O que há de interessante neste dia

sábado, dezembro 03, 2005

ESCOLA DOMINICAL - VI

Esta é a última aula do curso de Seminários da disciplina EBD.
Após esta aula, segue-se uma prova de tudo o que foi apresentado. A seguir, caso você confirme que deseja fazer parte do ministério, inicia o programa de estágios na EBD (à noite ou pela manhã).
As anotações foram colhidas durante a aula, e espero que possam servir de referência para seus estudos para o ministério.
Brevemente, os links estarão disponívieis para visualização rápida na página principal.

Abraço em Cristo.



DISCIPLINA

Canção.

Alô? Alô?
Aqui estamos nós
Alô? Alô?
Pra ouvir de Cristo a vós
Quietinhos vamos ficar
(..)
E a Bíblia estudar.


‘O SENHOR está em seu santo templo. Cale-se diante dele.’ – Na Bíblia.


Devemos fazer com que percebam que a Palavra de Deus é um momento em que se deve calar e ouvir. -> Ensinar isto é muito difícil.



LIVROS:

Sem Padecer no Paraíso sob a Tirania dos Filhos

Limite sem Travessuras

A Professora não citou os autores.


Construtivismo – Foi muito utilizado em certa década nos Estados Unidos (Modismo). E está sendo utilizado em alguns lugares agora no Brasil. Trata-se de deixar a criança fazer as coisas sozinha. Ela quebra alguma coisa. Deixa-se a criança à vontade, até que ela resolva consertar o que quebrou. A professora deu um exemplo dizendo que isto não é bem por aí, porque se fosse, o mundo hoje estaria melhor e não pior.


Alguns pais dizem:

É caro! -> Justamente porque Satanás não quer que você invista, compre. (Se a coisa é Modismo...)

Filhos – São nossos. A vida deles é cobrada dos pais.

Desenhos animados – Assista primeiro. Antes de liberar para seus filhos. Brincamos com mensagens, mas elas existem. Estão em músicas, em frases. E Existem. Devemos prestar atenção naquilo que é aconselhável para o crescimento de nossas crianças, ou não.

Você não deve permitir que certas coisas entrem em sua casa. A casa é minha. Entra o que eu quero. Se você pegasse seus discos evangélicose fosse a outra casa, a pessoa permitiria? Então, da mesma forma, se ela se ofende com isto, não permita que ela traga algo do mundo para a sua casa. Se você não permite.

Exemplo: A professora tem um amigo que não vai a sua casa, porque diz que ela não tem bebida. Ela não tem bebida e não a compra para satisfazê-lo, porque pensa na educação de seus filhos. Se ele for à casa dela, ela não permitirá que ele entre com bebida.

Se você vem a minha casa, não tem bebida. Se vou à sua casa, tem bebida e eu não digo nada. Não posso me impor na sua casa. Devemos preservar o nosso lado.

As crianças falam muita coisa porque escutam falar...


Disciplina – É em primeiro plano sua. Depois do aluno.

Se entro na sala de aula, não sei como começar a aula, o que ensinar, as coisas acontecem rápido. Um já bateu no outro, já subiu na mesa...



CRIANÇAS DA ESCOLA DOMINICAL

São crianças que muitos não são filhos ou filhas de membros, muitos são trazidos por amigos, e outras trazem os pais...



Gato – A criança faz uma coisa e ela nunca aparece; e outro toma na cabeça. Você tira uma criança da sala e as coisas continuam acontecendo.


‘Eu sei que é você e vou te pegar; o outro é burro de ir na sua corda, mas sei que foi você.’ – Esse é o pior, o pernicioso; a professora deu um exemplo de um garoto que levou um ano todo para o pegar... e retirou da sala.


Cinco minutos do lado de fora - Às vezes, é suficiente para voltar comportado. Porque eles não gostam de ser separados.

Repreensões

Dando aula e olhando bem sério para chamar a atenção. Às vezes, nem olhando, nem falando eles se tocam.

Está na maior bagunça, nem presta atenção. Aí a professora pergunta: “Sim, o que você acha disto?” Para os maiores é a morte, porque pagam mico...

Chamar pelo nome – assimilar a voz e o rosto. Olhar em linha reta.


“Mas nem tava falando!” – Ele estava abrindo a boca e vai dizer que não falou. Depois dos 13 anos, o cinimos impera.

Diz-se que, nesta idade, é como se a criança voltasse aquela fase em que você diz: “Menino, não põe o dedo na tomada!” E ele põe...


Crianças que ajudam na ESCOLA DOMINICAL – O pior castigo para elas é não participar, se fazem algo errado. ‘Você não vai ajudar hoje. Vá assistir o culto” -> e fica sentado no culto à noite; para eles é o castigo mais cruel.




CONCEITO DE DISCIPLINA


1. Luiz Antonio Sacconi, autor do minidicionário da Língua Portuguesa, define como “treinamento da mente para desenvolver o autocontrole, o caráter, a eficiência e o senso de obediência e de hierarquia. Resultado desse treinamento: aucontrole.”

2. Bill Gothard, fundador do Basic Youth Conflicts Seminar (Curso Conflitos da Vida), diz que disciplina ou domínio próprio é “obediência instantânea às primeiras sugestões do Espírito Santo” (Gl 5:22-25)

3. Elizabeth Elliot, viúva de Jim Elliot, morto pelos índios Aucas no Equador, nos anos 50, autora de Discipline, The Glad Surrender, diz que “é a soma de dependência, responsabilidade e obediência; é a resposta integral do crente a Deus; é um sim de todo coração à Sua chamada; é colocar-se à Sua disposição para ouvir e dizer sim a qualquer coisa que Ele pedir.” É reconhecer e aceitar o domínio de Deus nas nossas vidas, dizendo sim.

4. Gordon MacDonald, presidente da Inter-Varsity Christian Fellowship, autor de Ponha Ordem no seu Mundo Interior (Editora Betânia), afirma: “Estou descobrindo lenta e às vezes penosamente, que colocar em ordem esse mundo interior onde Cristo quer viver é uma tarefa para a vida toda, e é uma luta diária. Existe algo aqui dentro – que a Bíblia chama de pecado – que opõe resistência à presença dele e à ordem que resulta dessa presença. Esse algo prefere a desordem, dentro da qual se podem ocultar intenções e valores errados, os quais podem ser chamados à superfície nos momentos em que nos achamos desatentos.”













1 – Disciplina Pessoal


1. No Espírito

O propósito do Homem – Is 43:7 – Ef 1:12
O Desejo de Deus - Rm 8:29

Se o homem erra o alvo, é porque não está obedecendo ao alvo de Deus.


a) Palavra de Deus – 2 Tm 3:16,17; Sl 1:2; 119:47,97; Js 1:8
“Disciplina no encontro com Deus, nos faz adquirir mais amor por Ele e Sua palavra”.


b) Oração – Tg 5:16; 1 Ts 5:17
Levar a vida com Deus à sério – Mt 15:18; Lm 2:19 Sl 66:18
Ser específico – Tg 4:3

Observar a vontade de Deus – Mt 26:39

Crente Macaco – Só vive de Igreja em Igreja
Crente Seis Horas - ‘Cês ora por mim? Cês ora por mim?
Crente Pena – Qualquer vento da vida o leva
Crente Boi – O boi rumina; mastiga, mastiga, até tirar a essência da Palavra de Deus.

Seja um Crente Boi!!!

Seja específico na sua Oração -> Quantas vezes você já não encontrou gente dizendo: “Vamos orar pela vontade de Deus.” Grande coisa! Vou orar primeiro para que você saiba o que você quer...

‘SENHOR, tenho aqui hoje o Joaquim na minha aula. Faça com que ele se comporte!!” -> Seja específico.

c) Obediência

Ensinar a criança – ‘Paizinho, obrigado pelo sol, pela chuva (misericórdia, sem usar a palavra...)

2. No Corpo

a) Templo do Espírito Santo - 1 Co 6:19,20
b) Glorificar a Deus – 1 Co 10:31; Hb 12:14; 1 Pe 1:16
c) Vencer Maus Hábitos – Dn 1:8; 1 Co 6:13b; 2 Co 10:5; 1 Tm 2:9
Refeição – Jejum
Descanso
Exercício
Vestuário
Vida Sexual


Descanso – para alguns evangélicos, é um grande problema. Muitos, são realmente verdadeiras formiguinhas. Não conseguem ficar parados. A professora deu o exemplo dela mesma. Posso dar o meu também; é muito difícil conseguir ficar deitado em uma cama sem fazer nada;

A vida sexual entre você e sua esposa é sua. A Bíblia não diz que sexo é pecado. A Bíblia diz que é pecado sexo fora do casamento.

O vestuário interfere até em você como pessoa.

Nosso corpo é o tempo do Espírito Santo – use roupas adequadas. “O futuro de vocês será esta largura e esta profundidade” -> a cena é a barriga para baixo, enorme, e a bunda para trás, também enorme...

Hoje, a sexualidade começa aos 08 anos.










3. Tempo – Ef 5:16

a) Sintomas de desorganização (Gordon MacDonald)

· Minha escrivaninha, minha mesa, minha pia na cozinha, meu armário ou qualquer que seja o local onde trabalho, está sempre cheio de papéis e coisas avulsas
· Meu carro está sujo por dentro e fora e não tenho feito manutenção regularmente
· Começo a sentir um declínio em minha imagem pessoal
· Começo a ter uma série de compromissos esquecidos ou desmarcados na última hora, esqueço-me de retornar as ligações telefônicas, ultrapasso o último prazo para pagar as contas ou entregar tarefas
· Começo a investir minhas energias em tarefas aborrecidas, para ter a sensação de ter feito algo, mas adio decisões importantes
· Pessoas desorganizadas sabem que seu trabalho é de baixa qualidade; por isso não gostam de receber elogios

Quantas vezes o patrão não pede a seu empregado o trabalho que ele deveria fazer. Quando ele o procura, perguntando pelo trabalho do dia, não feito, o empregado diz que estava fazendo uma outra coisa o dia inteiro, que nada tinha a ver com o trabalho que deveria ter feito... Isto é um sintoma de desorganização. A pessoa tinha uma lista de tarefas diárias para cumprir e, em vez de cumpri-la, passou seu dia desperdiçando seu tempo com algo aborrecido...


· Crentes desorganizados raramente mantém um bom nível de comunhão com Deus
· A qualidade das relações pessoais começa a cair. Não tenho tempo para conversas significativas com meus entes queridos, fico irritado porque não quero que outros notem que não fiz algo
· Em suma, quando somos desorganizados, não gostamos de nós mesmos, não gostamos do serviço que fazemos, nem de outras coisas que fazem parte de nosso mundo.






b) Leis sobre o Descontrole – Desperdício do tempo

Lei No. 1 – Quando não controlo o tempo, tenho a tendência de aplicá-lo em áreas nas quais sou mais deficiente. Ou seja: em vez de fazer aquilo em que sou bom, gasto tempo e energia fazendo coisas que outros poderiam fazer se eu lhes delegasse e lhes desse uma chance para me ajudarem

Lei No. 2 – Quando não controlo o tempo, posso deixar que as pessoas mais dominadoras do meu círculo de amizades assumam o controle dele. Ou seja, já que eu não tenho agenda para organizar o uso do meu tempo, estou à mercê de pessoas mais dominadoras que me impõem suas prioridades.

Lei No. 3 – Quando não controlo o tempo, perco-o para todas as emergências. Ou seja, como disse Charles Hummel: “Somos governados pela tirania do urgente”. Frequentemente estamos cercados por eventos que berram por nossa imediata atenção.

Lei No. 4 – Quando não controlo o tempo, acabo aplicando-o em atividades que buscam o reconhecimento público. Ou seja, geralmente empregamos nosso tempo não agendando em coisas que nos trazem os mais imediatos e grandes elogios.


c) O Exemplo de Jesus

Alvos – Sua missão

Limites – Seus direitos como Filho: observou limites, mas sempre achou tempo para ficar na presença de Seu Pai antes de todas as grandes decisões. “Agendar” tempo com Deus é imprescindível para receber sabedoria e força.

Prioridade – treinar os doze.

Jesus podia dizer um NÃO bem firme, se a solicitação de tempo não combinasse com Sua missão, não estivesse dentro dos Seus limites ou não cooperasse no treinamente dos Seus apóstolos.

FILHOS – São prioridade.

Exemplo:


A criança fez algo errado. A professora pergunta:

“O que você fez?” A criança fica calada.

“O que você fez, meu anjo?” Séria e calada.

“Eu posso fazer o mesmo com você?”

A criança berra e diz: “Você não vai me morder,vai, tia?”


Possessão:

Geralmente, a professora não diz estas coisas. Mais eis um dos fatos que presenciou. Ela estava com outros trabalhando em uma comunidade pobre e se ausentou por momentos. Quanto retornou à escola, o circo estava montando. Uma das crianças sumira. Os professores são treinados para não causar situações de alarme, e permaneciam todos em seus postos, em oração constante. Somos treinados para não divulgar. Orar e esperar em Deus. Quando a professora perguntou pelo garoto, o irmão que estava na porta foi lançado longe. A criança, bem pequena, empurrou a porta com uma força enorme, e correu para fora, rumo a BR que ficava na frente da escola. A professora, apesar de pequena, correu em seu encalço e conseguiu alcançá-lo. Agarrou-o e se pôs a orar. Por fim, cansou-se e passou-o a outro irmão, maior, para que este a segurasse.

A professora disse que o rapaz que segurava o garoto pequeno era enorme. Mas que ele teve dores no corpo devido as esforço que fez para segurar o garoto, no dia seguinte.
Ele era filho de pais que lidavam com macumba. E parece ter sido oferecido em algo.

A criança se converteu. Tempos mais tarde, o fato ajudou os irmãos a ganhar uma escola na comunidade, quando pediram um local para novo trabalho. A diretora ficou muito feliz ao saber que eles haviam cuidado do garoto, e cedeu o local sem problemas.



“Eu ajudei galhos quebrados a cair por descuido...” Frase dita na sala.


“MÃE É BICHO BESTA!” – A mãe cai na conversa do filho. Fica até tarde na mesa, fazendo a tarefa dele. Está ensinando o filho a ser irresponsável...
Mais fácil é fazê-lo assumir a responsabilidade – “Diga a professora que você brincou até tarde e não fez a tarefa. Isto ensina-os que a responsabilidade das tarefas é deles.




Para Refletir
Gordon MacDonald, Ponha Ordem no seu Mundo Interior – Ed. Betânia


1. O Seu mundo interior só estará em ordem quando você estiver firmemente convencido de que o mundo interior, espiritual, deve reger o exterior, o da atividade

2. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque não tenho receio de ficar na presença de Cristo sozinho, em silêncio

3. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque comecei a praticar a disciplina de ver as pessoas e acontecimentos através da perspectiva de Cristo, para que minhas orações sejam o reflexo do meu desejo de estar em harmonia com as promessas e os propósitos do Senhor para tudo

4. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque absorvo os ensinos de Cristo e esses se refletem em minhas ações e atitudes

5. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque entendo que sou mordomo de Cristo e não o dono de meus objetivos, de minha função na vida e de minha identidade

6. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque já tomei a firme deliberação de encarar o tempo com uma dádiva de Deus, que merece ser aplicado com critério

7. Se meu mundo interior estiver em ordem, será porque já comecei a reparar os problemas de desperdício de tempo e a aplicar minhas horas mais produtivas de acordo com minhas habilidades, minhas limitações e prioridades



A paz de Cristo.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

ESCOLA DOMINICAL - V

METODOLOGIA DE ENSINO COM AS CRIANÇAS


RECURSOS AUDIO-VISUAIS:

Cartaz Superior – A criança nunca sabe o que tem atrás.


Trabalhos Manuais

Até os quatro anos não usar grãos!!! Use macarrão, etc. Mas grãos podem acabar na boca. Até os quatro anos não utilizar com as crianças.


Fantoches


Coleção de Texto B – uma figura em B. Borboleta.


Trabalhos Manuais

A aprendizagem é mais objetiva quando o aluno usa mais de um sentido ao mesmo tempo.

POBRE (audição somente)

- O cáqui é uma fruta vermelha! (O professor só fala, sem mostrar nada!)


BOA (audição e visão)

- O cáqui é uma fruta vermelha! (O professor fala e mostra a fruta!)

O IDEAL
- Pegar, manusear, sentir o gosto, usar os sentidos. Nem toda a aula é possível ser assim.

É preciso manter várias formas de apresentar a Palavra de Deus. Ensinar desde pequeno a criança a amar a história de Deus. Se você tende só para um lado, ele vai amar só o pegar sem se concentrar no visual e auditivo. É importante sempre variar os modos de transmissão das informações.

Os pequenos precisam do concreto. À medida que chegam aos 09 e 10 anos, você precisa fazê-los pensar. A Palavra de Deus para eles antes disto era tão visual, que eles não conseguem raciociná-la desta forma. Por isso, é preciso fazer uso de todos os recursos. Enquanto a Palavra de Deus é tudo, dos 9 aos 10 anos nas escolas os fazem pensar de outra forma...


Ler Santo Agostinho – Um homem que se converte aos 40 anos, e declara sua confissão em seus textos. Um livro que discursa Salmos... entre outras coisas.
A relação da pessoa com Deus é individual. É dela com Deus. Não é o fato de estar em um local que te faz participar dele.




Crianças de 02 a 03 anos

Eles fazem muito a exemplo.
Aqui prevalece o contato. Se você não abraça, não toca, para a criança você é distante.


Método de Ensino – 03 anos

A – Demonstrativos

É ensino fazendo, é o método do exemplo

O trabalho com eles é sempre fazendo

B – Perguntas e Respostas

Curtas. Sempre curtas. Frases Curtas.

Se for orar com as crianças de 02 a 06 anos, faça frases pequenas, sem palavras difícies. 'Papai do céu, obrigado por este dia'. Um ponto importante é ensiná- las a falar com Deus. Não ore como um adulto ora. Lembre- se que está ensinando criançans a ter contato com Deus.


C – Narração

Geralmente se tem combinado com o método anterior, ou seja, com perguntas e respostas.


Recursos Audio-Visuais

1 – Flanelógrafo
2 - Fantochoes
3 – Caixa de areia
4 – Objetos Reais




Trabalhos Manuais

A – Pintura a Dedo

Obedece ao princípio de que ele precisa ter contato direto com o que faz.

B – Pintura a papel com lápis de cera

Nessa idade não são todos que conhecem as cores pelos nomes, mas já tem prefererências e fazem escolhas.

C – Modelagem

O uso da modelagem é um bom veículo para descarregar agressividade. O contato direto com a massinha, sua imaginação, manipulação, permite uma forma de expressão mais rica.


Cuidados:

O uso de fantoches com algumas crianças desta idade é traumático. Elas tem medo dos fantoches. Algumas. O uso deve ser feito de acordo com a sua sala de aula.

Você deve se sujar. A criança não. Se a criança se sujar, conversar com os pais.

Algumas crianças sujam completamente as roupas. Isso varia de criança para criança. Não se deve inibir a liberdade da criança. Há um problema cultural aqui. Os pais acham que a criança que se suja é ‘pobre’. Alguns pais andam com as roupas em dia, mas falta até comida em casa, faltam consertos. Já houveram casos de crianças que vieram à Escola Dominical, a criança bem vestida e chorando com dor de estômago. A tia perguntou o que a criança sentia, e ela disse que era fome! Acontece! É uma herança cultural que existe em nossa cidade, e é muito arraigada. Devemos tomar cuidado com isto. E com alguns pais e suas atitudes...


A criança pode estar sendo impedida de ser criança dentro de casa, de ter sua liberdade, por estar usando uma roupa cara... Na Escola Dominical, ela terá a chance de ter maior liberdade. E desejará estar na Escola todos os domigos, ou sábados...


Você vai ser responsável por seus filhos. Você deve discipliná-los. Uma pessoa que diz que você não pode bater em crianças, diz que você nunca deve discipliná-los, que elas não merecem repreensão. Isto não é bíblico. Se você não educá-las, como elas saberão alguma coisa?




Método de Ensino – 04 anos

1 – Narração

2 – Dramatização


Recursos Audio-Visuais

Nesta idade aumenta a necessidade de recursos que podemos usar. Além dos citados para a fase anterior (Flanelógrafos, fantoches, Caixa de Areia).


Quanto ao trabalho com crianças:

Existem as crianças que são dispersivas por natureza – elas não conseguem se concentrar.

E existem as que estão na maior bagunça na sala de aula, e conseguem aprender a música que está tocando...


1 - Cartazes

As figuras já podem ter mais detalhes e muita cor para atrair a atenção.

2 – TV de Papelão

Desperta bastante interesse mas não esquecer que o tempo de atenção é limitado, assim como a sua capacidade de retenção, por isso continuam sendo pouco personagens e uma verdade só.

3 – Álbum Seriado

E uma variedade dos cartazes. Só podem ser usados figuras porque ainda não são alfabetizados.


Trabalhos Manuais


A – Pintura a dedo
B – Pintura guache
C – Recorte
D – Modelagem



A questão do pecado - é uma questão de escolha. Nós acusamos Deus de nossas más escolhas. Cada vez que você escolhe, você atinge alguém que você ama, se não atingir você.

As consequências vem automaticamente. Exemplo: O filme Homem-Aranha. Ele tinha ficado magoado com alguém, deixou de evitar um roubo. Seu tio acabou morrendo em seguida.


Papel parná – Tem dois lados. Um lado que é liso, o outro que é poroso. Você pinta do lado poroso com giz de cera e passa acrílico em cima.

Pintura sobre areia colocada – dá quase o mesmo efeito da lixa. Se pega um papelão, cola-se as pedras sobre ele. Colam-se as pedras primeiro e depois vaza-se o desenho e pinta-se sobre isto.




Método de Ensino – 06, 07 e 08 anos


Daqui para frente, quebra-se o concreto e utiliza-se o abstrato.

Nesta fase, eles gostam de dar opinião e de ajudar em tudo. Mães perdem muito...

A diferença: O homem se concentra em uma atividade por vez. A mulher se concentra em várias.

É a natureza do homem. Homens não gostam de nada que leve o toque de mão. 80% deles... Quer um exemplo: Veja como um homem reclama da pia suja; geralmente elas não as limpam. O problema do toque. A solução para eles é um utensílio chamado rodinho de pia (supermecados)


A – Explosão de Idéias

Serve para estudar um problema no qual o grupo sugere, em tempo limitado, todas as possíveis soluções sem necessariamente chegar a uma avaliação.
Se eles sugerem opiniões, eles se tornam parte daquilo. Você vai trabalhar com eles a necessidade da escolha.

Exemplo: Fale da história de José. E perguntem o que eles fariam no lugar dele. E vá ouvindo as respostas. Depois, apresente a escolha que José fez.


Recursos Audio-Visuais

1 – Flanelógrafo
2 – Fantoches
3 – Quadro Negro (Abstrato. Repete um versículo, várias e várias vezes. Apaga-se uma parte, repete o versículo. Apaga-se a outra, repete-se o versículo)




Trabalhos Manuais

A – Pintura em cartolina
B – Modelagem
C – Mosaico
D - Enfeites



Modelagem – Você vai contando a história e fazendo o boneco de papel. Depois, pode pedir às crianças que vistam o boneco de acordo com a época da história dele. Faça os canudinhos de papel em casa. Você faz um canudnho na hora, em sala de aula, para as crianças verem como se faz, e ao mesmo tempo vai contado a história. Quando o boneco terminar, você os mostra as crianças. E entrega os outros bonecos para serem vestidos.


Mosaico – São fuguras sobrepostas. Ou não. Você pode criar a história e deixar que as crianças colem as figuras dentro. Elas gostam deste tipo de modelagem.

Usando relevo com papel higiênico – Papelão, molhar papel higiênico, colar por cima e ele ficará rígido. Além de vem visível.

Enfeites – Dentro da cultura amazonense há preconceitos. Tomar cuidado com certos enfeites. Há uma cultura machista. Pintar, fazer recortes. Um ponto cruz em crochê desenvolve habilidades matemáticas. Temos toda uma cultura que diz que isto é coisa para mulher.
Figuras, coisas para o Natal e cartões. Pais já tiraram seus filhos do colégio por causa das pinturas, dos bonecos. Diziam que era algo ‘não masculino’ sendo ensinado às crianças.

Não se deve frustrar as atividades das crianças. Muitos pais, por causa da herança cultural, atrapalham o desenvolvimento de seus filhos. E das crianças...

Método de Ensino – 09 e 10 anos

A – Perguntas e Respostas
B – Narrativa
C – Explosão de Idéias
D – Debates Orientados


Nesta idade é surpreendente poder fazer certas coisas com as crianças. Muitas até se admiram se a professora ou professor disser que na Bíblia há dinossauros descritos. Que podemos comprovar na Bíblica que houveram eras geológicas. Que na Bíblia há referência de impingem, e que a Bíblia não apresenta qualquer contradição sobre o tema das eras geológicas.

Exemplo:

Gênesis 10:25

“A Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias foi dividida a terra; e o nome de seu irmão foi Joctã.”

A partir do dilúvio, mudaram-se as estruturas gerais da terra. O movimento da placas é consequência do movimento das geleiras. Não há nenhuma contradição na Bíblia.

Debates Orientados: Serve para apresentar fatos sobre ambos os lados de um problema. Duas ou mais pessoas falam a favor ou contra uma proposição, apresentando os seus pontos de vista.

Exemplo: É importante decorar versículos bíblicos?



A Favor : Familiarizar-se com o texto
Lembrar em qualquer ocasião
Desenvolver a memória


Contra: Perigo de aplicar em momento inadequado
Virar rotina
Se for obrigado, pega empatia


Possível conclusão: Se o texto é estudado com interesse, com amor e serve para aplicar na sua vida, no dia-a-dia, será um prazer e de muito decorá-lo.

E – Método de Tarefas: Aprendendo fazendo

1 – Trabalho de Pesquisa
2 – Trabalho de Redação
3 – Trabalho Manual


Qual o sentido da palavra cair na Bíblia?

Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Lucas 10:18.


Resposta: Sair da presença de Deus.

Maldição – só vem sobre a terra, a partir da escolha de Adão.



Grupos de Estágio da EBD na Igreja Tabernáculo Batista:

- Domingo à noite
- Domigo de manhã






A paz de Cristo.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

ESCOLA DOMINICAL - IV

Deus morreu por mim.

Substituir o versículo pelo seu nome. Dá uma conotação pessoal. ‘Eu, fulano de tal, farei isto..’ – com referência a citações bíblicas que orientam a ter um melhor caráter e atitude diante de Deus.

Na Vida a dois caminhos: Salvação e Perdição

A criança tem que entender desde cedo que ela é que faz a sua escolha.
Temos o hábito, desde Gênesis, de culpar o outro.
Até no ‘hábito de pedir perdão’ fazemos isto – ‘Eu queria que você me perdoasse, mas você me tirou do sério...’ Em vez de dizer: ‘Me perdoe por ficar irada com você. Deus diz que eu não devo fazer isso...’

Alguns já vem com a pedra de acusação na mão... e a coisa não funciona.
Pedir perdão de Deus não é acusar Deus de nossas falhas. ‘Deus, eu errei!’

Nós temos a visão de que criança é pequena, que não tem visão. Não é verdade. Ela sabe! Sabe muito bem. Só que não posso nunca me dirigir à criança, devo me dirigir ao erro que ela comete.

‘Não gostei de sua atitude!’

Isto é dizer que você gosta da criança ou achou errado o que ela fez?


Atitudades de crianças

O que nós ensinamos, é o que nós fazemos. Deixe ele decidir.

‘Se você quer ficar na sala, respeite a professora. Você pode escolher voltar para a sala e respeitar a professora, ou ir ficar no canto.’

Desde cedo, ensine que a escolha é sempre ‘sua’.
Isto ensina desde cedo que a escolha é sempre nossa. Eu escolho o meu caminho.


Ensino religioso

Há um peso muito grande sobre a responsabilidade disto sobre os pais. Biblicamente, a responsabilidade é dos pais. Depois, da Escola Dominical.

Mostrar que é uma escolha. Desde a mais tenra idade. Para o bebê do berçário o aprendizado é o cheiro, o toque, o carinho. Som de voz. A criança vai se apegar a isto.

A criança vai se sentir amada. Com o tempo, ela se acostuma.
À medida que leva para a Escola Dominical, elas se acostumam com os professores e colegas. E algumas não querem nem voltar para casa... Querem ficar na sala com os brinquedos, às vezes. No início, alguns gritam, choram.

Até os dois anos, a linguagem das crianças é cheiro, toque, carinho, som de voz.

Desde bebê, você pode ensinar isto. O bebê com o toque. E histórias pequenas de dois minutos para os de 1 a 3 anos.


Exemplo:

‘Deus te ama. Deus ama o papai. Deus ama a mamãe. Deus nos ama.’
‘Deus te fez, pai!’





Ensino

Conversar desde a criação, com uma frase.

‘Deus viu que tudo o que ele fez era muito bom.’


4 anos – estuda a criação, vendo os movimentos terrestres. Isto, é o que a Bíblia chama de enculcar. Mostrar a eles os versículos e como a terra funciona.



O Evangelismo de Crianças


Finalidade

· Salvação
· Crescimento
· Serviço


Características de um bom professor

1. Experiência clara de salvação e certeza na mesma
2. Dedicado e chamado por Deus
3. Dedicado à Deus – Meditação
4. Ama e busca compreender as crianças
5. Tem visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo
6. Tem senso de responsabilidade: não falta, é pontual
7. Separa tempo para a preparação da sua aula
8. Vive uma vida Cristocêntrica
9. Dá bom exemplo em sua vida diária
10. Depende de oração, do Espírito e da Palavra de Deus



Crescendo... com Deus!



Doutrinas

É bom ter conhecimento sobre algumas das doutrinas existentes entre os evangélicos. Eis algumas delas:

Doutrina Calvinista – Presbiterianos: quem vai para o céu, vai para o céu; quem vai para o inferno, vai para o inferno. Segundo eles, não é preciso pregar a Palavra, porque há uma predestinação absoluta de Deus para salvar as pessoas e marcar aquelas que Deus já sabe, de antemão, que irão recusá-lo.

O detalhe:

Se há uma predestinação absoluta, eu não tenho que evangelizar. Mas Jesus Cristo ordenou que quem o seguisse saísse pelo mundo e pregasse o Evangelho... E se pensar desta forma eu elimino a graça de Deus, que me diz que não me salvo pelas obras, somente através de sua graça. Somos totalmente dependentes da graça de Deus.


Luteranismo – Diz que não há necessidade de clero; a salvação é um ato de fé; a salvação de uma vez para sempre; você tem acesso a Deus, não existe consubistânciação.
Lutero eliminou isto. E ainda acredita que aceitar a Deus seja uma escolha do homem.

Tudo o que Lutero diz tem fundamento bíblico e está baseado nas Escrituras.


Doutrina de Wesley – Há uma predestinação, mas não é um ato arbitrário. Deus, por ser onisciente, conhece de antemão àqueles que irão aceitá-lo e os que irão abandoná-lo; Deus dá uma chance.


A grande Diáspora dos judeus – começa no século II.

Cionismo – movimento de retorno dos judeus a Israel. Guerra dos 7 dias, a qual os judeus vencem e cumprem uma profecia...

Doutrina Anglicana - São católicos melhorados. A base é idêntica à da Igreja Católica. Surgem na Inglaterra, porque um rei queria se casar novamente, solicitou autorização ao Papa, que a negou. Como o papa não autorizou, o rei separou a igreja de suas terras do Vaticano, e passou a ser a autoridade máxima da Igreja em seu país.

O que nos compete:

Trabalhar a alma das crianças e cumprir a missão do evangelismo.


Tempo judaico – é contado sempre pelas festas. A probabilidade de Jesus ter nascido em Março é altíssima.

Você vem a Igreja. Se alimenta. E estuda o texto. E como professor de Escola Dominical, você tem que estudar em dobro. Porque eles saem com cada pergunta...

A Bíblia ensina como ganhar uma garota.

A Bíblia ensina até como ganhar dinheiro.


Sobre missionários

Hudron Tood – É o primeiro missionário a se contrapor a uma missão. Tomando por base I Coríntios 9:19-23, este missionário ao chegar na China para pregar o Evangelho, fez-se como Chinês, vestindo as mesmas roupas que eles, comendo da mesma comida. Acabou sendo mau visto entre os seus, que o excluíram da missão. Ele porém continuou na China, montou um hospital em meio a uma guerra. Os outros missionários acabaram expulsos da China. Ele, porém, continuou, porque o povo chinês tinha confiança sobre sua pessoa. Tood se apegou a Deus, e Deus supriu suas necessidades... e levou adiante seu projeto.


Em um dos livros que contam sua história, uma das pessoas que o matou com flechas (e que tornou-se pastor mais tarde), diz que o que eles desejavam fazer era tira do rosto de Tood aquela expressão que ele possuía, até quando jogavam as flechas em seu corpo...
Sua esposa, segundo se diz, levou adiante seu ministério.

Spurgeon – Um dos maiores pregadores da história da América. Fumava charutos, andava à cavalo... e era conhecido como um dos maiores pregadores da América.

Já se viu muitos pastores pregrarem sermões de Spurgeon. Se você o ler, verá com ainda é atual. Ele naturalizou-se americano; possivelmente, talvez descendesse de filândeses.

Com quantos anos Billy Graham decidiu ser missionário?
Em uma aula de Escola Dominical. Bem jovem.


Outra missionária: durante um culto, o pastor passou o cesto de ofertas. Ela não possuía dinheiro para dar. Tomou o cesto de oferta e vestiu-o. O pastor perguntou: ‘O que é isso, irmã?’ Ela respondeu: ‘Estou dando tudo o que eu tenho. Eu mesma.’ Ela foi para a China, e se tornou uma das maiores missionárias já existentes... Seu nome???


Quando você não tem o chamado, tudo é desculpa para não ir.
Tem que haver chamado!!!


4. Ame e busque compreender as crianças

Crise de emburramento - toda criança têm. Algumas duram em média de 45 minutos a uma hora...


5. Tem visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo

Se você não tem a visão, está no ministério errado!!


6. Tem senso de responsabilidade: não falta, é pontual


Professor que não é pontual não serve para o Ministério.


7. Separa tempo para a preparação da sua aula

Pelo mesmo motivo.

8. Vive uma vida Cristocêntrica

Cristo no centro – Em primeiro lugar. Questão de roupa; tem problemas a maneira de se vestir, porque há crianças que estão com a ‘flor dos hormônios’; Se você está no Ministério, ele te diz: ‘Age corratamente’. Seu ministério é aqui e lá fora; para as crianças isto é uma contradição. ‘Busca em primeiro plano o benefício do teu irmão’.


Um exemplo: A professora dava aulas a uma certa aluna. Ela se aplicava, desenvolvia bem, mas havia algo que, a professora sabia, estava atrapalhando seu crescimento. Por fim, ela perguntou à moça o problema.

‘O que estou fazendo que está te impedindo de crescer? Deus me disse que sou eu.’

Era o baton e o brinco. Ela não conseguia se concetrar porque ela usava. E seu pai havia dito àquela adolescente que aquilo uma pessoa com Cristo não utilizava...

Retirado o problema, ela voltou a se concentrar na aula.


Nunca confie que você é capaz!! Isto é um exemplo de humildade.





QUEM É O ALUNO?

Você não sabe.

Mas sabe:

/ \

o o

\/

\____/ Seu aluno é ele mesmo


/ \
o o

\/

_____ Este



/\ /\

o o


\/

\/\/\/\/ Ou este



Pode ser seu aluno.
I Samuel 16:7.



Crianças não são Iguais:


Na idade

Pode ter 7 anos. Mas cabeça de 11!!!
Pode ter 11 anos. Mas cabeça de 7!!!


Na aparência

Pode ser jovem; mas ser mais velho!!!
Ser mais velho; e ser muito jovem!!!


Se você ver uma crianças fazer comparações sobre a semelhança de outra criança, não permita!!!!

Não permita colocações físicas entre as crianças!!! ‘magriho’, ‘gordinho’ ...

Crianças são maldosas, também. Elas conseguem ferir os coleguinhas...


Exemplo:

Uma criança fala sobre a aparência de outra. A professora chamou-lhe a atenção severamente:

‘Você acha que Deus não sabe o que faz?’ A criança respondeu com outra pergunta: ‘Por que, professora?’ ‘Você chamou Deus de burro! Se você disse que o cabelo dela é bombril, você disse que Deus colocou o cabelo dela no lugar errado e o chamou Deus de burro!’

Faça-as compreender quem elas estão ofendendo...






Crianças são diferentes

Em talentos...

‘Ei, Zé! É gol contra!!!’

As diferenças individuais do aluno influem no seu aprendizado. Uns aprendem mais rápido, outros mais lentamente...

(Romanos 14:1-4.Romanos 14:12-13)


Nas preferências...

‘- Não tem sabor de tomate, não?’

Às vezes estão todos a favor, mas um contra...


Em habilidades para aprender...


‘- Meu Q.I. é o máximo! Eu posso ler a última letra daquele cartão com a mão em um dos olhos!!!’

Ele vai se achar o máximo. E pronto...

LIVROS:

ENSINO DINÂMICO E CRIATIVO – LEROY FORD – JUERP

NOVO TESTAMENTO TRILINGUE – INGLÊS, PORTUGUÊS E GREGO. R$ 56,00.

Guarde suas coisas! Não as jogue fora...

Quem tem o que não presta, sempre tem o que emprestar!!

Dicionário é o Pai dos Inteligentes – Porque somente quem é inteligente vai atrás dele.
Burro é o que permanece no erro. O cara apanha, apanha e o coitado não sai do canto!!!
Só os inteligentes usam um dicionário!!! Mude sua visão. E ajude a reparar a das crianças...
Dica para novos desenhos: reaproveite os antigos

Nunca risque ou rasgue o seu livro com desenhos. Tire uma xerox. E preserve o intacto, porque assim você poderá utilizar seus desenhos muitas e muitas vezes.

Com uma lixa, você pode pintar com giz de cera até em tecido. O giz imprime no tecido se você colocar a lixa por baixo. Escolha uma lixa fina; uma mais grossa mudará o desenho.

Em cima de um vidro o efeito é melhor que o de em madeira.

Uma lixa dura mais que papel crepom. Pó de serra com cola também é um bom material para desenhos. Pode aderir sobre tecido.

Tarefa: Desenhar com lixa sobre uma flanela. Pintar com giz de cera. Escolha o desenho.


A paz de Cristo.

quarta-feira, novembro 30, 2005

ESCOLA DOMINICAL - III

Amizade

Confiança, amor, fidelidade – entre amigos.

Revista Eclezio – pastores gays. Um tema polêmico foi abordado pela revista recentemente, defendendo pastores homossexuais na igreja, e organizando versículos na Bíblia, se referindo ao assunto.

Quanto a este tema, um dos textos mais empregados pelos homossexuais é a relação entre Jônatas e Davi, falando da amizade entre os dois.

‘E a sua alma se apegou a alma de Jônatas’ – Isto se refere a amizade entre os dois.

Se a criança for menina, o pai não chega nem perto.

Homossexualismo – É anti-bíblico. Deus condenou Sodoma e Gomorra. Queriam manter relações sexuais com os anjos de Deus. Leia Romanos 1:22-32.


Você pode ter crianças com esta tendência, mas pode quebrá-la.

Por que crianças não contam aos pais quando sofrem atos danosos, como assédio sexual, agressões de qualquer tipo??

Resposta – Porque se trata de um ato de horror. Para a maioria das crianças, contar é reviver, é remachucar, retrabalhar o ato. A criança se omite.

Ensino sexual – não é tratado aqui. A professora deixa o motivo bem claro: o ato da aprendizagem do sexo é natural. A criança vai aprendê-lo no decorrer de sua vida. Está fora, porque é natural.
Não se pode tratar deste assunto, porque as crianças evoluem de maneira diferente. São almas diferentes, maturidades alcançadas de modos diferentes. A tudo isto a criança esta exposta. Uma criança é uma caixa de surpresas.

Pergunta de criança:
‘Jesus era Deus. Jesus era judeu. Então, Deus é só judeu?’

Por quê? – Você deve tentar descobrir, sempre, por que a criança pergunta as coisas. No caso, a história que a criança ouviu mostrava Jesus se submentendo às leis judaicas, e dizia que ele era judeu e se submeteu a seus preceitos.


O que é pecado?

Regras quebradas ou um ato de separação de Deus?

Resposta – O mais acertado seria dizer que Pecado é errar o alvo de Deus.

Em nenhum momento foi dito que pecado era quebrar um regra.

Pecado nem sempre é quebrar uma regra. Pecado é quando eu erro o caminho que Deus traçou.

Exemplo – Daniel quebrou uma legislação babilônica, ao não se ajoelhar diante de imagens, o que a lei determinava. No caso, aqui, ele quebrou a regra que diz que devemos nos subtemeter às leis do lugar em que nos estabelecemos. Mas ele não quebrou um princípio de Deus, ligado a adoração judaica. Deus é Deus, não existe outro além Dele.


Existem coisas que a Bíblia não diz se é certo ou errado.


Risco de impor regras – No momento em que não há uma regra, eu transgrido.
Falta o princípio para não quebrar a regra
.

Exemplo:

Roupas – seja decente; que você ao vestir não ofenda o outro; e não sirva de pedra de tropeço ao outro.

A Bíblia diz: Procurai a Deus e o crescimento espiritual de seu próximo.

Quando uma mulher põe uma roupa chamativa, quebra dois princípios: o crescimento espiritual do irmão, que a desejará, e portanto pecará com pensamentos a respeito dela, e o pecado de se afastar de Deus.

Como a aprendizagem pode ser melhorada?

Resposta – Não se põe regras. Mostram-se os princípios. Não importa onde esteja, ele vai sempre cumprir o valor.

Nós fomos educados com regras. Nos auto-policiamos.

É o princípio que prevalece, não as regras.

“Roupa é questão de gosto. O problema que seja de quem olhe.”

Tem uma pessoa ali na esquina que gosta de matar. Ele vai dizer que gosta de matar,e o problema é de quem morre.

O princípio nos dois casos, é o mesmo.



Se você se cala, torna-se cumplíce.

Êxodo 23

‘Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para não te tornares testemunha falsa.’

Muitos dizem: “Como não admito algo? Corto. Mas isto é ser grosseiro. Então a Bíblia é grossa...”

‘Não seguirás a multidão para fazeres mal; nem deporás, numa demanda, inclinando-te para a maioria, para torcer o direito.’

Daniel era a minoria, e não se ajoelhou perante ídolos. Temos a tendência de seguir a maioria.

‘A voz do povo é a voz de Deus’ – isto é anti-bíblico!!! A maioria não é o que prevalece.

Isto é um exemplo de firmeza de caráter.

‘Nem com o pobre serás parcial na sua demanda.
Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho reconduzirás.
Se vires prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo.’

Teatro em sala (com dois integrantes da sala de aula):

Dois rapazes discutem entre si. Todos vêem a cena. Um, diz não ter o celular. E esconde atrás de si. O outro afirma que ele tomou-lhe o celular. A professora se põe entre os dois. Ela pergunta se o outro tem o celular, e ele diz que não, mas mente. E ele insiste em dizer que não o tem. Não o tem. E não o tem... : ) : )

Você já viu crianças fazendo isto, certo??

Com os maiores, a reconciliação funciona??

A partir dos 6 anos, a tática pode não mais funcionar...
“Não abraço! Não abraço! Não abraço!!!” A criança olha para todos os lados, mas não para a outra criança.

Outros, batem o pé e gritam: “Não aceito, não aceito e não aceito!!” A ação é idêntica...

Há filhos que você pode colocar de castigo ajoelhado. Ele ficará ajoelhado lá o dia inteiro e a noite toda e não dirá nada!!! É obstinado. A tática a aplicar deverá ser outra.


Como o aluno aprende?

Resposta: Ele aprende através das suas experiências.


Conversando com outras crianças; brincando; vendo um filme; Tem coisa que a criança aprende naturalmente. Sexo é uma delas...

Se a criança tiver o princípio de que falar a verdade é o único meio de ter confiança, falará a verdade.

“Não devo mentir, porque preciso que outras pessoas acreditem na minha pessoa.”

É comum as crianças mentirem em uma briga.

“Eu gostaria que vocês dissessem a verdade; é errado bater; se eu não te bater e você mentir, perderá mais. Se você falar a verdade, eu não te batendo, ganhará mais. Terá o meu respeito e a minha confiança.”

Para crianças – ensine-as a falar a verdade. Dizer a verdade.

Existe algo entre crianças que nós devemos tomar muito cuidado. O ato entre a agressão e a reação. Muitas vezes elas reagem de maneira a dar uma resposta a um ato que nós já causamos antes...

‘Colega não é saco de pancada e você não é mãe do mundo...’- frase de educador para mãe de criança, que bateu em outra...

Devemos respeitar o próximo como a nós mesmos.


Domínio próprio – É o princípio da não-reação. ‘Se alguém te forçar a caminhar uma milha, vai com ele duas...’

Devemos nos dominar, sempre. E ensinar isto as crianças.

Você tem que se auto-controlar.


Qual são as melhores experiências para o aluno?

Resposta – Nenhuma experiência é a melhor.

A experiência parece demonstrar que somente as experiências diretas são realmente boas.

Resposta de uma mãe a um filho, que bateu em um colega: ‘Meu filho, você bateu nele. Isto é natural no ser humano. Mas a Bíblia nos ensina que devemos ter domínio próprio, por isto você será castigado...’



Pergunta de criança:

‘É verdade que quando chove é Jesus que chora?’

‘Porque Jesus chora tanto?‘

No Amazonas, deve chorar pra caramba...

Por que a criança perguntou isto: Sua tia chamou-a para comer. Ele se recusou. Foi comer com medo da chuva. A tia contou-lhe uma historinha falando de que ele foi desobediente, e chovia porque Jesus estava chorando, porque ele fez algo errado.

Não se deve ensinar uma criança assim, com fenômenos da natureza. Porque, quando ele crescer, e aprender com os estudos sobre o fenômeno, saberá que a tia mentiu, e se afastará de Deus.

Diga a verdade: A desobediência é um ato que desagrada a Deus. Todas as vezes que desobedeço, desgradado a Deus. Quando peco, firo a Jesus. Mas Ele nos perdoa, porque se sacrificou por nós.

Explique o fenômeno natural. E que toda vez que você desobedece uma autoridade, desobedece um princípio de Deus.

A tia da criança, no caso, estava ensinando um temor – se você desobedecer, há uma consequência. A criança passará a ter medo de chuva.

A professora falou de patrões e empregados desobedientes. Deu exemplo de empregados que nunca obedecem seus patrões, dizendo que eles são assim porque se formaram desde criança nesta condição, sendo desobedientes, não respeitando a autoridade que os digiria. Nada a respeito lhes foi ensinado.




Livros para ajudar na edução de crianças em desenvolvimento:

Limites para os Filhos. (infelizmente, ela não lembrava os autores ou autor da obra...)



A paz de Cristo.

terça-feira, novembro 29, 2005

ESCOLA DOMINICAL - II

Distinção entre Alma e Espírito

Espírito:
Romanos 8:16; Provérbios 20:27; João 4:24; I Coríntios 15:45; Hebreus 4:12; Gálatas 5:16-18.

Alma:
Mateus 11:26; I Pedro 4:14; Filipenses 2:5-8; Isaías 55:8-11.

Parábola do agricultor que multiplicou seus celeiros:

Lucas 12:13-21.

Lado material – o trabalho – a riqueza. Ambição: faz parte da vontade. No caso, Deus fala de um homem que depositou toda a sua alma e espírito na idéia de riqueza, fazendo valer a sua vontade, sua mente e seu espírito. E correu atrás disto durante toda a sua vida. Deus diz a ele que, na sua morte, isto lhe será cobrado: a prevalência de sua vontade; a maneira como ele fixou sua vontade na riqueza; a maneira como fixou sua mente, vontade e emoções na riqueza. “Para quem tu construíste tudo isto?“, pergunta-lhe Deus.


(Comentário à parte)
“Joiá rara de nada de valor” – Não existe valor algum para aquela pessoa. Para muitos, ela nada vale. Deus diz que nós somos suas joiás. A frase, no caso, está sendo aplicada a uma criança, um filho. Para os outros, ele não vale nada. Para seus pais, ele é uma joiá preciosa. É o que se dá com todos nós diantes de Deus. Somos jóias raras, de nada de valor.


Isto é a Alma. Por isto, a Bíblia diz:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida”. Provérbios 4:23

Porque a nossa mente e a nossa alma podem guardar o Espírito Santo. A ansiedade do homem em buscar algo.

Segundo a psicologia, o homem tem um vazio interior natural, que busca preencher. Alguns o preenchem com bebida, com sexo, enfim, com algo. Alguns, o enchem com o Espírito Santo.

“O que me leva a conhecer é a necessidade que tenho de mais e mais.”
Satre

O Espírito de Deus entra, faz morada, e sela com o Espírito. Mas, não significa dizer que nossa alma está guardada. Se não o deixarmos crescer, continuaremos a agir erradamente.


Você pode mudar a Alma de uma pessoa? Sim. E pode influenciá-la.

Uma pessoa ruim pode se tornar boa? Digam se é a mesma pergunta.

Você pode mudar o Espírito de uma pessoa? Não. Você pode influenciá-lo.

Uma pessoa pode mudar do bem para o mal. Mas seu espírito continua o mesmo. Ela ainda sente os prazeres e vontades que tinha antes. Isto precisa ser trabalhado.

Por isso, muitas pessoas recebem o Espírito de Deus. São novas criaturas. Mas, vez ou outra, cometem um pecado grave. Nós fazemos o trabalho de influenciar as coisas boas, para que estas pessoas possam evitar fazer as coisas erradas. E crescer mais e mais no Espírito. Satanás sabe disto. Ele não pode tocar no Espírito. Não pode atingir sua alma. Assim, trabalha na carne. Faz com que você seja mais e mais influenciado a fazer as coisas erradas.

A palavra ‘carne’ foi implantada pelo apóstolo Paulo, como se referindo não ao corpo físico, mas a área da vontade, dos desejos da pessoa.

‘Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne.’
II Coríntios 10:3

‘Desde que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei.’
II Coríntios 11:18.

Todos os teus desejos, toda o teu pensar é muito mais forte do que você imagina. E Satanás sabe isto muito bem.

Historinha:
Havia uma irmã que nunca reclamava. Via algo positivo em tudo. O pastor e os irmãos muito se admiravam disto. Houve um dia que alguns irmãos desejaram saber se ela diria algo positivo sobre tudo. Perguntaram-lhe então se ela via alguma coisa positiva em Satanás.

Sua resposta: “Positivo, não sei. Mas que esse cara trabalha duro e é esperto, ele é.”

Satanás tem entendido muito bem o que é a mente e a alma. E ele trabalha a mente. Imagine um vidro no qual a cada vez que você vê algo, vai registrando as coisas. Isto é a sua mente. Você registra as coisas a sua volta, os sons. E cada um deles parece formar um caldo grosso. Imagine que você jogue algumas gotas de contato com Deus, como se fosse água. Agora, imagine estas pequenas gotinhas neste caldo grosso. Como vira uma meleca só. Isto é mais ou menos a discrição de nossas mentes.
Imagine que, todas as vezes que você tenta uma mudança, as memórias que vem a sua mente, as emoções. Se Satanás conseguir ativar este seu sensor mental, ele pode te atingir. Ele não pode atingir sua alma, mas trabalha em sua mente.

Agora, pense em sua vida diária. Nas músicas. Aquele ritmo inconveniente. Aquela coisa repititiva. As imagens, cada vez mais sensuais na televisão. As coisas ditas e faladas. Aquilo que você ouve, as coisas que te incitam a violência. Imagine a batalha que você trava todos os dias. E imagine que você só retire cinco minutos diários para uma oração, para ler a Bíblia.

Uma ou duas gotas de água, em meio a um caldo enorme de sujeira. Uma meleca só...

Você gasta uma hora ensinando uma criança, e ela passa a maior parte do seu tempo no mundo, com sons, TV’s, etc.

Alguns até dizem: “Já ouviu tanto o Evangelho, tanta mensagem e não muda!!” A criança passou a semana vendo coisas, ouvindo coisas, sua mente sendo afetada. Quanto a criança, a pessoa, trabalhou o Espírito Santo?

‘Dez minutos, pastor!’
‘Não. Hoje eu li um versículo inteiro.”

Domínio próprio – é preciso treinar a sua mente. O melhor contato que você pode fazer é aquele em que te ensinam o caminho do SENHOR.

Necessidade da batalha e da manutenção – Ler a Bíblia e trabalhar o Lado Espiritual.

Vontade entre querer e se submeter. Acontece mais com as mulheres. Seus maridos dizem uma coisa. A maioria delas faz outra. Geralmente, o submeter é o maior problema. Aprender a ouvir.

A criança vai viver isto - o querer e o submeter.

Mesmo que a criança já tenha o Espírito Santo, ela viverá este conflito.

Você nunca vai poder mexer no Espírito. Uma criança pode escutar o Evangelho a vida inteira. Sem nunca se converter...

Quando Satanás derruba o filho de um pastor, pode derrubar um grupo de jovens junto. Filhos de pastores, de membros, de diáconos, de missionários, são os alvos prediletos. São cobrados pela Igreja, e por causa de Satanás vão estar sempre vivendo o Conflito.

Desenhos – Preocupem-se com seus filhos. Assistam seus desenhos. Vejam seus heróis. Depois, liberem ou não o desenho para que eles possam assistir.

Exemplo: O desenho A Era do Gelo

É totalmente evolucionista. No final, mostra o animal superior ao homem. O bichinho, depois de salvar o bebê diz: “Eles não sabem falar, ainda não evoluíram.”

Às vezes, você libera as coisas, e vai deixando Satanás pôr as coisas na boca de seus filhos. E não percebe.

Bons Livros. Boas leituras.


Por que não há idade para uma criança ser batizada?

Porque há diferenças entre mentes e espíritos entre as crianças. Não pode haver idade certa. Cada uma evolui de uma maneira. Às vezes, muitos pais se surpreendem com seus filhos. Você encontra crianças de 7 anos, com cabeça de 10. Crianças de treze anos, com cabeça de sete ou oito anos!! É capaz até de encontrar homens e mulheres de 30 anos com cabeça de 15 anos!!!

Você não pode deixar de fazer o apelo. Perguntar se a pessoa quer aceitar Jesus.

O entendimento é variado em cada criança. Satanás tem trabalhado para atingir aqueles que estão preparados.

“Guarda a tua mente.” Por isto Jesus Cristo reservava horários específicos para orar. Imagine nós, que somos pó??



Impulsos naturais

LER O LIVRO (Se for possível para você, compre-o) :

NANA, NENÊM. É de um psicólogo cristão. Mostra o quanto uma criança domina o lar.


Qual a natureza da criança?

Pecaminosa, adônica.

R. A natureza de Adão já está na criança.

Ela possui a natureza de Deus e de Adão, que é pecaminosa.

O que uma criança tem que é diferente do adulto?

R. A simplicidade.

Os adultos são complicados. Quantas vezes você já não ouviu esta frase de uma criança?


Um exemplo:

Uma criança chega a seu pai e faz uma pergunta.
“Pai, por que a planta é verde?”

O pai se empolga e começa explicando o que é uma planta, e se estende até a fotossíntese. Por fim, ele diz que Deus fez as coisas perfeitas.

A criança replica:
“Pai, não era mais fácil o senhor dizer porque DEUS quis assim?”

Quando você tem alguém, tem um bebê – tem uma alma e um espírito.

Bebês absorvem se você fala mal de seus pais. Eles absorvem. O toque, o cheiro, é importante. As palavras também.


No Séc. XVIII um rei fez uma experiência com um grupo de crianças sobre a língua natural. Um grupo de mulheres dava de mamar, faziam as trocas, mas não falavam com as crianças. A experiência não foi a frente. Todas as crianças morreram.

O ato de falar, de expressar, é importante para as crianças. No berçário, a criança absorve as palavras. Canções, hinos, músicas, irão para sua mente. É importante ter canções de ninar como louvores a Deus, por exemplo. Devemos lembrar que, quando o Espírito Santo toca, é como uma semente a frutificar.

Você só ensina o princípio. Deus criou tudo.

E deve repetir sempre. Como Satanás atinge nossas mentes? Não são com frases repetitivas? Faça o mesmo com as crianças. Em todas as aulas, repita e comece do mesmo jeito.

Deus criou tudo.

Deuteronômio capítulo 6.

‘Esta palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração;
tu as incucarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.’
Versículos 6 e 7.

Canções de ninar – Bethoven, nona sinfonia. E de louvor. Há várias.

“Não gosto de meu nariz”
– Você está dizendo “Olha, Deus! Por que me fez assim?”

Salmos 139: 14,15,16 e 17.

Não podemos agir no espírito. Só na Alma.



As canções do mundo

Eguinha pocotó. Cachorrinho.

Você é um homem? Ou um animal? Não deixe Satanás te usar para repetir mentiras. Você foi criado a imagem e semelhança de Deus. Nós sempre caímos nestes enganos.

Uma canção evangélica para crianças

Se o peixinho
Quisesse a estrela
E se a estrela quisesse
Vir ao mar

Imagine a confusão
Que iria dar

Deus fez tudo
Perfeito
No seu devido lugar



Já imaginou a confusão que realmente iria dar??


Impulsos Naturais

Primeiro impulso: (todo o bêbe nasce com ele)

Preservação da vida: Medo, Egoísmo

Quando a criança não sabe falar ainda, ela chora. E, com o tempo, aprende que seu choro exerce um poder. As pessoas agem, a mãe age, o pai age.
A criança aprende olhando ao redor. Se mamãe tem medo de barata, isto para mim é uma ameaça. A criança também passar a temer as baratas.



Egoísmo: “Meu pai”, “Minha mãe”. Às vezes eles não falam, eles tomam. A preservação da vida. É natural.

Você pode trabalhar a mente e alma.


Como trabalhar:

· Ensinar-lhe a ter medo do perigo sem mentiras.

“Não vá lá fora, porque é perigoso.” Não minta, não diga que é o bicho-papão. Fale a verdade. “Coma, você precisa comer tudo, para crescer.”
“Mãe, é amargo? “ “É, sim filho. Tá aqui o remédio, e aqui o copo d’água!”

· Ensinar-lhe a confiar em Deus e que seus anjos nos guardam

Ensine que os anjos do Senhor nos guardam. O medo é natural. Não vamos mudar o espírito, mas podemos preparar a alma. O que podemos fazer com a alma é influenciá-la, através dos ensinamentos da Palavra para o Espírito Santo.

· Criar ambiente de segurança com horários certos

É o mais difícil para nós, hoje em dia. A criança entende até antes do almoço, depois do almoço. Na adolescência, alguns pais querem que as crianças cumpram horários. Mas, se ele nunca teve horários para comer, deitar e fazer alguma coisa, porque você não o criou assim, não o treinou desde o início, como você quer que ele os cumpra?

Isto é importante. Porque você cria um caráter na criança. Se ela, desde cedo, teve horários a cumprir, quando crescer, também cumprirá seus horários. Chegará na hora certa ao trabalho. E terá prazer em fazê-lo.

O Estado da Rebelião – Em que as crianças, se tornando adolescentes, chutam todas as regras: 11, 12 e 13 anos.

· Ensinar-lhe como cuidar de seu corpo, mantendo-o limpo e sadio, mantê-lo como templo do Espírito Santo

· Mostrar que o egoísmo é pecado

É da natureza, mas devemos mostrar que é pecado.


Mães, pais e professores, não falem nunca aos alunos aquilo que você não vai cumprir.

Isto quebra a confiança que a criança tem por você.


Impulso de propagação da vida

· Fazer com que a criança sinta-se querida

Amá-la, abraçá-la. Torná-la querida e amada. A criança deve se sentir amada. Aprenderá a ter amizades e amigos. Cada criança tem sua linguagem. Se for o toque, por exemplo, que ficou ausente em sua infância, na adolescência ela pode querer ‘ficar’ com alguém. A carência... fale ‘Eu te amo’. Quando ela não tem isso em casa, ela procura na escola dominical. Abraça os professores. Às vezes, a gente critica tanto os atos sexuais das crianças e não perguntamos como foi seu relacionamento enquanto crescia em casa...

· Exemplo de amor conjugal

Se você notar as brincadeiras de seus filhos, verá que eles já querem ser mamãe e papai. E vão se espelhar nos modelos que tem em casa. Das escolas, dos professores. Uma coisa natural não deve ser ensinada. Com o tempo, eles acabam aprendendo.

Pais e mães. Devemos ser modelos. Um padrão. Um professor de escola dominical pode influenciar isto? Pode.


· Ensino sexual adequado (isto é, responder honestamente cada pergunta, uma por vez)

Explicar uma a uma as questões. Mas é claro, dentro da evolução mental da criança no momento. E, geralmente, muitos de nós erramos em descobrir em que parte da evolução mental está a criança no momento.

A criança pergunta: “De onde eu vim?” Tem cinco anos? Diga “da barriga de sua mãe.” Tem treze anos? Bem, é melhor você fazer uma pergunta antes de dizer qualquer outra coisa... Devemos ensinar as perguntas de acordo com a necessidade da criança. Por isto é importante tentar saber “Por que? Porque você está perguntando isto?”

Uma criança de 11 anos pergunta: “Masturbação é pecado?”
Sentar, ler e mostrar os versículos.

Outra criança: “Brincar de sexo é pecado?” Tem problema, sim; porque no futuro, ela colherá insegurança com objeto.


· Boas leituras

Os livros são caros. Mas devemos investir. É o futuro de seu filho. É o futuro da criança.

Outro bom livro:

TURBULENTOS ANOS DA ADOLESCÊNCIA, de Jaime Kempt – trata de sexo na adolescência. Não ponha este livro nas mãos do adolescente. Possua este livro, para estar preparado para trabalhar com adolescentes.


· Não ficar falando ‘namoradinhos’ (é necessário ter amizade com o sexo oposto)

É errado. Acaba com a criança e a possibilidade de amizades. A criança perde a inclinação a amizades com o sexo oposto.
Tenha amigos em sua casa. Dê um desenvolvimento correto a seus filhos. Outros casais. Amizades entre homens e mulheres. Pessoas que conversem do sexo oposto. Como exemplos.

Um exemplo: O pai tinha um filho que, no colégio ou na escola dominical, passou a ser visto sempre com a mesma menina. Uma jovem. O pai chamou-a de ‘namoradinha’. A professora chamou o pai a atenção por causa disto. Tempos depois, o filho a chamou de ‘namoradinha’ na presença de seu pai, e seu pai queria bater em sua boca. A professora evitou. “Você já não tinha dito antes? Agora, ele só esta repetindo o que você mesmo disse..”

· Ensine que o seu lar deve ser Cristo-cêntrico

Reservar horas na família para oração, culto ou louvor. Em casa. Enfim, manter um elo com DEUS. Mostrar a criança que seu lar deve também inspirar o perfume de Jesus.


O impulso de prolongamento da vida

· Levar a conhecer Aquele que ela, por impulso, procura

Deus. Mostrar-lhe desde o princípio. Desde o início. Que Jesus não morreu. E vamos estar com Ele, no céu.

“O SENHOR é o meu pastor,
nada me faltará.”

Salmos 23:1.

· Providenciar o ensino do desenvolvimento espiritual

Responsabilidade dos pais. E da Escola Dominical da igreja. E dos professores da Escola Dominical.

Como o aluno aprende? Ele aprende através da sua experiência.




A paz de Cristo.

segunda-feira, novembro 28, 2005

ESCOLA DOMINICAL - I

Doutrinas

Crianças – perguntas são importantes. Exemplo dado em sala de aula de criança que fez uma pergunta: “Tem brinquedo no céu, tia?”

Não responder errado - Você deve perguntar a si mesmo por quê? Porque a criança faz esta pergunta? Temos a mania de dizer não as crianças. De dizer não às pessoas. Isto pode frustá-la e não percebemos o mal que causamos.


No caso citado, a criança achava brinquedo em sua vida uma coisa muito importante. E divertida. Geralmente, passamos a imagem de que o céu é um lugar muito bom. Para ela, no céu deveria então haver muitos brinquedos, porque, naquele momento de sua vida, brinquedo era uma coisa muito boa.

A resposta dada pela tia foi a seguinte: “No céu tem um rio enorme. Deve ser gostoso brincar nas margens desse rio. Nadar por ele.” Segundo a tia, a criança hoje diz que “O rio do céu deve ser maravilhoso!”
Por que nunca se deve responder algo de pronto? Porque é necessário saber porque a pessoa faz a pergunta. Ela tem uma dúvida. A resposta para ela deve ter um significado. Sempre somos levados a dizer não. Isso, como já dito, frustra as pessoas. Devemos ter cuidados com as nossas respostas.


Gênesis 1:4.

A idéia que se tem da Bíblia é que ela não oferece nada que ensinar nas escolas. Não é verdade. Podemos vinculá-la na matemática, em ciências, enfim, em várias disciplinas.
Matemática – a construção da arca de Noé é o melhor exemplo da engenharia de Deus. Sua estrutura está ali descrita, anos antes de os homens começarem a usar a curvatura que a mesma possuía.

Genealogia da Palavra – A professora deu um exemplo de um homem que tinha profundo conhecimento da genealogia da Palavra. Sabia tudo sobre a Bíblia. Mas ele tinha um problema. Não conseguia acreditar que Cristo era o criador. Conhecido tudo da Bíblia, para ele, a melhor literatura. Mas ele não acreditava em Jesus.

Teólogo – Figo. É a única fruta que Jesus amaldiçoou. Na verdade, o nome do fruto proibido pode não ser maçã ou qualquer outra fruta, mas conhecimento do bem do mal. A árvore não era árvore do conhecimento do bem e do mal? O fruto era conhecimento do bem e do mal.

Por que Deus colocou a árvore?

Resposta - O amor é um ato de liberdade. O amor. O amor é um ato de escolha. Só que é mais fácil o homem dizer que Deus o colocou em uma situação constrangedora. Porque Deus é amor e amor é um ato de escolha. Nós ainda éramos pecadores, e Ele nos escolheu para amar.

Se você se espelha no homem não haverá salvação. Espelhe-se em Cristo. O homem não pode se salvar sozinho. Ele não pode pagar sua dívida, nem deixar o depósito.

O exemplo dado em sala de aula foi o seguinte: Escolheu-se alguém para ser a mãe, e dois filhos, um homem e uma mulher. A professora chegou-se à que representava a mãe e disse: “Seu filho gasta muito. Sua filha, mais ainda. Você paga a dívida deles?” A professora deu uma soma para cada um, um devia 5 mil, a outra 6 mil. A mãe tinha dez mil. A mãe disse: “Pago.” Aí, a professora disse de novo. “Você pagou a primeira dívida, mas seus filhos não se corrigiram e continuam gastando. E agora? Você paga a dívida deles? “ A mãe não tinha mais recursos e disse “Não.” A professora diz: “Ai, você os deixaria cada um entregue à sua sorte, certo?”. A mãe respondeu: “É verdade.”
“E pode até ficar desgostosa com os dois. Pagar a primeira dívida já foi um sacrifício! Geralmente, quando algo mexe com dinheiro, com o nosso bolso, ficamos muito irritados. Esta mãe, com certeza, após pagar a dívida, deve ter dado um ralho danado nos seus dois filhos. Porém, o ralho não adiantou de muito.”
“Seus dois filhos continuaram pecando.”

Foi o contrário o que Jesus fez por todos nós. Ele pagou a dívida e deixou ainda um depósito para a vida eterna. É como se ele tivesse chegado com o dono da loja em que você devia aquela fortuna, pagado a sua dívida e deixado um depósito com o dobro do valor para que você pudesse gastar. E pediria ao dono que não lhe disesse nada.

Fazer o bem, para nós, deveria ser uma obrigação, devido a isto. Mas, como pecamos, ainda somos aprovados no fogo.

Cristo pagou a primeira dívida morrendo na cruz, e deixou um depósito eterno de ressureição.
Salvação é isto - o ato de Cristo, o que Ele fez, não só na cruz, mas na sua ressureição.

Sim, você está salvo eternamente. Não, você não pode pecar tanto. Você passará por um julgamento, e será medido por Deus. As suas obras passarão pelo fogo. A obra será aprovada no fogo. Elas são medidas por Deus.

Leia Efésios 2:8.

Temos que cumprir a lei para permancer nela e sermos aprovados no fogo.

Salvo – só pela misericórdia de Deus. E a misericórdia absoluta.



Muitas pessoas falam na justiça de Deus. “Quero a justiça de Deus”. Devemos tomar cuidado com isso.
Se Deus aplicar sua justiça, todos nós estaríamos no inferno. Todos pecamos. As referências estão citadas na apostila Doutrinas da primeira aula. Devemos pedir Sua misericórdia e Sua graça. Assim, recebo os privilégios que me cabem. Isto disvincula você de qualquer pessoa. A misericórdia de Deus. E sua graça.

Pela graça e misericórdia de Cristo somos salvos.

Porque Cristo me amou, e me resgatou. Me buscou.

Nós estamos condenados, só nos resta o inferno. Mas o ato de misericórdia
de Jesus nos redimiu. É Cristo e mais as obras? Cristo mais o Sabá? Não. É Cristo e só Cristo.



O que é precisa para salvar alguém?

Os requisitos são: Não ter pecado. Ser um modelo do caráter de Deus aos homens. Ser perfeito e aceitável a Deus. Ser humano. Estar disposto a ser substituto para morrer no lugar do pecador. Completar o pagamento e ressuscitar.

Houveram muitos santos. Mas somente Cristo preencheu todos estes requistos. Por quê?

Resposta: Porque Jesus tinha a eternidade dentro de si. Enquanto ser humano, ele era homem, e mantinha nele a própria eternidade. Porque ainda que ele tivesse pecado e não tivesse a eternidade, nós estaríamos perdidos.
Houveram muitos santos. Nenhum deles pôde fazer o resgate, porque se originaram de Adão e Eva, isto também foi dito. Jesus pôde nos resgatar porque na eternidade, Ele é único.

Somente Cristo pode nos salvar. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ninguém alcança o Pai, se não por Ele.





Pecado

Achamos que pecado é so aquilo que é visível.
Há pecados que não vemos. E Deus sabe.

A história de Acã ilustra bem o fato. Os israelitas iam tomar a cidade de Ai. Acã escondeu um tesouro. Os israelitas foram repelidos de Ai. Ao consultarem o SENHOR, Deus disse a eles o que Acã fizera. Ele pecara.

Exemplos em sala – Uma colega de outra denominação mantinha um caso ilícito com um pastor. Pediu conselhos, segundo a professora. Somente ela sabia daquilo. Ninguém mais. Pediu o auxílio. “O que fazer?”
A professora disse que o conselho dado, entre outras coisas foi este: “... posso lhe ajudar em oração, orando por você, te oferecer as referências bíblicas sobre o assunto.”

O cuidado – O irmão à sua volta pode estar sofrendo por causa do seu pecado. Confesse a Deus. A natureza geme por causa do pecado. Existem moscas, ratos e espinhos. Mas a pior erva daninha é a malícia. É um praga. Você arranca, arranca, e ela volta!!!


Não se põe Cristo no cabide. Os olhos do SENHOR estão em todo lugar.


A criança deve entender isto. E nós também.



O que é o pecado?

Resposta: Pecado é errar o alvo de Deus.
O pecado acontece todas as vezes que erro o alvo de Deus.

Todos temos pecados. Mental. De Coração. De Ato.

Pergunta de criança: “Tia, tem pecado que é mais sério?”

Exemplo – “Se alguém me ligar, diz que não estou.”
Você está ensinando ao seu filho ou filha para mentir.
O que é pior: A mentira ou matar? Qual a diferença entre os pecados?

Se você falta no trabalho, você mente? O ônibus furou o pneu. Você, na verdade, chegou tarde porque dormiu muito.



Quero misericórdia, não justiça! Se Deus for justo, porque pequei, mereceria o inferno. Geralmente, queremos um privilégio. Justiça é dar o exato, a medida perfeita. E o que nos cabe, porque pecamos, é o inferno.


Misericórdia – o privilégio que nos cabe.


A Bíblia afirma que, quando prometemos algo a alguém, devemos cumprir. Mesmo com o nosso dano próprio. Se Deus as cumpre, nós devemos cumprir.


Romanos 1:22-32 (o vérsículo se estende mais na apostila).
Gente infiél nos contratos – que não cumpre a sua parte.
Sem afeição natural – A morte hoje, se tornou tão banal. Não há afeição natural. Pais para com filhos, filhos para com os pais. Parentes para com os parentes.
Concuspicências – São os desejos do seu coração. A imundícia.
Murmuradores – que ficam a murmurar. Reclamam de tudo.
Detratores – Que falam mal dos outros. De alguém.


Louvor - Louvor não é só cantar. Louvor significa elogiar. Quando dizemos que iremos louvar a Deus, iremos elogiá-lo. Muitos pensam que louvor é só música. Não é verdade. Posso orar e fazer um louvor a Deus muito grande. O louvor compete a todo o ser humano. É mais que a música.


O que devemos aprender e é difícil:

Você deve aceitar que é totalmente dependente da graça de Deus.
Devemos crer que é de graça. De graça somos salvos. Por Cristo.

Salvação = Resgate.

Quem fez o resgate foi Jesus Cristo.



CRIANÇAS


Degraus



1. Sou pecador
2. Quem me ama?
3. Cristo morreu por mim
4. Eu o aceitei!
5. Tenho a vida eterna!


POR QUE TRABALHAR COM CRIANÇAS O EVANGELHO É IMPORTANTE

A – É UMA ORDEM

Marcos 16:15 Mateus 18:14 Dt 6:7; 31:12
Marcos 10:14 Êxodo 12:26,27 Ef 6:4
João 21:15 II Reis 23:2 Esdras 10:1
Ii Crônicas 20:13 Salmos 78:1-8


B – A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder.
Salmos 51:5; Rm 5:12; Salmos 58:3; Mat. 18:14

C – A Bíblia mostra claramente que uma criança pode ser salva.


1 – Crianças foram incluídas entres os ‘santos’ de Éfeso (Ef 1:1; 6:1)

2 – Jesus falou: ...destes pequeninos que crêem em mim (Mateus 18:6)
.
Só se obtém perfeito louvor de uma criança. Por quê? Quando já é adulto ou adulta, ele sente orgulho do que faz! O verdadeiro louvor brota de uma criança!

3 – O adulto precisa se tornar uma criança para ser salvo: evidência que a criança está na idade ideal para tomar uma decisão ao lado de Cristo.

D – Presente de Deus aos pequeninos.

1 – “Perfeito louvor” Mat. 21:16
2 – Revala “segredos” Mat. 11:25

Uma criança descobre coisas que um adulto nunca saberá!


E – Advertências. Bíblicas.

- Com o ‘coração’ se crê. Rm 10:10.
- O crescimento vem após o nascer. I Co 2:14
- É o poder de Deus que aperfeiçoa. Fp 1:6 e João 10:28

Exemplos: 2 Tm 3:14,15
Fp 1:6; João 10:28