, sem humildade. A lei também levou à ira, porque os que não eram
israelitas ficavam de fora e Deus ordenava a Israel que não se misturasse com outros povos. O cuidado de Deus era principalmente com estes princípios morais, para que eles fossem preservados interiormente.


Uma cultura diferente da deles, um povo pagão e mundano, Deus sabia, não se importaria em quebrar qualquer uma dessas leis. Isso levou Israel ao mau do anti-semitismo. Eles se tornaram racistas. Passaram a odiar os povos ao seu derredor. Esqueceram da
esposa de Moisés, Zípora. Esqueceram de Rute e seu exemplo. A lei moral conduziu o povo para o mau, não para o bem esperado. Ainda que poucos conseguissem atingir esse objetivo, socialmente, ela se revelou um fracasso na vida dos israelitas, porque eles obedeciam socialmente muitos de seus princípios, mas pecavam em ter estes princípios gravados em seus corações.

Muito rápido os israelitas esqueciam das coisas de Deus e se entregavam ao pecado.

-> O Objetivo de Deus: Era levar o homem à uma lei espiritual. Essa lei moral deveria ser o início e levar à uma lei espiritual, mas o homem nunca conseguiu alcançar o objetivo traçado. A lei moral da sociedade devia conduzir os israelitas a uma lei espiritual acerca desses princípios e como mantê-los em suas vidas. Porém, nenhum ser humano conseguiu atingir isso em sua vida.


-> Deus resolveu o problema: Jesus foi o ÚNICO HOMEM que cumpriu totalmente esta lei. A única criatura humana, o único ser vivo feito carne que nasceu e morreu e cumpriu essa lei.


O que poucas pessoas de Direito sabem: Esse é o compêndio de leis mais antigo que existe no mundo, e serve de base para todo e qualquer compêndio de direito civil existente em todos os países do mundo. Não há um conjunto de leis mais perfeito para os seres humanos e todo e qualquer grupo social existente em nosso mundo moderno utiliza no mínimo três desses itens para regular seus grupos sociais.

Você vai encontrar muitas pessoas ensinando Direito em salas de aulas que citarão várias e várias origens e algumas inclusive que negam a existência do Direito como proveniente da Bíblia Sagrada. Mas esse é um fato ao qual nenhuma sociedade humana no mundo de hoje pode se abster de negar ou até mesmo sustentar como inverdade.

Essas leis morais regem as vidas de todo e qualquer ser humano em qualquer grupo social no mundo. São a base para todo e qualquer livro de Direito Civil existente e negar esse fato é no mínimo ser ignorante. Contudo, as leis humanas levam as pessoas a defenderem seus pontos de vida e estilos de vida, e elas utilizam qualquer idéia de filosofia para defender o que acreditam ser uma verdade para elas, mesmo baseando-se em mentiras.

O que sabemos de história hoje nos diz que os gregos eram ótimos ladrões: eles roubavam idéias e costumes de outros povos e diziam serem idéias e costumes seus. Fizeram isso com a invenção do alfabeto e outras invenções antigas. Roubar as idéias do Direito da Bíblia Sagrada não seria um mal menor.


Nesta semana, reflita um pouco sobre as leis de Deus. Há um louvor, muito bonito por sinal, que diz: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama".

Que possamos, sem partidarismos, ser fielmente defensores dos princípios de Deus para as nossas vidas. Que tenhamos o cuidado ao falar e dirigir a palavra a alguém. Que nosso tratamento coditidiano de uns para com outros possam refletir tal cuidado. Nenhum de nós sabe realmente se a pessoa A, B ou C está totalmente perdida ou se já está salva. Que possamos fazer como Jesus fez com a prostituta. Calado, ele até o último momento manteve as esperanças para salvar aquele alma.

Deus não tem nenhum prazer na condenação do ímpio, antes deseja que ele se converta.

Pense esta semana nestas leis. Em como torná-las espirituais em seu dia-à-dia. Jesus não revogou nenhum desses princípios, mas confirmou-os como verdadeiros dando um testemunho em sua própria vida interior acerca de cada um deles.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial