O que há de interessante neste dia

sexta-feira, dezembro 23, 2005

UM FELIZ NATAL

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho,
e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que
traduzido é: Deus conosco. Mateus 1:23



Há muito tempo, em Groccio, na Itália, São Francisco de Assis estava com um problema.

Ele não conseguia explicar para os camponeses como havia sido a noite do nascimento de Jesus.

Foi aí que ele teve uma idéia genial: pegou um pouco de argila, e com muita paciência moldou vários bonequinhos de barro. Primeiro, fez um bebê. Em seguida, o pai e a mãe. Mais argila e foram saindo três reis montados em camelos, alguns pastores, um boi, um burrinho e por fim um bela estrela!
Depois, foi só arrumar tudo e pronto: São Francisco havia montado, no ano de 1223, o primeiro presépio do mundo!

Quando os camponeses viram a cena do presépio, eles ficaram muito curiosos: quem eram aqueles três reis montados em camelos? Aqueles pastores, o que faziam ali? E porque Jesus, o rei dos reis, havia nascido numa gruta? Foi então que São Francisco lhes explicou, tim-tim por tim-tim, o que cada uma daqueles bonequinhos representava.

Jesus


Para os cristãos, Jesus é considerado o Messias, aquele que, com seu amor e bondade ilimitados, veio ao mundo livrar todos os homens de seus pecados. A data do seu nascimento, o Natal, é comemorada na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro.Muitas pessoas gostam de reunir a família para lembrar Jesus, seus ensinamentos e sua prova de amor pela humanidade ao ser crucificado. Esta também é uma época em que as pessoas, inspiradas no exemplo de Cristo, procuram realizar boas ações e ajudar os outros.

E para as crianças, o Natal é sempre uma data muito especial, pois, como Jesus quando nasceu, elas ganham muitos presentes. Mas no Natal, essa troca de presentes simboliza algo maior: o amor entre você, seus familiares e amigos queridos.


A Manjedoura

Como é que Jesus, o Rei dos Reis, nasceu numa gruta que servia de estábulo? E mais: cercado por animais e saudado por pobres pastores? Acredite se quiser, aquele que era considerado o Messias nasceu num lugar simples assim, sem nenhum luxo ou ostentação. Por isso, no presépio, a Manjedoura - o cocho onde os animais comiam e que serviu de berço para Jesus - simboliza uma das maiores e primeiras lições que Cristo nos ensinou: a humildade. Pois, apesar de poder ter nascido num palácio, ele escolheu nascer no lugar mais simples da Judéia, em Belém.


Estrela de Belém

Reza a tradição cristã que, na época do Natal, uma estrela de grande brilho surgiu no céu, indicando a todos o local onde nasceria o Messias. Com sua luz inconfundível, foi a Estrela de Belém que guiou os três Reis Magos até o estábulo que abrigava Maria, José e o menino Jesus.Curiosidade: para os cristãos, a Estrela de Belém é um dos maiores símbolos de Cristo, que veio à Terra para, com seu brilho, iluminar os passos da humanidade.



Os Três Reis Magos

Montados em seus camelos, três reis atravessaram grandes desertos, desafiando o sol ardente, a sede e inúmeros outros perigos para chegarem à Judéia. O velho europeu Melchior, o jovem africano Gaspar e o asiático Baltazar haviam visto a Estrela de Belém brilhando no céu no dia 6 de janeiro, e guiados por ela, viajaram muito para saudar a chegada daquele que, segundo a profecia, seria o Rei dos Reis. Após uma longa viagem, eles finalmente chegaram à gruta onde havia nascido Jesus. Emocionados, cada um deles se ajoelhou e ofereceu um presente. Balthasar saudou o menino com ouro, símbolo da realeza. Gaspar trouxe incenso, utilizado para louvar aos deuses. E Belquior ofereceu mirra, uma resina usada para perfumar e embalsamar. Assim, os Reis Magos homenagearam Jesus como rei (ouro), como deus (incenso) e como homem (mirra).

Curiosidade: hoje, os reis magos representam os povos do mundo, de todas as raças: branca, negra e amarela. E é por causa da data em que viram a estrela de Belém brilhando no céu que desmontamos a árvore de Natal no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.

Do Grupo 1BOMDIA (http://br.groups.yahoo.com/group/1BOM_DIA/message/2777)


O significado do Natal é este: o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus. O maior presente que um Deus bom, amoroso e misericordioso poderia dar ao homem que um dia decidiu se afastar Dele e viver seus próprios caminhos.

Ele pode nos amar tanto assim.



Feliz Natal!!!



A paz de Cristo.

quinta-feira, dezembro 22, 2005

O VIVER CORRETO

Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado
para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não em destes de comer, tive sede, e não
me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me
vestistes; e enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando
te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou
enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando
a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. Mateus 25: 41-46


O mundo está cheio de pessoas "corretas" e socialmente "comprometidas". Todas elas
se achama boas, se acham humanas e acreditam "defenderem" sempre o que é correto.

Acredito que se esta passagem for dita a cada um delas por Deus, admiradas, elas se
sentirão ultrajadas, ofendidas e até mesmo discriminadas. "Eu, Senhor! Você dirá isto
a mim!!?? Eu, que te amo tanto!!"


O viver correto em cristo é bem mais que a aparência social de nossas vidas. No mundo,
estamos sujeitos a obedecer aqueles que estão constituídos com poder acima de nós:
nosso chefe, nossos pais, o marido de cada esposa. Nossos pastores em nossas igrejas,
nossos líderes em cada ministério.

Essas pessoas tem a liberdade de exerce sobre nós o domínio e de nos dirigir para que realizemos à contento algumas tarefas. Dentro disto, estamos inseridos e procuramos nos concentrar no foco de atingir o objetivo traçado para cada uma dessas nossas vivências diárias.

Mas cada um de nós tem a sua cultura e tradição próprias de como fazer um serviço, desenvolver um trabalho, realizar um projeto. Alguns de nós tomam um cafezinho sempre que podem, outros esticam as pernas por cinco ou dez minutos, batem um papo com um colega qualquer ou escutam uma música banal no setor, na sala ou no computador!!

Os que estão investidos de autoridade são cobrados. Eles adentram suas vidas e desejam simplesmente que você cumpra aquilo que está determinado. Nesse sentido, se seu chefe, marido, pastor, chefe de ministério, enfim, te "pegar" nestes momentos em que você parece realmente não estar fazendo nada, ele dirá que você não deve mais fazer tal coisa e deve se concentrar no seu trabalho.

E pode proibir esses seus deslizes.

Satanás tira em muitos momentos proveitos dessas situações. Você pode ir no banheiro demais e acabar caindo na boca da pessoa mais fofoqueira do seu setor... Ou pode dar de cara com o chefe mais de uma vez na copa tomando um cafezinho... Ou se empolgar demais escutando o seu cd de louvor novo para que ele note que você está fazendo algo mais do que somente trabalhar.

Na visão dele você desperdiça tempo que poderia ser gasto com trabalho. Não é um momento que você tira para voltar com a carga total ao seu serviço ou um momento em que você respira por pensar tempo demais em uma tarefa.

E isso prejudicará a você em sua vida. Profissional, familiar, e espiritual.

Embora estejam corretos, seus líderes muitas vezes são pessoas mundanas e desprovidas de contato espiritual. Proibir um louvor porque o som o incomoda, a leitura da Bíblia porque "trabalho não é lugar de igreja" também diz muito acerca de outras pessoas e do local onde vocâ está inserido.

As pessoas dão valor àquilo que é importante para suas vidas. E se o contato com Deus é importante para sua vida, de maneira nenhuma tente se privar do mesmo ou impedir que outras pessoas digam a você que deve fazê-lo!

Não seja uma "Maria vai com as outras". Crescimento espiritual é importante porque Deus quer estar presente em sua vida 24 horas! Se na visão do mundo esquecer de Deus é importante para se focar em outras assuntos, isto é com o mundo e as pessoas do mundo!

O viver correto está ligado em grande parte a Deus. Não se prive deste contato nem a pedido de seu próprio chefe.

Tranque-se no banheiro, aproveite sua hora de almoço, mas não mude seus hábitos para satisfazer quem se sente "incomodado".

A bem da verdade, todos se acham "bons" e socialmente "corretos". Mas possuem vícios, prostituição, relacionamentos destruídos, caráter defeituoso e não vêem nada disso em suas
vidas "boas" e socialmente "corretas".

Não se envergonhe do evangelho. Exerça-o plenamente em seu dia-á-dia. E suporte as perseguições.


E se a pessoa realmente tentar se defender, mostre a ela esta passagem.


Nós defendemos aquilo em que acreditamos. Deus me acompanha no lar, no trabalho, em todo o lugar!!! Não posso usar meu trabalho como desculpa para me afastar de Deus por "algumas horas".

Ou sim estou com Deus, ou não, nâo estou com Deus.


Não existe um muro onde você possa sentar.





A paz de Cristo.
























quarta-feira, dezembro 21, 2005

A SABEDORIA E SEUS FILHOS

Mas, a quem assemelharei esta geração?
É semelhante aos meninos que se assentam nas
praças, e clamam aos seus companheiros.
E dizem: Tocamos-vos flauta, e não dançastes,
cantamo-vos lamentações, e não chorastes.
Porquanto veio João, não comendo nem bebendo,
e dizem: Tem demônio.
Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e
dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo
de publicanos e pecadores. Mas a sebedoria é justificada
por seus filhos. Mateus 11:16-19

Nesta passagem, Jesus chama a atenção dos fariseus e saduceus, que viram
João Batista e suas obras e as obras do próprio Jesus e, em vez de dar glória
a Deus por estarem vivos e presentes no momento em que este dois colunas
se encontravam vivos, se puseram a dizer coisas erradas contra os dois.

A João chamaram de louco por viver no deserto.
A Jesus de beberrão e glutão, além de amigo de pecadores.


Não importa que posição você ocupe, quem seja, de onde venha ou o que representa.
Sempre haverá pessoas que falarão algo que não é muito bom a seu respeito. Que
sempre farão críticas, que olharão o lado ruim de toda e qualquer situação.

Talvez no seu emprego sua vida esteja tranqüila e nada haja de errado. Mas basta
alguém fazer um comentário maldoso a seu respeito, algo que não é verdade, para
você entrar na boca de todos.

O cuidado que todo o cristão deve ter com o que sai de sua boca (Mateus 15:11) visa
a não romper o vínculo de amor com Deus e como os irmãos em Cristo. O que sai da
nossa boca contamina nossas vidas e nos afasta de Deus e da comunhão da igreja, porque
o que saí da boca procede de nosso coração (Mateus 15:18-20).

Sabemos que as coisas que Deus diz, as diz para que nós mantenhamos o vínculo de amor
com Ele. Para que vivamos em paz uns com os outros e com Deus.

O que você tem dito ultimamente? O que tem saído de sua boca?
Você tem dado graças a Deus em tudo e em todas as situações? (1 Tessalonicenses 5:18)

Sejam situações boas, sejam situações ruins, lembre-se de voltar seus olhos para Deus e
agradecer por cada uma delas. Lembre-se se possuir sempre uma boca que concorde com
Deus em todos os momentos.

Você mais critica seus irmãos em Cristo do que oferece uma palavra de paz e carinho?
Você sempre quer ditar o que os outros devem fazer ou procura ouvir seus irmãos em
Cristo e entender seus pontos de vista?

Viver em hamornia é pensar antes de tudo no próximo e em Deus, que deseja nossa
santificação em todos os aspectos de nossa vida.


Reflita sobre isto nesta semana: O que posso fazer para evitar criticar os outros e sempre
oferecer uma palavra de alegria, uma palavra de conforto?

Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para
promover edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29



A paz de Cristo.










segunda-feira, dezembro 19, 2005

RAIZ DE AMARGURA - CURA DAS EMOÇÕES II

Segui a paz com todos, e a santificação, sem
a qual ninguém verá o Senhor.
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de
Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando,
vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:14,15



Introdução

Dizíamos na semana passada que as raízes fazem brotar em nós as amarguras que foram plantadas desde a infância. Uma vida amargurada não saberá se expressar livremente para Deus. O meu espírito foi recriado ou vivificado em Cristo Jesus. A minha alma precisa de restauração e o meu corpo de disciplina.



I. Aceite Aquilo Que Não Dá Para Mudar

Aceite-se naquilo que não pode ser mudado. Porque Deus nos aceita do jeito que somos; e se ele nos aceita, porque você não se aceita? Não se compare com ninguém, pois Deus não fez duas pessoas iguais. Você nunca será reproduzido. Ainda que clonado, a sua personalidade nunca será a mesma. Todas as personalidades são diferentes. Cada floco de neve é diferente do outro. Cada impressão digital é diferente da outra. Temos uma tendência a auto-depreciação. À baixa auto-estima. Olhamos as pessoas na televisão e revista e achamos que temos que ser iguais. Ali está quem foi selecionado em um milhão. Se olharmos na rua as pessoas são normais. Aqueles da mídia são anormais. Muitos, em nome de uma falsa humildade, estão sempre se recriminando, sempre se rebaixando, é um "Zé Ninguém" que não presta para nada. Coitadinho!! Fica pensando que isto vai despertar a comiseração dos outros. Eles vão ter pena de mim! Pois sim! Não conseguem ter intimidade com Deus, por não conseguirem se abrir com ninguém. Só esperam que os outros o entendam.


II. O Amargurado Diz: "Ninguém Me Ama"

Mas, se você renovar a sua mente com a palavra de Deus, vai descobrir que Deus o ama tanto quanto ama ao seu filho Jesus Cristo. Como a raiz da amargura vai sair de nós? A raiz só sai quando ela é substituída pela palavra de Deus. Seu pai dizia: "Você é um fracasso". A mente renovada diz: "Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Fp 4.13).

Vai fazer um exame e treme de medo porque não vai passar. Isto é da sua cabeça. Mas a mente renovada diz: "Porque medito na tua palavra sou mais sábio do que os meus mestres" (Sl 119.97).

Eu sou filho de Deus e libero a mente de Cristo na hora da prova. Outros não oram em público, não falam em público. Outros não gostam de aparecer em fotografia, serem filmados, etc. Outros levam um século para tirar a carteira de motorista, porque tremem na hora do teste. Gastam à toa fazendo meia dúzia de testes. Podiam ter passado na primeira. Era só se concentrar na palavra de Deus e estudar; ir preparado também dá tranqüilidade.


III. A Mente Passiva

Desde o dia em que você aceitou a Cristo como o Senhor e Salvador da sua vida, a sua mente precisa entrar num rápido processo de transformação; renovação (Rm 12.1,2). Se a sua mente não se alimentar com a palavra de Deus, ela se torna passiva aceitando todo o tipo de ensino errado.

Ex.: Vem um ateu e argumenta contra Deus. Você, sem a mente renovada, vai acabar passivamente aceitando que Deus não existe. Aparece um outro que fala sobre o valor de se adorar a mãe de Jesus, por exemplo. Você não está firmado na palavra, sua mente é passiva e vai aceitar aquele ensino. "Ninguém chega ao Pai senão por mim", disse Jesus (Jo 14.6). "Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens" (1Tm 5.8). "Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto" (Mt 4.10). As sugestões virão de todo lado. É um verdadeiro bombardeio.

Será que nós vamos agasalhar (acolher) tudo o que nos dizem, mesmo as coisas mais loucas?
Nunca, se você conferir o que se diz com a palavra de Deus que está em sua mente.


Conclusão

A terapia mais profunda que se oferece é um belo culto de louvor, adoração e pregação da palavra. Ali você tem a oportunidade de se expressar. Outro é freqüentar uma célula, onde o ambiente é informal, as pessoas são conhecidas, amigas e treinadas para nos ajudar. Satanás estará sempre tentando nos impedir de termos um relacionamento expressivo com Deus. Para tal fim ele lança mão de todas as amarguras, ressentimentos e complexos que venhamos a ter. Se o Evangelho não é o poder de Deus, nós somos os maiores enganadores e vocês são os enganados. Mas graças a Deus que o Evangelho é o poder de Deus e sempre será. Ele veio restaurar a imagem de Deus em nós, a fim de que possamos expressar a vida de Cristo aqui na terra. Amém


Discussão em grupo
De que maneira podemos expressar a vida de Cristo aqui na terra?


Compartilhando 2 a 2
O que você ainda precisa aceitar em si mesmo?


A paz de Cristo.


Igreja Batista Renascença
www.ibr.org.br