O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 04, 2007

COSTUME CRISTÃO

Que darei eu ao SENHOR,
por todos os benefícios que me tem feito? Salmo 116:12



O que nós geralmente fazemos quando nos reunimos em células e grupos de oração?

Nós geralmente não compartilhamos as nossas bênçãos da semana?

Isso, contudo, se torna algo costumeiro em nossas vidas. Ora, um Deus bom sempre gostaria
de ver sair dos lábios de seus filhos o louvor genuíno por graças e coisas boas acontecidas em
suas vidas. E nós criamos este costume ao entrarmos para uma célula ou grupo de oração.
Se levamos esse costume para fora da igreja, para fora da célula e do grupo de oração, começamos a ver o mal se avizinhar ao redor de nossas vidas. Porque nem toda pessoa que nos escuta contar algo de bom que Deus está fez por nós, que Deus está fazendo por nós, sente-se bem, alegra-se conosco. Como estamos em um mundo pecador, alguns de nossos "ouvintes" sentirão raiva, porque não gostam de nós tanto assim, sentirão inveja, porque não gostam do nosso modo de levar a vida e gostariam de ter o sucesso que nós possuímos, e nos desejarão ou se rirão quando nos sobrevier algum tipo de mal.

É um costume cristão falar das bênçãos de Deus nas nossas vidas. Isso denota a nossa paternidade nos céus, mostra de quem nós somos filhos. Quem se ira, sente inveja, raiva ou sentimentos ruins a respeito das palavras que proferimos mostra também de quem é filho, as sementes da árvore que Deus não plantou.

É costume cristão ter o desejo de falar acerca dessas bênçãos com outras pessoas. Queremos que os outros se alegrem conosco por aquilo de bom que Deus fez e está fazendo em nossas vidas. Mas nem todos querem se alegrar em Deus por isso.

Quando o que contamos ainda precisa ser confirmado, precisa de algo a mais para acontecer, nós ainda assim abrimos a nossa boca e oramos. Cremos e acreditamos que Deus nos dará o que esperamos.

Mas se fazemos menção dessa "coisa boa" ainda não confirmada a pessoas que não desejam ver nossas vitórias, sofreremos. O mal se avizinhará de nós! Tomará conhecimento através da vida daquela pessoa das coisas boas que Deus tem preparado por nós. E tentará frustrar nossas esperanças e nossos sonhos.

Falará do mal que nossos sonhos causam, insistirá nas preocupações, nos desastres, tentará negar o que de "bom" Deus planejou para nós.

Nós sofreremos com tudo isso.

Contudo, devemos ter fé. Devemos orar e entregar a Deus as nossas dores. Sabemos em que esperamos, em que nós depositamos as nossas esperanças. E ainda que o Vale da Sombra da Morte se avizinhe de nós tentando minar nossas forças e frustrar nossos sonhos, devemos nos lembrar de que a bondade e a misericórdia de Deus certamente perseguirão as nossas vidas.
Você não leu errado. A bondade e a misericórdia de Deus perseguem realmente seus filhos !!! A palavra usada em hebraico nesse verso é perseguir, embora nossa tradução a coloque em outro contexto.

Sabendo disso, sonhemos e acreditemos na realização de nossos sonhos. Façamos isso com os pés no chão. Se pedimos um carro, que possamos aprender a dirigir. Uma casa? Que tenhamos o dinheiro para comprá-la e aprendamos a dar a Deus o necessário para tornar a bênção verdadeira em nossas vidas!!! Moisés tinha um cajado nas mãos e nada mais. Sonhemos com pés firmes o chão onde estamos.

E que possamos andar com sabedoria.

Sabe, nem todas as pessoas merecem escutar as boas coisas que Deus faz e está fazendo por
nossas vidas. Isso não deveria ser assim. O homem deveria sempre falar do bem, o bem deveria estar sempre na sua boca e na sua vida. Mas no mundo existe o pecado. E como disse Jesus: "Toda planta que meu pai não plantou será arrancada" (Mateus 15:13), sabemos que existem "plantas" que não foram plantadas por Deus.

Eu não devo dizer a você para calar a sua boca diante dessas plantas. Como uma pessoa de igreja, eu gostaria de dizer que você tivesse fé e abrisse realmente a boca!! Para que o sofrimento refinasse o ouro que há em você e fizesse-o resplandecer mais e mais para Deus. Mas somos seres humanos.

Nossa força vem de Deus. E devemos também ser sábios para Deus, não para o mundo.
Então, que você possa abrir sua boca sempre e falar das maravilhas que Deus tem feito em sua vida. E suporte o sofrimento e vença, quando fizer isso em meio àqueles que não acreditam em nosso Deus nem sentem prazer de estar em Sua presença.
Isso nós também podemos dar em troca ao Senhor nosso Deus. Lábios que louvam, que oram, que conversam, lamentam, choram, se alegram sempre diante Dele, em oração e fervor.
Que possamos dar os nossos lábios para Deus.

Sempre.

A paz de Cristo.

O VALE DA SOMBRA DA MORTE É UMA DAS VEREDAS DA JUSTIÇA DE DEUS

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.
Salmo 23

Deus conduz a verdes pastos; conduz as águas tranqüilas;

E também conduz às veredas do Vale da Sombra da Morte. Essa é uma das passagens pelas quais o pastor faz a "ovelha" caminhar.

Veja o que diz a ovelha: "não temerei mal algum"

É preciso confiar no pastor, naquele que O guia. Para isso mesmo o texto está escrito deste
modo. Se você confia em Deus, tanto nas verdes pastagens quanto nas águas tranqüilas e
também no vale da sombra da morte, não temerá mal algum.

Deus sabe todas as coisas.
Desvio inesperado 2: A mesa rodeada

Que tipos de inimigos você teve em sua vida? Como reagiu aos que tentaram prejudicar você ou os que lhe são caros? Você seguiu as palavras de Cristo em Mateus 5:44 (Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem),
ou de Paulo em Romanos 12:18-21?

Reposta -> Pessoal, de cada pessoa.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda (Salmo 23:5)

No Salmo 23:5, Davi nos mostra uma forma interessante de lidar com os inimigos. Ele confunde a presença deles olhando para o que Deus está fazendo por ele. E Deus está lá, preparando um banquete para ele.

Na cultura de Davi, a cultura hebraica, quando um convidado honrado ia a um banquete, o anfitrião ungia com óleo a cabeça do convidado no momento em que ele devia entrar no salão de festas. Tratava-se de uma mistura de óleo de oliva e perfume. Então, o convidado se assentava diante de muito mais comida do que ele podia comer.

Como estes três itens (mesa, óleo e cálice) no Salmo 23:5 podem nos ajudar a lembrar como Deus provê para nós, mesmo quando estamos no vale da sombra da morte?

Resposta: Essas três coisas não podem ser conseguidas pela ovelha, porque ela está sem condições de prover para si mesma.

Como Paulo nos lembra: "A nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Ef 6:12). Nossos inimigos incluem aqueles que vemos e aqueles que não vemos. Gostemos ou não, estamos cercados. Mas quando estamos com o Pastor, nenhum inimigo, visível ou invisível, pode roubar o que Ele proveu para nós.

Pense como o Pastor o tratou quando você esteve cercado por inimigos. Nessas ocasiões, o que pode capacitar você a dar graças mesmo em meio às dificuldades ?
Uma promessa certa para a jornada
"Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre" (Sl 23:6).

Quando estamos no vale ou cercados pelos inimigos, às vezes somos tentados a acreditar que fomos deixados sozinhos. Nem sempre sentimos que Deus esteja fazendo muito por nós; para começar, achamos que, se tivéssemos ajuda, não estaríamos nessa situação. Mas Davi não achava isso.
8. No verso 6, apesar de suas provações, de que duas coisas Davi disse que estava certo? Veja também Ef 1:4; 2Pe 1:10; Hb 11:13-15.

Algumas traduções dizem que a bondade e o amor infalíveis (compromisso de Deus mediante aliança) "me seguirão todos os dias de minha vida". Mas o verbo original é muito mais forte, e o texto devia dizer que a bondade e o amor infalíveis me perseguirão todos os dias de minha vida. (De fato, essa forma verbal é a mesma usada em versos como Gênesis 14:14, Josué 10:19 e I Samuel 25:29, onde a idéia de "perseguição" é muito clara.)
9. Que quadro vem à sua mente quando imagina a bondade e o amor incansáveis lhe "perseguindo"? O que Davi queria nos dizer sobre Deus ao descrevê-Lo dessa maneira?

Não importa quão profundo seja o vale ou quão persistentes sejam os inimigos, a certeza da bondade e do amor infalíveis de Deus e a certeza de Sua direção até o fim de nossa jornada são inquestionáveis. Se esses pensamentos puderam sustentar Jesus no Calvário, também nós devemos encontrar ânimo neles.

No entanto, existem ocasiões em que as pessoas estão cheias de perguntas. Geralmente, como Davi, o melhor caminho para tratar essas preocupações não é com uma descrição teológica do que Deus pode fazer.

Ao contrário, como Davi mostra no verso 6, é através de uma afirmação, compartilhando uma convicção pessoal, da verdade sobre Deus.
Respostas sugestivas: Pergunta 8: Da bondade e da misericórdia de Deus e de habitar na Sua casa. Pergunta 9: Um amor que não abandona.
Que evidência de Deus você conhece que pode ilustrar a certeza de Sua bondade e Seu amor indefectível em nos procurar? Que evidências você pode acrescentar às da Bíblia? Como você pode compartilhar essas evidências com os que estão em dúvida sobre a certeza do cuidado de Deus? Como a cruz é o maior exemplo desta "perseguição"?
O fogo do Ouvires - Lição da Escola Sabatina 2007
4o. Trimestre - p.7 e 8 - Apontamentos e considerações
A paz de Cristo.

segunda-feira, outubro 01, 2007

ACAMPAMENTO DE CASAIS 2007

Eu me casarei contigo para sempre; me casarei contigo
em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.
E me casarei contigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR. Oséias 2:19-20



DATA: 12, 13 E 14 DE OUTUBRO DE 2007
Local: Aproximadamente o Km 12 da estrada de Iranduba
Realização: Ministério Tabernáculo Casais - Igreja Tabernáculo Batista
Inscrições (casal): R$ 100,00 (Cem reais)

Evento destinado somente aos casais.


Maioires informações podem ser obtidas na Igreja Tabernáculo Batista Batista
Avenida Japurá, 2020.Cep 69065-150
Manaus, AM
Tel. (092)-2121-0500
http://www.tabernaculobatista.com.br/