O que há de interessante neste dia

segunda-feira, junho 12, 2006

ALEGRIA SEM SENTIDO

Portanto, fiquem certos de que Deus lhes está dando esta boa terra não porque vocês são bons; pelo contrário, vocês são gente teimosa. Deuteronômio 9:6


Manaus é uma cidade que já possui mais de 600 mil pessoas que se dizem evangélicas. Que aceitaram a Cristo, como dizem alguns.


Talvez devamos bater palmas para os líderes das igrejas,seus pastores e as pessoas que trabalham nas muitas comunidades existentes em Manaus. Seja nos bairros, seja nos municípios.


Por outro lado, acho que isso não é nada para se comemorar. Na revista Istoé li semanas atrás que o Amazonas é o estado do país que converte mais pessoas ao Senhor Jesus Cristo. Uma coisa muito louvável, mas que só aumenta ainda mais a nossa responsabilidade.


Porque quanto mais pessoas houver entre os cristãos maior será o trabalho das pessoas realmente dedicadas ao trabalho de apresentar o evangelho e as Palavras de Jesus a novas pessoas.


Converter mais pessoas significa trabalhar mais. Significa aumentar o trabalho de edificação espiritual com cada uma delas, significa disponibilizar mais material que possa edificar espiritualmente essas novas pessoas.


E temos tudo isso em todas essas igrejas?
Com certeza não temos.


Duas semanas atrás, vi por mais um ano a caminhada de Jesus acontecer na cidade de Manaus. Segundo ano seguido. Milhares de pessoas realizaram uma caminhada em direção ao Estádio Vivaldo Lima na cidade.
E eles faziam barulho enquanto caminhavam e paravam o trânsito pelas ruas onde passavam, rumo ao estádio. Eu estava em uma parada esperando um ônibus para ir pra casa. E esperei bastante por um ônibus, até tomar a decisão de pegar o primeiro que passasse para chegar a um local longe da passeata, uma rua com ônibus, para voltar pra casa.


Em eventos como esse pode se gastar muito dinheiro. Reunir tantas pessoas dá realmente muito trabalho. Os carros de sons precisam de gasolina, de motoristas,precisam ser disponibilizados para o evento. As pessoas, algumas delas, precisam ser conduzidas até o local onde o mesmo se realiza.

Tudo isso envolve dinheiro.

Levamos as pessoas para participar de um evento que: gera poluição sonora; reúne as pessoas nas ruas de uma cidade; atrai pessoas que nem sequer participam de umA igreja e estão ali só pela curiosidade de participar do evento.

Estamos promovendo algo que mais parece uma banda de carnaval.

O evento tem as mesmas coisas que uma banda de carnaval possui, vocês não acham? Esse seria o carnaval em nome de Jesus.

Não trabalhamos a edificação espiritual de todas essas pessoas.

Tentamos imitar as festas que se fazem no mundo. O mundo faz festas com trios elétricos sonoros. Coloca pessoas correndo atrás de trios elétricos. As faz cantar a música, que sai pelos alto-falantes em volumes quase ensurdecedores. E nós estamos imitando o carnaval do mundo.


Estes evangélicos estão com inveja da festa da carne.

E se depois as pessoas que participaram desse evento forem cair no carnaval, elas poderão dizer: "Ué?? Não é o mesmo que acontece com a passeata de Jesus?"

Não edificamos as pessoas que trouxemos pra Cristo. Isto sim é uma vergonha.


Talvez as igrejas gastassem menos dinheiro se tivessem chamado alguns bons pastores de outras regiões do país, para reunir as pessoas naS igrejas e fazer paletras edificantes sobre a Palavra de Deus. Gente que sabe abrir a Bíblia e dizer com palavras simples o que está escrito dentro dela, de maneira que as pessoas possam entender o caráter que Deus deseja que elas aprendam a possuir e a abandonar sua velha natureza humana!!

E para vergonha de vocês falo isso: Sabe o que o pastor da Igreja Batista que freqüento fez quando recebeu um bom dinheiro anos atrás?


A primeira coisa que fez foi convidar toda a igreja pra estar juntos por algumas semanas para assistir palestras sobre a Palavra de Deus. O pastor incentivou e pediu aos irmãos que fizessem amizades entre si, que conhecessem pessoas, que se tornassem mais amigos de pessoas dentro da igreja que só conheciam de vista aos domingos e fizessem amizades!! Por alguns sábados e domingos, a Igreja ouviu palestras e se reuniu para assistir a estes eventos.


Meses depois a igreja começou a desenvolver um trabalho missionário em lugares que antes nunca adentrara. A igreja nunca saiu da região Norte e começou a fazer isso a dois anos. Duas equipes missionárias foram enviadas ao Nordeste e agora há duas novas comunidades da igreja batista sendo desenvolvidas em dois estados daquela região. E a igreja tem trabalhado para abrir uma nova igreja em um outro estado do Nordeste, em São Luiz, no Maranhão.

Isso é edificar um rebanho!!!

Não é chamar todo mundo pra fazer um evento que mais parece carnaval evangélico e que parece estar com saudades e inveja do carnaval, da carne, brasileira!!!

Fico me perguntando quanto dinheiro eles gastaram naquele evento.

Quantas famílias das comunidades evangélicas ali reunidas tem o que comer toda semana? Quantas precisam do auxílio da igreja para ter seu alimento?


É vergonhoso até dizer estas coisas para algumas igrejas. E para as pessoas que organizaram esse evento.
Eu estou desempregado. Não tenho dinheiro. Minha esposa mantém a minha casa.


Mas não pago muita coisa para escrever estas palavras em um computador em casa e divulgá-las na internet para que outras possam ler. Eu acho que faço pouco.


E acho ridículo ver as pessoas fazerem um evento como esse sem pensar no que poderiam fazer melhor para outras pessoas!!!


Os evangélicos em Manaus estão crescendo.


Por favor, orem para que os profetas e para que as pessoas interessadas em edificar pessoas, em fazê-las conhecer o Senhor Jesus, também cresçam, também se multipliquem.

Porque senão teremos somente lobos devorando o rebanho. E espalhando-os em todas as direções.

A paz de Cristo.