O que há de interessante neste dia

quinta-feira, outubro 25, 2007

As últimas palavras de Jesus

ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram. Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Mateus 25:1-12



Jesus estava em Jerusalém, quase na hora da morte. De acordo com o Evangelho de Mateus, a última hora de ensino de Jesus antes da Páscoa foi usada contando parábolas aos discípulos, inclusive a das dez virgens e a da ovelha e os bodes. Essas histórias estão relacionadas à maneira de vivermos enquanto aguardamos que Jesus venha. Assim, seu valor para hoje – com os sinais da vinda de Jesus em breve ao nosso redor – nunca foi mais importante.


Na parábola das dez virgens (
Mt 25:1-12), muitos comentaristas assinalam que o azeite é símbolo do Espírito Santo. Ellen White concorda, mas também diz que esse azeite é símbolo do caráter e que é algo que ninguém pode adquirir por nós.


4. Leia a parábola (Mt 25:1-12). Como muda o significado da história, dependendo de você ver o azeite como símbolo do Espírito Santo ou o caráter? Quais são as implicações dessa história para você se o azeite representar o Espírito Santo ou um caráter semelhante ao de Cristo?

Resposta sugestiva: O Espírito Santo é algo que recebemos de Deus, enquanto o caráter é desenvolvido em nós. De qualquer forma, o caráter não pode ser desenvolvido a não ser pela presença do Espírito em nós.


5. Leia a parábola dos cabritos e das ovelhas em Mateus 25:31-46. Que critério é usado para separar as ovelhas dos cabritos?

Resposta sugestiva: O critério das obras. Embora sejamos salvos pela graça de Deus mediante a fé, o caráter dos crentes é aperfeiçoado, resultando na prática de boas obras.

Note que o rei separa as ovelhas e os cabritos a partir das obras, do caráter. Embora, aqui, Jesus não estivesse ensinando salvação pelas obras, podemos ver como é importante o desenvolvimento do caráter no plano de salvação e como os que são verdadeiramente salvos por Cristo refletirão essa salvação em sua vida e caráter.



Dizem que "caráter é o que a pessoa é no escuro". Que tipo de pessoa você é quando ninguém está vendo? O que essa resposta diz sobre as mudanças que você precisa fazer?

Estudos da Escola Sabatina - 4. Trimestre
O fogo do Ourives - terça-feira 23/10/2007
- p. 27

terça-feira, outubro 23, 2007

CORAÇÃO DURO

Mas alguns conspiraram contra ele [Zacarias] e, por ordem do rei, apredejaram-no até a morte no pátio do templo do SENHOR. O rei jo[as não levou em conta que Joiada, pai de Zacarias, tinha sido bondoso com ele, e matou o seu filho. Este, ao morrer, exclamou: "Veja isto o SENHOR e faça justiça!" 2 Crônicas 24:21-22 (NVI)

Se pelo menos Israel me escutasse,
Eu o protegeria e todos os seus inimigos
Sofreriam uma condenação eterna da qual
nunca mais se levantariam!! Salmo 81(NVI)



Trocar as pessoas de lugar
É costume pagão.


Pisar no que não é seu,
costume idólatra.
Viver a vida que não é
a sua, um mal do pecado.

Chorar demais
Não vai apagar as inúmeras
ofensas causadas contra
Vidas melhores do que a sua.

Quando estiver no quarto
escuro, chorando, você vai
perceber o quanto errado
estava acerca de tudo o que
fez e de tudo o que causou.

Seus filhos nunca verão o
bem do SENHOR.


Você nunca alcançará
Verdadeiramente a graça
de Deus.

E seu fim será em um leito
de hospital, gemendo até a morte.
E nem mesmo ali, os seus lamentos
Serão ouvidos e sua alma será salva.



Ingratidão é talvez um mal bem grande nesse mundo.

Mas o engraçado é saber que Deus condena eternamente quando seus filhos O obedecem.
Ficar calado então, no final, pode custar vidas e custar uma mente e alma tranqüilas.
A condenação não é do homem, mas de Deus.

Boas chances são oferecidas, bons conselhos são dados, boas palavras são ditas. Tudo é desperdiçado, tudo é inútil, tudo não toca vidas nem transforma corações.

Sacudir o pó dos pés é até realizado de modo vergonhoso.

É uma vergonha falar e não ser ouvido? Não.

Vergonhoso é ter um coração duro e um espírito orgulhoso.

Quem muda faraó se Deus decide endurecê-lo??


Momentos de ira também são naturais dos seres humanos. No entanto, até a ira humana
Deus sabe usar a seu favor. Um exemplo são as palavras dos profetas contra Israel, muitas
delas ditas de modo duro e de modo direto.


Talvez a pior situação seja aquela em que você está exposto a malícia humana e a trabalhos
humanos com palavras de favorecimento e desfavorecimento. Um bom dom é escutar e saber estar calado.


Você precisa esquecer os péssimos pais que pode ter junto a si e o quanto eles mesmos se
fazem péssimos pais e tentar ver algo positivo. Mas todas as vezes que você vê um pai agindo errado, você entende porque o filho cresce com ódio no coração e se tornou um ladrão ou assassino: o pai só sabe fazer isso; só sabe roubar, só sabe dissimular e ser malicioso. Você até gostaria de ajudar, mas você fala e a pessoa não te escuta. É natural do ser humano cansar de vez em quando. Afinal, esse tipo de pai prefere sempre conversar com Lúcifer, não com Deus. Andar longe de Deus e ser amigo do diabo. É vergonhoso tentar fazer algo por um filho que Deus ama nessa situação...

Você chega e diz "Eu tentei!!" mas vai ter que ver os outros chorarem...


A paz de Cristo.

segunda-feira, outubro 22, 2007

RESPEITO AOS PAIS

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Êxodo 20:12

O que ferir a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.
E quem raptar um homem, e o vender, ou for achado na sua mão, certamente será morto.
E quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto. Êxodo 21: 15-17

Êxodo 20:12 é considerado por muitos o primeiro mandamento com uma promessa no Antigo Testamento.

Ter dias prolongados neste mundo para Deus estava intimamente relacionado com a honra que conseguíssemos transferir a nossos pais através de nossas vidas.

No capítulo 21 há duas outras leis ligadas aos pais. A quebra dessas duas leis seria punida com a morte daqueles que a cometessem. Olhando os dias de hoje, talvez seja inconmensurável a distância que o pecado levou o homem dos parâmetros traçados por Deus milhares de anos atrás.

O que anda muito em voga nos dias de hoje em algumas comunidades evangélicas é atribuir a outra pessoa a responsabilidade pelo modo como são tratados. Esposas se esquivam de auxiliarem e obedecerem a seus maridos porque os mesmos não se comprometem mais com Deus nas igrejas. Filhos creditam aos pais a culpa por terem se tornado agressivos, arredios e mesquinhos quando cresceram.

A cultura em voga é a mesma dos tempos de Adão e Eva. Adão culpou a Eva por comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, Eva culpou a serpente por tê-la enganado.
Ninguém assume realmente a culpa pelos seus atos.

Sempre fazemos uma transferência de responsabilidade para a terceira pessoa. Isso é tão mais fácil que até usamos o fato de Jesus Cristo ter morrido por nós como desculpa para tais atos.

Compromisso se assume primeiro reconhecendo que se está errado.

O segundo passo, é fazer alguma coisa a respeito para tentar corrigir o problema. Se isso não é mais possível, faz-se o que se sabe fazer de melhor nas nossas igrejas: orar a Deus e pedir a Ele que resolva o que não podemos mais resolver ou conserte o que não podemos mais consertar.

A situação de Adão e Eva era exatamente essa. Eles não tinham como consertar o mal que haviam causado. Se tivessem no entanto reconhecido o erro diante de Deus, sem transferência de responsabilidade para terceiros, possivelmente a história haveria de ter sido diferente.

Você hoje que já tem filhos crescidos, conhecendo a verdade acerca da criação de Deus e daquilo que Deus espera de bons pais, não tem como voltar atrás e corrigir os erros que cometeu com eles. O que pode fazer é orar a Deus, reconhecer suas falhas e tentar eliminar as sementes de amargura, ódio e dor que possa ter semeado na vida de seus filhos. A vida deles já está presente na terra, sendo vivida. A vida de toda criança é herança para Deus neste mundo:

No temor do SENHOR há firme confiança e ele será
um refúgio para seus filhos. Provérbios 14:26


A herança de Deus deveria conhecer suas leis, deveria amá-Lo desde pequeno, deveria defender sua causa na terra e pregar o evangelho no mundo. Deveria andar em sinceridade e ter um coração limpo e amável para com todos e ter temos a Deus.

O melhor que poderíamos ter feito por nossos filhos é ter ensinado a eles que Deus é bom. Ter incutido em suas vidas que Deus é misericordioso, apesar do mal e das coisas ruins desse mundo. Ter mostrado que somos amigos de nossos filhos, que torcemos por eles, que desejamos a vitória deles e que fizemos o nosso melhor para que eles pudessem ser pessoas sadias e corretas neste mundo.

No entanto, muitos andam em ignorância anos e anos de suas vidas, e trasmitem a seus filhos todo o egoísmo e egocentrismo que possuem, minando as boas coisas que poderiam ser realizadas para Deus ao longo de sua caminhada neste mundo. E fazem isto também contra si próprios, desconhecendo também a bênção derivada de criar filhos para o Senhor:

A coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória
dos filhos são seus pais. Provérbios 17:6

Uma vida longa e abençoada chega a ver o fruto da vida de sua prole. Pode vê-la crescer saudável e viçosa, para defender também os mesmos caminhos e interesses de vida.

Como é maravilhoso ver crentes com cinco, seis gerações de vida no mundo. Temos talvez poucas famílias que chegam a ter cinco, seis gerações de familiares cristãos em nosso Brasil.

O crisol dos males deste mundo com certeza seria melhor suportado se dêssemos aos nossos filhos as ferramentas da palavra de Deus para norteá-los em suas vidas. Em vez de gritos, de surras, de palavrões e tratamentos indecorosos com a prole que cresce em um mundo que ensinamos desde cedo a nossos filhos que é ruim e que é mal, deveríamos incutir em suas vidas que Deus é bom, que há uma esperança de vida eterna, que a passagem por este mundo é penosa mas passageira, conduzindo a um Deus de amor e à vida eterna longe de todos os males desse mundo.

Ah, se fôssemos bons pais!!!

Encheríamos a vida de nossas crianças de esperança e de amor. Ensinaríamos que amar ao próximo é bom, que esperar coisas boas com paciência também é bom. Que todo o sofrimento nesse mundo passa e que podemos esperar sempre um amanhã mais feliz com um sorriso em nossos lábios.

Você beijou seus filhos hoje?
Você os abraçou antes de sair de casa?

Diga ainda hoje que ama a seus filhos.

Fale do amor de Deus por eles.

Diga em alto e bom som: "Filho, Jesus te ama!"

Nunca é tarde para começar algo bom na vida de seus filhos.


A paz de Cristo.