O que há de interessante neste dia

sexta-feira, novembro 04, 2005

ESPOSAS COMO CONSELHEIRAS

A casa e a fazenda são a herança dos pais,
mas do Senhor vem a mulher prudente. Provérbios 19:14


As mulheres sempre tiveram e continuarão a ter papéis importantes na obra e Deus até o fim dos tempos. Muitas das mulheres descritas na Bíblia tiveram mais do que uma função doméstica. Elas foram conselheiras espirituais e políticas.

Uma esposa pode relacionar-se de muitas maneiras diferentes com seu marido, em nível espiritual. Entender as muitas maneiras (boas e más) como o povo de Deus pode relacionar-se com Cristo nos ajuda a crescer mais e mais espiritualmente.

O mundo antigo estava dividido nitidamente de acordo com o sexo. Os homens normalmente se encarregavam do mundo exterior, e as mulheres administravam a esfera do lar. O lar exigia muito trabalho e habilidade técnicas. As mulheres e meninas de uma família cuidavam das crianças, cultivavam e cozinhavam o alimento, teciam e costuravam as roupas, supervisionavam os servos e freqüentemente operavam as indústrias domésticas.

As muitas facetas da vida de uma mulher estão retratadas em Provérbios 31:10-31. Os homens e as mulheres trabalhavam próximos uns dos outros em um mundo rude e severo. Provérbios 31:11, 12 e 26 nos conta que as esposas podiam ser conselheiras importantíssimas para seu marido.


Bons Conselhos Seguidos - I Samuel 25:23 e 25; Ester 8:3-6

O rei Assuero como o rei Davi tiveram conselhos de grande importância, dados por duas mulheres muito perspicazes, prudentes e corajosas, Ester e Abigail, cujas histórias foram consideradas suficientemente importantes para serem colocadas no cânon. Ester arriscou sua posição como rainha, dando início aos eventos que preparam o caminho para o conselho que deu ao rei; por contraste, em resultado do conselho que Abigail deu, Davi acabou escolhendo-a como esposa.

Estas duas histórias referem-se a homens que não agiram com sabedoria. Ao contrário, permitiram que a cobiça, a inveja e a ira governassem suas ações. Elas também mostram mulheres que foram ativas para evitar os maus resultados que poderiam te surgido por causa desses homens.


O livro de Ester retrata Assuero como um homem de vontade fraca, agindo sem pensar e sob a influência dos que o cercavam. Por este motivo, ele aprova um decreto que mergulha seu reino em uma guerra civil. Apesar do fato de que ele anteriomente havia baixado uma lei dizendo que as mulheres deviam obedecer aos seus maridos, sua esposa, a rainha Ester, lhe diz o que deve fazer para salvar o império do caos.

Quando Davi fugiu de Saul, ofereceu ao povo, especialmene aos proprietários ricos, proteção contra os saqueadores e bandidos em troca de apoio material. Nabal, cujo nome em hebraico significa "tolo", recusou o oferecimento de Davi, insultando-o e referindo-se a ele como nada mais que um escravo fugitivo (I Samuel 25:10). Davi jurou fazer dele um exemplo para que outros proprietários ricos não o imitassem. Quando Abigail, a esposa de Nabal, teve conhecimento da ameaça, determinou-se a desativar a crise.

Primeiro, ela empregou um humor suave, referindo-se ao significado do nome de Nabal (verso 25). Então, ela indicou que Deus estava com Davi e até agora o havia protegido de ações que poderiam levá-lo à culpa de sangue contra Nabal ou contra qualquer outro (verso 26). Ele devia, ela sugeriu brandamente, deixar que o Senhor travasse suas batalhas(versos 28-30). Se Davi fizesse isso, não sofreria pesar ou culpa por causa de atos
impensados (verso 31).



Bons Conselhos Ignorados - Ester 6:13; Mateus 27:19


Se Hamâ tivesse ouvido as palavras de sua esposa, provavelmente teria escapado da morte inesperada e vergonhosa:"Então, os seus sábios e Zeres, sua mulher, lhe disseram: 'Se Mordecai, perante o qual já começaste a cair, é da descendência dos judeus, não prevalecerás contra ele; antes, certamente, cairás diante dele" (Ester 6:13).

Qual foi o conselho de Zeres a Hamã? Ester 6:13

A meta de muitos governadores romanos era enriquecer durante seu período de serviço e, depois, aposentar-se com luxo. Muitos deles extorquiam e defraudavam o povo que govenavam. A Palestina era uma província difícil de governar, e alguns governadores não sobreviveram o suficente para fazer fortuna. Pilatos estava com dificuldades desde que chegou. O povo havia se sublevado e o denunciara ao imperador. Se tivesse mais problemas, Roma poderia substituí-lo, encerrando a sua oportunidade de enriquecer. Os líderes judaicos conheciam o interesse de Pilatos de enriquecer e o poder que tinham sobre ele quando ameaçaram relatar que ele não era amigo do imperador. Nem o fato de reconhecera inocência de Cristo e nem o apelo de sua esposa puderam superar sua ambição.


Pilatos também devia ter seguido o conselho de sua esposa. Leia Mateus 27:19.


Mau Conselho Ignorado - Ao Menos por um tempo


Casada primeiramente com seu tio Herodes Filipe (referido simplesmente como Filipe em Mateus 14:3; Lucas 3:1), Herodias, mais tarde, apaixonou-se por seu meio-irmão, Herodes Antipas. Quando Antipas divorciou-se de sua esposa, a filha do rei nabateu, Aretas, não tinha idéia do preço que teria de pagar por Herodias. Primeiro, Aretas vingou-se atacando e ocupando parte do reino de Antipas. Depois, quando João Batista se ôpos à relação, Herodias jurou vingança. Embora não gostasse das críticas do profeta, Antipas respeitava João. Mas, estando bêbado durante uma festa, Herodias usou sua filha para conseguir a morte de João. Ninguém na festa teve a coragem de opor-se ao pedido, e Antipas tinha por muito tempo dado ouvidos à sua esposa. Pelo resto da sua vida, ele sofreu de remorso e terror.



Mau Conselho Seguido - Gênesis 3:6; 16:1-2

O relacionamento entre marido e esposa nem sempre significa que um dará ao outro um bom conselho. A famosa história de Adão e Eva não deixa dúvidas sobre a culpa dos dois. Da mesma forma, tanto Abrão como Sarai pecaram quando Abrão tomou Hagar como esposa por causa do mau conselho de Sarai. A lição é clara: As pessoas que influenciam outras a pecar também estão pecando.


Nenhuma história moderna pode se comparar à história do primeiro triângulo amoroso - o rico e poderoso Abraão, a bela mas estéril Sara, e uma serva egípcia. Os personagens fortes, o enredo interessante, o ambiente oriental, o plano e, então, o fracasso, tudo estimula nossa imaginação. A história começou milhares de anos atrás, com o conselho errado de uma esposa. Leia Gênesis 16:2

Normalmente, quando pecamos uma vez, estamos no caminho de pecar duas vezes. Um pecado leva a outro, até quepecamos muitas vezes. Foi o que aconteceu com Eva. O primeiro erro de Eva foi afastar-se do lado de seu marido. Em seguida, se aproximou da árvore da qual Deus havia dito que se afastassem. Então, ouviu a serpente.Ela se atreveu a duvidar das palavras de Deus sobre não comer do fruto proibido. Eva, confiante no próprio julgamento e em sua visão, em lugar da clara ordem de Deus, comeu da árvore.

Tanto Eva como Sara confiaram nos sentimentos em vez de na clara ordem do Senhor. Por que é tão fácil cometermos o mesmo engano? Como podemos aprender a confiar em Deus e não depender dos sentimentos?


Leia Provérbios 19:14. O casamento foi instituído por Deus. Nosso Pai amoroso fez Eva a companheira perfeita para Adão. Mas, para os homens de hoje, a escolha não é tão simples quanto foi para Adão. Leia Provérbios 18:22.Note que Salomão usa a palavra 'acha'. As mulheres certamente são uma bênção do Senhor, mas, para receber esta
bênção do Senhor, os homens precisam procurar uma boa mulher.

Mas achar uma boa mulher pode não ser o problema.

O que o homem precisa fazer para ser compatível com uma mulher justa?

Leia Provérbios 11:22. O que Salomão diz sobre julgar somente as aparências? Isto se aplica só às mulheres?
Que características o cristão deve procurar em uma companheira?


Estudos da Escola Sabatina - Apontamentos - Abril/Junho 2001



A paz de Cristo.

quinta-feira, novembro 03, 2005

ESCRAVIZANDO NOVAMENTE

A palavra que do SENHOR veio a Jeremias, depois que o rei Zedequias fez aliança
com todo o povo que havia em Jerusalém, para lhes apregoar a liberdade;
Que cada um despedisse o seu servo, e cada um a sua serva, hebreu ou hebréia;
de maneira que ninguém se fizesse servir deles, sendo judeus, seus irmãos.
E obedeceram todos os príncipes e todo o povo que havia entrado na aliança, que
cada um despedisse livre o seu servo, e cada um a sua serva, de maneira que não
se fizessem mais servir deles. obedeceram, pois e os soltaram.
Mas depois se arrependeram, e fizeram voltar os servos e as servas que haviam libertado,
e os sujeitaram por servos e por servas.
Veio, pois, a palavra do SENHOR a Jeremias, da parte do SENHOR, dizendo:
Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu fiz aliança com vossos pais, no dia em que os
tirei da terra do Egito, da casa da escravidão, dizendo:
Ao fim de sete anos libertareis cada um a seu irmão hebreu, que te for vendido, e te houver
servido por sete anos, e despedi-lo-ás livre de ti; mas vossos pais não me ouviram nem incli-
naram os seus ouvidos.
E vos haveís hoje arrependido, e fizestes o que é reto aos meus olhos, apregoando liberdade
cada um ao seu próximo; e fizestes diante de mim uma aliança, na casa que se chama pelo
meu nome;
Mudastes, porém, e profanastes o meu nome, e fizestes voltar cada um a seu servo, e cada um
à sua serva, as quais já tínheis despedido libertos conforme a vontade deles; e os sujeitastes,
para que vos fizessem servos e servas.
Portanto assim diz o SENHOR: Vós não ouvistes a mim, para apregoardes a liberdade, cada um
a seu irmão, e cada um ao seu próximo; pois eis que eu vos apregôo a liberdade, diz o SENHOR,
para a espada, para a pestilência, e para a fome; e fareis que sejais espanto a todos os reis da
terra. Jeremias 34:8-17

No momento em que Jeremais pronunciava estas suas palavras, a cidade de Jerusalém era o último
baluarte hebraico ainda existente contra os caldeus. Os exércitos de Nabudonosor a cercavam e
Jerusalém estava prestes a cair nas mãos de Babilônia, o que de fato aconteceu em seguida, conforme
o próprio profeta Jeremias havia predito.

No livro de Deuteronômio, no capítulo 15, Deus diz aos judeus o que fazer com escravos hebreus que
possuírem:

Quando teu irmão hebreu ou irmã hebréia se vender a ti, seis anos te servirá, mas no sétimo ano o
deixarás ir livre. E, quando o deixardes ir livre, não o despedirás vazio.
Liberalmente o fornecerás do teu rebanho, e da tua eira, e do teu lagar; daquilo com que o SENHOR teu
Deus te tiver abençoado lhe darás.
E lembrar-te-ás que fostes servo no Egito, e de que o SENHOR teu Deus te resgatou; portanto hoje
te ordeno isso. Deuteronômio 15:12-15

O rei Zedequias lembrou-se de Deus em sua cidade cercada. Talvez tenha olhado seu povo com tristeza. Todos seriam levados cativos. Os que fossem escravos continuariam sendo escravos na Babilônia. Ele pede aos judeus que todos libertem seus escravos. Quem entrou neste concerto o cumpriu. Mas muitos voltaram atrás e retomaram seus escravos. Talvez alguns até de maneira brusca.

O povo de Israel se esquecera completamente do que fora dito em Deuteronômio. Estavam em uma cidade cercada, iriam ser invadidos, seu rei pediu a eles que tivessem piedade de seus próprios escravos. Eles ouviram à princípio, depois voltaram atrás.

Eles somente libetaram seus escravos. Não deram nada com certeza a nenhum deles. E endureceram o seu coração.

Em Cristo, somos chamados à liberdade. Tentamos a todo custo fazer o que é agradável a Deus e minamos nossa carne, para fugir do mundo e com isso tornarmos a cada dia mais e mais agradáveis a Ele. Fazemos isto nos recordando continuamente do amor que Ele teve por nós ao morrer em uma cruz. Muitas vezes, em igrejas, nos colocamos à disposição do pastor, de nossos líderes de ministério para executar tarefas e obras na igreja.

Não somos escravos destas pessoas. Mas nos submetemos a elas para, em harmonia, executar uma obra para Deus. Infelizmente, em alguns momentos, nossas lideranças demonstram ser de carne. E podemos receber alguns açoites que visam nos lembrar quem está por cima, quem está por baixo.

Em todos os momentos, devemos ter a cruz de Cristo em nossas vidas. Devemos ver suas pegadas. Devemos lembrar que estamos fazendo um trabalho para Deus. Nos oferecemos para isto. Devemos esquecer a pessoa e nos focar em Deus. Devemos nos lembrar que a pessoa é de carne. Que a pessoa pode estar enfrentando problemas. Que talvez seu contato espiritual com Deus esteja abalado por algum motivo e que necessite de mais comunhão.

É comum no mundo as pessoas descontarem seus problemas em outras pessoas.
É comum as pessoas no mundo desejarem que as outras façam o que elas querem da maneira como desejam.

Como cristãos, sabemos que se batem na sua face, você naõ deve revidar, mas oferecer a outra. Não devemos ser o causador dos conflitos, antes, devemos mitigá-los. Ao ser ofendido ou ofendida, muitos de nós revidam no mesmo tom, querem se vingar.

Bem poucos se calam. Bem poucos entregam isto nas mãos de Deus e dizem, como o pastor de nossa igreja costuma sempre nos lembrar: "Deus, ela está errada; ele está errado. Fui ofendida; fui ofendido. Estou me sentindo mal; mas não vou deixar isto quebrar meu vínculo contigo e com este trabalho; vou fazer o que ela me pede; vou fazer o que ele me pede. Mas vou fazer como se fosse para você, Deus. Ajude-me nisto e ensina a irmã, o irmão, a mudar seu caráter e a perceber o seu erro. Em nome de Jesus, amém."

A oração dita assim parece fácil, não é mesmo?

Mas é difícil praticar. É difícil perdoar. Como já repetido tantas vezes antes, foi difícil para Jesus subir naquela cruz e responder por pecados que não eram seus.


Como os judeus nos tempos de Jeremias, há muitos cristãos que não liberam seus escravos. Que não agem com amor com os que são mais próximos. Os que vêem nossa intimidade sabem mais coisas que muitas pessoas. E alguns talvez nem tenham a orelha furada com uma sovela.

Porém, se ele te disser: Não sairei de ti; porquanto te amo a ti, e a tua casa, por
estar bem contigo.
Então lhe tomarás uma sovela, e lhe furarás a orelha à porta, e teu servo será teu
para sempre; e também assim farás à tua serva. Deuteronômio 15:16-17

Uma pergunta meio constrangedora: Você furaria a orelha de uma criança de menos
de dez anos se ela te dissesse isto? Você a comprometiria consigo sem sabe se ela
diz isto de coração ou somente porque, no momento, gosta muito de você?

Devíamos confiar mais nos de nossa casa e amá-los mais. Não açoitá-los continuamente como se
tivessem mais obrigações para conosco do que nós para com eles.

Quem tem mais autoridade tem mais responsabilidade. Seria muito fácil mandar por mandar.

Orem por seus líderes. Mais do que todos, eles necessitam da nossa oração.

Coloquem o seu coração em Cristo. E não permitam que a carne os afastem dos caminhos de Deus.
O único a lucrar com isto é Satanás. Quando você se afasta de Deus porque alguém dentro da igreja
te tratou mal, Satanás cumpre bem o seu papel: Seu nome quer dizer Acusador. O Acusador dirá
que a igreja tem líderes que não são espirituais, mas carnais. Dirá que você não é cristão porque ainda
não entende como deve agir na casa de Deus.

Sem falar que, se você voltar, o Acusador estará ali sorrindo, para receber você de volta.


Irmãos, sejamos como as serpentes. Prudentes.


Dê o bote só quando tiver a certeza de que vai atingir seu alvo.


A paz de Cristo.













terça-feira, novembro 01, 2005

CUIDANDO DE SEUS PENSAMENTOS

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos.
Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, seja isto o que ocupe o vosso pensamento.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;

e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:4-9



Todos os dias enfrentamos muitas provações e algumas delas parecem estar massacrando nossa mente. Somos mastigados pelas tentações. E perdemos o controle.

Como podemos mudar esse quadro?

Precisamos avaliar todos os nossos pensamentos pelos parâmetros de Filipenses 4:8. Estes parâmetros são testes, nos quais devemos avaliar todo e qualquer pensamento que tivermos. O pensamento deve passar por todas as argolas descritas no versículo 8. Precisamos decorar este versículo e criar o costume de avaliar os nossos pensamentos por ele.

Se você pensa o que é bom, você faz o que é bom.

Como diz a Bíblia, do bom tesouro do coração o homem tira coisas boas. Do mau tesouro vem coisas más. E Satanás usa "iscas" para nos pegar.

Assim sendo, em cada pensamento que você tiver, você pode fazer a seguinte avaliação:

O pensamento é verdadeiro?
O pensamento é amável?
O pensamento é respeitável?
O pensamento é de boa fama?
O pensamento é justo?
O pensamento é de virtude?
O pensamento é puro?
O pensamento é louvável?

Se o pensamento não é amável, não detenha teus pensamentos nisto! Porque você está se auto-programando para fazer o que não é amável. E nosso coração pecaminoso leva sempre as coisas para o lado ruim.

Passamos, na verdade, por três situações distintas com nossos pensamentos quando os mesmos são submetidos ao teste de Filipenses 4:8

Situação #1
Seus pensamentos são bons e passam no teste

- Concordar com Deus referente aos pensamentos que são aprovados
- É verdadeiro. É justo. É puro. É amável. Então, agradeça a Deus. "Deus, obrigado, você está certo."
- Deus está certo
- Este pensamento é aceitável
- Agradecer e continuar a pensar


Situação #2
Seus pensamentos não são bons e não passam no teste

- Concordar com Deus referente aos pensamentos que não passam no teste
- Deus está certo
- Este pensamento está errado. "Deus, tire este pensamento da minha cabeça, me ajuda!"
- Peça para Deus tirar este pensamento
- "Mente vazia, oficina de Satanás". Ocupe sua mente com pensamentos bons. Cultive-os!
- Agradeça a Deus

Às vezes, temos pensamentos que sempre voltam à baila em nossa mente. Vez ou outra, sempre pensamos as mesmas coisas erradas. Trata-se de uma crise. Uma crise é uma repetição de um mesmo pensamento. É um pensamento plantado e sempre trazido à mente.
Se o pensamento não passa no teste, corte o pensamento repetitivo. Peça a ajuda de Deus para tirar o pensamento ruim de sua cabeça.

Situação #3 (Crise)
Seus pensamentos não passam no teste e sempre se repetem

- Concordar com Deus refente aos pensamentos que não passam no teste
- Deus está certo
- Este pensamento é errado
- Pedir para tirar o pensamento
- É uma crise. O chefe briga com você, você desconta na esposa ou nos outros. São sintomas. Ou você fica com preocupações demais na cabeça e não consegue dormir à noite. Entra em parafuso.
- "Deus, preciso mudar esse pensamento"
- Agradeça a Deus

Alguns dos sintomas de uma crise: Não oramos. Murmuramos sem parar. Não damos atenção às pessoas que nos cercam. No momento de uma crise, devemos nos lembrar do que nos diz I Tessalonicenses 5:18.

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Devemos substituir estes sintomas por gratidão. Podemos fazer uma lista de coisas a agradecer quando temos este pensamentos errados em nossa mente. Se você atravessou uma crise com o marido e o filho, agradeça todas as coisas boas que o filho e o marido fizeram de bom. Tente eliminar as coisas negativas da mente e preenchê-la com as positivas.

Mas como podemos desenvolver isto em nós?

Tenha persistência. Pratique!!

Filipenses 4:9 nos diz:

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;
e o Deus de paz será convosco
.


O segredo aqui é: Praticai. E isto é treino.

Algumas pessoas as vezes tentam retirar estes pensamentos com uma oração forte. Dizem que isto ajuda a eliminar estes pensamentos ruins. Procuram o pastor ou uma pessoa que ouviram dizer tem uma oração bem forte.

Como orar mais forte? Gritar com Deus? Falar mais baixo? Ficar mais manhoso? Outras dizem: "Tá amarrado em nome de Jesus!"

A pessoa faz uma oração como esta. Se levanta. Antes de chegar na porta, o pensamento volta à sua mente. E Satanás ainda pode dizer: "Acho que a sua oração não foi tão forte assim, não." Daí as pessoas procuram o pastor, pedem uma oração forte. Saem de sua presença. O pensamento retorna a suas mentes.

Quantos sabem andar de bibicleta?
Quantos sabem dirigir um carro?

Digamos que você resolve trocar o pneu. Você faz o pneu ficar reto e não mexe no seu volante pra impedir que ele desalinhe na pista. Quanto tempo leva pra você bater com o carro se fizer isto?

Quando você está dirigindo, você tenta manter o carro no meio da pista. Se a pista tiver alguns problemas de recapamento, você precisa tocar no volante mais a direita ou mais a esquerda para permancer com o seu carro no centro da pista. A prática nisto faz com que você execute esta tarefa de maneira automática. Seu cérebro envia a informação para suas mãos, que fazem o balanceamento no volante de maneira automática.

Você não conversa com alguns amigos enquantos eles dirigem e eles não parecem mais atentos à conversa do que á pista? A prática o faz melhor. Ele é um excelente motorista. Mantém o carro no meio da pista como um piloto automático. Se o carro sai um popuco da linha, ele já compensa com a mente. E esse processo é contínuo enquanto ele dirige. Não pára de fazer.

Os motoristas conseguem isto com prática. Do mesmo modo temos que agir com nossos pensamentos ruins. Com prática e treino devemos afástá-los e nossa mente. Às vezes, a esposa demora a chegar e você começa a se preocupar com ela. Pensa besteiras. 'Aconteceu alguma coisa?' Você pode reprimir conversando com Deus. "Deus, não é verdade. Não tenho a informação. Tire isto do meu pensamento'.

Isto é um processo. O apóstolo Paulo diz: Pratique. Você avalia seus pensamentos, concorda com Deus, e realinha-os na direção correta. Esse é o segredo da felicidade com seus pensamentos.

Por fim, o versículo termina com uma das maiores alegrias. O que nos traz paz.

Promessas de Deus para você
- Perto está o Senhor.
- O Deus da paz será convosco.
- E a paz de Deus, que execede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus

- Igreja Tabernáculo Batista - Pregação de Domingo (30/10/2005)



A paz de Cristo.












segunda-feira, outubro 31, 2005

O PAI DA VERDADE E O PAI DA MENTIRA

Não dirás falso testemunho contra o
teu próximo. Êxodo 20:16



Algumas religiões ensinam que o pecado tem um propósito. Mesmo alguns cristãos tentam justificar sua existência. Uma seita cristã afirmou que Deus precisava que Adão e Eva pecassem a fim de que Ele pudesse mostrar-lhes suas limitações. Outros vêem o pecado como um dispositivo de teste de Deus.

Mas não houve nenhuma razão para a existência do pecado.
Deus nunca pretendeu que ele existisse (O Desejado de todas as Nações, pág. 22).

Alguns citam Provérbios 22:6, crendo que se criarem os filhos corretamente, sua descendência não abandonará a igreja e seus ensinos.

Mas esses pais esquecem que, embora Deus haja provido um ambiente perfeito para Lúcifer, este falhou com Deus. O anjo que permanecia na presença de Deus escolheu rebelar-se, escolheu rejeitar tudo o que Deus era.

Deus sempre procurou um amor não forçado, mas o amor dado livremente pode também ser retirado livremente. Os seres com livre-arbítrio podem decidir reter o amor e mesmo centrá-lo em si mesmos.

No universo caído, a verdade é como as coisas são, e a maneira como as coisas deveriam ser na Terra, se o pecado não existisse. Visto que a verdade reflete o Deus que a criou, a verdade é, em última instância, o próprio Deus.

O Novo Testamento freqüentemente compara a verdade a Jesus Cristo. Quando os cristãos procuram a verdade, não estão apenas procurando um corpo de fatos e declarações, mas a Pessoa que está por trás deles. Jesus veio representar a Deus e a realidade que Ele e o Pai criaram antes da entrada do pecado.

Uma mentira é uma distorção deliberada ou uma falsa representação da verdade. Tenta distorcer a realidade. Na árvore do conhecimento do bem e do mal, Satanás distorceu tanto Deus como os seres humanos. Ele suscitou perguntas perturbadoras sobre Deus e esforçou-se para convencer Adão e Eva de que eram mais do que realmente eram - que podiam tornar-se como o próprio Deus (Gênesis 3:1-7).

Satanás ainda alega que Deus é um tirano e que os seres humanos são imortais, com qualidades divinas escondidas em si mesmos. A mentira de Satanás enganou muitos no próprio Céu, e ele tem a maioria dos seres humanos como seus escravos.


As mentiras são tentadoras porque parecem transformar o mundo para ser como queremos.

No princípio, Jesus e Lúcifer estavam unidos na obra de Deus. Mas Jesus e Lúcifer foram separados para sempre quando Lúcifer se rebelou. Jesus continuou sendo o caminho eterno, a verdade e a vida (João 14:6). Satanás se tornou o "pai da mentira" (João 8:44). De fato, uma das histórias Bíblicas mais antigas sobre Satanás mostra como
ele é mentiroso.

Veja Gênesis 2:8,9,15-17:

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:8-9

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:15-17


Deus criou um mundo bom. E disse ao homem: "Não coma desta árvore. Se comeres, morrerás".

Desde o começo da Bíblia, a diferença entre a verdade e a mentira fica muito clara.


O pai da mentira passou a sua habilidade pervertida aos seus seguidores, tentando até mesmo os profetas a mentir: "Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei" (Jeremias 23:25).

A mentira é considerada tão destrutiva por Deus que a incluiu entre os Dez Mandamentos, juntamente com as advertências contra o adultério e o assassinato (Êxodo 20:16). Satanás é mentiroso, assassino e deturpador.

Em outras palavras, Deus Se importa não só com o que fazemos, mas também com o que dizemos.

Dê alguns exemplos da Bíblia sobre o que acontece quando uma pessoa mente. Dê alguns exemplos modernos dos resultados da mentira. Por que os não cristãos consideram a mentira um mal terrível?

O que estes versos dizem sobre a verdade?
Provérbios 16:6
João 17:19
II Tessalonicenses 2:12

O que Jesus queria dizer quando disse: E [vocês] conhecerão a verdade, e a verdade os libertará? (João 8:32, NVI). Como a verdade nos liberta? Conte alguns exemplos úteis de sua própria vida sobre o que este verso significa.


Escola Sabatina - Apontamentos - Abril/Junho 2001

A paz de Cristo.