O que há de interessante neste dia

sexta-feira, outubro 07, 2005

ORAR. MAS POR QUEM??

Orai sem cessar. 1 Tessalonicenses 5:17


A oração é um ponto importante em nossas vidas. Tanto, que Jesus nos incitou a orar até por nossos
inimigos e por aqueles que nos maltratam e perseguem (Mateus 5:44).
Mas devemos orar somente por eles?
Em Efésios 1:15 Paulo também diz: "Por isso, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor
Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, não cesso de dar graças a Deus por vós,
lembrando-me de vós nas minhas orações"
"Com muita freqüência, tendemos a pensar na oração só pelos que estão em más condições; mas aqui
Paulo está orando por pessoas que, aparentemente, iam muito bem. A lição para nós é que não devemos
tomar nada como certo: quer as pessoas que conhecemos estejam prosperando na fé, quer mal se
sustentem, precisam ser feitas orações em seu favor" Escola Sabatina - 2005 - 4o. Trimestre, p. 24.
Alguns cristãos infelizmente acreditam que dependem do sofrimento em tudo em suas vidas. Sem ele,
se afastarão de Deus ou: algo está errado!! Não sofremos!! Precisamos sofrer porque Cristo sofreu!!
Isto é uma inverdade. E a oração é uma boa maneira de você demonstrar o quanto está ligado a Cristo.
Uma boca sincera, uma fala mansa, uma alma conectada a Deus pode exaltá-Lo com amor e em
verdade (Provérbios 16:21).
E o quanto seus lábios podem ser sinceros?
Podemos usar nossos lábios para nos derramar em orações sinceras por outros. E a oração é um
bálsamo precioso na vida de outras pessoas. Mas alguns de nós usam a boca, até em suas orações,
para recriminar, para alfinetar, para dizer a Deus como as outras pessoas são más, mesquinhas e
não merecem o bem de estar na presença de Deus!
Ora, Deus já sabe disto. E Ele sabe porque tirou você também do mundo. E você era mau, egoísta e
mesquinho. Não desperdice um tempo maravilhoso na presença de Deus com palavras
assim. Abra seus lábios em sinceridade para derramar o mesmo favor que Deus fez
por sua vida, ao trazê-lo(a) à sua convivência e ore com sinceridade pelas pessoas.
Até sobre este assunto, temos versículos a refletir nas Escrituras.
Os lábios do tolo entram na contenda, e sua boca brada por açoites. Provérbios 18:6
A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. Provérbios 18:7
Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. Provérbios 18:20
Costumamos orar pelas pessoas que queremos bem. Mas se digo: amo alguém. Mas não oro por ela.
Você realmente ama este alguém?
É fácil perceber quem você ama. Suas orações terão o nome daquelas pessoas com quem você se importa.
Mas ser cristão é acrescentar aos nomes rotineiros aqueles que surgem no seu caminho ao longo do seu dia. Aqueles com quem você trabalha. Aqueles que fazem parte do seu ministério. O abençoado que te trancou no
trânsito e quase te fez usar a boca de outra maneira... e algumas vezes você usou de outra maneira!
Somos cristãos de verdade?
Basta ver os nomes que estão nas nossas orações.
Se oramos. Se oramos.
Deus nos pede para não sermos exagerados em tudo. Há pessoas que são de ministério de oração. Pra elas essa é a atividade mais importante do mundo!! E Jesus nos ensinou a orar como convêm: sem vãs repetições, sem lenga-lenga.
Se você vai conversar com alguém, você trava uma conversa.
Você não abre a boca, diz umas palavras e vai embora. A pessoa vai dormir, tá morta de sono. Se deita, daí pensa: "Ai, meu Deus! Não orei!" Levanta, fica de olhos fechado e diz: "Pai, obrigado por esse dia. Me dá uma boa noite de sono. Em nome de Jesus, amém."
E deita na cama. Já dormindo.
Que tipo de diálogo é este com Deus?
Sejamos sábios.
Saibamos orar verdadeiramente uns pelos outros.
A pergunta a responder neste fim de semana:
Como o cristão pode expressar amor pelos outros? Que esforço, externo, tangível, visível você pode fazer nos próximo dias para mostrar a alguém que sua fé em Cristo é verdadeira? (Escola Sabatina - 2005 - 4o. Trimestre, p. 24.)
A paz de Cristo.

quinta-feira, outubro 06, 2005

PREPARANDO O FUTURO

Educa a criança no caminho em que deve andar;
e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6


Ao trabalhar em ministérios na igreja você tem uma grande possibilidade de transformar vidas. E uma ótima chance de trabalhar em equipe, convivendo com pessoas que podem contribuir de maneira valiosa para os seus relacionamentos.
E relacionamentos tem tudo a ver com o cristianismo. Nos relacionamos com Deus e uns com os outros. Não faz sentido pretender ter um relacionamento vital com Deus sem que essa relação afete a maneira como nos relacionamos com a família e com a comunidade. Igreja, lar e trabalho são os ambientes básicos da vida cristã. Não se pode ser santo na igreja e demônio em casa. Santo em casa e demônio no trabalho. O cristianismo não é santidade em um vazio. É santidade no todo, afetando todas as dimensões de nossas vidas – espiritual, intelectual, física e social.
Assim sendo, podemos imaginar o cuidado que devemos ter ao preparar as pessoas para a vida em ministérios. Temos pessoas que são voltadas para um ministério, mais do que para outros.
Professores de EBD tem mais facilidade com crianças. Podem pegá-las pela mão e conduzi-las tranqüilamente. As crianças se deixam conduzir. Estão aprendendo a andar no caminho, e na vida.
Jovens já expressam opiniões. Já tem uma mentalidade. Se você der uma idéia para um jovem, ele concordará ou discordará. Se oporá ou não a você. A juventude tem a força. E também tem a rebeldia.
Os solteiros pensam de um jeito. Os casados de outro. Os solteiros tentam entender como os casados suportam tantas coisas de suas esposas, de seus maridos. Alguns acreditam que casamento é prisão no mundo. Na igreja, podemos encontrar irmãos que podem ter este mesmo tipo de pensamento, mesmo dizendo que estão procurando alguém.
Tudo isto se alinha nos ministérios em uma igreja.
Preparar as crianças para seguir a Deus é também prepará-las para a vida. Se uma criança tem a chance de estar na igreja, no futuro ela poderá ser um empregado mais obediente, um filho mais tranqüilo e respeitoso com seus pais. Ensinaram-lhe bons valores desde cedo. Ela saberá dar valor aos ensinos recebidos.
Não será um jovem rebelde.
E há líderes que, entre jovens, precisa saber lidar com a rebeldia das almas que lidera.
Pessoas de ministérios de crianças podem ser bem mais receptivas para que outras pessoas obedeçam e não se rebelem. Elas tem a facilidade de trabalhar com crianças e sabem como as mesmas respondem. Uma professora de Ebd pode não aceitar muito bem a resposta rebelde de alguém que pergunta três vezes porque deve fazer as coisas do jeito que ela está ordenando e porquê não pode fazer de outro jeito.
Professores assim costumam suspirar com jovens. E preferem evitar liderar grupos de jovens por causa disto. Os jovens neste caso não foram educados desde cedo para obedecer, para criar respostas em vez de gerar dúvidas e tentar fazer um trabalho decente e melhor a cada dia.
Ensinamos isso às crianças em uma EBD, inconscientemente. Trabalhamos o caráter das crianças para que elas seja proativas e participativas. Para que no futuro possam saber obedecer. E serem obedientes a Deus com um modo de agir condizente com um cristão.
Sendo direto, elas não irão perguntar tanto porque um novo projeto deve seguir os passos que você orienta em vez de ser realizado de outro jeito. Não questionarão tanto, não se mostrarão inquietas, dependentes, sempre esperando que os outros façam as coisas. Ou paradas, esperando que os outros tomem a iniciativa. E não serão a pessoa sempre pronta a colocar o magafone na boca para dizer que está tudo errado, que podia ser de outro jeito, que fulano não deveria agir assim ou assado.
Tudo o que um ministério não precisa. Que uma empresa não quer. Que um líder não deseja obter de seus comandados.
Para cada um destes ministérios, precisamos ter líderes com experiência para saber conduzi-los. Pessoas que possam ver estas falhas e tentar saná-las. Os líderes estarão à frente de todas as pessoas. Eles serão o alvo principal das críticas, elogios e do resultado de nosso trabalho.
O silêncio revela algumas coisas de nossas lideranças.. Se o líder falar, gerará uma discussão. A pessoa não quer obedecer. E o líder não quer dizer a ela: "Filha, faça como estou dizendo. Tenho mais experiência que você. Sou mais velho e já passei por isto. Ou: Filha, estou pedindo. Este é seu trabalho. Apenas obedeça."
Jovens rebeldes sentem a falta da presença de um dos pais durante seu crescimento. Não houve alguém para guiá-los pela mão quando crianças. Agora eles cresceram. Estão mais altos. Mais fortes. Eles não querem obedecer mais os pais. Nunca fizeram isto antes. Não irão fazer agora. Não foram ensinados a fazer isto desde cedo. Assim sendo, eles sempre serão rebeldes a liderança. Qualquer liderança.
Como precisamos de bons exemplos de caráter para ensinar nossas crianças a não serem rebeldes (porque as crianças olham muito mais além da aparência, olham para dentro de você e testificam se o que você diz corresponde a verdade ou não pelo modo como você age), quem continua sendo um rebelde mesmo depois de adulto, passará isto aos seus alunos.
Não podemos mentir sobre nós mesmos. Principalmente na casa de Deus.
Estaremos educando nossos filhos para se comportarem de uma maneira ou de outra. Este é o maior cuidado no ensino com as crianças. Para algumas pessoas é fácil falar da verdade que elas espelham. Elas são transparentes. Tudo o que fazem, tudo o que dizem, vivenciam no seu dia à dia.
O melhor professor é aquele que obedece ele mesmo o que ensina. De maneira que não adianta dizer que uma coisa deve ser ensinada assim, se o seu modo de agir testifica o contrário.
Se esperamos obedecer a Deus, devemos também saber respeitar nossas lideranças. Deus nos pede obediência. Se falo mau do meu líder, dou péssimo testemunho. Se sempre digo coisas erradas sobre o ministério de que faço parte, dou um péssimo testemunho. Se não consigo acatar as ordens que meu líder me ordena sem discutir ou perturbá-lo com perguntas, dou um péssimo testemunho. Somos cristãos vinte e quatro horas. Não somos cristãos só dentro de uma igreja.
Se não consigo compartilhar o mesmo espaço com meus irmão de ministério, quem estou tentando enganar? Dou um péssimo testemunho. Se sempre critico e digo não a quem me pede auxílio, dou um péssimo testemunho!!
Quantas crianças não cresceram ouvindo sempre não de seus pais? As marcas deixadas em suas vidas foram severas.
Se não respeitamos nossas lideranças, como esperamos obedecer a Deus?
Ele nos ordena respeitar os que estão investidos de autoridade.
E nosso líderes tem esta autoridade. Se somos rebeldes e sempre aguardamos uma oportunidade para fazer críticas, damos um péssimo testemunho. E temos somente seis estilos de liderança a seguir. Somente seis. Qual a melhor delas? Qual é o nosso estilo de liderança??

1) Líderes Coercivos - exigem obediência. Lema: "Faça o que eu digo"
2) Líderes Confiáveis - mobilizam pessoas em direção a uma visão. Lema: "Venha comigo"
3) Líderes Agregadores - criam laços emocionais e harmonia. Lema: "As pessoas vêm primeiro"
4) Líderes Democráticos - constroem um consenso através da participação. Lema: "O que você pensa?"
5) Líderes Agressivos - esperam excelência e autodireção. Lema: "Faça como eu faço, agora"
6) Líderes Conselheiros - desenvolvem pessoas para o futuro. Lema: "Tente isto"

As melhores lideranças são aquelas que mesclam estas seis. Nenhuma delas é melhor uma que a outra. Todas elas são adequadas para uma situação específica. As mais positivas lideranças são: Confiável, Agregador e Democrático. Mesclar os estilos de liderança pode ser comparado com o que faz um jogador de golfe. Ele leva seus tacos preferidos para uma partida. Dependedendo de onde a bola estiver, ele vai usar um taco. Analisa o terreno, olha a bola. Escolhe um taco e bate nela. A escolha às vezes pode ser até automática. Ele nem pensa no taco. Ele olha a situação e apanha um, sabendo que aquele é adequado pra situação.
Você reconhece o seu estilo de liderança? Reconhece o estilo de liderança que o lidera?
Cada um de nós encontra um líder assim em nossas vidas.
Faço um desafio a você agora.
Leia os evangelhos. Descubra o estilo de liderança de Jesus Cristo. Nosso líder maior.
A paz de Cristo.

quarta-feira, outubro 05, 2005

BRILHO SEM IGUAL

Porque a Luz de Israel virá a ser como fogo e o seu Santo por labareda,
que abrase e consuma os seus espinheiros e as suas
sarças num só dia. Isaías 10:17


No mundo, somos todos luzeiros a refletir o brilho de Deus.O objetivo destes luzeiros é iluminar uma escuridão existente no mundo.

De nossos céus, à medida que nos afastamos da terra, nossas luzes costumam ir diminuindo de tamanho. Na verdade, é bem difícil detectar do espaço nossos pontinhos luminosos perdidos dentro de nosso pequeno planeta.
E até o brilho da terra é ínfimo comparado ao do nosso sol, e de algumas estrelas existentes em nossa galáxia.
Há sempre um brilho maior a ser refletido. Há coisas que brilham mais, coisas que brilham de menos.

Porém há um brilho sem igual no mundo, e que pode ser refletido através de nossos corações. Um brilho refulgurante que nada no mundo se compara, nem o que existe é capaz de sobrepujar.

Esta luz é a luz eterna de Deus. Que através de nosso espírito é capaz de irradiar a outras vidas: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5:22).

Como você tem deixado tranparecer esta luz para outras vidas?
Você tem se anulado e permitido que Deus esteja em você, iluminando outras vidas ?

Para isto, devemos fugir de nós mesmos. Devemos permitir que Ele fale através de nós e toque as vidas que desejar. A cada dia.

Hoje, tive a oportunidade maravilhosa de, em mais um dia, oferecer este brilho que há em mim, que é Jesus, a outras pessoas. A todo momento posso estar com Ele: ao orar, ao caminhar, ao andar por este mundo. Mas para isto, preciso pedir a Ele que me acompanhe. Preciso permitir que Ele adentre minha vida.

E você??

O quanto tem se permitido ser usado por Deus para levar Sua presença a outras vidas?
Podemos ser capazes de muitas coisas no mundo.

Mas a maior delas é permitir que a presença de Deus chegue a outras vidas.

A paz de Cristo

terça-feira, outubro 04, 2005

CUIDADO COM O QUE VOCÊ LÊ!!!

O homem bom tira coisas boasdo tesouro do seu coração,
e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:35


Todos sabemos que os adventistas defendem a predestinação.

E em alguns momentos em seus ensinos, isto fica bem nítido nos seus estudos. Eis aqui algumas coisas do livro deste ano, de 2005, do quarto trimestre. O livro está fazendo um estudo sobre os Efésios, e os links na internet vão ficando disponíveis a cada semana.

Como já tenho o livro deste ano, pude notar estas coisas. Na lição 3 deste estudo de Efésios, faz-se uma defesa da predestinação (páginas 18 e 19 do livro de estudos, e ainda a ser disponibilizada pela internet a todos os fiéis em seu site): http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2005.html

As lições Os escolhidos e Louvor a Deus por nos adotar defendem a tese da predestinação. E chegam inclusive a serem contradizentes em alguns pontos.

Na página 18, lê-se em um parágrafo: 'Deus formou um propósito em Sua mente: escolher-nos em Cristo. Mesmo antes de existirmos. Deus nos viu em relação com Cristo e, por causa disso, Ele nos fez Seus filhos'.
Na página 19, em outro parágrafo, diz: 'A Igreja de Deus é composta de filhos adotados. Os filhos naturais são órfãos e pródigos - estão fora da família de Deus por causa do seu pecado e por sua escolha de estarem em rebelião contra Deus'.

Um golpe de misericórdia e tanto! O texto diz que quem está no mundo é que é verdadeiramente filho de Deus. E chama os filhos na casa de Deus de adotados. No ano passado, se não me engano, li em um dos livros de estudo da mesma escola sabatina que os filhos no mundo seriam bastardos e que os filhos na casa de Deus seriam os legítimos.

Além do mais, o último texto está muito errado. Os filhos naturais não fizeram escolha alguma! Eles são descendentes de Adão e Eva! e a Bíblia diz que todo o gênero humano é pecador porque Adão e Eva fizeram a ESCOLHA de andarem longe de Deus!!

Uma pessoa que veementemente nega a Cristo, mesmo depois de conhecê-Lo, esta sim fez uma escolha!!
Se aceito Jesus, torno-me filho.

Mas vejamos este estudo. Veja a pergunta feita em Os escolhidos, na página18:

1. Como os textos seguintes nos ajudam a entender essa idéia de predestinação?
1 Cor. 2:7; Efés. 1:4 e 5; 3:11; 1 Ped. 1:20; Apoc. 13:8

Mais à frente, o texto diz: "(...) Deus preparou antecipadamente o plano de salvação, de acordo com Seu propósito eterno, para que todos fossem salvos (1 Tim. 2:6; 2 Ped. 3:9). O plano de salvação, em si, que inclui todo ser humano, foi determinado antes da criação do mundo; o que não foi determinado antecipadamente foi a nossa resposta individual àquele plano."

Sim. Muito bem explicado.

Mas os textos acima falam do trabalho de Cristo, de Sua obra para salvar a humanidade; como a cumpriu e lavou nossos pecados; Efésis 1:4 e 5 precisa ser lida junto com o versículo 3 para entrar no contexto, e pode ficar sem sentido sem o versículo 3. Fomos abençoados sem merecimento pela obra de Cristo. E o versículo em Apocalipse parece testificar contra os que são enganadores e está também fora de contexto.

Mateus 12:35 é uma boa resposta a algumas colocações: O homem bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Não há nada de predestinação descrita nestes versículos. Paulo diz claramente: "E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo" (Efésios 1:5).

O próprio texto na página 19 parece testificar contra si mesmo quando diz: "Paulo acrescenta mais um pensamento: os que aceitam a provisão redentiva de Deus em Jesus são predestinados "para Ele, para a adoção de filhos" (Efésios 1:5).

Fala da missão dos salvos: fazer a adoção de outros para Cristo. Aqueles que estão no mundo, alguns que rejeitaram a Deus, mesmo após conhecê-Lo. Fala que nós podemos trazer outros para o convívio de Cristo, para que sejam, estes sim!, os que negaram a Cristo após conhecê-Lo, adotados!!!

E deviam haver muitos nesta situação em Éfeso!!!

Agora, veja o início de Louvor a Deus por nos adotar:

2. Que três coisas Deus faz para nós? Efés. 1:4-6
a. Verso 4
b. Verso 5
c. Verso 6

Estas perguntas visam a levar os que as respondem a entender a predestinação. Mas podemos responder segundo o contexto a que estão aplicadas e saber que não se referem a nada de predestinação:
Verso 4: os salvos são santos e irrepreensíveis em Cristo
Verso 5: os salvos providenciam que outros possam ser adotados por Cristo (aqueles que O rejeitaram após conhecê-Lo)
Verso 6: os salvos são agradáveis a Deus por Cristo

Idéias parecem geniais. Mas há pessoas que se convertem e não crescem espiritualmente, não trabalham a palavra em si mesmos. Não lêem, não se edificam, vivem criando intrigas na igreja, rebelam-se contra líderes, nunca se dispõem a viver em comunhão com as pessoas e em harmonia. Todos as igrejas na terra tem seu joio.

E o joio sempre tem seus momentos em que defendem suas idéias. E se você perguntar muito, no fim eles respondem (como já ouvi de alguns amigos católicos): "Isto são dogmas da igreja".

Tenho muitos amigos que são adventistas. Amigos sinceros. Tenho acesso a seus estudos, até repito alguns aqui.
Mas há idéias que afastam de Deus. Por isto, digo: cuidado com o que vocês lêem!!
Estudem. Apliquem-se a ler as escrituras. Ruminem como o boi. Mastiguem bem.

A paz de Cristo.

segunda-feira, outubro 03, 2005

A DESCOBERTA MARAVILHOSA

A tua palavra é a verdade desde o princípio,
e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmo 119:160


No nosso dia-à-dia, podemos ver a ecoar como as coisas delineadas por Deus atestam
a verdade desde versículo sem sequer nos darmos conta disto.

O sol sempre está no seu lugar todas as manhâs.
O ar que respiramos sempre atravessa nossas narinas, percorre o nosso corpo e nos
traz a vida. A lua sempre percorre os seus. Não sabemos como ficar sem o ar que
respiramos, e até podemos usar este fato para dizer a alguém porque Deus existe:
você não vê o ar, mas precisa dele para respirar. Assim como todos nós precisamos
de Deus, que não vemos, mas em quem acreditamos.

E muitos de nós sequer reconhecem a presença de Deus em seus caminhos.
Muitos de nós parecem alheios à tudo o que os cerca. Alguns passam apressados,
cabeça baixa ou olhar distante, perdido dentro de suas próprias vidas. Preocupados
consigo mesmos. E com os problemas que aborrecem o seu dia-à-dia.

Um dia, quando estas vidas forem realmente despertadas, muitas delas poderão se
perguntar como puderam passar tanto tempo alheias à presença de Deus neste mundo.
Ou simplesmente, como muitas, viverão a alegria de sua conversão e esquecerão tudo o
que aconteceu realmente antes em seus caminhos.

Não se dá com muitos de nós, realmente? Nenhum de nós parece parar para analisar o
que vivemos antes de conversos a Cristo e verificar o nosso hoje agora e dizer: 'Como foi
possível jamais notar tudo isto antes? Como não percebi? Ou como não dei-me conta do
que vivenciava ou vivia?'

O pecado nos cega a todos. Nossas escolhas e nossos caminhos podem nos levar para
muito, muito longe de Deus. Porém Ele jamais se esquece de nós. Ele tem seus olhos em Seu
rebanho. Atenta para nossos caminhos.

E um a um, somos chamados à sua presença.

A bem da verdade, nada realmente está longe dos olhos de Deus.
Humildemente, podemos dizer: ' Obrigado, Senhor! Este é mais um dia! Espero viver tua alegria,
compartilhar tua companhia, aprender sobre a tua Palavra!'

A cada diz, temos uma chance de renovar o nosso contato com Deus.

Somos bem-aventurados. Tivemos ainda um tempo de vida e Deus nos chamou para o Seu convívio.

Ao contrário do ladrão, crucificado ao lado de Jesus, podemos aprender lendo a Bíblia, podemos
ouvir pessoas inspiradas falarem de Deus, ouvir a orações de amigos, parentes, nossa igreja a
orar. Temos a alegria de ver rostos amigos nesta vida em contato com Deus.

Jesus teve misericórdia de um morimbundo que morria ao seu lado. Ele, cheio de sofrimento, virou-se
para aquele homem e disse: 'Ainda hoje estarás comigo no paraíso'.

O ladrão foi para o céu. A vida dele aqui na terra deve ter sido uma vida realmente mundana.
Ele não teve a chance de conhecer a Jesus antes, mas o encontrou no momento de sua morte.
Assim como muitos fazem nos dias de hoje.

Com alguns de nós esta história é bem diferente.

Temos a chance de demonstrar o amor de Jesus, entregue a nós, a outras pessoas.
Temos a chance de, em alegria, em amor, falar dos caminhos de Deus a outras pessoas.
E entender estes caminhos. Neste mundo. Ainda nesta vida.

Somos bem-aventurados!!

Vocë é bem-aventurado!!


Compartilhe a alegria de estar vivo e conhecer a Jesus neste dia.
Divida com alguém a alegria de saber estas coisas. De entender o quanto o amor de Deus
foi grande por sua vida. Ainda que esteja em dores, você é bem-aventurado!!


A paz de Cristo.