O que há de interessante neste dia

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

RENOVAÇÃO DA MENTE

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram
ensinados a despedir-se do velho homem, que
se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar. Efésios 4:22-23

Os seres humanos criam disciplinas e modos de viver que, com o passar dos

anos, acaba sendo incorporado na cultura de sua sociedade por outraspessoas.

Isso cria as sociedades e tradições humanas que, com o passar dos anos, ou se tornam tradições enraizadas em sua cultura ou são logo esquecidas.

Sabedor dessas coisas, conhecedor dos anos e séculos que já existiram e que ainda virão a existência, Deus instrui a seus seguidores que renovem os seus pensamentos através das Escrituras sagradas.

As culturas de hoje em sua maioria passam por profundas transformações. Podemos até criar nossos filhos hoje como nossos pais os criaram a quinze, vinte anos atrás. Podemos ver isto nas inúmeras comunidades diferentes em nossa própria cidade ou em outros estados brasileiros. O modo como repassamos aos nossos filhos nossa cultura, costumes e nossos ideais de vida é o ponto principal tocado nesse pequeno trecho em destaque hoje: devemos renovar o nosso pensamento.

Essa é uma ordem deixada por Deus, através de seus apóstolos.

É muito triste ouvir pessoas dizerem que não conseguem se adaptar à nova cultura vigente em escritórios e em empresas, com internet e o uso contínuo de computadores.

Algumas pessoas mais antigas dizem que ainda preferem usar a velha máquina de escrever e o telefone. Nâo têm mais tempo ou disposição para aprender a usar e-mails, internet, o Word ou o Excel.

Paulo nos adverte que devemos tentar aprender sempre e o melhor: aprender das Escrituras Sagradas. O chamado para ser cristão é um chamado para ler e meditar sem cessar no livro da Lei de Deus, a Bíblia, e isso equivale a dizer: Estude sempre! (Deuteronômio 6:6-7)

Os costumes humanos podem ser instituídos em uma geração e esquecidos na seguinte. Hoje, no nosso Brasil, muitos jovens dão pouco valor àquilo que seus pais aprenderam de seus avós, e os poucos que fazem isto se encontram dentro de igrejas!!!

Essa é a diferença que nós devemos fazer neste mundo.

O que este mundo de hoje representa e ensina, com o tempo irá passar.

Mas a Palavra de Deus ainda estará sendo ensinada, meditada no futuro. Os princípios que a Bíblia ensina ainda estarão na mente e no coração de inúmeras pessoas.

Devemos aprender a nos renovar na Palavra de Deus dia á dia. E isto também nos ensina a como fugir dos apegos e prazeres desse mundo.

Os jovens de hoje serão os velhos do amanhã.

Ser inteligente é entender desde hoje isto: só temos a ganhar ao tentar aprender e guardar os princípios e ensinamentos de Deus. Eles nos ensinam a ter caráter, nos ensinam a fazer boas escolhas e nos ensinam a tentar ser sempre melhores para Deus.

Como estamos renovando à nossa mente?

Temos enxergado os nossos princípios e costumes errados e temos tentado trocá-los hoje por costumes mais sadios e preceitos cristãos?

Como temos trabalhado a Bíblia em nossas vidas? Temos buscado mais conhecimento de Deus e tentado modificar as nossas vidas em primeiro lugar, para depois tentarmos modificar a de outros com problemas?

Tudo o que aprendemos deve ser compartilhado. Mas o que aprendemos deve ser primeiramente praticado em nossas vidas. Deus beneficia primeiro àqueles que buscam aprender e aprendem! E depois estes ensinam a outros. Nunca acontece o contrário, nunca é primeiroos outros e depois eu. É sempre nós primeiro e depois os outros.

Temos buscado essa renovação em nossas vidas?

Pare um minuto pra pensar. Que mau-costume eu tenho que é sempre um peso na minha consciência? Que mau-costume tenho lutado dias sem conta para ser eliminado de minha vida? Ou ainda: que costume ainda tenho que não é legal mais praticar? Porque não é um costume cristão agradável.

Que bom costume posso colocar no lugar desse mau-costume para glorificar o meu Deus?

Que possamos meditar na palavra para fazer a diferença primeiro em nossas vidas e depois na vida de outros.

Pois foi para a edificação que cada um de nós foi chamado.

A paz de Cristo.