O que há de interessante neste dia

quinta-feira, agosto 17, 2006

O CARÁTER DE DEUS - II


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Deus é o ser que mais possui caráter no universo. O nosso Deus é um Deus de caráter.
Dentre as características do caráter que deus possui, podemos destacar quatro que maismarcam e que mais devem fazer diferença na vida de cristãos:

  1. Justiça
  2. Verdade
  3. Perdão
  4. Santificação

Verdade

A verdade máxima de Deus foi expressa através de Seu filho, Jesus Cristo.

Em contraposição a Jesus, está o inimigo de Deus. O Diabo é mentiroso e pai da mentira. E todos aqueles que baseiam suas vidas em mentiras, meias verdades, que se tornam cegos para o caráter e a obra de Deus espelham a seu pai, pois Jesus disse:


Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44

Uma vida só de aparência não é capaz de espelhar o compromisso de caráter que Deus entregou a Seu filho amado e o qual os cristãos de todo o mundo procuram espelhar. Porque a verdade pode se colocar diante dos olhos de pessoas com o coração cicatrizado por suas ações e escolhas que nada as fará enxergar o que está diante de seus olhos, conforme disse Deus a Isaías:

Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Isaías 6:9

A verdade principal trazida por Jesus ao mundo foi o caráter e o modo de ser de Seu Pai e o Seu desejo de ver as pessoas realizarem as coisas do modo que lhe agrada. Isso está ligado diretamente com o terceiro ponto do caráter de Deus, que é o perdão.

A paz de Cristo.

quarta-feira, agosto 16, 2006

O CARÁTER DE DEUS - I

Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça
é justo, assim como ele é justo. 1 João 3:7

Deus é o ser que mais possui caráter no universo. O nosso Deus é um Deus de caráter.

Dentre as características do caráter que deus possui, podemos destacar quatro que mais
marcam e que mais devem fazer diferença na vida de cristãos:
  1. Justiça
  2. Verdade
  3. Perdão
  4. Santificação

Justiça

Deus é justo. Esta é uma marca de seu caráter. Abrãao aprendeu isso fazendo o pagamento do valor devido de terrenos que adquiriu. Certa vez Davi precisou adquirir um terreno para realizar um sacrifício a Deus e afastar a praga de lepra instalada sobre Israel e também pagou o preço justo e devido pelo terreno.

A justiça de Deus pode se manifestar de uma forma, mas a melhor maneira de avaliá-la deve ser assim: pagando o preço justo pelas coisas que queremos. Os cristãos devem aprender a dar este tipo de atenção as coisas de Deus. A retornar o preço correto, a serem corretos nos pagamentos de coisas que desejam adquirir. E não há coisa pior do que você ser achado em falta com a justiça de Deus.

Recenetemente doei uma tv para a obra de Deus. Dois dias depois, essa tv saiu da igreja para a casa de alguém que morava próximo a igreja. Ao falar que a doação havia sido feita para Deus, ouvi de uma irmã que "quem havia dado para a outra pessoa tinha sido eu".

Nós podemos chamar a isto de malandragem. Já doei outras coisas para outras igrejas e para missionários. As pessoas podem ser mal intencionadas sem mesmo você perceber e a malícia do mundo é realmente grande. É triste saber que há pessoas maliciosas também dentro da obra de Deus, mas no mundo você encontrará pessoas de todos os tipos. Além de aprovar o que a outra pessoa fez, retirando uma tv que havia sido doada a uma igreja, essa irmã e o grupo ainda foram cúmplices disso.

Não é a primeira vez nem a última que irei encontrar pessoas dentro da igreja justificando os roubos que fazem. "Deus retira do pecador para dar a nós". "Não estamos presos porque Deus teve misericórdia de nós". "Bendito o homem que confia no SENHOR", já diz um salmo. "Tudo posso naquele que me fortalece", já dizia Paulo.

Palavras bonitas. Mas que escondem e não confessam o que as pessoas fazem por si mesmas contra outras, utilizando o nome de Deus. A marca de justiça nas nossas vidas pode significar comprar cd´s originais e não piratas, entregar o dízimo todos os meses a Deus, lembrar de ter temor a Deus e não retirar as coisas que são depositadas por outras pessoas diante do Seu alta, porque o altar e a igreja é mais santo do que tudo aquilo que pode ser ali colocado.

O que disse a minha esposa por esse caso foi o seguinte: "Você quer que eu me misture com pessoas que recebem uma doação em um dia para no outro ter a doação na casa de um irmão? Posso ter muitos pecados, mas não uso de malandragem com Deus! Conheço os meus erros e conheço os valores de Deus. Tenho caráter de respeitar seu templo e as coisas que são ali depositadas."

As pessoas podem magoar as outras sem saber e terem a capacidade de sequer pedir perdão a Deus pelas faltas cometidas. É do ser humano ser ofendido e se retrair. "Olha, gosto de você, vou orar por você, mas isso está doendo e vou me afastar de você por um tempo." Isso é natural, as pessoas sentirem machucados causados pela atitude ignorante de outros em suas vidas. O sobrenatural é quando você ainda tenta sorrir e dizer às pessoas boas palavras de contentamento, mesmo sabendo que aquilo que elas praticam pode afastar outras pessoas sinceras de Deus.

É vergonhoso tornar essas coisas públicas quando você realmente tenta realizar um trabalho para Deus digno de nota. João nos ensina em suas epístolas que devemos amar uns aos outros. E amar às vezes significar se omitir r calar e esperar com paciência no Senhor (Salmo 40:1). Mas isso não pode ser usado como desculpa para que o inimigo use outros para alcançar alguma vantagem material ou qualquer vantagem!! Deus tem cuidado por Sua obra. Ela crescerá, independente do comportamento mundano das pessoas.

Costumo de dizer que se Deus fosse justo com todos os seres humanos, todos iríamos para o inferno, porque pecamos e vivemos afastados de Deus. No mundo, é comum ver as pessoas passando por cima de outras, tirando vantagem uma das outras, enganando uma às outras.

É triste perceber que as pessoas também agem assim dentro de igrejas: na malandragem, fazendo-se de cegas para as verdades sobre Deus e procurando manter os olhos fechados para o caráter daquilo que Deus nos ensina.

Os seres humanos são cheios de defeitos, de vontades e algumas vezes desejam realizar as coisas somente da maneira que os agrada. É triste perceber que em grupos podemos defender coisas bem contrárias à Palavra de Deus.

A paz de Cristo.

segunda-feira, agosto 14, 2006

COMO SARDES

É como ler Apocalipse 3:1-6.


Aconteceu nas últimas semanas, e ainda está doendo.


Durante um período de rebeldia espiritual, coisas freqüentes em minha vida, tanto no passadoquanto hoje, no futuro, eu encontrei um jovem que havia conduzido a Cristo. ele ficou abaladoao descobrir que eu havia me afastado do Senhor e que já não era mais a pessoa que ele conhecera.

É uma das experiências das quais mais me arrependo e ainda estou orando por uma oportunidadepara acertar as coisas com ele.

Durante estes dias de separação de Deus, eu era como um dos membros da Igreja de Sardes(Apocalipse 3:1-6). O meu dilema, como o deles, era que as pessoas achavam que eu ainda eraa mesma pessoa de antes.

Eu não sou mais. Talvez nem agora. Depois de Deus, depois de pecar, continuar com Deus.

Quando vai ser a última vez que você perderá a guerra entre seus desejos físicos e carnais e a sua vontade? Quando você realmente conseguirá vencer essa guerra? Sendo pecador? Vivendo nesse mundo?

Você encara tudo à sua volta e acha revoltante.


É com se as pessoas tentassem convencer você que isso é somente culpa de seus pecados. Elas são egoístas, são interesseiras, são atormentadoras. Só pensam em si, em dinheiro, em satisfazer suas vontades e seus desejos.
Me afastei de um trabalho de missões por isso. É triste, mas assim mesmo foi bom servir por um tempo. Não é que não sirvo pra obra. É que vejo confrontação demais!!! Vejo pessoas fazendo coisas erradas o tempo todo. Me calo, mas as feridas vão se acumulando. Dali a pouco, vou querer dizer mais que as verdades habituais de Deus. Vou chamar uma atenção verdadeira e concisa!!! Ese fizer isso estarei agindo errado!!!


O Senhor ressurreto confrontou a igreja de Sardes com estas palavras: "Conheço as suas obras;você tem fama de estar vivo, mas está morto. Esteja atento! Fortaleça o que resta e que estavapara morrer, pois não achei suas obras perfeitas aos olhos do meu Deus" (Apocalipse 3:1-2).


A reputação de terem vida espiritual não correspondia à verdade, pois estavam espiritualmentemortos. Mas ainda havia esperança. O Senhor lhes disse para acordarem e reavivarem a chama davida espiritual.

Ele os advertiu: "Obedeçam e arrependam-se" (verso 3).


Fazer de conta e aparentar algo que não somos é um fardo pesado demais.


Nosso Senhor nos chama para deixar esse fardo, nos arrepender, voltar para Ele e viver.

Não importa quão longe você tenha se afastado de Deus. Ele está à distância deuma oração de você.

Adaptado de - DCM - Nosso Pão Diário


A CHAVE CERTA

"E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre." Apoc. 3:7


INTRODUÇÃO

Todos nós com certeza possuímos inúmeras chaves. Chave é um tipo de objeto que serve para abrir ou fechar alguma coisa seja ela porta da casa, gaveta da mesa do escritório, cofre, cadeado, porta do carro, etc. Elas são de diferentes formatos, cores, tamanhos e o mais importante são feitas para uso pessoal ou para uso de mais pessoas que precisam ter acesso ao mesmo local.

Alguns anos atrás eu tinha um automóvel Elba 88, verde escuro metálico, muito bonito e útil para as minhas necessidades de trabalho e para uso familiar. Lembro-me certa ocasião que ao sair com as compras do supermercado de um shopping me esqueci onde o havia estacionado. Procurando aqui e ali logo me deparei com o que parecia ser o meu carro. Não perdi tempo fui logo encostando o carrinho de compras e colocando a chave na porta para abrir o veiculo. Por alguns segundos fiquei sem entender. "Por que a minha chave não abre a porta deste carro?" Foi quando me dei conta do que estava fazendo. Aquele não era o meu automóvel. Imagine se o dono estivesse por perto o que não pensaria a meu respeito? Bom, para que você possa entender onde quero chegar com esta questão das chaves, deixa-me dizer-lhe uma coisa muito importante para ser armazenada em sua mente e em seu coração.


1. A nossa vida é como um molho de chaves, cada uma abre um departamento.


São lugares reservados, íntimos, pessoais, onde julgo só eu ter o direito de entrar. É o lugar onde me sinto seguro, protegido, e muitas vezes ao abri-lo vejo que não consigo conviver muito bem com as coisas que coloquei lá dentro.
No entanto eu tenho a posse da chave que abre e fecha este lugar. Ninguém pode saber o que está lá dentro guardado. Tenho medo de revelar, mostrar, porque existem coisas em minha vida com as quais não sei lidar direito ainda, e sobre tudo não sei como as pessoas reagiriam se conhecessem o seu conteúdo. Por isso vivo estressado, preocupado.
Não sei como esconder esta chave. Penso que não existe lugar seguro onde eu possa ter a absoluta certeza que somente eu terei acesso.
Na verdade amigo (a) eu não sei quais são os departamentos de sua vida que ainda você insiste em manter fechados, trancados à chaves. No entanto quero dizer-lhe de maneira bem simples e espontânea.


2. Existe uma pessoa que está de posso da chave mestre.


Chave esta que pode abrir qualquer porta, qualquer fechadura.


Esta chave é o Espírito Santo de Deus que vive e reina no coração daquele que crê na pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Ele conhece muito bem cada compartimento, cada departamento por mais bem trancado que ele possa estar.
O Espírito Santo anseia por habitar na totalidade nestas áreas restritas que só você sabe quais são por que Ele conhece o seu interior. Pv. 21:2 lemos o seguinte: "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações." Salmos 139:23. Vemos a declaração de Davi: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos".


O Espírito Santo sabe que tipo de pecado você anda cometendo. Sabe de suas amarguras, de seus conflitos.
Conhece os seus gostos, seus hábitos, temperamentos, seu jeito de ser, seus alvos, seus projetos e sonhos.
Nada, absolutamente nada, passa despercebido aos seus olhos. Jó. 34:21 – diz: "Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos." IPe 3:12 nos adverte: "Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." Is. 40:27 Veja a advertência do profeta "Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?"

Amado (a), saiba porém que uma coisa é muito importante! Embora o Espírito Santo tenha esta habilidade de avaliar corações, alma e mesmo tendo a posse da chave mestre que abre todos os compartimentos mais íntimos do ser humano, ele não arromba a porta.


3. O Espírito Santo nunca, jamais...

  • Irá invadi-lo,
  • Ridicularizá-lo,
  • denegrir a sua imagem,
  • expor os seus pecados a quem quer que seja.
  • Ele nunca entrará nos lugares mais escondidos de sua alma, sem a sua permissão.
  • O Espírito Santo é o avesso de nosso adversário. O diabo é quem chega para matar, roubar e destruir. Jô. 10:10 nos diz: "O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."
  • O diabo na verdade não precisa de chaves para entrar e tomar posse de uma vida. Ele simplesmente mete o pé na porta e a arromba. No entanto Jesus é vida, o Espírito Santo é vida abundante e oferece de graça a eterna salvação àquele (a) que pede a sua ajuda.


A minha sugestão nesta oportunidade é muito simples.

A decisão mais sensata que você deve fazer hoje, agora é:


4. Entregue-se, renda-se ao Senhor Jesus.


Entregue a ele o seu corpo, a sua alma o seu espírito.
Diga a Ele com todas as letras que Ele pode de hoje em diante usar a chave mestre que está em seu poder como bem lhe convier.
Aprenda a confiar Nele a partir deste momento e você passará a vivenciar a mais pura e sublime intimidade com o Espírito Santo de Deus, do qual você nunca se arrependerá. Um peso enorme sairá de seus ombros. As trevas ficarão distantes de sua vida, porque o sol da justiça estará sempre brilhando dentro de você. Você será muito feliz nesta terra e ganhará de presente uma eternidade com Deus.
Cada dia você vencerá seus temores, seus medos, suas angustias, pois o Senhor estará contigo por onde fores. Independentemente das circunstâncias você sairá vitorioso. (a)
Quando precisar usar a sua chave para abrir aqueles compartimentos do passado, o que você encontrar lá dentro não lhe causará mais dor, desesperança ou inquietação. Pelo contrário, cada vez que tiver que abri-los você ficará radiante com o que Senhor através do Espírito Santo fez em sua vida.


E por fim quero apresentar-lhe um tipo de chave da qual o Espírito Santo fez uma cópia fiel e que está ao alcance de cada pessoa neste mundo. Esta chave chama-se:


5. A chave da oração

  • Esta chave é poderosa em seus efeitos.
  • Tendo sabedoria e discernimento de como usá-la você conhecerá lugares maravilhosos de comunhão com o Espírito Santo.
  • Na oração existe poder para abrir portas espetaculares. Fazer sonhos virarem realidade. Trazer à existência aquilo que ainda não existe.
  • A oração fortalecerá a sua fé e você passará a realizar proezas em o nome do Senhor Jesus.
    De fato, através da prática da oração você poderá sentir o cuidado, o amor do Senhor por sua vida, e por todos de sua casa.

Deus abençoe a sua vida. Pratique este ensinamento e seja feliz.


Discussão em Grupo

Quem é que tem a chave?

Dois a Dois

Como esta chave pode ser usada?