INTERPRETANDO O FIM

Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias. Daniel 12:11-13
Entendendo a profecia
Posta a abominação desoladora -> Para entender o que está sendo dito, você precisa ler partes do livro de Daniel. A profecia sobre o chifre pequeno, que fala arrogâncias contra Deus, vence os santos e se levanta até contra o príncipe dos príncipes, ou seja, o próprio Jesus Cristo. Esta profecia é descrita de três modos diferentes por Daniel. Ele vê o chifre pequeno duas vezes. Quando Deus repete algo duas vezes é porque isso é muito importante: Daniel 7:8; Daniel 7:20-22; Daniel 7:25-26. Daniel 8:11-14;
O chifre pequeno é um poder que nunca havia existido na terra: a união da igreja como estado. Quem promoveu esta união foi a igreja católica. Isso aconteceu entre os ano 300 e o ano 400 depois de Cristo. Para o entedimento de o porquê o chifre pequeno é a igreja católica você vai precisar ler as profecias de Daniel por inteiro, mas as passagens citadas já explicam o porque de ser este poder. O poder da igreja católica cresceu em todas as direções e ela perseguiu comunidades que adoravam a Deus de modo distinto ao dela. As histórias das perseguições da igreja católica estão em livros como o de John Fox, Os Mártires do Cristianismo e no livro o Rasto de sangue, de J. M. Carrol. O que pode ser dito sobre isto é um dos trechos mencionados de Daniel sobre este assunto:
E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os
santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei;
e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos,
e a metade de um tempo. Daniel 7:25
Para entender um tempo, tempos e metade de um tempo, leia Apocalipse 12:14 e Apocalipse 12:6. Por estes textos, você descobre que o período equivale a 1260 dias, ou seja, 1260 anos. Este foi exatamente o tempo que durou o domínio da Igreja Católica Romana sobre o mundo.
A Igreja Católica mudou os dias festivos e instituiu os seus. Mudou o calendário do mundo. Destruiu e perseguiu comunidades cristãs, com os anabatistas, os waldenses. Instituiu leis contrárias a Palavra de Deus, como o batismo infantil e o culto a imagens em clara desobediência ao que foi dito a Moisés de não adorar imagens. Criou as indulgências e se fez senhora dos céus e sobre Jesus Cristo.
Entendido este ponto, você pode entender o tempo final descrito: 1290 dias são 1290 anos. Some os 1290 anos ao ano 300 ou 400 e você terá aproximadamente os anos de 1590 e 1690. Exatamente nesta época, entre estes anos, começou a Reforma Protestante pelo direito de adorar a Deus segundo as Escrituras sagradas e exatamente neste tempo a era conhecida como Idade das Trevas chegou ao seu fim. O anjo diz que a partir de então, os homens teriam mais liberdade de adorar a Deus e ler Suas escrituras. Quem chega aos 1305 dias, ou seja, aproximadamente ao ano de 1705, terá ainda mais liberdade para adorar a Deus.
A descrição exata desses eventos pode ser vista no mapa acima.