O que há de interessante neste dia

sábado, agosto 26, 2006

O CARÁTER DE DEUS - IV

Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos,
e SEDE SANTOS, porque eu sou santo. Levítico 11:44

Portanto, santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor
vosso Deus. Levítico 20:7




Deus é o ser que mais possui caráter no universo. O nosso Deus é um Deus de caráter.Dentre as características do caráter que deus possui, podemos destacar quatro que maismarcam e que mais devem fazer diferença na vida de cristãos:
  • Justiça
  • Verdade
  • Perdão
  • Santificação

Santificação


Os discípulos de Jesus andaram pelo mundo segundo o exemplo de santificação deixado por seu Mestre. Santificar-se é bem mais que um ato consciente de seguir preceitos e regras indicados na Bíblia.

Santidade é bem mais que as regras descritas na Bíblia. É bem mais que seguir com disciplina tudo aquilo descrito no Livro Sagrado. Isto tudo os fariseus dos tempos de Jesus Cristo já faziam. A santificação pode ser descrita também como um comportamento cristão, um ato de se purificar de toda e qualquer falta cometida em sua vida até o momento.

Nós podemos fazer bem mais do que aquilo que nós dizemos que é correto. Nós podemos realmente demonstrar um ato de santidade varrendo de nossas vidas os costumes errados que aprendemos nos últimos meses ou as práticas e ações que cometemos que eram contrários a Palavra de Deus. Isso requer uma atitude e uma decisão de nossa parte.

João nos ensinou que devemos nos calar quando estivermos entre irmãos e dar uma demonstração de amor por eles. Devemos às vezes nos sujar para que a harmonia entre nós não seja quebrada ou manchada. Devemos entender que somos chamados a uma vivência em comunidade e que algumas vezes isso poderá requerer de nós atos que podem nos manchar, nos machucar e nos ferir.

Mas a santidade é algo que todo o discípulo de Jesus deve buscar em sua vida. Devemos ser santos, porque o Senhor é santo.

Devemos ter sempre o coração e a mente abertos para realizar uma mudança de comportamento em nossas vidas que nos conduza para o degrau mais próximo a Deus. Se conseguirmos manter isso em nossas vidas, realmente seremos discípulos de Jesus.

E a Santidade é outra marca do caráter de Deus espelhada em seus seguidores. O ato de parar, pensar e analisar sua vida até então, de colocar na balança seus pensamentos, suas ações, sua maneira de agir e de se comportar e compará-las com a maneira que Deus realmente deseja em sua vida é algo que está ligado à sua vida de seguidor de Cristo. Realizar esses passos deve ser um costume comum na vida de todo seguidor de Jesus Cristo.

Freqüentemente realizo esta prática em minha vida. Você, mais do que ninguém, mais do que qualquer outra pessoa, não importa o quanto ela seja próxima a você, sabe disso. Realizar este processo faz de você importante para a obra de Deus. Toda semana, você é levado diante de um altar, se é realmente seguidor de Cristo, e seu pastor, seu dirigente, a pessoa que fala de Deus a você relembra a você e a todos os presentes que deve se reconciliar com Deus.

Porque todas as semanas podemos cometer algo contrário a seus ensinamentos.

Temos a chance semanal de acertar as contas com o Senhor.

Mas só fazemos isso se tivermos vontade.

você tem livre-arbítrio. Isso será sempre algo entre você e Deus. O pastor pode se desgastar todas as semanas relembrando você freqüentemente que abandone seus pecados, que se reconcilie com Deus. Talvez até possa se tornar rancoroso com você. Mas não vai adiantar nada!!! Você só vai fazer isso quando você quiser. Ele não pode obrigar você. Se pudesse, não seria mais livre-arbítrio seria??

O processo de santificação ocorre na vida dos chamados de Deus indistintamente. Quando você o realiza dá mostras de que é realmente seguidor de Jesus Cristo. Deus te perdoa de todos os seus pecados. Ele não vai ficar guardando na memória as coisas que você fez antes. Quem faz isso é Satanás e seus filhos. Não. Deus esquece e por isso pede que você não julgue a seu próximo e o perdoe!!

Ele quer fazer o mesmo com você: Quer esquecer seus pecados e perdoá-lo, mas só pode fazer isso se você também der um exemplo com um comportamento igual!!!

Se limpar e buscar a santificação traz mais benefícios a nós mesmos que a vida de outros!!! Estaremos prontos para os novos segredos da Palavra de Deus que Ele deseja que conheçamos!!

Sem falar que deixamos as pessoas serem julgadas pela única pessoa que tem esse direito, que é Jesus Cristo.


Você pode fazer isto por você hoje. Ou no futuro.


E só realmente o fará, se for realmente cristão.



A paz de Cristo.

segunda-feira, agosto 21, 2006

O CARÁTER DE DEUS - III

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso o
caminho que conduz para a perdição, e são muitos os
que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado,
o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que
acertam com ela. Mateus 7:13-14


O capítulo 7 de Mateus ensina muitas coisas referentes a dois pontos importantes do caráter de Deus:
Nunca julgar os outros e sempre perdoar os outros.

Jesus começa o capítulo dizendo a todos que o escutam para evitarem fazer qualquer julgamento sobre outras pessoas. Deus não faz isso. No livro de João, Jesus chega a dizer que ele a ninguém julgava. Procure sempre se colocar em uma posição em que você permita o livre-arbítrio. As pessoas vão responder pelas decisões erradas que tomam em suas vidas diante de Deus. Em muitos momentos deixo exatamente que isto aconteça. Cada um decide como quer agir. Possuem livre-arbítrio. Vão tomar um baita tombo, mas sem o tombo eles não aprendem a ter experiência ea vencer batalhas nas suas vidas.

Logo a seguir, no versículo 6 do capítulo 7 de Mateus Jesus diz para não dar aos cães o que é santo. Ou seja, não ensine coisas de Deus às pessoas que são mundandas, que não querem saber de Deus. Guarde isso para as pessoas que mostram interesse por andar com Deus. Se você compartilhar coisas espirituais com pessoas que são egoístas, imaturas e que se deixam dominar pelos seus sentimentos, elas vão pisar suas palavras, se voltar e atacar você.

Não julgue as pessoas e não permita que elas te julguem agindo assim, Jesus está dizendo. Deixe-as entregues a si mesmas.

Jesus nos diz como alcançar coisas boas. Ele nos ensina a orar. E diz que o caminho das pessoas que não julgam e das pessoas que perdoam é um caminho estreito. Porque perdoar é muito difícil. Ser julgado e nunca perdoar gera feridas. Gera mágoa, rancor e deixa as pessoas machucadas. Todos no mundo fazem isso.

A seguir ele fala dos falsos profetas. Pessoas que tem a vida de aparência, que dizem às pessoas o que devem fazer mas não demonstram com um comportamento cristão que seguem realmente aquilo que dizem. E Jesus diz que nem todo o que diz Senhor, Senhor à ele entrará no reino de Deus.

Você quer amar o próximo? Faça por ele o que você deseja para você.

Eu freqüentemente gosto de ajudar as pessoas. E não há bênção melhor que conseguir um bom emprego. Durante meus estudos do secundário eu cheguei ao final do meu curso sabendo qual era o melhor curso de minha escola. Um amigo perguntou-me que curso deveria fazer, pois estava iniciando. Sugeri o melhor e disse até onde ele iria trabalhar. E assim aconteceu com ele. Todas as vezes que arrumo um emprego bom, sempre levo dois ou três currículos de conhecidos para arranjarem um bom emprego. Posso ter perdido muitas oportunidades boas, mas ajudei muitas pessoas a também se colocarem em um bom lugar.

Um hipócrita é alguém que fala, fala mas não age. Não demonstra em ações aquilo que realmente corresponde ao reino de Deus. Eu freqüentemente me calo para que as pessoas façam o uso do seu livre-arbítrio. Elas são responsáveis pelas decisões que tomam em suas vidas. Não podemos interferir. Eu darei resposta por mim mesmo, outros também o farão.

De minha esposa escuto às vezes que a salvação é individual. Uma posição egoísta de ser.
De minha esposa às vezes escuto o seguinte: ´Vamos comigo sábado para a igreja tal? Se você for, eu deito com você agora! Se você for, te dou o dinheiro que você quer para ir ver seu time jogar!´

Você encara a pessoa que fala essas coisas com um sorriso no rosto. Você fica triste. Realmente eu sou egoísta, mas isso machuca e deixa a gente com raiva. Preciso sorrir pra ela porque ela é da minha intimidade, mas jamais vou permitir que isso chegue ao conhecimento de outros? O que fazemos na intimidade é entre marido e mulher. Quando se torna público é porque perdemos o respeito...

Agora pare e pense um minuto: o inimigo debocha de Deus até dentro da casa de Deus, que é a igreja. Algumas pessoas podem se aproximar de você com boas intenções e terem na boca uma boa palavra para te repreender porque isto dá prazer a elas e elas podem pousar de "boazinhas". O que você não deve deixar acontecer é que a pessoa seja julgada por isso. Você pode sair por aí e se afastar de certos lugares, mas nunca conseguirá se afastar do mundo e do pecado. Há pessoas como moscas espalhadas ao redor de você!! E você sempre encontrará pecado em cada uma delas, sem sombra de dúvida!!!!

Quando você ficar machucado por coisas assim, procure orar e conversar com Deus. E se afaste de situações que farão outras pessoas dizerem coisas não muito agradáveis sobre Deus e sobre outras pessoas. Esta seria a melhor atitude a fazer do que responder à pessoa na sua estultícia e à sua altura. Se cale, preserve o que há de bom em você e evite o conflito. Evite julgar. Deus está acima de todas as coisas e sabe todas as coisas.

Por fim, Jesus fala sobre os dois fundamentos.

Quem escuta suas palavras, não julga e sempre perdoa, tem sua casa firmada na rocha, que é o próprio Jesus.

Quem não escuta suas palavras, sempre julga e nunca perdoa, é insensato, e sua casa sempre é destruída.

As pessoas dizem que refletimos Jesus para outros. Mas muitos gostam de refletir a si mesmos, a pastores e a pessoas vencedoras. E acabam caindo na perdição.

Pense nisso: quem você anda realmente refletindo? Cristo ou outra coisa qualquer?


A paz de Cristo.