O que há de interessante neste dia

segunda-feira, novembro 19, 2007

REBECA - LENDO AS ENTRELINHAS

E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou
por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã,
irmã de Labão, arameu. E Isaque orou insistentemente ao
SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR
ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é,
por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.
E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre,
e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será
mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor. Gênesis 25:20-23


Se Deus tivesse dito à Sara que Abrãao deveria tomar Isaque e sacrificar à ele, o que você acredita que Sara faria? Sara não se colocaria contra Abrãao e tentaria evitar que isso acontecesse? Com toda certeza, pois Sara era mãe.

Na Bíblia Sagrada, vemos Deus interagindo sempre com homens.

Na primeira menção da interação de Deus com uma mulher ocorre com Rebeca,
esposa de Isaque.

E qual foi o resultado dessa interação?

Sofrimento. Angústia. Desestruturação de uma família.

Rebeca, ao ouvir de Deus que Jacó seria o primeiro e não Esaú passou a orientar a vida de seus filhos nesse sentido. Rebeca não soube esperar em Deus, que a seu tempo faz todas as coisas. Rebeca tentou resolver as coisas do seu jeito, tentou arrumar as coisas para que elas ficassem mais ao agrado de Deus.

A atitude de Rebeca é típica de uma mulher. Você pode imaginar quanto sofrimento poderia ser evitado na vida de Jacó e Esaú se sua mãe não soubesse algo acerca do futuro dos filhos?

Rebeca fora criada na família de seu tio Labão. Labão era enganador, sabia usar de artimanhas e podia ser bem desonesto. Quando vemos as ações de Labão com Jacó sabemos que ele seria capaz de fazer qualquer coisa para conseguir vantagem em algo.

Rebeca aprendeu isso com seus parentes. E transmitiu o que sabia a Jacó.

Isaque com certeza tornou-se muito próspero, mas o quanto dessa sua prosperidade era derivada da esperteza de sua esposa? Nos tempos antigos, as mulheres eram responsáveis inclusive por pequenas manufaturas e indústrias dentro de seus lares. Elas coziam, limpavam, compravam as coisas para a família e tudo o mais que está descrito no louvor da mulher virtuosa, em Provérbios 31.

O mundo antigo era dividido nitidamente de acordo com o sexo. Os homens normalmente se encarregavam do mundo exterior, e as mulheres administravam a esfera do lar. O lar exigia muito trabalho e habilidades técnicas. As mulheres e meninas de uma família cuidavam das crianças, cultivavam e cozinhavam o alimento, teciam e costuravam as roupas, supervisionavam os servos e freqüentemente operavam indústrias
domésticas (Provérbios 31-10-31).

Com quem Jacó gostava mais de estar? Com sua mãe, Rebeca.

Criada com Labão, a mãe era cheia de artimanhas e espertezas e com certeza tornou seu marido Isaque bastante próspero. O filho Jacó aprendeu muitas coisas com sua mãe, inclusive as técnicas de como cuidar e pastorear um rebanho.

Abrãao deixara a maior parte de sua riqueza a seu filho Isaque. Os melhores rebanhos, os melhores servor, aqueles que melhor sabiam alimentar e cuidar do rebanho. Vivendo aos pés de sua mãe, Jacó teve acesso a conhecimento sobre como lidar com o rebanho, teve acesso ao modo de trabalho ímpar dos pastores de sua família e pôde aprender bastante acerca do comércio das peças, a compra e a venda de ovelhas.

Por tanto conviver com a mãe, não é difícil ver Jacó comprando de modo egoísta a primogenitura de seu irmão Esaú, sem se importar de ele estar com fome ou não
(Gênesis 25:31). Jacó estava negociando com o irmão!! Do jeito que via sua mãe fazer
com os negociantes de ovelhas e outros alimentos. Filhos sempre aprendem as coisas
com os pais.

Foi com Rebeca que Jacó aprendeu a querer o melhor da vida, o melhor para si. Esse desejo Rebeca havia trazido de sua família. E transmitiu à seu filho mais chegado.

Quando se encontrou com Labão e passou a cuidar de suas ovelhas, Jacó tinha todo um conhecimento adquirido junto à sua família e aos servos de seu pai. De um modo peculiar, Jacó aprendera bastante com sua mãe Rebeca e pôde tornar seu tio Labão incrivelmente próspero e rico.


A esperteza da mãe fez de seu filho um comerciante e hábil pastor de ovelhas.

Essas poderiam ser coisas positivas a dizer de Rebeca?


Ler a Bíblia sagrada pode ser uma experiência incrível se você o faz tentando discernir os acontecimentos e os porquês das coisas que estão escritas e ditas.

O modo de ser de Rebeca desestruturou em parte sua família. Mas muita coisa poderia ser evitada se Rebeca tivesse mais paciência.

A paz de Cristo.