O que há de interessante neste dia

sexta-feira, dezembro 02, 2005

ESCOLA DOMINICAL - V

METODOLOGIA DE ENSINO COM AS CRIANÇAS


RECURSOS AUDIO-VISUAIS:

Cartaz Superior – A criança nunca sabe o que tem atrás.


Trabalhos Manuais

Até os quatro anos não usar grãos!!! Use macarrão, etc. Mas grãos podem acabar na boca. Até os quatro anos não utilizar com as crianças.


Fantoches


Coleção de Texto B – uma figura em B. Borboleta.


Trabalhos Manuais

A aprendizagem é mais objetiva quando o aluno usa mais de um sentido ao mesmo tempo.

POBRE (audição somente)

- O cáqui é uma fruta vermelha! (O professor só fala, sem mostrar nada!)


BOA (audição e visão)

- O cáqui é uma fruta vermelha! (O professor fala e mostra a fruta!)

O IDEAL
- Pegar, manusear, sentir o gosto, usar os sentidos. Nem toda a aula é possível ser assim.

É preciso manter várias formas de apresentar a Palavra de Deus. Ensinar desde pequeno a criança a amar a história de Deus. Se você tende só para um lado, ele vai amar só o pegar sem se concentrar no visual e auditivo. É importante sempre variar os modos de transmissão das informações.

Os pequenos precisam do concreto. À medida que chegam aos 09 e 10 anos, você precisa fazê-los pensar. A Palavra de Deus para eles antes disto era tão visual, que eles não conseguem raciociná-la desta forma. Por isso, é preciso fazer uso de todos os recursos. Enquanto a Palavra de Deus é tudo, dos 9 aos 10 anos nas escolas os fazem pensar de outra forma...


Ler Santo Agostinho – Um homem que se converte aos 40 anos, e declara sua confissão em seus textos. Um livro que discursa Salmos... entre outras coisas.
A relação da pessoa com Deus é individual. É dela com Deus. Não é o fato de estar em um local que te faz participar dele.




Crianças de 02 a 03 anos

Eles fazem muito a exemplo.
Aqui prevalece o contato. Se você não abraça, não toca, para a criança você é distante.


Método de Ensino – 03 anos

A – Demonstrativos

É ensino fazendo, é o método do exemplo

O trabalho com eles é sempre fazendo

B – Perguntas e Respostas

Curtas. Sempre curtas. Frases Curtas.

Se for orar com as crianças de 02 a 06 anos, faça frases pequenas, sem palavras difícies. 'Papai do céu, obrigado por este dia'. Um ponto importante é ensiná- las a falar com Deus. Não ore como um adulto ora. Lembre- se que está ensinando criançans a ter contato com Deus.


C – Narração

Geralmente se tem combinado com o método anterior, ou seja, com perguntas e respostas.


Recursos Audio-Visuais

1 – Flanelógrafo
2 - Fantochoes
3 – Caixa de areia
4 – Objetos Reais




Trabalhos Manuais

A – Pintura a Dedo

Obedece ao princípio de que ele precisa ter contato direto com o que faz.

B – Pintura a papel com lápis de cera

Nessa idade não são todos que conhecem as cores pelos nomes, mas já tem prefererências e fazem escolhas.

C – Modelagem

O uso da modelagem é um bom veículo para descarregar agressividade. O contato direto com a massinha, sua imaginação, manipulação, permite uma forma de expressão mais rica.


Cuidados:

O uso de fantoches com algumas crianças desta idade é traumático. Elas tem medo dos fantoches. Algumas. O uso deve ser feito de acordo com a sua sala de aula.

Você deve se sujar. A criança não. Se a criança se sujar, conversar com os pais.

Algumas crianças sujam completamente as roupas. Isso varia de criança para criança. Não se deve inibir a liberdade da criança. Há um problema cultural aqui. Os pais acham que a criança que se suja é ‘pobre’. Alguns pais andam com as roupas em dia, mas falta até comida em casa, faltam consertos. Já houveram casos de crianças que vieram à Escola Dominical, a criança bem vestida e chorando com dor de estômago. A tia perguntou o que a criança sentia, e ela disse que era fome! Acontece! É uma herança cultural que existe em nossa cidade, e é muito arraigada. Devemos tomar cuidado com isto. E com alguns pais e suas atitudes...


A criança pode estar sendo impedida de ser criança dentro de casa, de ter sua liberdade, por estar usando uma roupa cara... Na Escola Dominical, ela terá a chance de ter maior liberdade. E desejará estar na Escola todos os domigos, ou sábados...


Você vai ser responsável por seus filhos. Você deve discipliná-los. Uma pessoa que diz que você não pode bater em crianças, diz que você nunca deve discipliná-los, que elas não merecem repreensão. Isto não é bíblico. Se você não educá-las, como elas saberão alguma coisa?




Método de Ensino – 04 anos

1 – Narração

2 – Dramatização


Recursos Audio-Visuais

Nesta idade aumenta a necessidade de recursos que podemos usar. Além dos citados para a fase anterior (Flanelógrafos, fantoches, Caixa de Areia).


Quanto ao trabalho com crianças:

Existem as crianças que são dispersivas por natureza – elas não conseguem se concentrar.

E existem as que estão na maior bagunça na sala de aula, e conseguem aprender a música que está tocando...


1 - Cartazes

As figuras já podem ter mais detalhes e muita cor para atrair a atenção.

2 – TV de Papelão

Desperta bastante interesse mas não esquecer que o tempo de atenção é limitado, assim como a sua capacidade de retenção, por isso continuam sendo pouco personagens e uma verdade só.

3 – Álbum Seriado

E uma variedade dos cartazes. Só podem ser usados figuras porque ainda não são alfabetizados.


Trabalhos Manuais


A – Pintura a dedo
B – Pintura guache
C – Recorte
D – Modelagem



A questão do pecado - é uma questão de escolha. Nós acusamos Deus de nossas más escolhas. Cada vez que você escolhe, você atinge alguém que você ama, se não atingir você.

As consequências vem automaticamente. Exemplo: O filme Homem-Aranha. Ele tinha ficado magoado com alguém, deixou de evitar um roubo. Seu tio acabou morrendo em seguida.


Papel parná – Tem dois lados. Um lado que é liso, o outro que é poroso. Você pinta do lado poroso com giz de cera e passa acrílico em cima.

Pintura sobre areia colocada – dá quase o mesmo efeito da lixa. Se pega um papelão, cola-se as pedras sobre ele. Colam-se as pedras primeiro e depois vaza-se o desenho e pinta-se sobre isto.




Método de Ensino – 06, 07 e 08 anos


Daqui para frente, quebra-se o concreto e utiliza-se o abstrato.

Nesta fase, eles gostam de dar opinião e de ajudar em tudo. Mães perdem muito...

A diferença: O homem se concentra em uma atividade por vez. A mulher se concentra em várias.

É a natureza do homem. Homens não gostam de nada que leve o toque de mão. 80% deles... Quer um exemplo: Veja como um homem reclama da pia suja; geralmente elas não as limpam. O problema do toque. A solução para eles é um utensílio chamado rodinho de pia (supermecados)


A – Explosão de Idéias

Serve para estudar um problema no qual o grupo sugere, em tempo limitado, todas as possíveis soluções sem necessariamente chegar a uma avaliação.
Se eles sugerem opiniões, eles se tornam parte daquilo. Você vai trabalhar com eles a necessidade da escolha.

Exemplo: Fale da história de José. E perguntem o que eles fariam no lugar dele. E vá ouvindo as respostas. Depois, apresente a escolha que José fez.


Recursos Audio-Visuais

1 – Flanelógrafo
2 – Fantoches
3 – Quadro Negro (Abstrato. Repete um versículo, várias e várias vezes. Apaga-se uma parte, repete o versículo. Apaga-se a outra, repete-se o versículo)




Trabalhos Manuais

A – Pintura em cartolina
B – Modelagem
C – Mosaico
D - Enfeites



Modelagem – Você vai contando a história e fazendo o boneco de papel. Depois, pode pedir às crianças que vistam o boneco de acordo com a época da história dele. Faça os canudinhos de papel em casa. Você faz um canudnho na hora, em sala de aula, para as crianças verem como se faz, e ao mesmo tempo vai contado a história. Quando o boneco terminar, você os mostra as crianças. E entrega os outros bonecos para serem vestidos.


Mosaico – São fuguras sobrepostas. Ou não. Você pode criar a história e deixar que as crianças colem as figuras dentro. Elas gostam deste tipo de modelagem.

Usando relevo com papel higiênico – Papelão, molhar papel higiênico, colar por cima e ele ficará rígido. Além de vem visível.

Enfeites – Dentro da cultura amazonense há preconceitos. Tomar cuidado com certos enfeites. Há uma cultura machista. Pintar, fazer recortes. Um ponto cruz em crochê desenvolve habilidades matemáticas. Temos toda uma cultura que diz que isto é coisa para mulher.
Figuras, coisas para o Natal e cartões. Pais já tiraram seus filhos do colégio por causa das pinturas, dos bonecos. Diziam que era algo ‘não masculino’ sendo ensinado às crianças.

Não se deve frustrar as atividades das crianças. Muitos pais, por causa da herança cultural, atrapalham o desenvolvimento de seus filhos. E das crianças...

Método de Ensino – 09 e 10 anos

A – Perguntas e Respostas
B – Narrativa
C – Explosão de Idéias
D – Debates Orientados


Nesta idade é surpreendente poder fazer certas coisas com as crianças. Muitas até se admiram se a professora ou professor disser que na Bíblia há dinossauros descritos. Que podemos comprovar na Bíblica que houveram eras geológicas. Que na Bíblia há referência de impingem, e que a Bíblia não apresenta qualquer contradição sobre o tema das eras geológicas.

Exemplo:

Gênesis 10:25

“A Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias foi dividida a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.”

A partir do dilúvio, mudaram-se as estruturas gerais da terra. O movimento da placas é consequência do movimento das geleiras. Não há nenhuma contradição na Bíblia.

Debates Orientados: Serve para apresentar fatos sobre ambos os lados de um problema. Duas ou mais pessoas falam a favor ou contra uma proposição, apresentando os seus pontos de vista.

Exemplo: É importante decorar versículos bíblicos?



A Favor : Familiarizar-se com o texto
Lembrar em qualquer ocasião
Desenvolver a memória


Contra: Perigo de aplicar em momento inadequado
Virar rotina
Se for obrigado, pega empatia


Possível conclusão: Se o texto é estudado com interesse, com amor e serve para aplicar na sua vida, no dia-a-dia, será um prazer e de muito decorá-lo.

E – Método de Tarefas: Aprendendo fazendo

1 – Trabalho de Pesquisa
2 – Trabalho de Redação
3 – Trabalho Manual


Qual o sentido da palavra cair na Bíblia?

Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Lucas 10:18.


Resposta: Sair da presença de Deus.

Maldição – só vem sobre a terra, a partir da escolha de Adão.



Grupos de Estágio da EBD na Igreja Tabernáculo Batista:

- Domingo à noite
- Domigo de manhã






A paz de Cristo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial