O que há de interessante neste dia

quinta-feira, junho 29, 2006

O glorioso Deus de Israel não mente, nem muda de idéia.
Ele não é um ser humano e por isso não se arrepende. I Samuel 15:29

Samuel disse isto ao rei Saul após ele desobedecer uma clara ordem de destruir
os amalequitas e matar seu rei, Agague.

Samuel passou a noite anterior inteira orando por Saul, porque Deus tinha dito que
se arrependeu de fazer de Saul um rei (I Samuel 15:11).

Nos dias de hoje, esse comportamento pode ser refletido em muitas comunidades cristãs, em que seus pastores fazem a vontade de sua comunidade ou exercem a sua própria vontade, em detrimento dos mandamentos de Deus e de Sua palavra, a Bíblia.

Quando fazem isto, esses líderes afastam-se de Deus porque resolvem seguir um caminho contrário a seus ensinamentos e as suas normas. Jesus disse que prostitutas e publicanos precediam em muito o povo de Deus nos céus.

Prostitutas e publicanos ficam realmente muito expostos no mundo. Eles são o alvo de muitos sofrimentos causados por outras pessoas. Uma prostituta com certeza sabe o que é não ter emoções, porque foi usada continuamente por homens para conseguir prazer. Da mesma forma os publicanos ficaram marcados por xingamentos, por humilhações e perseguições sofridas.

Jesus expulsou os cambistas do Templo em Jerusalém e disse que sua casa seria casa de oração. Mas as igrejas de hoje lembram mais um acampamento militar, em que palavras de ordem são dadas aos seus membros e quem não se adequa a elas é retirado da manada. E isso denota a hipocrisia das congregações. Elas aceitam quem se adequa a elas, não aquilo que Deus diz: "Venham todos. Eu estou aberto a todos."

Como dito na semana passada, amor é um comportamento.

Se fazemos a nossa vontade, se nos submetemos a vontade da maioria não estamos fazendo nada daquilo que Deus nos ordena. Se nossa fé é tão pequena que achamos que seremos julgados por Deus por seu poder, não por sua autoridade, realmente não entendemos a mensagem deixada por Jesus ao mundo. E tomar essa postura exige caráter e firmeza em suas palavras.

Acredito que em nenhum momento Samuel temeu ser chamado de assassino quando matou Agague. Antes, Samuel sabia muito bem quem era o Deus que Ele servia, que não era um ser humano para mudar de idéia.

Imagine viver anos com a mesma esposa. Morrer e saber que não ficará com ela porque ela descobriu coisas sobre você que não sabia. Agora imagine que você viveu muitos anos de vida com essa mulher, viveu muitas coisas, padeceu muitas coisas. Para no fim da vida ser julgado por suas emoções e seus sentimentos.

Há cristãos que pensam assim. No final, eles serão julgados por Jesus em um momento de raiva, amargura e dor pelas faltas que cometeram contra eles. Imagine conhecer a Deus desde a mais tenra infância, ter alegria em andar em seus caminhos... e ser julgado pelas emoções e pela ira de Jesus contra as nossas faltas cometidas.

E há cristãos realmente verdadeiros no mundo que são julgados todo o dia com raiva, com emoções alheias. Esse é o poder que o mundo prega. O poder de dizer que você não será salvo, não importa o que você possa fazer de diferença neste mundo para Deus.

Deus não mente e não muda de idéia. Os seres humanos, influenciados por suas emoções e sentimentos mudam, todos os dias.

Se a nossa fé é baseada em nossos sentimentos somos as mais infelizes das pessoas deste mundo.

E não entendemos nada daquilo que devemos entender sobre Deus e sobre Jesus.


A paz de Cristo.