O que há de interessante neste dia

sexta-feira, novembro 25, 2005

OBEDECER E CUMPRIR

Pelos teus ensinamentos, alcancei entendimento, por isso odeio todo falso caminho. Salmo 119:104

Muitos pedem a justiça em suas vidas. Muitos se sentem oprimidos. Muitos querem o mal e desejam o mal a seus inimigos no mundo. Acham que as pessoas más merecem sofrer.


Se Deus fosse justo, na verdade, todos nós iríamos para ao inferno.

Porque todos nós pecamos. Todos nós fomos separados de Deus. Se Deus for realmente justo conosco, porque pecamos, iremos para o inferno.
Se não por Jesus Cristo, que nos perdoa, lava as nossas almas e nos reconcilia com Cristo, nós estaríamos perdidos.

Algumas pessoas gostam de obedecer cegamente a outras. É isto o que Deus pede de nós?

Todos os dias, nós assistimos na TV o que acontece no Oriente Médio. Pessoas que obedecem cegamente a seus líderes religiosos se sacrificam de maneira vã para estarem com não sei quantas virgens no Paraíso.

O que alguns pastores falam no púlpito?

Investigue o que digo aqui. Abra sua Bíblia. Veja se falo a verdade. Verifique se o que digo está ou não correto.
Use a sua Bíblia. Não se baseie somente naquilo que dizem a você.

E por que isto é dito?

Porque Deus pode falar somente ao seu coração. E Deus fala ao nosso coração. Precisamos reter o que é bom. E jogar fora o que é mal. Ao fazer isto, cumpro uma ordem dada na Bíblia. Ela diz que devo avisar quando alguém estiver indo por um caminho errado. Porque isto me cabe. Senão, Deus cobrará de mim o sangue daquele que se perdeu. Deus não quer sua obediência cega. Deus não o chamou à escravidão. Quantos jovens muçulmanos não morrem se oferecendo para uma sacrifício e são usados por seus líderes religiosos?

Somente Jesus pode salvar sua alma da perdição eterna. E Ele deseja que você conheça as Escrituras. Não deseja que você seja um cego.

De pratos e talheres a cozinha está cheia.

Precisamos dos vasos de honra para o Evangelho. Precisamos daqueles que podem levar a Palavra a outros e fazer com que muitos sejam ganhos. Você faria alguma diferença apenas sendo cego? Apenas obedecedo cegamente aqueles que te pedem para fazer algo? Sem saber se o que a pessoa te pediu que fizesse é bom ou ruim?? Você se entragaria assim a alguém?

Eu analiso cada coisa que ouço e cada coisa que me dizem. Trabalho sobre aquilo que me é colocado a frente, para investigar se é verdade ou não. Entrego meu melhor a todo e qualquer emprego e tarefa. Porque faço-o pensando em agradar ao meu Deus. Isto é o que Bíblia ensina. Isso é o que meu Deus me pede para fazer.

Muitos criticam suas lideranças. Muitos acreditam que fariam um trabalho melhor como líderes. Na casa de Deus, esquecemos que devemos ter um cuidado maior com nossas lideraças. Por estarmos na casa de Deus. Por estarmos servindo com outros irmãos.

Muito já foi dito sobre liderança.

Mas deve-se aprender a respeitar a liderança de seus grupos.

Não me importa se você tem mais Espírito Santo que seu líder. Não me importa que seu líder não sabe se expressar com palavras direito. Não me importa que você tenha curso superior e o seu líder nem tenha terminado o segundo grau.

O que me importa é: Deus te deu um líder, colocou alguém acima de você e te pede que respeite e obedeça a esta pessoa, como se respeitasse e obedecesse a ele. Porque os homens olham a aparência, mas Deus olha o interior de cada um.

Você não seria hipócrita de querer falar do amor de Deus depois de derrubar uma liderança que não gostava? Como posso falar de amor de Deus, se não respeito àqueles que Deus constitui como líderes acima de mim? Se vivo falando mau de minhas lideranças? Se minha boca não pára de dizer que eu mereço mais do que àqueles que estão acima de mim?

A primeira verdade sobre líderes é que líderes espelham os sucessos e derrotas de seus comandados. Se um líder se sobressai, o trabalho do grupo que ele lidera se sobressai. Bons líderes tem pessoas maravilhosas que os mantêm e fazem todo o trabalho por trás. Líderes tomam as decisões. Pessoas fazem estas decisões se tornarem realidade.

Como cristãos, nosso maior cuidado é sermos bons espelhos para as lideranças que possuímos. O líder nada mais é que o espelho onde é refletido o trabalho de pessoas.

Obediência cega é o que algumas religiões, como a muçulmana, ensinam a seus seguidores. E o que vemos acontecer em Israel e na região do Oriente Médio não faz bem a nossos olhos.

Algumass pessoas podem obedecer cegamente também a seus líderes. Porque aprenderam a amá-los.
Depois que você consegue-lhes a confiança, eles passam a te respeitar. Até a te obedecer sem fazer perguntas.
Mas esta confiança deve ser oferecida em Cristo. Porque apesar de sermos salvos em Cristo, o pecado habita em nós. Porque Satanás pode usar a qualquer um, inclusive você ou eu, para fazer cair a alguém. Nós podemos pedir perdão a Deus,nós podemos estar salvos em Cristo. Mas, neste corpo, ainda temos o mau vivendo também em nós. Veja o quanto de cuidado deve se tomar com atitudes que você comete em relação a outros. E com nossas lideranças, se fazemos parte de algum ministério.

Nos suportar em amor é mais que um mandamento.

A paz de Cristo.

quinta-feira, novembro 24, 2005

EXEMPLO A SER SEGUIDO

Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor;
Vivam como filhos da luz. Efésios 5:8, NVI

Leitura: Efésios 5:8-14


Tendo definido a vida cristã como andando em amor, com uma visão do juízo eminente, Paulo agora se volta para um terceiro aspecto: andar como filhos da luz. Como é do seu estilo, ele faz outro contraste: no passado, vocês foram filhos das trevas, mas agora são filhos da luz (Efésios 5:8).

Se a escuridão representa a antiga vida, a luz representa a nova. O apóstolo reconhece que os crentes se moveram das trevas para a luz (verso 8). Desde a conversão, eles se tornaram luz do Senhor; isto é, refletores do caráter daquele que disse: "Eu sou a luz do mundo"(João 8:12).

Costumamos comparar luz com o conhecimento intelectual, conhecimento dos fatos, e escuridão com ignorância dos fatos. Embora exista alguma verdade nessa idéia, leia Efésios 5:8-14 e responda a esta pergunta:

A que Paulo compara o andar na luz? Mais especificamente, refere-se apenas ao conhecimento intelectual ou à vida moral e à conduta do cristão? Por que essa resposta é importante?



Note, também, que Paulo é tão firme quanto a viver livre de mancha moral que ele não apenas nos adverte a afastar-nos dos que fazem mal, mas também nos chama para reprová-los.

Uma pergunta inquietante: como podemos reprovar o mal sem abrir a boca? Efésios 5:13, Veja também João 3:20



Você conhece alguém cujo estilo de vida, comportamento e caráter serviu como luz reprovando a escuridão? Como você respondeu? Você aceitou a muda reprovação com humildade e arrependimento, ou fugiu da luz ou até mesmo lutou contra ela, chamando-a, talvez, de escuridão? (Veja Isaías 5:20)

Estudos da Escola Sabatina - 4o. Trimestre 2005 - pp. 69


[ Podemos comparar nossa conduta moral com a marca de nossas vitórias em nossas vidas. Às vezes, sofremos derrotas tão esmagadoras como a do Santos contra o Corínthians, por 7 a 1. É importante observamos a nossa vida e a compararmos com o caráter de Cristo a espelhar. Os cristãos são minoria. Note que o mundo sempre se coloca contra aqueles que podem se tornar vencedores. Muitos passam a odiar e desejam humilhar as pessoas quando descobrem suas vitórias e como se tornaram vencedoras. Em vez de admirar e tentar se espelhar em seus exemplos, revelam o que possuem de pior dentro de si: inveja e falta de caráter. Compare estas atitudes com as atitudes que um caráter cristão genuíno deve seguir em sua vida. Este problema se refere somente a vidas afastadas da presença de Deus e no mundo, ou também podemos encontrá-las dentro de igrejas? ]

[ Admiramos as vitórias quando as mesmas se situam em um país distante e longiquo do nosso. Alguns de nós jamais a admiram quando as encontramos ao lado de nossa casa, na nossa cidade ou em nosso próprio país. Estas verdades do mundo se refletem do mesmo modo dentro da igreja? O que podemos fazer no sentido de abrir os olhos das pessoas para trabalhar seu caráter para as vitórias de Deus em suas vidas? ]


A paz de Cristo.









quarta-feira, novembro 23, 2005

BONS TRABALHADORES

Você já observou um homem habilidoso em
seu trabalho? Será promovido ao serviço
real. Provérbios 22:29


Leitura: Êxodo 35:30-36:1



Durante os primeiros anos do nosso casamento, a minha esposa e eu tentamos renovar nosso apartamento escuro com papel de parede.

Completamos o projeto, mas não sem grandes dificuldades. Em determinado momento, eu até tive que tirar novamente uma parte do papel mal colocado, ir à loja e comprar mais papel. Eu aprendi a admirar alguém que consegue fazer um trabalho desses com habilidade.

Fico admirado quando vejo um carpinteiro fazer com que as coisas encaixem, sem a necessidade de medi-las sempre de novo.

Eu admiro o motorista de caminhão que estaciona o seu grande veículo de ré, num espaço apertado, com mais facilidade do que eu estaciono um pequeno reboque numa garagem com cinco metros de largura.

Eu tiro o meu chapéu diante do encanador que instala com facilidade um aquecedor de água num espaço estreito, aparentemente inacessível - especialmente quando penso em toda a frustração pela qual já passei tentando instalar um pequeno filtro de água.

Lemos nas Escrituras de hoje a respeito dos habilidosos projetistas e artesãos que ajudaram a construir o tabernáculo. Provérbios 22:29 diz que uma pessoa que se destaca no seu trabalho "será promovido ao serviço real".

E Paulo escreveu: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e nãoa para os homens" (Colossenses 3:23).

Deus se agrada com um trabalho bem feito. Ele honra bons trabalhadores e nós também
deveríamos fazê-lo. - HVL



Um trabalho bem feito vai receber de Deus o elogio:
"Muito bem!"

terça-feira, novembro 22, 2005

SOBRE PESSOAS

Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a
misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. I João 1:21

Você pode impor normas de conduta para um lugar. Em uma empresa, você pode dizera que horas algo será realizado. E todos os funcionários obedecem a este horário.

Porque é uma norma da empresa. Assinada pela chefia talvez.

Muitos funcionários vão obedecer esta norma. Mas muito dentre eles vão reclamardela. Sabe por que?
Porque não temos disciplina. Se você impor uma regra absurda, por exemplo. Todosvão questionar. Sabe porquê?

Porque existe uma coisa chamada cultura. É algo quefica incorporado no modo como as pessosa agem.

Modificar cultura é difícil. Impor regras também. Porque há pessoas que podem se opora ela e nunca obedecerem.

Você pode influenciar uma pessoa. Tanto negativa como positivamente. Para que elafaça as coisas de uma determinada maneira. Mas mudar a pessoa, não. A pessoa po-de até fazer o que você deseja. Mas poderá fazê-lo obrigado. "Fiz por obrigação!"

O fato é que para retirar um mau hábito de uma empresa, estabelecer horários parabackup de arquivos, por exemplo, dá trabalho. Porque as pessoas podem estar acostu-madas com outra cultura. Porque elas precisam ser educadas para se portar e agir deuma determinada maneira.

Educação vem de casa. Se na minha casa eu grito, se na minha casa eu discuto commeus filhos, minha esposa, o que vocês acham? Não vou fazer isto também no traba-lho.

"Ah, mas é diferente! Eu tenho educação! Sei me comportar!"

Mas uma empresa não é sua casa. Não é a minha casa. Eu devo respeitar meu colegade trabalho, se não ganho uma advertência. Porque não devia gritar com ele no trabalho.Não é assim? Mas se eu não ganho uma advertência, significa que meu chefe apóia minha conduta. Se meu chefe grita comigo, posso gritar com meus subalternos.
A cultura de um lugar é como ele é. Mudamos a cultura de um lugar impondo normas.Fazendo as pessoas obedecerem estas normas. Em empresas, elas torcem o nariz, mas cumprem as regras. São pagas pra isso.

Em igrejas também ocorre isso. Você já deve ter escutado irmãos conversando. "Adoroo jeito como aquela pessoa dirige o louvor! Mas não quero nem conversar com ele!!" "Adoro como ela faz seu trabalho, a admiro nisto. Mas não consigo ter amor por elacomo pessoa!"

Se nós somos assim na casa de Deus, imagine no mundo!!!

E nós devemos amar mais os nossos irmãos da igreja que os irmãos do mundo. Jejume oraçõa ajudam nesta tarefa.

Ore pela pessoa que você admira, mas não gosta deter por perto. Faça jejum e oração. Porque talvez ela possa te ensinar algo que vocênão saiba, porque Deus nos pede para amarmos também os que estão na igreja. Não sóaqueles que estão no mundo.

Lembre-se de uma coisa: Deus nos manda amar nossos inimigos. Mas Deus não dizpara você ficar lá apanhando dele o tempo todo. Ele diz para você amar. Para você orarpor ele, para você interceder por ele, para você não fazer com ele aquilo que ele fazcom você. Deus não diz para você ficar bancado o saco de pancadas!!!

Pense nestas coisas...

Você tem mesmo amado seus irmãos de igreja? Tem amado seus inimigos??

A paz de Cristo.

segunda-feira, novembro 21, 2005

COMO FAZER UM GRUPO DE ORAÇÃO

Como comportar-se na casa dos outros

Muitos irmãos temem abrir os seus lares para um grupo de oração, com medo de que as pessoas invadam as dependências da casa, o que é muito desagradável. Para que isso não aconteça, temos algumas orientações:

1. Todos que freqüentam um grupo de oração, devem permanecer no local onde a reunião acontece.
2. Caso precisem usar o banheiro, limitem-se a este cômodo apenas.
3. Se o lanche for em outra sala, limitem-se a este espaço apenas.

4. As outras dependências da casa não devem ser visitadas, a não ser com o convite especial de alguém da família. E mesmo assim, seja rápido, não mecha em nada e evite perguntar demais.

5. Na hora do lanche, sempre evitar o famoso "avanço", como se famintos fôssemos.
6. Evitar abrir armários e outros compartimentos sem a permissão dos donos da casa.
7. Os líderes devem sempre orientar os seus liderados quanto a estes procedimentos.



Como comportar-se com as pessoas

Agora, falaremos sobre as pessoas. Com o aumento da intimidade entre nós, podem acontecer situações constrangedoras que temos que evitar.

1. É constrangedor pedir objetos de uso pessoal emprestado; calçados, roupas, jóias, vasilhames, etc.
2. A questão de empréstimo de dinheiro é ainda mais constrangedora.
3. Mesmo o lanche que sobra, deve ser devolvido a quem o trouxe. Esta pessoa irá distribuí-lo, se quiser.
4. Se algo foi tomado emprestado de comum acordo, ter o cuidado de devolvê-lo o mais rapidamente possível.


Maturidade Cristã


Martinho Lutero disse, certa vez: "o mais simples camponês, armado com o evangelho, é mais poderoso que o papa!"

Devemos permitir que cada cristão exerça o direito bíblico de ministrar aos outros. Um elemento que contribuirá para o meu crescimento espiritual é que eu me responsabilize por uma outra pessoa. Se isto não acontecer, a minha maturidade cristã não será desenvolvida.

Quando você comunica os seus conhecimentos cristãos a outros, desenvolve a sua maturidade. É muito egoísmo nosso, sabermos tanto sobre Deus, sermos salvos e ficarmos com isso só para nós.

Deus nos pedirá explicações um dia.

O grupo de oração é uma bênção porque cria esta oportunidade para todos. Abra a sua casa, ou então participe de um grupo de oração.


A paz de Cristo.

(Do site da Igreja Batista Renascença - http://www.ibr.org.br/estudos.php?eid=644)

LEITURA BÍBLICA NA ORDEM CRONOLÓGICA

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra,
e luz para os meus caminhos. Salmos 109:105


Caso você deseje fazer sua leitura anual da Bíblia um pouco mais interessante, tente
fazer a leitura dos livros do Antigo Testamento na ordem cronológica em que foram
escritos. Veja a lista dos livros abaixo. Mas se deseja mais detalhes, sugiro realizar
aquele maravilhoso curso de Caminhada Bíblica, que sempre traz detalhes muito
mais enriquecedores. Faça um propósito em oração para realizar a leitura da Bíblia
todos os dias e terminar antes de um ano.


Leitura do Antigo Testamento na Ordem Cronológica:

  1. Gênesis até o capítulo 11
  2. Continuação de Gênesis até o capítulo final
  3. Êxodo
  4. Levítico
  5. Números
  6. Deuteronômio
  7. Josué
  8. Juízes
  9. Rute
  10. 1 Samuel
  11. 2 Samuel
  12. 1 Crônicas
  13. Salmos
  14. 1 Reis
  15. 2 Crônicas
  16. Provérbios
  17. Eclesiastes
  18. Cantares de Salomão
  19. 2 Reis
  20. 2 Crônicas
  21. Isaías
  22. Jeremiais
  23. Lamentações
  24. Oséias
  25. Joel
  26. Amós
  27. Obadias
  28. Jonas
  29. Miquéias
  30. Naum
  31. Habacuque
  32. Sofonias
  33. Daniel
  34. Ezequiel
  35. Esdras
  36. Ageu
  37. Zacarias
  38. Ester
  39. Neemias
  40. Malaquias

Livros Históricos da Bíblia (Na ordem Cronológica):

Gênesis (até o capítulo 11); Jó; Continuação de Gênesis; Êxodo; Levítico; Números; Deuteronômio; Josué; Juízes; Rute; 1 Samuel; 2 Samuel; 1 Crônicas; 1 Reis; 2 Crônicas; 2 Reis; Esdras; Ester; Neemias

Livros Poéticos da Bíblia (Na ordem Cronológica):

Jó; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cantares de Salomão

Livros Proféticos (Na ordem Cronológica):

Isaías; Jeremias; Lamentações; Oséias; Joel; Amós; Obadias; Jonas; Miquéias; Naum; Habacuque; Sofonias; Ezequiel; Daniel; Ageu; Zacarias; Malaquias

Gênesis até o capítulo 11 apresenta uma visão panorâmica de toos os eventos iniciais: Criação, Queda, Dilúvio e a dispersão das nações.

Há uma mudança no enfoque a partir do capítulo 12, quando Deus separa um homem através do qual Ele abençoará todas as nações. O restante do livro traz a história de Abraão e seus descendentes: Isaque, Jacó e José.

A paz de Cristo.