O que há de interessante neste dia

quarta-feira, julho 04, 2007

VISÕES DE MUNDO

E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra. Apocalipse 6:1-8



A partir desse ponto, começa a descrição dos poderes que regem este mundo, contidos no livro lacrado nos céus por Deus.

Os quatro primeiros selos estão todos relacionados. Eles dizem respeito ao modo como os seres humanos vencem neste mundo. O modo como o mundo funcionaria a partir do momento que Lúcifer foi jogado dos céus à terra e este modo perdura até os dias de hoje.


O primeiro cavalo é o anti-Cristo. Ele sai sempre vencendo e pra vencer. E traz com ele os outros três cavalos.

Vencer neste mundo causa muitos males. Um homem saindo para vencer e com uma coroa, trará sempre a guerra ao mundo. Suas vitórias
sempre serão manchadas de sangue. Com a guerra, os homens se matam, se destroem. Ela leva a paz embora.

A guerra vem, e logo em seguida chega a miséria, a fome, a falta de alimentos. Tudo se torna escasso, se torna de difícil acesso, custa mais caro. E uma parte das pessoas morre agora de fome e de desnutrição.

Por fim, a morte finalmente chega e se acampa em toda a região. Aquele que vence no mundo e sai para vencer espalha este males por onde passa, a cada conquista que realiza.
Este é o segredo da vitória neste mundo.

Os "vencedores" no mundo espalham este mal por onde quer que andem.



Saídas políticas fazem você se sentir bem no meio social e na posição onde se encontra.


Talvez alguns precisem fazer o mesmo no mundo, a cada geração. Morrer por aqueles que não merecem. Suportar calados o sofrimento, a malícia humana ou favorecimentos e fingir que "Deus" não existe, que as pessoas que pensam diferente não existem. Ser egoísta é querer sempre ver o "seu" lado da história.

Tomaram a decisão de fazer algo. A decisão pode ter sido errada. Não vão voltar atrás e dizer o contrário. Toma-se o próprio rumo e não se pensa no que é melhor, mas em si mesmo. "Vou proteger o meu lado e o resto que se dane."

Enquanto isso, alguém precisa lidar com o fogo cruzado. Preciso ficar no front, defender a causa, lutar e morrer por ela. Mesmo que a decisão tenha sido errada, lidar com as pessoas é sempre difícil. Há ranhuras, rasgões e você precisa lidar com os lados que aprovam e desaprovam a idéia. Você trabalha esperando o melhor, se cala das facadas que recebe, da falta de apoio, da falta de caráter e de ajuda. Na verdade, seu exército vai morrendo, mas não abadona o front.

Os políticos mandam, o exército obedece. A solução melhor talvez fosse outra. Mas algumas pessoas não sabem voltar atrás e enxergar os próprios erros. Preferem preservar suas idéias e seu modo de ver as coisas e sacrificar vidas.

Duas boas vidas foram perdidas na semana passada. Duas vidas bem caras. Você encara o campo de batalha e se pergunta quanto mais sangue vai ser derramado pra defender aquilo que ficou decidido.

O mais político dos homens, aquele que talvez até sabia falar bem, que sabia organizar bons eventos, que guardava a bolsa de dinheiro, traiu seu mestre. Seu nome era Judas. Ele é o exemplo de político mais negativo que há na Bíblia. Os outros, Herodes, Pilatos até
parecem fixinha comparados com ele.

Jesus morreu pelos pecadores. Por aqueles que não mereciam. Você precisa se lembrar disso nesse momento e seguir adiante. Um justo sempre precisa morrer pelos pecadores. Isso mantêm as aparências. Isso diz ao mundo que Deus ainda o ama.

Em certos momentos, você precisa ficar calado, fazer o mais difícil e deixar o barco correr. Precisa pensar em Cristo, que seguiu mudo para aquela cruz. Precisa se lembrar que o futuro de amanhã se constrói com boas atitudes hoje. Precisa dar bons exemplos e se esforçar nesse sentido. Porque a parte fácil qualquer político de esquina faz no mundo, com um pouco de malícia e sem nenhum pudor ou problema de consciência.


Davi mandou matar o esposo de Bate-Seba na luta.

Você pode imaginar um exército se afastando, e um único homem lutando contra todos os inimigos. Imagine ver a cena de longe. Em vez de recuar, o homem encara a batalha e avança contra o inimigo com coragem. Quantos ele conseguiu levar consigo naquela batalha?

E imagine a coragem que ele inspirou entre os seus companheiros, ao vê-lo lutar sozinho, em meio à batalha, ferir alguns inimigos e depois tombar??

Israel venceu aquela batalha. O sacrifício do esposo de Bate-Seba inspirou os outros guerreiros, provavelmente. O comandante do exército cumpriu as ordens do rei.

Daquela batalha outros soldados devem ter saído valorizando o sacrifício daquele único homem. Davi pode ter criado um herói em batalha e pouco se importado com os resultados daquilo que fazia.

É sempre duro perder bons guerreiros.

Com alguns a sensação parece parecida. O exército se afasta. E você luta sozinho.

Davi era o rei de Israel. Quando os soldados procurassem pela família de Urias, por sua esposa, o que pensariam se soubessem da história? O que o comandante do exército pensaria de seu rei após receber aquela ordem e descobrir quem era a esposa de Urias e onde se encontrava?? O que pensariam os soldados que estiveram naquela batalha com Urias??

Acepção de pessoas sempre traz problemas. O rei não é igual ao soldado mais baixo.

O nome de Deus é blasfemado no mundo quase todos os dias por decisões políticas.


Caráter não se comprar na esquina. Se cultiva ao longo de anos e anos de existência.


A idéia dos politícos é sempre buscar o imediatismo e a solução agora para o problema. Isso foge um pouco da ótica de Deus, do ter paciência do se construir passo à passo um futuro melhor. E os imediatismos causam mortes, geram sofrimento, afastam dos princípios corretos do modo correto de lidar com qualquer situação.

Há situações na sua vida em que você passará por coisas semelhantes. Em trabalhos na igreja, no seu emprego, em algum grupo social. O grupo social tomará uma decisão que é melhor para o grupo, apesar de ela ser uma decisão ruim e contra os princípios muitas vezes humanos e de Deus.


E nesse momento você verá o quanto este texto de hoje faz sentido.



A paz de Cristo.

segunda-feira, julho 02, 2007

IGNORANDO DEUS

Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;
Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.
Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.
Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.
A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios, q
uando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.

Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei.
A minha alma te segue de perto;
a tua destra me sustenta. Salmo 63:1-8


Como ex-professor do Ensino Médio e orientador de universitários, muitas vezes tive este pensamento: como seria terrível estar diante de uma classe e ninguém prestar atenção - falar e ninguém dar ouvidos, passar instruções e ver os estudantes as ignorarem.
Nenhum de nós quer ser ignorado. Se estivermos envolvidos numa conversa com um amigo, ficamos ofendidos se nossas palavras lhe são indiferentes. Se estivermos numa loja, procurando ajuda, nos irritamos se os balconistas nos ignoram. Quando lutamos com algum problema, é dolorido quando niguém oferece ajuda.
Imagine, então, como Deus deve sofrer quando o ignoramos. Pense como o seu coração de amor deve doer quando, apesar de habitar em nós por meio do seu Santo Espírito, agimos como se ele não estivesse ali. Ou considere como ele se sente quando suas normas, que estão escritas no Livro que ele nos deu, são ignoradas.
Vamos ter cuidado em não ignorar a Deus. Em relação a grandes ou pequenas coisas, vamos mantê-lo nas nossas mentes, momento após momento. Isso é possível ao lermos os escritos inspirados que ele nos deu; ao passarmos tempo em oração e ouvindo sua voz calma e tranqüila; ao pensarmos sobre a sua presença; ao servir a outros em seu nome. Que possamos dizer como o salmista: "A minha alma apega-se a ti" (63:8)
Quem ignora a Deus é tolo.
A paz de Cristo.
Devocional Nosso Pão Diário - 2 de Julho de 2007