O que há de interessante neste dia

quinta-feira, dezembro 01, 2005

ESCOLA DOMINICAL - IV

Deus morreu por mim.

Substituir o versículo pelo seu nome. Dá uma conotação pessoal. ‘Eu, fulano de tal, farei isto..’ – com referência a citações bíblicas que orientam a ter um melhor caráter e atitude diante de Deus.

Na Vida a dois caminhos: Salvação e Perdição

A criança tem que entender desde cedo que ela é que faz a sua escolha.
Temos o hábito, desde Gênesis, de culpar o outro.
Até no ‘hábito de pedir perdão’ fazemos isto – ‘Eu queria que você me perdoasse, mas você me tirou do sério...’ Em vez de dizer: ‘Me perdoe por ficar irada com você. Deus diz que eu não devo fazer isso...’

Alguns já vem com a pedra de acusação na mão... e a coisa não funciona.
Pedir perdão de Deus não é acusar Deus de nossas falhas. ‘Deus, eu errei!’

Nós temos a visão de que criança é pequena, que não tem visão. Não é verdade. Ela sabe! Sabe muito bem. Só que não posso nunca me dirigir à criança, devo me dirigir ao erro que ela comete.

‘Não gostei de sua atitude!’

Isto é dizer que você gosta da criança ou achou errado o que ela fez?


Atitudades de crianças

O que nós ensinamos, é o que nós fazemos. Deixe ele decidir.

‘Se você quer ficar na sala, respeite a professora. Você pode escolher voltar para a sala e respeitar a professora, ou ir ficar no canto.’

Desde cedo, ensine que a escolha é sempre ‘sua’.
Isto ensina desde cedo que a escolha é sempre nossa. Eu escolho o meu caminho.


Ensino religioso

Há um peso muito grande sobre a responsabilidade disto sobre os pais. Biblicamente, a responsabilidade é dos pais. Depois, da Escola Dominical.

Mostrar que é uma escolha. Desde a mais tenra idade. Para o bebê do berçário o aprendizado é o cheiro, o toque, o carinho. Som de voz. A criança vai se apegar a isto.

A criança vai se sentir amada. Com o tempo, ela se acostuma.
À medida que leva para a Escola Dominical, elas se acostumam com os professores e colegas. E algumas não querem nem voltar para casa... Querem ficar na sala com os brinquedos, às vezes. No início, alguns gritam, choram.

Até os dois anos, a linguagem das crianças é cheiro, toque, carinho, som de voz.

Desde bebê, você pode ensinar isto. O bebê com o toque. E histórias pequenas de dois minutos para os de 1 a 3 anos.


Exemplo:

‘Deus te ama. Deus ama o papai. Deus ama a mamãe. Deus nos ama.’
‘Deus te fez, pai!’





Ensino

Conversar desde a criação, com uma frase.

‘Deus viu que tudo o que ele fez era muito bom.’


4 anos – estuda a criação, vendo os movimentos terrestres. Isto, é o que a Bíblia chama de enculcar. Mostrar a eles os versículos e como a terra funciona.



O Evangelismo de Crianças


Finalidade

· Salvação
· Crescimento
· Serviço


Características de um bom professor

1. Experiência clara de salvação e certeza na mesma
2. Dedicado e chamado por Deus
3. Dedicado à Deus – Meditação
4. Ama e busca compreender as crianças
5. Tem visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo
6. Tem senso de responsabilidade: não falta, é pontual
7. Separa tempo para a preparação da sua aula
8. Vive uma vida Cristocêntrica
9. Dá bom exemplo em sua vida diária
10. Depende de oração, do Espírito e da Palavra de Deus



Crescendo... com Deus!



Doutrinas

É bom ter conhecimento sobre algumas das doutrinas existentes entre os evangélicos. Eis algumas delas:

Doutrina Calvinista – Presbiterianos: quem vai para o céu, vai para o céu; quem vai para o inferno, vai para o inferno. Segundo eles, não é preciso pregar a Palavra, porque há uma predestinação absoluta de Deus para salvar as pessoas e marcar aquelas que Deus já sabe, de antemão, que irão recusá-lo.

O detalhe:

Se há uma predestinação absoluta, eu não tenho que evangelizar. Mas Jesus Cristo ordenou que quem o seguisse saísse pelo mundo e pregasse o Evangelho... E se pensar desta forma eu elimino a graça de Deus, que me diz que não me salvo pelas obras, somente através de sua graça. Somos totalmente dependentes da graça de Deus.


Luteranismo – Diz que não há necessidade de clero; a salvação é um ato de fé; a salvação de uma vez para sempre; você tem acesso a Deus, não existe consubistânciação.
Lutero eliminou isto. E ainda acredita que aceitar a Deus seja uma escolha do homem.

Tudo o que Lutero diz tem fundamento bíblico e está baseado nas Escrituras.


Doutrina de Wesley – Há uma predestinação, mas não é um ato arbitrário. Deus, por ser onisciente, conhece de antemão àqueles que irão aceitá-lo e os que irão abandoná-lo; Deus dá uma chance.


A grande Diáspora dos judeus – começa no século II.

Cionismo – movimento de retorno dos judeus a Israel. Guerra dos 7 dias, a qual os judeus vencem e cumprem uma profecia...

Doutrina Anglicana - São católicos melhorados. A base é idêntica à da Igreja Católica. Surgem na Inglaterra, porque um rei queria se casar novamente, solicitou autorização ao Papa, que a negou. Como o papa não autorizou, o rei separou a igreja de suas terras do Vaticano, e passou a ser a autoridade máxima da Igreja em seu país.

O que nos compete:

Trabalhar a alma das crianças e cumprir a missão do evangelismo.


Tempo judaico – é contado sempre pelas festas. A probabilidade de Jesus ter nascido em Março é altíssima.

Você vem a Igreja. Se alimenta. E estuda o texto. E como professor de Escola Dominical, você tem que estudar em dobro. Porque eles saem com cada pergunta...

A Bíblia ensina como ganhar uma garota.

A Bíblia ensina até como ganhar dinheiro.


Sobre missionários

Hudron Tood – É o primeiro missionário a se contrapor a uma missão. Tomando por base I Coríntios 9:19-23, este missionário ao chegar na China para pregar o Evangelho, fez-se como Chinês, vestindo as mesmas roupas que eles, comendo da mesma comida. Acabou sendo mau visto entre os seus, que o excluíram da missão. Ele porém continuou na China, montou um hospital em meio a uma guerra. Os outros missionários acabaram expulsos da China. Ele, porém, continuou, porque o povo chinês tinha confiança sobre sua pessoa. Tood se apegou a Deus, e Deus supriu suas necessidades... e levou adiante seu projeto.


Em um dos livros que contam sua história, uma das pessoas que o matou com flechas (e que tornou-se pastor mais tarde), diz que o que eles desejavam fazer era tira do rosto de Tood aquela expressão que ele possuía, até quando jogavam as flechas em seu corpo...
Sua esposa, segundo se diz, levou adiante seu ministério.

Spurgeon – Um dos maiores pregadores da história da América. Fumava charutos, andava à cavalo... e era conhecido como um dos maiores pregadores da América.

Já se viu muitos pastores pregrarem sermões de Spurgeon. Se você o ler, verá com ainda é atual. Ele naturalizou-se americano; possivelmente, talvez descendesse de filândeses.

Com quantos anos Billy Graham decidiu ser missionário?
Em uma aula de Escola Dominical. Bem jovem.


Outra missionária: durante um culto, o pastor passou o cesto de ofertas. Ela não possuía dinheiro para dar. Tomou o cesto de oferta e vestiu-o. O pastor perguntou: ‘O que é isso, irmã?’ Ela respondeu: ‘Estou dando tudo o que eu tenho. Eu mesma.’ Ela foi para a China, e se tornou uma das maiores missionárias já existentes... Seu nome???


Quando você não tem o chamado, tudo é desculpa para não ir.
Tem que haver chamado!!!


4. Ame e busque compreender as crianças

Crise de emburramento - toda criança têm. Algumas duram em média de 45 minutos a uma hora...


5. Tem visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo

Se você não tem a visão, está no ministério errado!!


6. Tem senso de responsabilidade: não falta, é pontual


Professor que não é pontual não serve para o Ministério.


7. Separa tempo para a preparação da sua aula

Pelo mesmo motivo.

8. Vive uma vida Cristocêntrica

Cristo no centro – Em primeiro lugar. Questão de roupa; tem problemas a maneira de se vestir, porque há crianças que estão com a ‘flor dos hormônios’; Se você está no Ministério, ele te diz: ‘Age corratamente’. Seu ministério é aqui e lá fora; para as crianças isto é uma contradição. ‘Busca em primeiro plano o benefício do teu irmão’.


Um exemplo: A professora dava aulas a uma certa aluna. Ela se aplicava, desenvolvia bem, mas havia algo que, a professora sabia, estava atrapalhando seu crescimento. Por fim, ela perguntou à moça o problema.

‘O que estou fazendo que está te impedindo de crescer? Deus me disse que sou eu.’

Era o baton e o brinco. Ela não conseguia se concetrar porque ela usava. E seu pai havia dito àquela adolescente que aquilo uma pessoa com Cristo não utilizava...

Retirado o problema, ela voltou a se concentrar na aula.


Nunca confie que você é capaz!! Isto é um exemplo de humildade.





QUEM É O ALUNO?

Você não sabe.

Mas sabe:

/ \

o o

\/

\____/ Seu aluno é ele mesmo


/ \
o o

\/

_____ Este



/\ /\

o o


\/

\/\/\/\/ Ou este



Pode ser seu aluno.
I Samuel 16:7.



Crianças não são Iguais:


Na idade

Pode ter 7 anos. Mas cabeça de 11!!!
Pode ter 11 anos. Mas cabeça de 7!!!


Na aparência

Pode ser jovem; mas ser mais velho!!!
Ser mais velho; e ser muito jovem!!!


Se você ver uma crianças fazer comparações sobre a semelhança de outra criança, não permita!!!!

Não permita colocações físicas entre as crianças!!! ‘magriho’, ‘gordinho’ ...

Crianças são maldosas, também. Elas conseguem ferir os coleguinhas...


Exemplo:

Uma criança fala sobre a aparência de outra. A professora chamou-lhe a atenção severamente:

‘Você acha que Deus não sabe o que faz?’ A criança respondeu com outra pergunta: ‘Por que, professora?’ ‘Você chamou Deus de burro! Se você disse que o cabelo dela é bombril, você disse que Deus colocou o cabelo dela no lugar errado e o chamou Deus de burro!’

Faça-as compreender quem elas estão ofendendo...






Crianças são diferentes

Em talentos...

‘Ei, Zé! É gol contra!!!’

As diferenças individuais do aluno influem no seu aprendizado. Uns aprendem mais rápido, outros mais lentamente...

(Romanos 14:1-4.Romanos 14:12-13)


Nas preferências...

‘- Não tem sabor de tomate, não?’

Às vezes estão todos a favor, mas um contra...


Em habilidades para aprender...


‘- Meu Q.I. é o máximo! Eu posso ler a última letra daquele cartão com a mão em um dos olhos!!!’

Ele vai se achar o máximo. E pronto...

LIVROS:

ENSINO DINÂMICO E CRIATIVO – LEROY FORD – JUERP

NOVO TESTAMENTO TRILINGUE – INGLÊS, PORTUGUÊS E GREGO. R$ 56,00.

Guarde suas coisas! Não as jogue fora...

Quem tem o que não presta, sempre tem o que emprestar!!

Dicionário é o Pai dos Inteligentes – Porque somente quem é inteligente vai atrás dele.
Burro é o que permanece no erro. O cara apanha, apanha e o coitado não sai do canto!!!
Só os inteligentes usam um dicionário!!! Mude sua visão. E ajude a reparar a das crianças...
Dica para novos desenhos: reaproveite os antigos

Nunca risque ou rasgue o seu livro com desenhos. Tire uma xerox. E preserve o intacto, porque assim você poderá utilizar seus desenhos muitas e muitas vezes.

Com uma lixa, você pode pintar com giz de cera até em tecido. O giz imprime no tecido se você colocar a lixa por baixo. Escolha uma lixa fina; uma mais grossa mudará o desenho.

Em cima de um vidro o efeito é melhor que o de em madeira.

Uma lixa dura mais que papel crepom. Pó de serra com cola também é um bom material para desenhos. Pode aderir sobre tecido.

Tarefa: Desenhar com lixa sobre uma flanela. Pintar com giz de cera. Escolha o desenho.


A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial