O que há de interessante neste dia

quarta-feira, abril 04, 2007

O FERIADO DE PÁSCOA

Hoje, no mês de Abibe, vós saís.
E acontecerá que, quando o SENHOR te houver introduzido na terra dos cananeus, e dos heteus, e dos amorreus, e dos heveus, e dos jebuseus, a qual jurou a teus pais que te daria, terra que mana leite e mel, guardarás este culto neste mês.
Sete dias comerás pães ázimos, e ao sétimo dia haverá festa ao SENHOR.
Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.
E naquele mesmo dia farás saber a teu filho, dizendo: Isto é pelo que o SENHOR me tem feito, quando eu saí do Egito.
E te será por sinal sobre tua mão e por lembrança entre teus olhos, para que a lei do SENHOR esteja em tua boca; porquanto com mão forte o SENHOR te tirou do Egito.
Portanto tu guardarás este estatuto a seu tempo, de ano em ano. Êxodo 13: 4-10


A semana para muitos termina amanhã.


Na minha infância, no início da década de 70, a Zona Franca de Manaus ainda estava em início de atividades e tinha somente alguns poucos anos de vida .

No meu bairro naquela época, Cachoeirinha, a paróquia dominante era (e ainda é hoje) a da igreja de Santa Rita de Cássia.

Sendo uma cidade pequena naquela época, os valores eram outros.

A semana Santa durava a semana toda. Começa no domingo, e as pessoas não faziam qualquer atividade naquela semana.

Todos só comiam peixe.

Lembro bem disso porque marcou minha infância. Era a única semana do ano em que meus pais estavam os cinco dias dentro de casa.

Com o progresso chegando, esses valores foram se perdendo. Na década de 80, o feriado foi reduzido para começar na quarta-feira. Naquela época, os jornais locais abriram um debate porque muitas comunidades católicas tradicionais foram contra à mudança em nosso calendário. Gerou polêmica, mas as empresas puderam anotar faltas em que não fosse para o trabalho na segunda e terça-feira. Parece coisa pequena, mas o jornal A Crítica da época fez uma defesa da modernidade e dos novos avanços modernos. Em uma pequena nota no jornal, se lia a posição da igreja católica e uma pequena resenha do bispo local na época.

Na décado de 90, era somente um dia em nossa calendário. Assim como o é hoje.


A Bíblia descreve a Páscoa muito bem. Segundo ela, é um daqueles feriados santos para ser comemorado durante sete dias e no qual as atividades diárias devem ser reduzidas ou mesmo evitadas. O bairro de Cachoerinha fazia isso ainda até a metade da década de 70. Eu me lembro bem.

A modernidade pode nos trazer muitos confortos. Mas também apaga algumas coisas boas que tínhamos baseado nas Escrituras. Muitos acham um exagero tantos dias parados. Mas o Carnaval em Salvador começa em Dezembro e vai até bem depois de Fevereiro.

Nossa inversão de valores nunca é medida ou comparada.

Talvez por isso, chamemos tanto àquela época de a "Época das Vacas Gordas". Nos dias de hoje, só temos talvez "Época das Vacas Magras".

Estamos magros de caráter, magros de valores, vazios por dentro. Esquecemos boas coisas que fazíamos no passado.

Tudo por causa de um senso de modernidade.



A paz de Cristo.

segunda-feira, abril 02, 2007

HABILIDADE E DISCIPLINA PARA VENCER - II


Há diferentes habilidades para realizar o trabalho,
mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a
habilidade para fazê-lo. 1 Coríntios 12:6


Na década de 80, acompanhamos o surgimento de mais um craque dentro de nossos gramados brasileiros. Ele era baixo, moreno e com um agilidade enorme para dribles curtos próximos à pequena área.

Este craque foi medalha de prata em uma Olímpiada, onde figuraram jogadores como Taffarel.

Esse mesmo craque é um dos maiores ídolos do clube holândes PSV Eindhoven da Holanda. No rol da fala deste clube, onde jogou por cinco temporadas conquistando três títulos, sua foto, jovem e sorridente figura no salão principal.

É claro que estou falando de Romário.

A segunda foto no clube PSV em destaque é a de Ronaldo, que também esteve no clube. Romário quase que abriu as portas para a vinda de um outro brasileiro para o PSV no futuro.

Romário também fez história no Barcelona, um time que jogava bastante para ele. Atualmentee, temos um outro brasileiro se destancando no Barcelona. Ronaldinho Gaúcho.

Romário levou o Brasil à conquista da Copa do Mundo de 1994. Na frente, ele era a referência de área. Naquela Copa do Mundo, o Baixinho brilhou e foi a referência de área da Seleção Brasileira.

Seguindo seus passos, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho conquistaram um pentacampeonato em 2002, com a seleção Brasileira no Copa do Mundo da Coréia e do Japão.

Romário deixou um exemplo e tanto a ser seguido. Ele foi um vencedor em grandes times fora do exterior, e abriu as portas de clubes estrangeiros para outros craques brasileiros, como Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Cada um deles seguiu o passo do atacante, fez sucesso no exterior, conquistou uma Copa do Mundo.

Precisamos de exemplos para seguir.

Precisamos de uma referência para vencer e alcançar nossos objetivos. Para os cristãos, a referência sempre será Jesus Cristo. A Bíblia nos incita a imitar as boas coisas, e tentar evitar as más coisas encontradas em nossos exemplos de fé nela descritos.

Muitos craques treinam o dia inteiro e bem poucos seguiriam o exemplo de Romário que é avesso a treinamentos. Mas também se pode destacar a forma sincera como este jogador dizia isso. Ele não gostava de treinar. E sempre resolvia o jogo dentro de campo.

Romário ainda não quis parar de jogar futebol. Ele está lutando para alcançar a sifra dos mil gols em sua carreira. Um símbolo que também Pelé conquistou um dia. Romário com certeza têm mais de mil gols em sua carreira, apesar de não serem oficiais. Pelé possui 820 gols oficiais. Romário têm 816 e pode também ultrapassar o grande craque do Brasil neste quesito.

Todo o cristão também necessita seguir adiante na sua caminhada espiritual. Precisamos sempre crescer mais e mais a cada dia e aprender mais de Deus. Isso não significa que precisemos inventar novos objetivos. Significa que precisamos saber discernir o que é importante para as nossas vidas e o que deve ser alcançado em seguida.

Se acomodar nos trará algum problema ou alguma complicação, senão de maneira imediata mas com o passar do tempo, e no futuro.


Até mesmo na nossa vida de vitórias seculares sempre procuramos um bom exemplo de vítória a seguir, de conquista a ser obtida.

Possivelmente, nenhum de nós possua tamanha habilidade e grandes dons, mas possuímos alguma coisa. Algo que Deus nos concedeu, e que nós podemos aprimorar com conhecimento, com trabalho e com disciplina.


A paz de Cristo.