O que há de interessante neste dia

sexta-feira, agosto 13, 2004

Suportando-nos em Amor

Como prisioneiro do Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes, e dóceis, e sejam pacientes, suportando
uns aos outros com amor" (Efésios 4.1 e 2)

Esta é uma vida digna do chamado de Cristo: ser humildes, dóceis, pacientes, suportando uns aos outros em amor. Às vezes temos a idéia de que Deus nos chama para alguma tarefa assombrosa ou realização esmagadora. Ou, talvez, tenhamos a noção de que quanto mais radical for a nossa alimentação, quanto mais estrita for a nossa guarda do sábado, quanto mais regras seguirmos - mais digna será a nossa vida, nós somos todos:

Pecadores corruptos, cobiçosos e sujos (Romanos 3:10-18)
Impotentes para salvar a nós mesmos (Efésios 2:12)
Estamos condenados a misericórdia de Deus (Tito 3:5; Judas 21) por causa de Jesus,
que levou sobre Si o castigo por nossos pecados (Isaías 53:6), mas que oferece o
dom de Sua justiça perfeita, uma justiça que de outro modo jamais poderíamos possuir,
a justiça do próprio Deus, o único que pode dar-nos vida eterna (Romanos 3:21-26)

Esses textos indicam que o que Deus está procurando está no lado de dentro: como nos tratamos e quem somos em relação a Deus e nossos semelhantes. Só então Ele pode nos chamar para a obra que deseja que façamos.

Paulo ainda diz que devemos 'suporta-nos uns aos outros em amor'. A palavra grega traduzida como 'suportar' também pode significar 'perseverar', 'abster-se', 'sofrer'. Em outras palavras, embora sejamos um povo de esperança e embora, por Cristo, todos tenhamos a mesma esperança, temos irmãos e irmãs na fé que às vezes podem ser de trato difícil, pessoas que exigem um pouco de graça extra de nossa parte. Paulo não diz apenas para suportá-los, o que já pode ser bem difícil, - mas fazer isso 'com amor'. Talvez seja apenas pelo amor que sejamos capazes de suportá-los.

Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios;
de graça recebestes, de graça dai. (Mateus 10:8)

O princípio revelado nesse texto nos ajuda a entender como podemos ter a força, poder e vontade para suportar-nos 'em amor'.

Nossa fé, se não for capaz de fazer nada mais por nós aqui, deve, pelo menos, tornar-nos abertos, receptivos e simpáticos às necessidades dos outros, especialmente dos que lutam entre nós pela esperança.

"Gostaria de dizer-lhe, minha irmã, que você não necessita abandonar sua confiança. Pobre e tremente coração, descanse nas promessas divinas. Assim fazendo, as algemas do inimigo serão rompidas, suas sugestões se tornarão ineficazes. Não dê abrigo às insinuações do inimigo. Liberte-se, opresso coração. Tenha bom ânimo. Diga a seu pobre e desalento coração: 'Ponha a sua esperança em Deus, pois ainda O louvarei. Ele é o meu Salvador e meu Deus'. Salmo 43:5. Sei que Deus a ama. Ponha nEle sua confiança. Não pense naquelas coisas que trazem tristeza e angústia; desvie os pensamentos desagradáveis e pense no precioso Jesus. Demore-se em Seu poder para salvar, Seu incomparável e eterno amor por você, exatamente você. Sei que o Senhor a ama. Se não pode depender de sua fé, dependa da fé dos outros. Cremos e temos esperança em você. Deus aceita nossa fé em seu favor"
Ellen White - Testemunhos para a Igreja, vol. 2, pág. 319

(Lições da Escola Sabatina - Outubro-Dezembro 2002)





Problemas corriqueiros do dia-à-dia - II

Minha vizinha possuía em casa uma empregada. Tratava-se de uma garota que viramos crescer, que era filha de vizinha nossa e que, ao se mudar, deixou a filha como empregada para minha vizinha.

Às vezes acho engraçado como o brilha das estrelas cresce. Para nós, parece que se passou pouco tempo, mas aquelas crianças que andavam ao redor de nós com cinco, seis anos, parecem ter pressa de crescer. A maioria dos vizinhos que tivemos, morando nas casas ao redor que são alugadas e que tinham filhos hoje se encontram em outras residências. E suas crianças já são jovens e alguns até adultos.

Essa moça em questão é já uma jovem. Nas últimas duas semanas, sua patroa reclamara de suas constantes saídas. Intempestuosa, a jovem decidiu ir embora.

E isto acontece com muitos jovens, aos quais os adultos precisam ter discernimento em como tratar e agir. Eles costumam às vezes serem intempestuosos, respondões, alguns até mesmo brigüentos. E estão sempre com a razão.

Satanás também achava que tinha razão. E acha que tem até hoje. E não há idade que lembre
mais o comportamento do inimigo de Deus do que a dos jovens. Não é à toa que chamamos alguns de rebeldes. E alguns são rebeldes sem causa.

E quem nunca foi um jovem que atire a primeira pedra. Quem nunca foi adoslecente que tente fazer o mesmo. O comportamento pode ser comum a todos eles. Algumas vezes eles levantam com o pé esquerdo. E podem atirar para todos os lados.

Eu tenho uma esposa. E tenho para mim que ela se divide entre três personalidades: ela quer ser adulta, mas continuar a ser jovem, sem deixar de abandonar e esquecer que foi adolescente.

Parece confuso?? Mulheres são um mistério para todo e qualquer homem. Mas isto não é só comum à elas, acontece também com os homens.

É o que se dá em muitas de nossas vidas. Não esquecemos quem fomos, não mudamos, e relembramos a todo o momento.

Minha vizinha teve sorte com sua jovem empregada. Ela esteve com ela a ajudando por quase cinco anos. Até que a primeira tempestade surgiu no momento certo. Em minha casa, as tempestades costumam acontecer freqüentemente.

Em casa, uma empregada dura em média seis meses. A última até que durou um pouco mais do que isto, se não me engano. A atual já está atingindo a mesma marca.

Mas minha esposa já esta novamente 'aborrecente', citando uma colega minha, que já tem um filho adolescente. Os cristãos costumam chamá-los de 'aborrecentes'. O termo também pode ser aplicado para alguns jovens. A atual empregada já anda, como dizem alguns jovens, 'se achando'. E minha esposa já começou a ser a gata que gosta de arranhar freqüentemente.

Você já viu gatos se arranhando?? Acho que não. Mas o comportamento entre dois jovens que batem de frente pode ser acho que parecido.

Quando uma pessoa começa a te arranhar, a reação da outra pessoa pode ser a de um gato ou de um cachorro. Você pode latir e até querer morder, ou pode, como um gato, cair fora, porque 'acha' que é melhor que a outra pessoa.

Minha esposa tem encontrado muitos gatos ultimamente. E, se me recordo, uma vez esbarrou com um cachorrinho que quis brigar. Ano passado. Antes da empregada com mais longevidade na nossa casa chegar.

Para lidar com jovens é preciso paciência e, acreditem, certo crescimento espiritual. Não é que eles sejam difícieis. É que, para eles, nós somos de difícil compreensão. Eu brincava ontem com minha vizinha, perguntando a ela como tinha sido a explosão de sua empregada.

Ela respondeu entre sorrisos.

Algumas vezes eles querem ter razão. E forçam mesmo a barra. Minha esposa age ora como uma jovem, ora como uma adolescente. Ora me pergunto se ela varia para adulta ou se aquilo que estou vendo...

É mesmo minha esposa???

Enfim, reflexões em cima disto geram tratados, livros e acabam se tornando bem chatas.

Mas o que posso dizer é: Deus sempre está conosco. Então, ore por aqueles que permanecem, porque aqueles que continuam com você, por aqueles que estão em Cristo. Por aqueles que se foram. Ore para que, independente de como chegaram até Cristo, como adolescentes, como jovens, como adultos e até como crianças, permaneçam nele.

Dizemos que não sabemos se sua esposa continuará com você na vida eterna. Isto pode-se dizer talvez porque você entre como adulto, ela como adolescente ou jovem ou talvez criança. Como as personalidades são diferentes nas diferentes idades, você pode imaginar o trabalho do problema... Todos começamos como bêbes espirituais e depois vamos crescendo. Entenda que, quando você cresce, você deixa de ser bêbe e vai atingindo outra idade e... há quem demore a crescer...

Mas ore para que, independente da idade, cada um esteja em Cristo e acompanhado
por cristãos. Porque todos nós estamos debaixo de Cristo. E pertecemos a ele.

Bom fim de semana a todos.


By
Manoel Leonardo












quinta-feira, agosto 12, 2004

Quando uma oração é importante...

Na terça-feira à noite eu voltara para casa depecionado comigo mesmo.

Estava chateado porque deixara uma simples conta bancária quebrar minha comunhão com Deus e ficara um pouco triste devido a isto. Sendo assim, estava intraqüilo comigo mesmo.

Passadas algumas horas, decidi ler alguma outra coisa referente as Escrituras. Eu fizera meu devocional pela manhã, mudando um pouco meus hábitos, de sempre os realizar à noite nesta semana.

E peguei um estudo que estava fazendo desde o início do ano, e que a algumas semanas não relia.

Enquanto fazia isto, meu filho Matheus, de sete anos, entrou pelo quarto repetidas vezes. Abriu o guarda-roupa, bateu o pé, choramingou um pouco. Concentrado na leitura, só notei de soslaio o comportamento. Ele retornou ao seu quarto, para voltar segundos depois, de novo abrir o guarda-roupa, choramingar e resmungar.

- O que foi filho?
- Não encontro meu apontador. Quero fazer minha tarefa.

E ele se pôs novamente a ir e vir de nosso quarto até seu quarto.

Eu continuei concentrado na leitura, e deparei-me com um versículo que achei interessante.

Meu filho retornou ao quarto. Parei o estudo e dialogei com ele.

- Filho, você ainda não conseguiu encontrar?
- Não.
- Então, porque não pede ajuda a papai do céu? Já fez isto?
- Não.
- Junte aos mãos aqui do meu lado. Ore a Deus e deixe que Ele te ajude a achar o que procura.

Eu parei o que estava fazendo e orei com ele.

Minutos depois, encontramos seu apontador.

Ele foi fazer sua tarefa.

Um tempo depois, o chamei ao quarto. E expliquei pra ele a importância da oração.

- Quando não achamos algo, filho, precisamos de ajuda. Então, precisamos pedir ajuda de quem pode nos ajudar. E quem pode te ajudar e quer te ajudar??
- Jesus.
- Sim. Deus quer te ajudar. Quando você tiver um problema, esqueça-o por um minuto. E ore a Deus. Peça ajuda a Ele. Deixe que Ele te ajude a resolver o problema que enfrenta, a encontrar aquilo que procura. E ele vai responder a sua oração. Deus sempre responde. Ainda que pareça demorado, filho, o que você pedir a Ele, Ele o fará. Tenho um versículo novo pra você.

Meu filho sorriu. Adora decorar versículos novos.

E eu ensinei a ele a recitar o seguinte versículo, fresquinho, que acabara de encontrar, e que me ajudara também a melhorar meu estado de humor para as coisas que vivera naquela terça-feira.


Entregue os seus problemas ao SENHOR,
e ele o ajudará; ele nunca deixa que fracasse
a pessoa que lhe obedece.
Salmo 55:22

Esta é a versão atualizada. E este versículo assim dito, é uma boa resposta a toda e qualquer situação que você venha enfrentando em sua vida.

Você está com problemas?

Peça ajuda Àquele que pode tudo. Peça ajuda a Deus.


Bom dia a todos.

By
Manoel Leonado




quarta-feira, agosto 11, 2004

Problemas corriqueiros do dia-à-dia

Há coisas que podem tirar a sua paz espiritual com muita facilidade.

Uma delas pode ser a sua conta bancária.

Eu tive uma surpresa com a minha exatamente no dia de ontem. Eu geralmente costumo utilizar minha conta de pagamento como conta poupança. Costumo deixar o dinheiro ali depositado para, caso haja alguma possível urgência, poder utilizá-lo tranqüilamente com um cartão de crédito.

Você já percebeu que, quando recebemos nosso salário só realizamos distribuição de renda. Saimos pagando tudo aquilo que devemos. Isto não é diferente com o meu salário. Ele funciona bastante como distribuição de renda.

Mas eu tinha depositado uma certa quantia até a data de ontem em minha conta. E o valor correspondia a exatamente R$ 12,00 a mais que um cheque que passara, para cair exatamente ontem, dia 10 de agosto de 2004.

Você já reparou como as taxas dos bancos funcionam?? Elas aparecem na sua conta e você nem percebe. Se for dia de seu pagamento mensal ou quinzenal, você nem nota mesmo. Aquilo ali já parece normal.

Duas taxas apareceram na minha conta entre os dias 10 e 11 de agosto. A primeira foi de exatamente R$ 12,00. E levou todo o valor que tinha a mais depositado para saldar meu cheque. A segunda, de mais R$ 2,90 de um extrato consolidado, acabou com as minhas esperanças de ver o cheque totalmente compensado na data devida.

Já estavam faltando R$ 6,23 reais para pagar aquele bendito cheque. Que tinham sido realizado no mês passado. E eram as compras que minha esposa realizara no supermercado. Exageradas como sempre. Nem vou referir o valor que posso causar choro em qualquer assembléia.

Foram R$ 185,00. De supermercado!!! Acreditem...

As mulhers vão se defender e não quero com isto causar polêmica. Se alimentar custa caro. Tomar banho com aquele sabonete cheiroso também. Ir ao banheiro com aquele papel higiênico que não arranha também...

Enfim.

Mas se o contra-cheque não lhe tira o sono, a suas taxas no banco podem fazê-lo.

Eu perdi minha paciência com o saldo de minha conta no dia de ontem. R$ 12,00!!!
Mas é um absurdo!!!

E fiz questionamento aos atendentes do banco. Nessas horas, é engraçado. Quem te atende do outro lado da linha parece sempre estar com a razão. E você errado.

- Senhor, a taxa cai automática. Nós não fazemos nada.
- Mas quero que você faça alguma coisa, filho. Quero que você devolva meu dinheiro.
- Não posso, senhor. A taxa é automática e foi descontada devido a operação que o senhor realizou na última sexta-feira.
- Certo. Então porque esta bendita taxa não caiu na última sexta-feira ou ontem, segunda, mas caiu somente hoje, quando um bendito cheque meu vai cair e meu saldo vai ser menor que o cheque que passei!!!????

Entendam. Qualquer um fica estressado com estas taxas.

Até segunda-feira, você tinha saldo. Na terça-feira, você está sem saldo. E quando pensa que era só aquela taxa, outra de R$ 2,90 aparece na sua conta na manhã de quarta-feira.

Mulheres, entendam seus homens. Lidar com dinheiro tira a paciência de qualquer servo de Deus??? Eu ainda estou me recuperando psicologicamente deste baque. E minha consciência anda me acusando.

Eu estou achando que, na noite de segunda-feira, enquanto estava debaixo de meus lençois na cama, eu pequei. Minha esposa dormia ao meu lado. E minha mãos começaram a brincar sozinhas com meu corpo.

Gente!! Acho que pequei...

Custou R$ 14,90 no meu saldo bancário...

Piadas à parte. Devemos ter um bom testemunho a dar em nossas vidas sobre Deus. Acho que cheguei a quase praguejar nesta tarde de terça-feira. Mas Deus estava comigo. Eu consegui ir ao banheiro, respirar fundo, orar a Deus e voltar ao trabalho, ainda que atribulado.

Ligar para minha gerente de conta e pedir a ela piedade. O fato é que não estava preocupado tanto com o cheque. Mas com o fato de minha esposa ter conseguido a liberação daquelas compras no supermercado através de uma amiga sua, que trabalha naquele supermercado. O fato de meu nome estar até com uma dívida no Serasa, que me impossibilita de usar cheques, mas que já a três meses esta moça tem aceitado os cheques que emito, e minha família, acho que posso dizer minha esposa, esteja tendo a liberdade de usufrir de minha conta bancária com certa liberdade na hora de realizar as compras da casa.

Não é o fato de o cheque cair ou não. Mas o fato de não comprometer a amizade de minha esposa, cuja amiga liberou estes cheques e nossas compras já em três outras oportunidades. E que não vai mais acontecer, porque a 'chefe' desta amiga já chamou a atenção dela para este fato.

E este será, talvez, o último cheque a ser descontado para pagar o supermercado de nossa casa.
Como homem, não posso dizer que esteja feliz com isto...


As amizades são importantes na nossa vida. É com a amiga de minha esposa que estou preocupado. Porque ela se arriscou por ela. E algumas pessoas muitas vezes se arriscam por nós. Algumas se arriscam arrumando para você um emprego. Pagando-lhe uma dívida sabendo que você irá demorar a pagar ou não pode pagar. Dando a você confiança quando você precisa dela.

E quanto de nós podem fazer o mesmo por outras pessoas?? Em nossas vidas tão egoístas, nós muitas vezes esquecemos disto. Esquecemos de ajudar os outros. E ajudar uma pessoa pode ser tão fácil. Às vezes não será nem um esforço tão grande de sua parte.

Quantas pessoas você ajudou nos últimos três meses? Além de pregar o evangelho, praticá-lo é importante. E uma das maneiras de praticá-lo é demonstrando a amizade.


Você ajudou seus amigos nas últimas semanas? Nesta semana??

Que, em Cristo, nós tenhamos tempo para ver o quanto nossas amizades são importantes em nossas vidas.


By
Manoel Leonardo


terça-feira, agosto 10, 2004

Casamento II

Perdoar é preciso.

Mesmo que você não tenha casado com a pessoa que não ama, perdoar é preciso. Algumas pessoas andam por este mundo e sempre dizem-se insatisfeitas com o que possuem
ou com o que tem.

As pessoas são diferentes. E diferentes são as formas de amar.

Talvez seu esposo chame a amor a relação sexual com sua esposa na cama. Talvez sua esposa chame a amor o aconchego nos braços do marido na cama. Talvez o marido chame a amor um carinho, o estar junto. Talvez a esposa chame a amor o deixar e voltar.

Por isto o amor é grande. Porque cada ser humano expressa o amor que Deus sentiu por criar suas criaturas e este mundo de maneira e modos diferentes. Já ouvi diversas vezes as pessoas me dizerem: 'E ainda há gente que tem coragem de colocar filhos neste mundo!'

Sim. Este mundo é cheio de sofrimento. Mas Jesus teve coragem de vir até ele e fazer o sacrifício necessário para que pudesse redimi-lo. Você tem que ter coragem para se casar com uma mulher, para mostrar sua intimidade a ela, e ela, mostrar a dela a você.Você tem que ter coragem para constituir família e ter filhos. E Deus plantou entre o homem e a mulher um sentimento maravilhoso, um sentimento terno, que chamamos amor, de um pelo outro,
para que esta união pudesse se concretizar.

Ora, se este sentimento é tão bom com a maioria das pessoas, não é por que Deus assim
desejou que fosse??

Você tem que ter coragem para se casar.

E você tem que ter coragam para perdoar as pessoas. Como Jesus teve coragem de vir a este mundo e fazer o grande sacrifício de rendenção por ele. Você precisa de coragem para defender
a posição de filho de Deus enquanto recebe ameaças, enquanto é perseguido, enquanto sofre neste mundo.

A bem da verdade, Deus chama aos corajosos. Os de ânimo caído não deveriam nem se aproximar da porta. Mas pela fé, eles o fazem.

O que dizer de uma mulher que ora da seguinte maneira: "Senhor, dá-me o homem de minha vida que outra levou!" E repete esta oração constantemente todos os dias, semanas, anos.

Talvez este homem esteja casado. Talvez este homem já tenha família.
Se Deus não escuta a oração desta não é por que deseja mais crescimento espiritual para
sua vida primeiro e porque quer dizer a ela: 'Filha, tenho uma bênção maior para a suavida.'??

Dizem que Deus escreve certo por linhas tortas. Mas na verdade, nós é que torcemos os caminhos de Deus.

Quando fazemos nossas escolhas erradas. Quando agimos de maneira impensada com os outros, sem refletir. Quando julgamos os outros, sem lembrar que todo o julgamento está nas mãos de Deus, nas mãos de Jesus Cristo. E o nosso julgamento também.

Quando julgamos, quando agimos quando deveríamos calar, podemos modificar a vida daquele
que mais nos ama. E aquele que mais no ama é... nosso próximo!!!

Seu próximo ama você. E por isto muitas coisas boas acontecem em sua vida. Seu próximo recebe a palmada que você deveria levar. Porque Deus sabe que se você recebesse esta
palmada você reagiria humanamente... praguejaria, agiria de maneira impensada... Faria mais mal do que bem... À vida de sua família, à sua vida e a vida dos que o rodeiam... E quem sabe
se você não está até dentro da igreja e isto seria pior...

Casamento é coisa séria. É um compromisso sério para Deus. Deve ser um compromisso sério para a sua vida. Como foi dito, Deus criou três instituições neste mundo.

Deus criou a nação, quando fez Israel seu povo.
Deus criou a igreja, quando Jesus Cristo ressurgiu dos mortos e nos constituiu seus santos, herdeiros de sua promessa.
Deus criou a família, a primeira unidade de todas as outras duas: nação e igreja.

Satanás tem perseguido e tentado destruir as instituições de Deus. E sempre ataca o seio familiar. Quantas famílias não existem por aí destruídas?

Filhos sem pai, mulheres sem marido, maridos sem esposas.

O mundo hoje prega que o casamento é uma instituição falida.

Mas o casamento é a primeira instituição criada por Deus. Através do casamento, se constitui uma família. O casamento é santo e imaculado para Deus. Ainda que você não ame seu marido, não ame sua esposa, faça isto pelo compromisso do casamento. Faça por Deus. Lembre-se que a sua carne é seu próximo. Ou faça isto desejando que o casamento da pessoa que você ama seja feliz e dure para sempre. Acusar um ao outro de nada adianta. E estes problemas nós vemos no casamento.

E alguns dizem abertamente que não amam uns aos outros!

Há realmente muitos casamentos mistos no mundo. Para um que dá realmente certo, existem outros nove ou dez que não dão certo. Cujas esposas manifestam Satanás para seus maridos, cujos maridos manifestam Satanás para as suas esposas. E por aí vai.

Um casamento misto é um casamento de um crente com uma pessoa do mundo. E Paulo advertiu tantas vezes para que os cristãos não se colocassem em julgo desigual com os incrédulos.

Mas há muitos assim.

Mais que a oração por seu casamento, ore pelo casamentos daquelas pessoas que conhece. Porque esta primeira instituição criada por Deus é fonte de toda grande bênção que pode provir em sua vida. Ora, se você não ama a esposa que escolheu, como pode dizer que vai amar seu filho? Sua filha? Como Deus pode dizer que vai te amar? Como você pode falar daquilo que não conhece?

Há pessoas que realmente andam perdidas pelo mundo. Destruindo lares, casamentos, famílias.
Ore por estas também. Para que um dia caiam em si. Mas ore principalmente pelas famílias e vidas formadas. Para que se mantenham unidas. Deus abomina o divórcio. E isto é uma verdade.


Há pessoas que se casam com o mundo.

Pelo dinheiro do marido. Pelo carro da esposa. Pelo corpo da mulher.
Pelos olhos do marido. Pelos sentimentos que aquela mulher inspira.
"Eu não aguento ficar perto dela, vai me dando logo um negócio..."

Você acredita que tudo isto é amor? Ou Espiritual??

Gálatas 5:22-23 dá uma boa explicação sobre isto.

Isto citado acima é algum fruto do espírito? Ora, vede que sua carne e Satanás não os engane. Amor é muito mais que tudo isto.

Amor pode ser comparado a um bom testemunho.

Que casal pode dizer que conseguiu fazer um bom trabalho com seus filhos?

Se seus filhos chegarem a adolescência dizendo algo bom sobre casamento então o casal fez um bom trabalho. Mas o que vemos hoje no mundo são muitos exemplos ruins. Conheço vários jovens que dizem que jamais irão se casar.

Porque os pais deixaram um exemplo de destruição em suas vidas no lar. Brigas. Discussões. Problemas de relacionamento.

Ora, quais são os pais que podem se orgulhar de ouvir um filho dizer:

"Quero um casamento para mim como é o de meu pai com minha mãe?"
"Quero um marido para mim como meu pai é para minha mãe!"
"Quero uma mulher para mim como minha mãe é para o meu pai!"

Os filhos assistem a tudo o que ocorre no lar. Vêem as brigas, as discussões, os
maus-entendidos.

E também vêem o amor.

Se o pai e a mãe vivem a se abraçar. Se estão sempre juntos. Se se amam. Ou se tratam como
se fossem gato e cachorro, literalmente.

Mas há cego que, em sua cegueira, deixa de ver pai, mãe, filho e deseja matar, roubar,
destruir, denegrir, ofender. Aquilo é um casal. Aquilo é um lar.

E aquele é Satanás, a todo momento manifestando na vida de um casal que Deus já
conhece.

Casamento também é importante porque é nele que as bênçãos de Deus crescem.

Os filhos.


Boa reflexão nesta semana

By
Manoel Leonardo

segunda-feira, agosto 09, 2004

O caminho de Deus

Você com certeza já encontrou alguém assim na sua vida. Você os pode encontrar dentro da igreja onde freqüenta, pode os encontrar pelas praças falando acerca de Deus, até na rua da sua casa.

São o que chamamos de 'chatos do evangelho'.

Eles passam pelas ruas dizendo a todo instante que você é pecador, que você precisa se converter, que você precisa sair do seu erro, que você... que você está pecando!!!

Eles fazem aquilo que Deus mandou. Ou tentam. 'Ide por todo mundo e pregai o evangelho.'

O problema é como fazem isto.

Alguns acham que eles são chatos. E por que acham isto?

Porque eles incomodam. Porque a pregação que eles fazem parece ser agressiva para algumas pessoas.

Imagine que você passou a semana toda tendo problemas em casa, no trabalho. Você passou a semana ouvindo seu chefe berrar com você sem motivo. Você passou a semana ouvindo sua esposa reclamar que não faz nada direito.

Daí você chega na rua e encontra uma pessoa como essa.
É um chato.
E ele começa a dizer que você é pecador, que você devia pedir perdão a Deus por seus pecados.

E você fica pensado:
'Acho que Ele já sabe, amigo. Esteve lá em casa esta semana toda.'

E o chato continua dizendo que a culpa é sua.

Francamente... Você vai começar a achar que é persiguição. Vai começar a achar que Deus é tão chato quanto àquele cara que está ali, na esquina,
pregando e parece que fala com você, mesmo!!

Você ia querer ficar perto de um Deus assim???

Será que eles estão mesmo pregando de maneira correta a Palavra de Deus??

O chato continua falando, enquanto você espera seu ônibus (que, nestas horas, parece que nunca vai chegar.)

E ele começa a citar pontos do evangelho, falando da infidelidade de Israel.

Você tenta não pensar em querer ir até lá e calar a boca do indivíduo. E olha as pessoas ao redor.

Uma senhora faz cara de emburrada, como contrariada.

Parece que ela já tem problemas demais na sua vida, e ainda tem que agüentar aquele cara vir dizer que ela é pecadora. Outro homem vira o rosto, contrariado. Um rapaz faz troça.

- Cala boca, meu!!

Talvez o rapaz seja o mais corajoso. Os outros, como eu, se calam. Acusados pela própria consciência, talvez. E entendendo que o homem ali, pelo menos, tenta despertar alguma coisa
em alguém. Apesar de incomodar outras pessoas. Se não incomodar todas...

O ônibus não chega. As acusações continuam em praça pública.

- Misericórdia, Senhor...

Não vou dizer que sou pecador. Eu estava mesmo com vontade de ir até lá e querer fazê-lo calar a boca... Mas tudo bem... Eu estou errado. Eu tenho realmente pecado.

Não tenho tido paciência com as explosões de minha esposa. Tenho achado que o que faço já é suficiente. Tenho achado que o que faço já é bom. E estou querendo ir até lá e dar um safanão
nele, o que também já é pecado...

De alguma forma, é uma repreesão. Deus está dizendo que andamos reclamando demais e
falando com Ele talvez de menos. Deus está chamando a atenção até de maneira chata como
dizendo: 'Filho, me escuta!!'

E a gente parece surdo e só lembra dos nossos problemas.

O ônibus chega. Preciso passar próximo de onde o pregador está.

- O caminho de Deus é estreito!! Eu não sei nem se eu mesmo vou conseguir entrar por ele. E quanto a você???
Eu passo por ele e comento, em voz alta.
- O coração de Deus é grande. Graças a Deus, cabe todo mundo.

Alguns riram.

Eu também.

Entrei no ônibus e pedi perdão a Deus por isto.

A gente sempre tenta responder nessas alturas. Apesar de estarmos errados.

Sabe... Isto é um momento profundo de reflexão. Antes de dar um safanão no seu irmão,
lembre que ele está pregando o evangelho. Que ele está fazendo o que você não está fazendo.
E lembre-se que isto é realmente verdade.

No coração de Deus cabe todo mundo.



By
Manoel Leonardo