O que há de interessante neste dia

sexta-feira, setembro 10, 2004

Templos do Espírito Santo

Acho que sobre isto você vai ouvir falar muito pouco, talvez. Sabemos que todos nós somos templos do Espírito Santo, e eu já citei uma vez o tema, se não me engano, aqui mesmo nestes escritos.

Mas há aquelas pessoas que devemos admirar pelo desprendimento. Admirar pelo que são e representam na vida de outras. Dentro da igreja e fora dela.

Me refiro àquelas pessoas admiráveis que estão na casa de Deus e são capazes de, com humildade e de corpo e alma, se deixarem preencher por Deus e ser utilizado na obra como vaso de barro a seu serviço.

Estas pessoas parecem se encontrar em um ponto totalmente diferente de nós. Parecem estar
mais próximas a Deus. E o maior exemplo delas é a mesma pessoa que nós também procuramos imitar e espelhar.

Jesus Cristo.

Você já deve ter encontrado pessoas assim. Acho que toda a igreja deveria ter uma, se não tem. São aquelas pessoas que nos dá prazer ouvir falar das coisas de Deus. Que sempre nos edificam com suas palavras. Que sempre nos fazem desejar querer estar mais e mais com Deus, querer aprender aquilo que elas aprenderam e ensinam em suas vidas.

Os escribas com certeza ficavam ao redor de Jesus Cristo quando ele dizia suas palavras. E ficavam atentos a tudo o que ele dizia. Para anotar, para reter na mente, para refletir mais tarde.

Há pessoas assim. Elas anotam, elas ouvem tudo. E depois refletem sobre cada ponto do que foi dito acerca de cada assunto. E isto é uma qualidade que precisa ser desenvolvida por cada cristão.

Nos tempo de Jesus a palavra falada era poderosa. A escrita também. Todo cristão para entender bem da Palavra precisa de três coisas: saber ouvir, saber reter na mente, saber escrever e passar adiante.

É assim que divulgamos o evangelho pelo mundo. Precisamos saber ouvir nossos mestres,nossos pastores, nossos orientadores. Precisamos saber reter na mente o que nos é dito, o que aprendemos acerca de Deus. Precisamos saber escrever sobre estas coisas, porque foi uma ordem deixada por Deus no livro de Apocalipse: 'Escreve!'. E precisamos fazer tudo isto com o fim de transmitir o evangelho de Deus para que ele se propague pelo mundo.

E, em uma igreja, temos estas pessoas. Geralmente, ela é nosso pastor. Nos cercamos ao seu redor. De ouvidos atentos. Tentando captar tudo aquilo que ele fala, fazendo anotações. Com a mente e atenção totalmente conectada no que ele diz.

Se isto não é assim com você, deixe-me dizer que deveria ser. Para saber pregar a palavrade Deus, você precisa ser primeiro um bom ouvinte. Depois, precisa de treino para se tornar um bom pregador e um bom transmissor da palavra.

E o treino consiste em aplicar sua vida a ler as escrituras. Deixar Deus preencher suamente, utilizar o vaso de barro, fazer a Sua obra. Uma coisa puxa outra. Se você não treina, você não conseguirá fazer uma boa pregação, fazer uma boa divulgação da Palavra, fazer uma boa aplicação do que te foi ensinado.

Se uma igreja tem aulas sobre a Bíblia, isto é uma bênção muito grande. São vários depositários de informação. São várias pessoas que podem instruir outras. Eu posso dizer que é com prazer que adentro um lugar em que irá se falar da Palavra deDeus. Algumas vezes, eu levo somente minha Bíblia e faço as marcações nos livros com pequenas tiras de papel. E me concentro no que o palestrante diz. Depois, em casa, anoto cada ponto do que foi dito.

Reflito e revejo com a mente cada versículo repassado.

E aprendi a fazer isto com treino.Noutras vezes, levo uma caneta e uma lápis. E faço como um repórter, que anota cadafrase que o pelestrante vai falando. Eu consigo fazer isto. Sem pressa. Sem correria. E vejo que muitos amigos meus na igreja também conseguem o mesmo.

Os dois métodos são bons. Prefiro o primeiro porque escrever cansa.

Mas o que quero chamar a atenção é que você precisa fazer isto. Precisa desenvolveristo em você. Para o seu crescimento espiritual. Para que edifique outras pessoas.Para que consiga apresentar o evangelho bem aonde for. E isto não é uma coisa difícilde se fazer. Basta treino.
E o treino começa com a leitura da sua Bíblia. Uma leitura diária.

Eu sempre fico feliz de poder adentrar uma sala e entregar meus ouvidos para a instruçãoda Palavra. Dá prazer ouvir alguém falar de Deus, e falar muito bem!, fazer uma boa pregação. Nesta horas eu não falo, não quero conversa, não viro para o lado. Eu quero estaratento ao que a pessoa dirá. E, se estiver de lápis e papel na mão, faço o maior númerode anotações possíveis.

Você é assim??

Pois deixe-me dizer que você deveria ser assim. Que você deveria ter este cuidado nasua reflexão diária com Deus. Que você deveria aplicar seu tempo aprendendo a conheceros caminhos de Deus, a refletir em sua palavra, em aprender como mantê-la viva em vocêe como transmití-la aos outros.

Ore a Deus para que isto possa se dar com você. Ore a Deus para afastar de você as ervas daninhas que preenchem sua cabeça para afastá-lo do que está sendo dito no púlpito todas as semanas. Para tirar da sua mente a menina bonita sentada ao seu lado, a sua esposa sempre fazendo perguntas na hora em que o pastor fala, os problemas que você enfrenta em
seu dia-à-dia.

Sim. Peça a Deus para ter mais comunhão com ele.

Um novo fim de semana vai começar. Mais uma vez, você estará diante do altar do Criadore ouvirá as palavras de seu pastor, ou estará na sala de Seminários para ouvir seu professor,ou em algum grupo de sua igreja recebendo instrução sobre os caminhos de Deus.

Antes do fim de semana começar, faça uma oração para que estes vasos de barro possam ser bem preenchidos com a palavra, para que nada atrapalhe a sua comunhão com Deus e para que você possa reter aquilo que for transmitido, ensinado, neste fim desemana.

Em nome de Jeus. Amém.

Bom fim de semana a todos!

E bons estudos!!!

By
Manoel Leonardo


quinta-feira, setembro 09, 2004

O capítulo 16 de Lucas

Se você ler o capítulo 16, do versículo 1 ao 31, verá que Deus parece falar de casamento.
Ele começa citando a parábola do administrador infiel. E você pode notar que o texto diz claramente no início que Jesus o diz a seus discípulos.

Ele conta a seus discípulos esta história.

No casamento, é comum haverem discussões sobre dinheiro. É comum haver discussões sobre pagamentos de dívidas e contas. Há alguns que prezam suas amizades, a outros que nem tanto quando o assunto é dinheiro. Mas Jesus parece advertir a seus discípulos para preservarem acima de tudo suas amizades, sejam as do mundo, sejam as da casa de Deus. E isso nos faz lembrar que a noiva de Cristo é a igreja. E quem cuidaria da noiva de Cristo no mundo?

Aqueles discípulos!!!

Logo em seguida a esta parábola, vemos os fariseus o ridicularizarem.

E ele diz que os fariseus eram os que justificavam-se a si mesmos diante dos homens.
Note que, logo em seguida, ele diz que o homem que repudiar sua mulher, comete adultério.
E aquele que casa com a repudiada comete adultério.

Quem casa de novo, em alguns casos, parece estar tentando corrigirum 'erro' que cometeu.
O primeiro casamento não deu certo. Agora neste segundo, tudo vai pra frente! Este é o pensamento daqueles que se separam a casam-se de novo.

Você casa de novo, e será visto pelos seus parentes, amigos, os pais e parentes de sua nova esposa. A antiga será esquecida. E a expõe ao certo e ao errado. Porque os homens irão avaliar sua antiga união. A vida de sua esposa, a sua vida agora. A vida de vocês dois juntos. Os homens verão o que cada um de vocês contribuiu na união ou não. E o que realmente deu certo e o que deu errado.

Tanto o marido quanto a esposa serão expostos ao mundo.

Jesus está falando disso. E Jesus chama a atenção a eles, dizendo: Deus conhece o vosso coração.
O que o mundo vê nem sempre é aquilo que Deus vê. É comum você encontrar fariseus fazendo ameaças de separação. E, logo em seguida, casarem-se com pessoas ricas ou com a riqueza. E apresentarem-se no mundo se justificando e dizendo: 'Aquele minha mulher só atrasava minha vida. Aquele meu marido só me causava infortúnio e desgraça'.

Sim. Os fariseus existem até nos dias de hoje.

Jesus utiliza todo o capítulo 16 para falar sobre casamento.

E termina este capítulo contando a história do homem rico e do mendigo.

Sabe as chagas do mendigo? Sabe a grande bonança do homem rico?

Imagine que o homem rico possuía um bom casamento. Tinha de tudo em sua casa,
uma boa esposa, dinheiro, filhos.

Cristo nos ensinou a sermos servos. Paulo chega a dizer em I Coríntios 7:4 que a mulher
não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas o marido, assim como o marido não tem domínio sobre o seu próprio corpo, mas a mulher.

Não sabemos ser servos!! Porque ser servo é entregar o corpo ao próximo, para que ele faça o que bem desejar, o que desejar, a sua vontade, vontade contra a qual não podemos opiniar se somos verdadeiramente servos. Mas não o somos! Não no casamento. E digo que nem fora dele, porque se dentro dele isto é permitido, fora dele só fazemos o nosso egoísmo e a nossa carne serem supremos. Devemos nos doar ao outro para que ele tenha amor. E não sabemos nos
doar! Temos vontades! Temos desejos mesquinhos!

'Me doar pra esse aí?? Essa aí não me merece!! Devia ter-me casado com alguém que
realmente me merecesse!'

Imagine o pobre Lázaro sofrendo no mundo as angústias de um casamento misto, de uma mulher que em casa rosnava para ele dia e noite. De alguém que negava-lhe afeto, carinho,
um ombro. De alguém egoísta em demasia para somente pensar em si e nas coisas que queria. Nunca em Lázaro ou no que Lázaro desejava. Nós desejamos sempre ser senhores. Ninguém deseja ser servo. O mundo nos ensina a ser senhores.

Imagine os cachorros vindo lamberem suas feridas. As pessoas de fora da sua relação
tão infeliz. Pessoas que também tinham vidas destruídas, vidas como as de Lázaro.
E que podiam saber o que Lázaro estava sentindo, vivendo.

Acho que você pode encontrar alguns cachorrinhos em suas vidas, não pode?
Lázaro poderia ter feito como os fariseus. Mas não o fez. Seria tão mais fácil
separar-se. Casar-se novamente. Ter uma união feliz com alguém que, com certeza,
seria até melhor que a sua atual união.

Lázaro continuou casado até o fim de sua vida.O homem rico também.
Lázaro morreu. O homem rico também.
E Lázaro foi levado aos céus. E o homem rico desceu ao inferno.

Deus não nos prometeu neste mundo bonanças. Jesus disse: 'No mundo tereis aflições.
Mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo.'

E Abrãao lembrou ao homem rico após sua pergunta o que lhe sucedera na terra e
o que sucedera a Lázaro.
Abrãao disse: 'Filho, lembra-te de que recebestes os teus bens em tua vida, e
Lázaro igualmente, os males'.

Você tem reclamado do seu casamento nesta semana?
Você tem reclamado de sua esposa, seu marido?

'Não agüento mais essa mulher! Todas as vezes que chego em casa ela enche
o saco! Grita de um lado pro outro! Diz um monte de palavrões! Só sabe reclamar
e falar das dívidas da casa!'

'Não suporte este homem! Nunca traz dinheiro suficiente pra casa! Maluco!
Só sabe gritar pela casa! Só sabe me desprezar!!! Egoísta!!'

'Na cama, nem me abraça! Não me dá carinho!!! Quando quero um beijo, dá-me
uma tapa! Se quero abraçar, me afasta!! Quando chego na cama, ela já vira e
dorme!! E eu vou ficar aqui??? Ardendo??? Ah!! Eu vou é me separar!!!Tem coisa
melhor por aí!!!'

O que mais??

Jesus não falou contra o casamento. Jesus não mandou você se separar de
sua esposa. Você se separar de seu marido. Quando a sua morte chegar, ou o dia em
que você se tornar assunto ao Filho de Deus, você ainda perguntará, como o homem
rico o fez, porque irá para um lugar ou para outro?

O capítulo 16 podia ser como a minha vida. Como a sua vida.

Quantos ainda oraram esta semana por sua esposa, por seu marido?
Quantos agradeceram a bênção de ser casado? De ser casada?

Talvez sua vida esteja difícil. Mas deu não prometeu um mar de rosas no mundo.
Mas os momentos bons já existiram, não foi?

Só que é difícil lembrar deles quando você atravessa nova tempestade. É difícil
lembrar que depois de toda tempestade vem a bonança.

É difícil lembrar que devemos confiar em Deus, quando no nossa casamento vemos todo o dinheiro escoer, sem sobras!, para as contas da casa, os gastos com a esposa, com o filho.

'Meu Deus!! Meu Deus! Ela gasta demais! Como posso pensar no futuro, se ela consome tudo agora?? Como posso??'

Sim. É difícil viver em comunhão.

Mas eu convido você a fazer uma reflexão profunda sobre o capítulo 16 de Lucas.
Convido você a lê-lo com atenção. E a perguntar a si mesmo:

'Eu sou o rico ou o mendigo?'

Qual dos dois é você? Você é aquele que, no final de sua vida, vai estar nos
braços de Abrãao? Ou nas chamas do inferno?

Os cristãos dentro da igreja costumam lembrar sempre de que testemunho é uma coisa importante. De que devemos conduzir o rebanho as águas calmas, que devemos fazer a nossa parte de apresentar a Deus um bom casamento.

Não é seu testemunho que vai te conduzir aos céus.

Sua escolhas farão isto. Elas apresentarão a Deus o quanto você confia nele, com
sua fé, o quanto você tem firmeza naquilo que acredita.

Já vi muitas pessoas que por um testemunho desejaram matar outras. Desejaram
limpar toda uma região porque se encontrava mergulhada em pecado.
Você pode ler sobre isto todos os dias no seu jornal matinal. Os terroristas sempre querem defender um bom testemunho. Sempre querem defender sua causa. Não levar ninguém
para os céus. A pior das atrocidades em nome disto foi cometida na semana passada na
Chechênia. E nós assistimos horrorizados crianças inocentes serem vítimas de pessoas
querendo provar e dar testemunho que Deus está ao seu lado!

Eu convido você a fazer uma reflexão profunda sobre o seu casamento.
Sobre sua esposa. Sobre seu marido. Jesus aceitou você como você era.
Talvez hoje, sua vida tenha se transformado completamente. Talvez ainda hajam coisas
que devam ser corrigidas. Eu quero que você reflita no que vou dizer agora:

Imagine sua cabeça como um caldo enorme. Imagine que você, caminhando comDeus,
tirou deste caldo as coisas ruins. Que a água antes negra deste caldo agora já é bem clara.
Você já pode quase ver bem lá no fundo. Coisa que antes você não conseguia fazer pela
espessura e negridão do caldo.

TV, música. Coisas que te afastavam de Deus. Tudo isto você retirou de dentro deste caldo.
E começou a ler mais a Bíblia. Começou a orar mais, a refletir mais na Palavra de Deus.

Mas, estranhamente, você vê algumas gotas negras neste caldo. E por mais que se esforce,
você não consegue resolver estas manchas. E tem lutado,tentando retirá-las.

Um mês. Seis meses. Um ano.

Estas manchas estão ali independente de você. Eu quero lhe dizer que estas manchas, estas gotas no caldo branco que se tornou sua cabeça vão continuara existir, porque elas não dependem de você.

Dependem do seu próximo.

Sua esposa. Seus amigos de trabalho. De faculdade. Da igreja. O resto do caldo pertencia e dependia de você. Estas gotas, não. Elas dependem de outras pessoas.
E algumas delas são grandes e espessas. E estas maiores têm um dizer por cima,
e cenas de seu casamento. Estas são aquelas que mais doem de saber que existem.

Agora, reflita na sua chegada a Deus. Pense no caldo como estava. E como está agora.
Deus aceitou você daquele jeito!

Por que você não pode se aceitar agora com as pequenas gotas que possui?

Ore a Deus. Para que você refletir diariamente em sua palavra. Para que você possa
realmente oferecer a mesma oportunidade a outras pessoas.
A sua esposa. A seus amigos. A seus parentes. E para que você, acima de tudo, seja um tes-temunho verdadeiro não diante do mundo, para que outros o vejam e você seja louvado, mas diante de Deus. Que te ama. Que te acolheu. Que modificou sua vida.

Reflita sobre isto no seu casamento. E na sua vida.

Amém.

quarta-feira, setembro 08, 2004

Por que Deus criou Satanás?

A pergunta, com certeza, é sempre feita em
Seminários, na igreja, a outros crentes.

Às vezes, são as crianças que perguntam.
Outras vezes, são os adolescentes ou os jovens.

Algumas vezes, os adultos.

Há uma resposta que sempre satisfaz a mente e a vida de cada um.

Esta extraí de um filme que assisti esta semana. E pode-se aplicar bem
ao que Deus poderia responder a alguém que fizesse a pergunta direta.

- Por que criar Satanás?

Deus poderia olhar para a pessoa. Suspirar. E dizer:
- Quando ele nasceu, sabiamos que tinha problemas. Que deveria requerer
cuidados especiais. E decidimos criá-lo, amá-lo, mesmo assim.
Deus poderia olhar para a frente e voltar a dizer:
- Dá trabalho, sabia? Certas pessoas não conseguiriam...

Sim. Deve dar trabalho.

É como ter talvez um excepcional ou uma pessoa que nasceu com uma doença
qualquer e chegou imperfeita a este mundo. Quem cuida de uma pessoa assim
pode até entender o que Deus está dizendo.

Há pessoas no mundo que são tão egoístas que quando seus pais ficam mais
velhos retiram-nos de casa e mandam para asilos. Que colocam os filhos excepcionais
em abrigos.

Olha a profundidade do amor de Deus. Ele sabia que aquele ser poderia fazer algo
terrível. Mas teve amor também ao criá-lo. Como teve amor ao criar os céus, a terra,
o homem. Eu e você.

Talvez a pessoa que travasse o diálogo com Deus fizesse nova pergunta.
- Se ele foi tão amado, por que não continuou nos céus ?

Deus também podia responder:

- Tivemos dias muitos difíceis por aqui. Invernos rigorosos, poucos peixes,
pesca fraca. E isso foi bem antes de aquilo acontecer. Quando se mora em uma
ilha, se alguém tem uma gripe, todos os moradores tem.

- Sem querer ofender... O que isto quer dizer? - continuaria a mesma pessoa.

- Quer dizer que desde que ele foi embora, tudo melhorou.


Deus o amou muitíssimo. Como tem amor por nós e perdoa os nossos
pecados.

Você consegue ver isto também na criação de Satanás??


By
Manoel Leonardo














segunda-feira, setembro 06, 2004

Gênio de Lâmpada Mágica

Farei lembrado o teu nome de geração em geração;
pelo que os povos te lembrarão eternamente. Salmo 45:17


Gênio de Lâmpada Mágica

Por incrível que pareça, muitos servos de Cristo, na igreja, se

comportam como gênios da lâmpada da mágica.

Quantos de vocês já não presenciaram isto??

Quem está no mundo algumas vezes diz que os servos de Deus são realmente assim.
Nunca fazem com você, a não ser que você se torne um membro mais participante na igreja, ou faça algo maravilhoso para Deus.

Muitos não sabem nem mesmo o que fizeram!!!

Eles cercam você de atenções. Resolvem todo e qualquer problema. Estão ali ao seu redor.
De uma hora para a outravocê parece ser a estrela do momento.

Os gênios da lâmpada parecem ter-se lembrado de você. Alguns até gostariam de sabe como esfregaram a lâmpada, como fizeram tudo aquilo de maravilhoso acontecer.

Mas ai tudo acaba, como começou. A pessoa volta a ser aquele membro simples em sua vida. Fica descontente porque as outras estavam ao derredor e de repente se afastaram dela.

Humanamente falando, fica amuada. Desconfiada. Até com raiva.

'O que será que houve? O que foi que eu fiz?'

É. Usar o gênio da lâmpada pode ser ótimo. E quando o gênio vai embora??

Pecado. Nas duas pontas do cordão. Quem faz isto com os outros, ensina o que é o mundo.
E ensina a como ficar nele. O gênio da lâmpada parece aparecer sempre na vida de alguém.
É como se omundo dissesse: 'Não se vá. Você ainda não sabe porque é tão bom estar
ao meu lado.'

Eles fazem isto dentro de igrejas e fora delas. Seu grupo de igreja de repente cobriu-lhe de atenções? Você de repente passou a ser lembrado por várias pessoas? No seu colégio, você a pessoa 'da hora?' Na sua rua, seus colegas de repente não fazem nada sem você?
Se você não for a festa 'não tem graça'?

Da mesma forma que é lembrado hoje, pode ser esquecido amanhã. E isto é um mal e um problema. E é este o pensamento que o mundo usa e aplicana vida de muitas pessoas:
'Fique comigo. Se não, eu te abandono sozinho...'

Ser servo de Deus não é ser o gênio da lâmpada, nem tentar sê-lo para quem quer que seja. Ser servo de Deus é: oferecer a graça e a misericórdia de Deus aos irmãos, ao seu próximo, onde você estiver.

Imagine que você se casa. Imagine que sua esposa te ama perdidamente, e você ama a ela. Vocês tem seus problemas em casa. De repente, você a trai. E, depois de um tempo, ela fica sabendo. Ela te deixa. Diz que te odeia. Que você é a pior pessoa do mundo e vocês se separam. E ela, obestinada, não quer e não vai te perdoar. Você traiu a confiança dela.
Ela nunca mais irá confiar em você. Nunca mais você andará com ela, viverá com ela. Pra sempre.

Este é o comportamente do gênio da lâmpada.

Isto é o que Satanás diz a você todos os dias no mundo. Deus esqueceu pra sempre de você. Porque você pecou. Ele quer que você acredite nisto, e afirma que é verdade. Não quer que você se lembre de Cristo.

Ser cristão é aprender uma coisa diferente. É aprender a ser misericordioso. Aprender a perdoar. Eu pequei contra Deus. E Deus me perdoou da maneira mais inimaginável para um ser humano: seu filho morreu por mim!!!

Como posso não oferecer o perdão a alguém? Como posso me negar a dizer a alguém que o perdoô, se o meu Deus sacrificou o Seu filho, Seu único filho, para que eu estivesse em Sua presença novamente?

Os gênios da lâmpada estão dentro e fora das igrejas.

Quem os conhece, acaba ficando ressentido. Quando é esquecido, pode se afastar da igreja. Quando não, fica por interesse. Ele olha alguém ser coberto de atenções, fica com ciúme,
com inveja. Pode se voltar contra aquela pessoa. Ou pode ficar por ali, interesseiramente.
De repente, acaba sendo lembrado novamente...Quem sabe?

Este é o ser humano carnal falando. Esta é a pessoa racional pensando coisas
mundanas, não tendo contato com Cristo, com Deus, mas com o mundo, com seus pensamentos, com aquilo que tem tudo a ver com o mundo, não com Deus.

A pessoa quer 'aparecer'. Gostou tanto de ser o centro das atenções uma vez.
Quer ser sempre. Quer 'brilhar'.

Você é gênio da lâmpada para quem na igreja?
Já notou se você é o gênio ou o alvo do gênio?

Estar em Cristo não tem nada a ver com isto. Não preciso de nada que não venha de Deus. Deus me alimenta, Deus me sustém. Deus derrama em minha vida bênçãos sem
medida todos os dias.

Ele me dá Seu sol e Seu céu diariamente. Me dá comida. Me cerca com a proteção de seus anjos para que eu não corra perigo nestas trevas.

Quantas vezes por dia você agradece estas bênçãos que Deus te dá?
Até quando o gênio da lâmpada se lembra de você, você devia agradecer. Mas não agradece.

Tão egoísta, você acha que MERECE aquilo. Acha que alguém te DEVE alguma coisa!

Você deve dever mais ao mundo que a Deus, então.
Ele faz isto todos os dias. Mas você prefere os desejos egoístas e a companhia dos gênios da lâmpada mágica.

Espero que este início de semana traga uma reflexão profunda em nossas vidas. Espero que você abra seu coração e pergunte a si mesmo:

Não estou sendo egoísta demais ensinando coisas que são caminhos do mundo e não os caminhos de Deus? Pai, ensina-me a verdadeiramente seguir os teus passos, e me afasta dos caminhos de Satanás que tenho trilhado, de maneira tão maliciosa. Amém.'

O inimigo é malicioso.
E nós, tão deslumbrados, ficamos cegos porque queremos ser cegos nestas horas.

By
Manoel Leonardo