O que há de interessante neste dia

sexta-feira, agosto 20, 2004

Termos interessantes de informática ligados à Religião

Estes nomes você sempre repete em informática...


Servidor: é o computador central. Não há maior servidor que ele. Lembra o maior
servo que o mundo já teve: Jesus Cristo.

Você tem reclamado muito do servidor de sua empresa? Já pensou em pedir ao
servidor Pai para ajudá-lo???


Firewall: Literalmente significa parede de fogo. É como aquele anjo postado na porta
dos céus. Ninguém entra na rede local sem ser identificado. Mas todo mundo dentro
da empresa pode acessar a internet sem problemas.

Lembra que devemos ter cuidado porque nem todos os lugares onde queremos entrar
são permitidos.

Mas você já imaginou o pessoal do céu querendo voltar pro mundo?? Acho meio impossível.


Ctrl+S -> Significa Salvar. E tudo que você faz no computador precisa ser salvo. Para não
se perder o trabalho que você realiza.

É como lembrar que só Jesus salva.

Administrador -> é o responsável pelo centro de processamento de dados.
Lembra da parábola do administrador infiel. Bem, a maioria dos que conheço
não são mesmos tão fiéis assim. Às esposas, a si mesmos, a seus chefes...

Bem, se um setor de processamento de dados tem tudo isso, você deve saber que no
céu há Jesus, um anjo guardando a entrada, você precisa ajudar a salvar outros e
o administrador pode não ser tão legal quanto parece... E só entrou no céu pela
graça e misericórdia de Cristo.

Mesmo assim, acho que o céu ainda é um lugar legal para você passar o resto da vida.


Bom fim de semana a todos.


Fui


by
Manoel Leonardo







quinta-feira, agosto 19, 2004

Caráter

Certo homem trabalhava em uma profissão. E vivia a vagar de emprego em emprego. Ele era temente a Deus e Deus estava com ele. Em certa cidade encontrou emprego no seu ofício e para lá se dirigiu. Começou a trabalhar com um chefe, que era da sinagoga da cidade. Em seu ofício, aquele homem era muito habilidoso e desenvolvia coisas novas de maneira rápida e barata. Aconteceu de fazer neste lugar uma determinada peça, que recebeu elogios do dono da loja. Ora, seu chefe tomou para si aqueles elogios. Cobrou do novo funcionário mais peças como aquela. E ele se pôs a ensinar os outros a fazerem do modo como fazia. Seu chefe, porém, era homem egoísta, apegado ao dinheiro e que mantinha seu emprego elogiando o dono. O chefe acabou por ter inveja da habilidade do homem. E o despediu, assim que os outros empregados aprenderam a desenvolver a peça da maneira como ele a fazia.
Este chefe ia a sinagoga uma vez a cada semana. E, tempos depois de despedir aquele homem, em umas das reuniões, deu testemunho de como Deus o ajudara a prosperar os negócios de seu chefe, como ele criara uma nova peça para seus negócios.
Aquele empregado despedido abandonou o local onde trabalhara e voltou para sua cidade, com o pouco soldo que recebera. Entregou seu dízimo em sua sinagoga, e orou por seu chefe e pelas pessoas com as quais trabalhara na cidade onde estivera. E agradeceu a Deus pela acolhida e por mais uma oportunidade em que pudera trabalhar naquilo que escolhera como profissão.

Além da humildade, esta história denota um modelo de caráter cristão. Temos muitas pessoas no mundo de hoje que se mantém em seus empregos: puxando saco de seus chefes e ganhando a vida em cima de outras pessoas. E com coragem suficiente para adentrar uma igreja e falar das vitórias que Deus fez em suas vidas na semana. Essas pessoas são egoístas, invejosas, mesquinhas, apegadas ao dinheiro e as coisas do mundo.

Na outra ponta, temos aquelas pessoas que fazem o inverso. São otimistas, pisadas não revidam, odiadas não respondem no mesmo tom, humilhadas se calam e, diante do altar de Deus, agradecem não o que conseguiram fazer ou realizar, não as coisas que receberam, mas a bondade de Deus em oferecer-lhes mais um dia e mais uma oportunidade.

Ser cristão é ser constante naquilo que você faz. Você é a mesma pessoa: no trabalho, em casa, no lar, onde quer que seja.

Não há coisa mais vergonhosa para uma ladrão do que ser pego em pleno roubo. Do que ter atirado à sua face o que fez, como o conseguiu e quem é. Há pessoas que se justificam dizendo que confiam tanto em Deus que podem fazer isto tranqüilamente.

Você preferiria ser operado por um médico que passou os anos de faculdade sempre estudando, enfiado nos livros e sabe como fazer a cirurgia, do que com uma pessoa que passou os anos de faculdade, bebendo, se divertindo com mulheres e colando em todas as provas que fez para obter seu diploma??

A primeira pessoa agregou valor a seu diploma. Para a segunda, aquilo não passa de um pedaço de papel, sem serventia nenhuma. O título de médico confere-lhe 'status' e é somente isto
que interessa a ela. E, para esta pessoa, em seu mundo mesquinho, egoísta e cheio de prazeres, se aquele diploma pode salvar a vida de quem quer que seja, pouco importa.

Deus costuma olhar o seu interior e como está a sua vida. Você pode mentir para muitas pessoas, mas não consegue mentir para Ele. Esta historinha acontece todos os dias em muitas lugares diferentes, com pessoas diferentes.

Elas representam a guerra que há entre Deus e o mundo. E o Novo e o Antigo Testamento.
O Antigo Testamento precisava de um bode expiatório para ser enviado com os pecados de todos. E quem prova deste vinho, não quer o novo, porque acha este velho excelente.

Quem toma o novo vinho, conhece verdadeiramente a Deus. Ele é presente na sua vida todos os dias. Porque conforme Sua promessa, está com você em todas as coisas. É parte de sua vida, de sua alma. É a constância do caráter que você espelha. Em casa. No lar. Onde quer que esteja.

O Antigo Testamento suscinta a ira. Porque é a lei da morte.
O Novo Testamento é a lei da vida. Cristo está nele. Em comunhão total.

Os primeiros querem falar de Deus fazendo todas as coisas que o Antigo Testamento ensina, inclusive seus sacrifícios.

Os últimos querem seguir a Deus, como Cristo assim o fez na terra e viver em sua presença
todos os dias.

De que lado você está nesta guerra?? Como você tem agido na sua vida? Em casa? No lar? No trabalho?? Você têm andado com Cristo ou têm sido a parte da lei, que se justifica continuamente sem nunca alcançar verdadeiramente aquilo que chamamos de Comunhão ??

Bom dia a todos.

By
Manoel Leonardo

quarta-feira, agosto 18, 2004

Sobre Testemunho

(Março de 2004)

Quantas vezes você já não escutou de um irmão.

- Se você não dá testemunho não pode pregar direito.

Escutei isto no mês de março que se passou. Disse a uma "irmã" em Cristo que poderíamos ganhar uma alma para que viesse a se converter. Pedi a ela que pregasse à pessoa, porque eu não seria a pessoa recomendada para isto.

A resposta dela foi:
- Também você não dá testemunho.

Minha resposta, (com a voz calma, mansa, pra não ofender):
- Não é meu testemunho. Se fosse isto, a pessoa já teria aceitado a anos. É uma questão
de cultura. Não sou a pessoa indicada para ela.

Como sou inteligente e culto demais, a pessoa já têm dentro de si algo dizendo que eu
sou "metido à besta". E Deus pode mover os céus e a terra. Ela não vai tirar isto da cabeça.

Há pessoas às quais você não pode mesmo pregar.

Quanto ao testemunho, algumas pessoas confundem a salvação com isto.

Só quem me salva é o sangue de Jesus Cristo. Não meu testemunho. Ainda gosto bastante da cor negra. Porque ela lembra-me que sou pecador. Que por maisque faça meu devocional, por mais que faça meu estudo bíblico, por mais que vá a igreja todas as semanas, congrege entre irmãos, escreva e estude sobre a Palavra, nada me fará ficar perfeito diante de Deus. Porque eu tenho pecado, porque para Deus sempre sou imundo!

Não é meu testemunho que me salva. Mas inteiramente a graça e misericórdia de Jesus. E o seu sacrifício na cruz.

O que minhas obras fazem é testificar da minha fé em Cristo. E só isso.

Mas há pessoas que falam de Jesus de um jeito, e agem de outro. E temos isto em várias igrejas evangélicas. O ditado 'Diz-me com quem andas e te direi quem és' está sempre em suas bocas, nas atitudes e nos gestos.

Este ditado está ligado ao mundo. Quem faz as coisas para aparecer quer ser visto. Pelos homens, pelas pessoas que o cercam, pela família.

Deus olha e enxerga o seu interior. Às vezes ele pode estar tão sujo quanto o dos fariseus que Jesus tinha ao seu derredor em seu tempo. Estas pessoas são o que chamamos de sepulcros caiados. E há sepulcros caídos dentro e fora da igreja.

Sabe, isto também é para ter cuidado. Se a pessoa te acusa, te ofende, quer afastar, ela está fazendo tudo, menos oferecer a graça e misericórdia que Jesus teve por sua vida ao trazê-la
até a igreja. E ele a trouxe com todos os seus pecados.

Sabemos quem acusa. E ele não é de Deus.

Fui

By
Manoel Leonardo


terça-feira, agosto 17, 2004

Raízes de amargura

(De um estudo do site http://www.ibr.org.br/) - outra Igreja Batista

Você deve ter passado por isto antes.

A pessoa chega, te faz uma crítica. Quer falar algo errado com você. Como se quisesse descontar
alguma coisa que você tenha feito. Como se o seu pecado estivesse ali evidente. Estas pessoas aparecem de repente ao seu lado. Parecem ter palavras sempre ruins para dizer.

Muitas pessoas foram traumatizadas desde a infância ou durante sua juventude. Foram alvos de apelidos, de críticas, escárnios, zombarias quanto ao seu corpo físico, um defeito, uma orelha muito grande, um pé muito grande.

Isto deixou marcas em cada uma delas. A emoção foi afetada e o indivíduo se torna inseguro, tímido, nervoso, ansioso, etc. Quando o lado emocional da criança é ferido, ela se torna um adulto desajustado. A Bíblia fala em raiz de amargura.

A raiz de amargura é um sentimento de frustração provocado em nós por alguém
geralmente da família. Muitas vezes estas feridas nos são causadas por pessoas que não têm a intenção de fazê-lo. Mas num momento de ira muita coisa pode ser dita em prejuízo para a vida toda. A amargura faz brotar um sentimento de fracasso, incapacidade ou uma pessoa que só vive para criticar tudo e todos; é um pessimista.

É como se houvesse um inimigo brigando dentro de nós. Quem causou tais feridas em nós, nem sabia, mas foi instrumento de Satanás. O diabo tenta nos ferir desde a infância a fim de que a nossa vida não tenha expressão para Deus no futuro. Ele tenta nos anular por meio de complexos e amarguras que existem e simplesmente brotam. As pessoas amarguradas preferem ignorar os seus problemas e jogar a culpa em todo o mundo.

Temos que possuir a terra por dentro de nós.

Seu problema é você mesmo.

Os inimigos externos podem ser vencidos na autoridade do nome de Jesus, porém os internos, ou amarguras, têm que ser confrontados por nós mesmos. Você terá que consertar aquilo que foi feito no passado.

O homem é um ser trino:

"Eu sou um espírito; possuo alma e habito em um corpo".

O meu espírito foi recriado em Cristo Jesus. A minha alma precisa de restauração, e o meu corpo de disciplina. Com o meu espírito eu contacto a Deus, com a miinha alma o mundo do intelecto e com o meu corpo o mundo da matéria. Com a minha alma tenho consciência de mim mesmo. (1Coríntios 2.10 e Hebreus 4.12)

O Espírito Santo recria o nosso espírito, mas você não mudou de personalidade.
O seu corpo permanece o mesmo depois da salvação. Aquilo que sabia antes, sabe agora. Se era extrovertido, continua. Se era tímido, a mesma coisa. As amarguras também estão lá e precisam ser arrancadas. Jesus Cristo veio curar-nos completamente; corpo, alma e espírito. Geralmente quando se fala em doenças pensa-se só no corpo. Mas existem as enfermidades da alma. Estas não são patológicas. Os laboratórios não as descobrem. "Ele (Jesus) tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças" (Mateus 8.17).

Não podemos exagerar colocando toda a culpa no diabo.
Os escritórios de psicanálise estão cheios, mas só a palavra de Deus tem todas as respostas. Temos que trabalhar a terra das emoções, a terra da mente e a terra da vontade. A alma toda furada e esburacada precisa de conserto. Restauramos o que é bom. A personalidade de cada um de nós veio de Deus e é ele mesmo que há de restaurá-la pela sua palavra. Amém.


Bom dia a todos.


segunda-feira, agosto 16, 2004

Comunhão

Estar casado é: viver com uma esposa que é jovem, pensa
que é adulta, e nunca esqueceu que foi uma adolescente.



Sábado, 14 de Julho.

Nosos grupo de oração de casais organizou um churrasco na casa de um casal membro de nosso grupo. A esposa do irmão passara por cirurgia e estava se recuperando. Fizemos um churrasco, vários casais participando.

A conversa girou em torno de várias coisas. É época de eleição. E se puseram a falar de política, do último escandâlo que aconteceu nesta semana na cidade, com roubo de licitações, etc. Eu escutava aquilo tudo e procurava refletir na palavra de Deus.

Comunhão é você se doar para algumas coisas que podem parecer difícieis. Você precisa participar e não quebrar seu vínculo com Cristo.

Comemos o churrasco. E, no meio da tarde, nossa líder se pôs a falar de nosso grupo de EBD Diurna.

Ela é da EBD Diurna. É minha colega, professora de uma turma de três anos. O grupo de casais que lidera já existe a um ano. Quando ela foi convidada com seu marido para ser a liderança daquele grupo, eu resolvi acompanhar os dois. Já conhecia os dois da EBD Diurna a uns quatro meses. Eu praticamente estava desde o início do grupo que ela dirigia.

Ela fazia isto de vez em quando. Eu sempre torcia o nariz. É minha líder de grupo de casais. Assim como o que ela diz em nosso grupo não levo para o meu grupo de EBD Diurna, assim também gostaria que ela não levasse coisas da EBD para o Grupo de Casais.

Ela se pôs a falar da nossa liderança de EBD. Uma tia, da qual sou o secretário, da qual sou quase braço direito. Disse que ela podia fazer isto e aquilo, podia ser mais segura, podia ter mais firmeza, podia não ser tão inconstante.

Eu olhava minha colega professora. Não era a primeira vez que ela fazia aquilo. Devemos respeitar nossos líderes, porque Deus os institui. Ela tem mais tempo de igreja do que eu. Faz parte do Ministério de Casais a mais tempo do que eu. É membro da EBD Diurna a mais tempo do que eu. Eu demonstro amor a ela a muito tempo. E a seu marido.

Eu abri a boca e disse que nossa líder da EBD é uma grande líder. Que ela mostra a intimidade dela a nós porque confia em nós. E disse que devíamos fazer isto também com outros irmãos e irmãs.

O tiro não surtiu nem efeito. Todas as mulheres do grupo comentaram.

Ela é minha líder e tenho que respeitá-la. Mas acho triste perceber que, no quesito crescimento espiritual, ainda faltam coisas a acrescentar em sua vida. Provérbios 6:18-20 diz que Deus abomina fofoca.

Se você está na EBD, ou em qualquer ministério, ore por seu grupo e não faça comentários fora dele. Se você faz parte de dois grupos, não comente acerca de um em outro. E como temos pessoas na igreja que fazem parte de ministérios a anos e não crescem espiritualmente...

Domingo de manhã.

Minha líder do grupo de casais aparece para a EBD Diurna com uma camisa do candidato a vereador que a igreja está apoiando, e com o qual seu marido anda trabalhando.

Eu torci o nariz. Procurei não olhar para ela. EBD Diurna não é local de propaganda política. Eu estava com uma camisa do Smilingüido, que os outros professores chamam de 'farda', porque sempre a utilizo em alguns domingos. Eu estava querendo dizer à nossa líder que uma camisa como aquela não edificava em nada às crianças. Eu estava querendo ir até minha colega
professora e dizer alguma coisa.

Eu me controlei e trabalhei naquele domigo com as crianças. Não disse uma palavra a ela. É minha líder de grupo de casais. E ela tem seus problemas em sua vida e em casa.

E eu preciso também amá-la.

Ela é líder de casais e não consegue se calar e ouvir nossa líder de EBD às vezes. E faz o que não se deve fazer algumas vezes.

Eu cheguei a brincar com ela no final da EBD, porque ela sempre demora a devolver sua caixa de trabalho com as crianças todos os domingos. É sempre a última.

Sabe o que é amor?? Amor é você amar e não achar que a pessoa é perfeita. Mas ver seus erros e saber que, como você, as pessoas que estão à sua volta também aceitaram a Cristo.

E que você deve amá-las.

Ela é minha líder de grupo de casais, mas ainda precisa de mais comunhão e de mais intimidade espiritual. Para ela e seu marido. Os dois são gente simples, mas isto não significa não ter crescimento espiritual. São mais antigos que muitos dos casais que lideram no grupo de Casais. Ela é mais antiga que eu na EBD Diurna. Já devia saber como se vestir, como se comportar, como agir, e como se portar na igreja com as crianças.

Mas muitas vezes nós chegamos marcados do mundo na igreja e de nossos pecados.

Assim como nossa líder de EBD pode ter falhas, esta minha outra amiga tem as
suas. Eu tenho as minhas. E conheço muito bem isto.

Antes de você apontar o dedo para todas as pessoas que quer chamar a atenção na igreja, olhe primeiro para dentro de você. A Palavra nos diz que com a medida que julgarmos, seremos julgardos. Como medirmos, seremos medidos.

E quando você tem um dedo apontado na direção de alguém, a outros três apontados para você.

Isto é para falar sobre Comunhão. Para dizer que, apesar de estarmos na igreja, você pode ter nascido nela, mas não fazer parte da comunhão do corpo de Cristo. Você pode ter chegado ontem, e ter mais comunhão de alguém que já está a mais tempo que você.

E isto vem de Cristo. Não de você mesmo, do pastor ou de seres humanos.

Mas de Deus.

Ouvi de uma colega neste domingo que há na igreja muitas pessoas querendo ajudar. Sim, todas as igrejas estão cheias. Mas quantas Deus pode realmente usar? Sem que o lado humano fale tão alto? Sem que o coração clame pelo mundo, não por Deus?

Há tantas pessoas dedicadas a tantos ministérios.

E há um número contado nos dedos de pessoas, em todas as igrejas, que verdadeiramente seguem a comunhão e o que Cristo verdadeiramente ordenou.

Que possamos refletir nisto, mais do que em nossas atitudes e gestos. E entender que, acima de todas as ordens estabelecidas, há uma ordem suprema, de Deus, na qual o homem só entra por um caminho, estreiro e apertado.

E este é o caminho de Cristo.

Que possamos refletir no que é verdadeiramente ter comunhão em Cristo nesta semana. Porque todos temos falhas, porque precisamos amar verdadeiramente. Porque precisamos entender de uma vez por todas que nada em nós é bom e nos capacita por merecer a salvação.

Talvez você tenha algo a dizer sobres seus líderes. Talvez você veja coisas que não lhe agrade. Mas Deus não te pede, ele ordena!, que você obedeça sua liderança, que você demonstre e ofereça também a ela a misericórdia e graça que Cristo teve por sua vida miserável e pecadora que estava no mundo.

E agora esta na igreja.


Que possamos ver em nós o mal que não desejamos aos outros.


Boa semana a todos.


Fui

By
Manoel Leonardo