O que há de interessante neste dia

sexta-feira, setembro 17, 2004

A sua semana

Como foi esta semana para você?

Talvez nesta semana você tenha permanecido mais em Cristo.Talvez tenha conseguido fazer suas orações, ler a Palavra,tenha evitado chamar palavras obscenas. Talvez esta semana você possa agradecer a Deus por maior contato com ele. Por mais comunhão. Por mais momentos de alegria, do que de tristezas.

Talvez esta semana a sua comunhão com Cristo, que sempre foi exercitada diariamente, tenha sido quebrada. Talvez você tenha perdido o contato que mantém com Cristo todos os dias. Talvez vocêtenha discutido com alguém. Tenha falado palavras torpes, coisas que não diz a tanto tempo! Talvez você tenha ofendido(a) alguém, tenha sido ofendido (a), tenha padecido com coisas pelas quais nunca passou em suavida!!!

Talvez esta semana tenha sido somente de alegrias. Talvez esta semana tenha sido somente de tristezas. Talvez esta semana seja uma daquelas em que você possa dizer: "Senhor, dá-me mais dias como estes em minha vida!" Talvez esta semana seja uma daquelas em que você possa dizer, ao ínvés do escrito acima, isto: "Senhor, faz-me esquecer as coisas que se passaram nestes dias. E livra-me destes acontecimentos no futuro!"

Em todos estes acontecimentos, em tudo aquilo que você viveu esta semana, tenha a certeza de uma coisa: Você não passou sozinho por todos eles. Deus estava com você. E ainda que você não se lembre, não se recorde, não queira agradecer ou reconhecer isto, saiba que Ele te ama, que Ele te quer bem, queEle te deseja o melhor.

Esta semana está terminando. Conforme ele tenha sido pra você, quervocê vá à casa de Deus ou não, lembre-se que o Senhor está com você todos osdias. Jesus nunca se esquece de você. E embora você não tenha com Ele comunhãoalguma ou você tenha, saiba que Ele te ama, que Ele te deseja e quer para a suavida sempre o melhor.

"No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo". João 16:33

Saiba que, tendo-as ou não, Deus está no controle.

Se for a igreja neste fim de semana, se enfrentou momentos difíceis, de perseguição, agradeça a Deus também por eles. Agradeça, porque Deus te dá mais uma oportunidade para fazê-lo. Se puder, ore pelas pessoas com as quais teve problemas. Peça a Deus para remover o rancor, a mágoa, a amargura, talvezaté mesmo o ódio. Os frutos da carne são estes.

'Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza,a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissenções, os partidos, as invejas, as bebedices, asorgias, e coisas semelhantes a estas' Gálatas 5:19-21

Peça a Deus os frutos do Espírito.

'Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade,fidelidade, mansidão, domínio próprio; contra estas coisas não há lei'. Gálatas 5:22-23

Em algum momento, nesta semana, você este mais para os frutos da carne, do que para
os frutos do espírito. Mais para os frutos do espírito do que para os frutos da carne.
Você tem uma nova oportunidade neste fim de semana. De estar diante do altar de Cristo.
De entregar a Ele seus problemas. De pedir perdão a Ele pela maneira como se portou, como agiu, pela maneira como se entregou aos sentimentos e as suas emoções nesta semana.
Deus nos diz que muito pode a oração do justo. E também nos diz que a todo aquele que, em Nome de Seu Filho, pede, recebe. Então, incito você a aproveitar a oportunidade. Neste fim de semana em sua igreja, durante o culto.

E agora mesmo.

Aí onde você está, reflita nas coisas boas e ruins desta sua semana. Saiba que todas elas foram concedidas por Deus a você. Baixe sua cabeça, ore e reconheça que Deus sempre está com você. Talvez sua oração possa ser impregnada de alegria. Talvez possa ser impregnada de tristeza em razão das dificuldades que atravessou. Mas deixe-me dizer a você que este fardo, leve ou pesado que você traz na alma, precisa ser entregue a Deus.Você precisa deixar que Deus participe mais consigo de sua vida.

Ore a Ele.

Diga: Pai amado, esta semana eu tive alegrias e tristezas. Atravessei montanhas e mares, e posso ter esquecido de que Tu estavas comigo. Pai, faz de mim nova criatura. Obrigado por teu sol e por tua lua nesta semana. Obrigado pela proteção, ainda que nos momentos difíceis. Ajuda-me a evitar meus erros, a estar mais presente em ti, menos no mundo. Obrigado, Senhor. Obrigado pelos momentos difícieis. Pelos momentos maravilhosos. Faz morada em meu coração e habita mais ricamente em mim todos os dias. Eu te agradeço, Senhor, por tudo aquilo que vivi nesta semana. E reconheço que sem ti, nada sou e nada posso por mim mesmo. Que eu possa permitir que tu venhas a lavar minha alma, a preencher meu interior, para que eu possa estar mais e mais em tua presença. Em nome de Jesus, amém.

Bom fim de semana a todos!

By
Manoel Leonardo

quinta-feira, setembro 16, 2004

Fofoca - Quando a comunhão entre irmãos é quebrada

No dia de ontem, nosso grupo de oração sofreu um acréscimo. Alguns rostos novos.

Minha esposa não compareceu. Ficou em casa, emburrada, e com raiva. Nós tivemos outra discussão daquelas de fim de mês. Temos uma conta de R$ 291,00 de energia para pagar.
Ela ficou em casa se recuperando de uma cirurgia durante todo um mês e o ar-condicionado de
nosso quarto passou aquelas semanas sendo ligado todas as tardes.

Eu pedi a ela que resolvesse o problema. Ela resolveu dizer-me que nada conseguira fazer. Não conseguira descontos na conta, não conseguira sequer parcelar a dívida. E disse-me que o sistema da empresa fornecedora de energia só permite parcelamentos de duas contas em atraso.

Tente dizer a uma homem que uma dívida que já está atrasada precisa ficar mais dois meses em atraso para ser parcelada. Eu não gostei nem um pouco. O final da história foi uma troca mútua de acusações, ela emburrada, eu tentando ficar calado. Consegui, mas já era tarde.

Ela disse que não iria ao grupo de casais daquele jeito. Meu filho estava a todo momento pulando de um lado a outro: 'Vamos, pai! Eu quero ir!'

Ele tem seus coleguinhas na igreja. Com os quais só brinca nos fins de semana e durante o grupo de oração. Eu tentei retirar minha esposa daquele estado. Sem sucesso. Por fim disse a ela:

- Acho que Deus gostaria de ver você lá, mesmo com raiva. Já vejo tanta gente à minha volta na igreja com raiva. Mas estão lá. Não deixe que as pessoas digam como você deve ser ou deve agir. Isto é um erro.

Ela não foi. Eu disse que não iria também. Fui devolver uma fita que alugara e cruzei com um casal do nosso grupo de oração indo para a igreja. Acabei indo. Para alegria de meu filho de sete anos. Ao sair de casa, ele disse emburrado:

- Pai, não gosto quando vocês brigam! A mamãe sempre desiste de ir à igreja!
- Eu também não gosto, filho. Mas às vezes não dá pra evitar.

Eu participei da reunião com um espírito aquém do que acontecia a minha volta. Vi uma das irmãs do grupo de casais falar sobre um tema interessante.

Fofoca.

E ela fez várias citações. Eu fui fazendo as marcações na minha Bíblia. Tenho várias tiras de papel que vou colocando à medida que vão sendo citados cada versículo.

Minhas tiras de papel acabaram. A irmã falou por quase meia hora, ou mais. Citou vários textos de Provérbios, Salmos, Tiago, João. Falou sobre o problema, sobre o que a fofoca gera e terminou falando sobre a sua cura e como solucioná-lo.

Eu estava com o espírito totalmente conturbado pela discussão com minha esposa. Estava tentando acalmar-me e acabei fazendo uma oração por ela. O tempo foi passando e a irmã foi fazendo sua pregação. Vi comentários das pessoas novas da igreja, de pessoas antigas.

Por fim, movi-me e abri no livro de Tiago, em uma das citações que a irmã fazia. E comecei a ouvir melhor suas palavras.

Fofoca.

Isto realmente acaba com a comunhão de qualquer grupo. Eu tentei me concentrar no nosso grupo. Na semana passada, ouvira algumas coisas referentes a fofoca. Eu estava tentando
participar da comunhão, mas já estava meio abalado.

Quando estas coisas acontecem em um grupo é uma provação. Quando a pessoa anda realmente fazendo o que não deve, podemos perceber algumas coisas. Eu lembro que preciso orar mais por aquela pessoa, por aquele grupo. Penso que a pessoa está deixando de fazer seus estudos bíblicos como deve, está esquecendo de orar, está gastando mais tempo com coisas do mundo.

Está se afastando de Deus.

E é necessário mais oração. E oferecer mais compreensão àquela alma.

Mas há os que desejam julgar. Há os que desejam afastar do grupo. Há os que a todo momento citam Mateus e o que Jesus mandou fazer quando um irmão peca contra você. Pegue testemunhas, vá argüi-lo entre ti e ele somente. Se ele não te escutar, leve testemunhas e se ainda não te escutar, considera-o como publicano.

Estes se esquecem do que também Jesus disse a Pedro, quando este perguntou sobre quantas vezes deve-se perdoar um irmão. Não sete vezes, Pedro! Mas setenta vezes sete! Jesus se referia a Pedro, exclusivamente. Estava dizendo que se ele media em sete, deveria medir seu perdão por mais setenta vezes do que mediu! E até mais, até.

Eu respirei fundo e tentei participar do meu grupo. Tinha que me concentrar naquilo. Eu estava na igreja. Deus nos diz como devemos nos portar em toda e qualquer situação. Dentro e fora da igreja. Testemunho é muito mais que palavras, é muito mais que atitudes. É saber estar com Deus em todos os momentos. Até nos difíceis.

E Deus mostrou-me o mesmo livro de Tiago. Começou a falar comigo em pensamentos. Como sempre acontece nestas horas em que procuro entregar-me em suas mãos. Eu li o texto. Depois o compartilhei com os irmãos no final. E citei que a intimidade de todo e qualquer grupo é sempre abalada quando a fofoca se instala. Porque ela gera desarmonia, porque ela quebra a intimidade e os relacionamentos. Que acima de tudo é importante orar e interceder uns pelos outros, para que o vínculo da união continue a existir e a promover a graça e a misericórdia de Cristo.

A irmã ouviu-me e voltou a fazer comentários. Alguns gostam sempre de dar a última palavra. Antes, outro irmão havia comentado.

Meu grupo é realmente grande. Há nele pessoas de muitas classes. Em casa, orei para que nós pudéssemos deixar Deus decidir os assuntos em sua igreja. Para que não fosse o nosso muito saber, nossa vontade de querer dizer a todos que sabemos, que conhecemos muito da Palavra porque a estudamos à fundo, mas a graça e a misericórdia de Deus a nos orientar, a permitir que outros nos orientem, a mostrar a direção e a resolver os problemas de nossas vidas.

O texto de Tiago??

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois
de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o
amam.
Ninguém ao ser tentado, diga: Sou tentando por Deus; porque Deus não pode ser tenta-
do pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
Ao contrário, cada um é tentando pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez con-
sumado, gera a morte. Tiago 1:12-15

Temos pessoas que vem à igreja todos os fins de semana muitas vezes coberto de
pecados. E servem até em Ministérios. Você pode ver semblantes irados, semblantes
desejando o mal, semblantes carregados de amargura, de ódios, de sentimentos do mundo.
Você deve orar não para que Deus as afaste, mas para que Deus use de sua graça e mise-
ricórdia em suas vidas. Se a pessoa cessa suas orações, cessa suas intercessões, não busca
a comunhão de um grupo de oração, de um grupo de casais, de estar em um grupo com ora-
ção na igreja, ela sempre terá muitas marcas. Sempre trará muitos problemas para a inti-
midade do grupo. Amá-la é realmente importante. Negar esse amor é deixar de oferecer
a graça e misericórdia que Deus teve por nossas vidas ao resgatá-las do mundo.

E se faço isto, sou realmente a pessoa mais miserável do mundo. Porque Cristo me ofereceu
seu perdão. E eu o nego aos outros.

Que possamos realmente suportar com amor uns aos outros. Sem falsidade. E sem fofocas.


By
Manoel Leonardo





quarta-feira, setembro 15, 2004

A Bíblia, o Padrão de Deus

eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se
consigo mesmos, revelam insensatez (2 Corintios 10:12)

A Bíblia, o Padrão de Deus

Nem sempre é fácil descobrir a medida de um objeto, especialmente se queremos
sabê-lo com exatidão. Tente fazer esta experiência: Peça para duas pessoas
desconhecidas entre si determinarem o tamanho de uma mesa sem o uso de
um instrumento de medida. Provavelmente você obterá respostas completamente
diferentes, embora as duas pessoas saibam o que significa um centímetro ou um metro.

Se você perguntar a crianças que não têm a mínima idéia de medidas, a estimativa
delas não terá relação alguma com a realidade.

Quando a questão é a fé, até os adultos agem do mesmo modo - infelizmente!
Eles rapidamente emitem um julgamento sem ter base alguma para formulá-lo.
A maioria das pessoas tem suas próprias idéias sobre assuntos religiosos e as consideram corretas, até mesmo sagradas; as opiniões das outras pessoas são, no seu modo de pensar, questionáveis.

A única coisa que incomoda as pessoas nesse caso é quando se aplica o padrão
de medida. Qual é o padrão? A Sagrada Escritura! Ela é competente em todos os
departamentos da vida humana, especialmente no que diz respeito às questões de
relevância eterna. Um engano nas questões da fé é fatal, pois o que está em jogo é
o nosso destino eterno. Apesar disso, muitas pessoas dizem:
'Por favor, não citem a Bíblia para mim!'

Este padrão de medida, a Palavra de Deus, nos dá a direção correta:
"Eu sou ocaminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).

Nem religião, nem seita, mas só Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o caminho
para Deus. Este é o padrão de medida com o qual se pode avaliar.

Devocional A Semente, para 13 de Setembro de 2004

terça-feira, setembro 14, 2004

O que contamina o homem

Não é o que entra pela boca que contamina o homem;
mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11


Essa história você encontra em alguns pontos da internet.

Conta-se que certo homem saiu para trabalhar pela manhã com um conhecido seu.
No caminho para o trabalho, pararam em uma banca. O homem pediu um jornal.
O jornaleiro respondeu a ele de maneira grosseira. Estendeu a ele o jornal. Após
apanhá-lo, o homem disse:
- Obrigado, e tenha um bom dia.
O jornaleiro respondeu a ele com ofensas e palavrões.

No caminho, o amigo indagou:

- Você sempre compra o jornal todos os dias?
- Sim.
- E sempre na mesma banca?
- Sim.
- Por que você não responde nada àquele mal-educado?
- Porque não permito que ele determine como tenho que ser ou como tenho que agir.


E isto se dá com todos nós, querendo ou não.

Antes de responder de maneira ofensiva a quem ofende você, pense um pouco a respeito do texto acima. Nós temos a capacidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas todos os
dias. Assim como podemos ser uma luz para muitos, podemos ser um tropeço e um caminho
para o mundo das trevas. É uma questão de escolha ser uma coisa ou ser a outra.

Não permita que as pessoas negativas, magoadas e rancorosas mudem o seu comportamento, dizendo como você deve ser e como deve agir. Faça a diferença e ilumine o ambiente.

Lembre-se: Em Cristo, nós temos uma responsabilidade diária de espalhar
luz onde quer que estivermos.


Bom dia a todos!!!


By
Manoel Leonardo

segunda-feira, setembro 13, 2004

União e harmonia

Você com certeza já passou por isto na igreja.

Fez alguma coisa. Alguém te entregou uma responsabilidade que você não estava esperando. Você fez seu serviço.

Na semana seguinte, a pessoa parece ter ficado ressentida por você ter realizado o que ela te pediu. E bem. E parece ter ficado com inveja e raiva de você.

Triste, você assiste a carne e o espírito se degladiando dentro da pessoa. Ela fica avessa a você. Responde de maneira grosseira. Parece a ponto de dizer: 'Não te mete! Sou eu que estou aqui agora!'

Você respira fundo. Se cala. E sorri para outra colega que assiste a tudo de longe. Ela pisca e parece dizer: 'Agüenta, que esta nossa amiga é assim mesmo.'

Sorrio. É mesmo verdade. Já vi dias em que ela esteve pior. Ela até que anda melhorando neste quesito. E vi outra amiga minha ao seu lado. Testando as emoções. Nós precisamos também enfrentar estas coisas, às vezes.


Isto é o que nós chamamos de união e harmonia. Somos responsáveis por isto. Se alguém te magoar, você não deve magoá-la de volta. Se alguém te responder de maneira grosseira, você não deve responder de volta. Se a pessoa não conseguiu vencer este problema e você conseguiu, você não deve se gabar por causa disso, mas oferecer a ela apoio.

Louvor com cânticos é uma coisa difícil. Para todo ser humano. Porque mexe com seu lado espiritual e com o seu lado carnal. Alguns podem gostam de aparecer, podem gostar de terem a primazia. É um mal humano. É a nossa carne. E nós precisamos aprender a vencer esta batalha.
Acabamos visados por aqueles que nos assistem. Algunas chegam a ser tratados como cantores do mundo. E querem mesmo dar autógrafos...

Esquecem algumas vezes que estamos ali para falar e engrandecer a Cristo. Louvor com música mexe com você por dentro e por fora. E tem gente que teima em fazer só louvor cantando. Se acostumou tanto que não consegue servir a Cristo de outra forma. Acaba sendo mais alvo de Satanás ainda.

Não é à toa que muitos grupos se reúnem, criam suas música, dois e três cd's, e voltam para as suas igrejas. Orar, engrandecer a Deus de outra maneira. Para se apagarem e lembrarem-se que Cristo tem a primazia.

Eu passei por isto neste fim de semana. Tive que suportar a perseguição. A mim. E a que meus colegas sofreram. Hoje, abri um devocional que costumo fazer. Eis o texto de hoje:


Finalmente, sede todos de igual
ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos,
misericordiosos, humildes. I Pedro 3:8

Pensamento: a união e a harmonia não acontecem acidentalmente! Acontecem por causa de intenção e submissão. Mais do que meros estados de ser, são exigidos por Deus. Como é que temos união e harmonia? Pedro nos lembra que devemos ter três compromissos no nosso
estilo de vidade de "igreja":

1) Compartilhar ativamente as tristezas e preocupações daqueles que estão em luto
2) Amar uns aos outros assim como uma família saudável se ama e valoriza cada membro
3) Mostrar compaixão ao invés de arrogância ao lidar com os fracassos dos outros que nos
magoam, reconhecendo que somos vulneráveis ao pecado ao magoar outros também.

Oração: Pai, confesso que tenho deixado meu lado super sensível ser ferido e tenho reagido
com mesquinharia quando meus irmãos e irmãs em Cristo não me tratam como achava que
merecia ser tratado. Sei que Jesus foi tratado com muita rudez e de maneira vergonhosa por
aqueles que ele criou, que não deveria ficar surpreso quando as coisas não acontecem do meu
jeito. Mas Pai, por favor me ajude a saber quando desafiar aqueles que me ferem com uma
conversa com amor e quando é melhor ignorar a farpa e achar uma outra maneira de ministrar
a eles. Pai, deixe-me ser instrumento da sua paz, harmonia, graça e união. Em nome de Jesus
eu oro. Amém.



Caiu direitinho com o que vivi neste fim de semana.

E então? Deus não é maravilhoso.

(Eis o link do devocional. Basta clicar no título de hoje.
Ou aqui: http://www.iluminalma.com.br/dph/ )


By
Manoel Leonardo