O que há de interessante neste dia

quarta-feira, maio 02, 2007

APASCENTANDO O REBANHO


Saber ouvir

Todos precisamos aprender a ouvir mais e falar menos. Além disso, falamos alto com a intenção de sermos ouvidos. Parece que em nossa cultura os que falam mais alto têm voz e vez. É pena que assim seja! Porém, a Bíblia nos ajuda a equilibrarmos esta relação entre falar e ouvir.

Na epístola de Tiago lemos o seguinte: “Todo o homem (ser humano) seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se.” Tiago 1:19.

Parece que a ordem dos fatores é bem clara: falar menos, ouvir mais e se irritar menos. Se dar bem com as pessoas é uma das fórmulas para o sucesso e esta porta pode ser aberta quando aprendemos a ouvir mais e falarmenos. Manter sempre um espírito doce e terno para com as pessoas em nossos relacionamentos, nem sempre é fácil, mas compensa.

Se você não quiser se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz.” Provérbios 21:23.



EDIFICAÇÃO

Apascentando o Rebanho

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

I Pedro 5: 1-3

O apóstolo Pedro foi um dos que aprenderam com o Senhor Jesus por meio da convivência de mais de três anos. Já bem velho (ancião) como ele mesmo se considerava, relembra os sofrimentos de Cristo e a glória que há de se revelar no futuro. Porém, o forte da sua orientação é justamente para aqueles que têm a missão de governar as igrejas.


I Apascentai o rebanho de Deus

As pessoas não são propriedade dos líderes religiosos que muitas vezes apenas as manipulam em proveito próprio. Pedro deixa claro que o rebanho (povo) é de Deus, e precisa ser bem orientado pelos líderes religiosos em buscar o reino de Deus e a sua justiça.
A palavra apascentar é riquíssima no seu sentido mais amplo. Foi com o próprio Senhor Jesus que Pedro a aprendeu . Certo dia Pedro desaminou de seguir o Mestre e voltou a pescar com mais seis companheiros discípulos. Nada haviam pegado depois de uma noite toda de trabalho. Sob a palavra de Jesus lançaram as redes e pegaram 153 grandes peixes. Antes disso eles não tinham o que comer. Porém Jesus pediu que lançassem a rede à direita e o milagre aconteceu. Jesus então ofereceu-lhes pão e peixe, ao mesmo tempo que pergunta a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que a estes?” Depois da terceira vez que Jesus faz a mesma pergunta, Pedro responde:”Senhor, tu sabes todas as coisas. Tu sabes que eu te amo”. Foi quando Jesus fez um pedido a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. João capítulo 21.

Vejam que Jesus não pede o Pedro para dominar as ovelhas ou delas se apropriar, e sim, apascentá-las. O Dicionário Aurélio assim define o termo apascentar: levar ao pasto, ou pastagem. Guardar durante o pasto, pastorear. Doutrinar, ensinar, guiar, nutrir, etc.
Esta é uma função que deve ser exercida com afeto, carinho, e respeito, sempre visando o bem espiritual e o crescimento na fé dos liderados. O rebanho não é nosso e sim de Deus. Jesus falou: Pedro, apascenta as minhas ovelhas e não as suas ovelhas.
Um detalhe ainda deve ser observado quando Pedro pede que se apascente o rebanho de Deus que está entre nós. Isto equivale a dizer que o pastor deve estar no meio do povo, entre o povo e não num pedestal ou escondido em algum mosteiro ou lugar qualquer que o distancia do rebanho. Alguém pode apascentar estando longe?


II – Não apascente por força

Há líderes que subjugam os seus liderados pela força, pelo medo ou pela manipulação. Tudo isso é uma forma de violência que se impõe especialmente sobre os mais simples que em geral são indefesos. Todo o clero sempre foi, é, e será tirano para com os mais humildes.
Pedro aconselha a não usar a força, mas fazê-lo espontaneamente segundo a vontade de Deus.



III – Não apascentar por ganância

Ganância diz respeito à uma liderança que usa todo o potencial alheio em benefício próprio. Os gananciosos são sempre impiedosos e usam de todos os artifícios para estorquir do povo. Ganância é o mesmo que ganho ilícito, usura ou ambição desmedida.


IV – Nem como dominadores

O líder não pode dominar aqueles que lhe foram confiados por Deus, mas estar no meio deles a fim de servir-lhes de exemplo. Aqui o apóstolo Pedro enfatiza que a presença do líder no meio do povo serve como exemplo de vida, fé e amor. Como é que poderá haver afinidade entre líder e liderado, pastor e ovelha, se viverem separados?
Quando Deus desejou nos apascentar por meio de seu filho Jesus Cristo, ele tornou-se como um de nós e aqui habitou entre nós. O governo da verdadeira igreja cristã precisa seguir este padrão de conduta e direção.


Conclusão

A palavra de Deus nos exorta também a sermos submissos àqueles que nos apascentam porque se importam com o nosso bem estar espiritual, emocional, físico e financeiro. Quem está no meio do povo sabe como guiá-lo para mais perto de Deus. “Obedecei aos vossos líderes, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria, e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. Hebreus 13:17
O pastor está no meio das ovelhas e as apascenta, porém, o apascentado precisa ter humildade e respeito para com os seus líderes.


Discussão
Você está sendo apascentado com estas lições?

Compartilhando 2 a 2
Passe adiante o que aprendeu.

Postado no site da Igreja Batista Renascença( http://www.ibr.org.br/estudos.php)

A paz de Cristo.

segunda-feira, abril 30, 2007

A CEIA DO SENHOR

Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei;
que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e,
tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é
dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 1 Coríntos 11:23-24


Uma igreja verdadeiramente cristã não é completa sem a cerimônia
do pão e do vinho.

Este rito faz coisas importantes por nossas vidas. Primeiramente, Jesus
o mandou celebrar em "memória de mim" (verso 24).

A cada cerimônia do pão e do vinho, nós cristãos, fazemos lembrança de que
o filho de Deus morreu por nós e ressuscitou para o perdão de nossos pecados.

Devemos nos esforçar, sempre, para celebrar esta cerimônia e lembrar
à toda congregação da importância que é fazer lembrado aquilo que Jesus fez
por nós.

Em segundo lugar, devemos lembrar ainda de outras palavras de Paulo:

Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice,
você anunciam a morte do Senhor até que ele venha". 1 Coríntios 11:26

O que é um preceito?

Preceito é algo a ser obedecido.

O tema mais recorrente em toda a Bíblia é o da obediência. Porque Adão e Eva pecaram, porque se afastaram de Deus e deram ouvidos à Lúcifer, Deus nos pede obediência, e nos honra por nossa obediência.

O Senhor nosso Deus é a verdade. A sua palavra é a verdade.

Todas as vezes que ferimos um preceito, como deixar de celebrar a cerimônia do pão e do vinho, para dar mais importância a outras coisas, para chamar a atenção para outros pontos mais importantes em nossa religião, deixamos de fazer duas coisas: primeiro, deixamos de confiar que Deus dirige nossas ações, dirige nossa Igreja e cuida de nós; e em segundo lugar, nos tornamos mentirosos, nos afastando de Deus.

A Palavra criou o nosso mundo; criou o homem. Quando não cumprimos a Palavra, nos tornamos mentirosos. Nos afastamos de Deus.

A cada cerimônia do pão e do vinho, fazemos relembrar também a todo congregação que Jesus voltará a este mundo. Essa é uma promessa importante. Deus cuida de nós, enviou Seu Filho amado, e um dia esse Filho amado retornará a este mundo, com honra, glória e coroado como rei.

Oração: Pai amado, pai de misericórdia, tu cuidas de nós a cada dia com amor, e fazes nascer teu sol e tua luz sobre bons e mus; que possamos sempre nos lembrar em cada igreja da importância de trazer à memória teu amado gesto de amor; que possamos fazer lembrar a cada coração e a cada alma que te aceitou como Senhor e salvador de sua vida a promessa de que um dia irás retornar a este mundo. Que cada congregação que se reúne e celebra teu nome possa louvar e te adorar a cada rito de pão e vinho e se regozijar com alegria na tua presença. Faz repousar em nossos corações a tua palavra e teu santo espirito. Em nome de Jesus, amém.

A paz de Cristo.